Cientistas produzem combustível limpo, barato e infinito. Poderá ser um entrave aos elétricos?

158 Comentários

Os investigadores desenvolveram uma tecnologia alimentada a energia solar capaz de transformar o dióxido de carbono e a água em combustíveis líquidos diretamente utilizáveis nos motores dos automóveis. Esta descoberta poderá significar energia infinita, limpa e muito barata. Será viável?

Ilustração de combustível limpo, produzido através da luz solar


Combustível infinito, barato e limpo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge aproveitou o poder da fotossíntese para converter CO2, água e luz solar em combustíveis multi-carbono (etanol e propanol) numa única etapa. Estes combustíveis têm uma elevada densidade energética e podem ser facilmente armazenados e transportados.

Ao contrário dos combustíveis fósseis, estes combustíveis solares geram zero emissões líquidas de carbono e são completamente renováveis. Além disso, ao contrário da maioria dos bioetanol, não requerem o desvio de terras agrícolas para a sua produção.

Embora a tecnologia ainda esteja em fase de laboratório, os investigadores afirmam que as suas “folhas artificiais” representam um passo importante para a transição para uma economia de combustíveis fósseis.

O bioetanol tem sido promovido como uma alternativa mais limpa à gasolina, uma vez que é produzido a partir de plantas e não de combustíveis fósseis. Atualmente, a maioria dos automóveis e camiões funciona com gasolina que contém até 10% de etanol (combustível E10). De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cerca de 45% de todo o milho cultivado nos Estados Unidos é utilizado para a produção de etanol.

Os biocombustíveis, como o etanol, são uma tecnologia controversa, principalmente porque ocupam terras agrícolas que poderiam ser utilizadas para o cultivo de alimentos.

Disse Erwin Reisner, diretor da investigação.

Há vários anos que o grupo de investigação de Reisner, sediado no Departamento de Química Yusuf Hamied, tem vindo a desenvolver combustíveis sustentáveis, sem carbono, inspirados na fotossíntese, o processo pelo qual as plantas convertem a luz solar em alimentos, utilizando folhas artificiais.

Ilustração de carro alimentado a bioetanol, limpo, barato e infinito

 

Rumo à maravilha química

Até agora, estas folhas artificiais só conseguiam produzir produtos químicos simples, como o gás de síntese, uma mistura de hidrogénio e monóxido de carbono utilizada para produzir combustíveis, produtos farmacêuticos, plásticos e fertilizantes. No entanto, para tornar a tecnologia mais prática, teria de ser capaz de produzir diretamente produtos químicos mais complexos numa única etapa, alimentada por energia solar.

A equipa desenvolveu um catalisador à base de cobre e paládio. Este catalisador foi otimizado para permitir que a folha produzisse produtos químicos mais complexos, especificamente os álcoois multicarbono etanol e n-propanol. Ambos os álcoois são combustíveis densos em energia que podem ser facilmente transportados e armazenados.

Outros cientistas conseguiram produzir substâncias químicas semelhantes utilizando energia elétrica, mas esta é a primeira vez que se produzem substâncias químicas tão complexas com uma folha artificial utilizando apenas a energia do sol.

Iluminar folhas artificiais com luz solar e obter combustível líquido a partir de dióxido de carbono e água é uma maravilha química. Normalmente, quando se tenta converter CO2 noutro químico utilizando um dispositivo de folha artificial, obtém-se quase sempre monóxido de carbono ou gás de síntese, mas neste caso, conseguimos produzir um combustível líquido prático utilizando apenas a energia do sol. Trata-se de uma descoberta empolgante que abre novas possibilidades no nosso trabalho.

Disse Dr. Motiar Rahaman, primeiro autor do artigo.

Atualmente, o dispositivo é uma prova de conceito e apresenta uma eficiência modesta. Os investigadores trabalham no sentido de otimizar os absorvedores de luz para que possam absorver melhor a luz solar e otimizar o catalisador para ser possível converter mais luz solar em combustível. Além disso, será necessário mais trabalho para tornar o dispositivo escalável, de modo a que possa produzir grandes volumes de combustível.

Embora ainda haja trabalho a fazer, mostrámos o que estas folhas artificiais são capazes de fazer. É importante mostrar que podemos ir além das moléculas mais simples e produzir coisas que são diretamente úteis na nossa transição para longe dos combustíveis fósseis.

Concluiu Erwin Reisner.

 

Comentários

158

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Galambas
    Galambas

    Mais um projeto para morrer.. Mas desde quando é que algum governo ia permitir tal coisa?

    1. Avatar de Nêsperas
      Nêsperas

      Não tens noção do que dizes… Álcoois são ingredientes importantes em bastantes processos industriais.
      Poder produzi-los, de forma barata e eficiente, sem recurso a petróleo ou campos de milho é uma mais-valia.

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        O projeto não vai morrer. Quanto muito vai ser produzido, hipoteticamente, quase de borla, e vendido ao cliente final (nós) a 1,5€/L.
        Fácil…

        1. Avatar de Simon
          Simon

          Ia
          Antes da electricidade, da roda e do fogo, também eu não acreditava.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        À partida é maná, mas falta saber se este processo é eficiente à escala industrial e a como sai cada litro, ou se é outra miragem como a dos e fuels. Nestas coisas da energia não há milagres. Talvez a bicicleta a pedais, que se desloca com consumo zero. Fora isso, nada.

    2. Avatar de Capitalista modernaço
      Capitalista modernaço

      Governo!? a mão privada é que tem que abafar isto para bem dos meus lucros, pessoalmente já não vou dormir bem esta noite com suores só de pensar nesta noticia.

    3. Avatar de Oh
      Oh

      A questão é…

      Quem é que vai lucrar milhões com isto?

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Excelente noticia, vamos ver para quando a sua utilização ao publico em geral

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Visto ainda estar em estudo em laboratório, se sair para o publico em geral, talvez só daqui por 20 ou 30 anos… mas nessa altura, a implementação e a tecnologia/desenvolvimento de armagenagem de energia (baterias) estará a um nível que fará com que este conceito seja mais um desenvolvido e apenas para aplicações específicas.

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        O niquel ainda é um problema. Teriam que “reinventar” o fabrico das baterias… mas sim, todas as tecnologias vão evoluir, e outras nascer.

      2. Avatar de Luís Pacheco
        Luís Pacheco

        Estava mesmo a pensar nisso. Está em laboratório e aqui falam como se já aí tivesse… As notícias têm q ser dadas com menos espectacularidade, e nós temos que as saber ler…

      3. Avatar de LUISSM
        LUISSM

        Daqui a 20 ou 30 anos? Então não vai servir de nada, já estamos extintos
        https://www.nytimes.com/2023/05/30/technology/ai-threat-warning.html

    2. Avatar de Judenilson
      Judenilson

      Bicicleta consumo zero!? Não come feijão não, pra vê se vc consegue pedalar. Zoeira, mas nem relógio é zero, ou coloca pilha ou dá corda.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Bem, qualquer pessoa tem de se alimentar para viver, mesmo que não ande pelo seu próprio pé. A diferença de calorias que se tem de ingerir entre andar a pé ou de bicicleta é praticamente zero. A única novidade é que de bicicleta não se ganha barriga.

  3. Avatar de Du
    Du

    Até podia ser um entrave aos elétricos, podia ser uma solução para combater a poluição, mas sabe-se lá por que carga de água, os interesses têm sempre de falar mais alto. E não há ninguém com consciência neste planeta. é para acabar com isto, bora lá…

    1. Avatar de Equinócio
      Equinócio

      Em 2015 varias empresas anuciaram baterias de telemóvel de 25000mh que carregavam em 20 minutos e usavam menos 50% da electricidade. Estamos em 2023 e onde andam esses telemóveis ou carros?

      1. Avatar de Anibal
        Anibal

        Telemóveis que carregam em 20 minutos já existem, veja os smartphones da marca OPPO.

  4. Avatar de Digo eu
    Digo eu

    O Lobby do petróleo já deve ter comprado a patente e o projeto é para desaparecer no fundo de uma gaveta…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Tal como comprou a ‘patente’ dos carros eléctricos? O pessoal tem de deixar de se fixar em teorias da conspiração e ser tão céptico.
      No mundo de hoje, caso surja alternativa que seja de facto viável, vai surgir empresas a apostar nisso.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      O braço deles ainda não chega aí. Vão-se limitando a tentar umas “lavagens ao cérebro” para convencer os parolos de que isso do fabrico das baterias é o apocalipse ambiental e que os escapes dos carros a petróleo é que são limpinhos e bons para a saúde.

      1. Avatar de Júlio Costa
        Júlio Costa

        Parolos são os que dizem que o processo de fabricação de baterias é todo limpinho e sofre lavagens por estudos pagos para defender esse lobby. Parolos também são de facto os que acreditam que estamos bem na situação que estamos.

        1. Avatar de JL
          JL

          E quem diz isso, mostre lá esses parolos ?

          Então é ambientalista e andou a analisar no “ campo” que emissões tem? É que para ter essas conclusões ou teve de andar a medir ou teve de ler algum texto ? Será que esse texto também é fidedigno ?

          1. Avatar de Júlio Costa
            Júlio Costa

            Você é inocente ao ponto de acreditar mesmo que não existem gente que pensa isso?? também acredita que a exploração do lítio é limpa e segura e não existe lobby nessa área também??

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá provas de quem pensa nisso, aqui só vejo você a dizer que os outros pensam.

            Eu disse que era limpa ?

            Se existe lobby porque deixaram os preços baixar em tão pouco tempo ?

            Qual é a entidade que regula o lobby do lítio ?

            Dos combustíveis é a opep .

    3. Avatar de Dani Silva
      Dani Silva

      O Lobby do petróleo é o mais interessado nos combustíveis sintéticos, para poderem ter o que vender. Isso ou o hidrogénio, para eles não lhes faz grande diferença.

      Com carros eléctricos, as empresas petrolíferas perdem o monopólio.

      “First synthetic fuels plant in Spain

      We are committed to a circular model in which CO2 and renewable H2 are used to produce synthetic fuels. ”
      – Repsol

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        O Lobby do petróleo é o mais interessado em continuar a vender combustíveis de petróleo e rotulá-los como sintéticos, é a maneira de multiplicar logo por 5 ou por 10 o valor do produto deles. Se ninguém conseguir barrar caminho a essas traficâncias, o que vai ser extremamente complicado.

        1. Avatar de Júlio Costa
          Júlio Costa

          Estou completamente de acordo consigo nesse ponto, agora também não há lobby na exploração de lítio e minerais?? Ou é tudo um jogo limpo em prol do ambiente??

      2. Avatar de Júlio Costa
        Júlio Costa

        Sim claro, porque exploração de lítio deve ser uma coisa super transparente. Mas mais uma vez este estudo nada tem haver com combustíveis sintéticos

        1. Avatar de JL
          JL

          E é, até pode visitar as minhas em Portugal, já de explorar lítio há 100 anos, só agora é que lembraram dele ?

          1. Avatar de Júlio Costa
            Júlio Costa

            O que você diz não faz mínimo sentido, é tão inocente assim?? Ou talvez tenham mudado a maquinaria pesada toda a diesel para baterias assim como os cargueiros, seja correto e admita a verda não seja tapado. E não mude de assuntos

          2. Avatar de JL
            JL

            Entao e a máquina que extrai, transporta, refina e transporta combustível que só dura uma vez, é a baterias ?

            Cargueiros? Quais os que transportam petróleo ?

            Eu não sou tapado, você é que parece que é, já que não consegue ver todas as vertentes nem provar o que diz

        2. Avatar de Dani Silva
          Dani Silva

          Diga lá então o que são “combustíveis sintéticos”.

          Eu dou uma ajuda:

          “Synthetic fuels: An alternative for decarbonizing mobility
          What are zero footprint fuels?
          We are producing carbon-neutral fuels using only water and CO2 as raw materials.”
          – Repsol

          E agora a descrição destes combustíveis do artigo:

          “Os investigadores desenvolveram uma tecnologia alimentada a energia solar capaz de transformar o dióxido de carbono e a água em combustíveis líquidos diretamente utilizáveis nos motores dos automóveis.”

          Juntar CO2 com água, usando energia, e gera-se qualquer coisa… onde é que eu já li isto??? Será que é a definição dos combustíveis sintéticos da Repsol acima citada?? Só pode ser coincidência…

          1. Avatar de JL
            JL

            Daqui a uns tempos lá vêm dizer que afinal a água é para produzir hidrogénio. Lol

      3. Avatar de Recursos Raros
        Recursos Raros

        Tambem com concordo com vc. So acho esquisito numa producao em escala usar recursos raros como o paladio. Alguem sabe se os catalizadores serao reciclaveis? Se nao for, muito provelmente sera inviavel isso tudo

    4. Avatar de jorge
      jorge

      Por quê, para eles até lhes dá jeito os combustíveis sintéticos, o quem é que pensas que os produzirá e distribuirá quando for mainstream?

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Venham eles.

  6. Avatar de lumia
    lumia

    Excelente! mais uma alternativa de Combustíveis sintéticos!

  7. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Tem tudo a ver com custo de produção e energia armazenada por litro cúbico.
    Em comparação por litro cúbico a gasolina tem mais energia armazenada que as baterias no mesmo espaço, em países como os estados unidos sai mais barato atestar o depósito de gasolina do que usar um fastcharger.

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde é ouviu dizer isso ? Que é mais caro atestar o depósito que usar um fastcharger ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Até em PT é mais caro o fast

        1. Avatar de JL
          JL

          Por acaso não é, as vezes até fica mais barato que em casa.

          1. Avatar de JL
            JL

            Pois não sabe escolher.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já são muitos então dá para andar a escolher. lool

          3. Avatar de JL
            JL

            São cerca de 25, falei em tarifários.

          4. Avatar de Anibal Duarte Antunes
            Anibal Duarte Antunes

            Por acaso, em certos sítios é mais barato abastecer sem qualquer dúvida que um fast charger. Então nas Ilhas nem se fala, pessoal a abastecer a menos de 1,29€ ao litro, com os descontos dos cartões ainda deve ir pa menos qualquer coisa.

            Agora se vivem em grandes cidades, onde cada posto coloca o preço que quiser e não o governo que manda nisso, boa sorte.

  8. Avatar de Aroma
    Aroma

    O barato, tenho dúvidas! Antevejo o governo a aplicar o ISnP (Imposto sobre produtos não petrolíferos) à semelhança do ISP e fica tudo igual…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A diferença para o ISP é que com equipamento apropriado o etanol e o metanol podem ser produzidos em casa. E não há imposto que consiga impactar o consumo próprio.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Esqueces-te do pessoal que é apanhado a usar óleo vegetal nos carros a gasóleo que ficam com o carro apreendido porque não pagaram ISP…

        1. Avatar de JL
          JL

          O problema já nem está em pagar isp, porque essa é fácil não pagar, basta que o total de litros a meter no carro em imposto nao passe os 10 euros.

          O problema é que o óleo fica mais caro e aquilo que é necessário para que o carro trabalhe dem problemas…

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          O óleo vegetal tem uma composição química muito diferente do gasóleo. Quanto ao etanol e metanol, o produto é exactamente o mesmo, seja lá onde for produzido.

  9. Avatar de GM
    GM

    Notícia excelente. O problema são os lobbys. E além disso, a pergunta é: barato para quem? Na produção, para vender caro maximizando a margem, ou o barato é no retalho, para quem está a comprar?

    1. Avatar de JL
      JL

      Quando digo que carrego de borla em casa, dizem que não pode ser porque os painéis custam dinheiro, mas agora que já se usa painéis para produzir combustível, já podem ser de borla.

      Vamos lá entender isto. Loool

  10. Avatar de João Lucas
    João Lucas

    Eu lembro que teve um brasileiro que tinha feito um prototipo de carro e uma formula a base de agua para fazer o motor funcionar, lembro que ele foi morto e levou o projeto para o túmulo, agora o pessoal ta revivendo o projeto, ainda bem

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, aquilo que em Portugal se chama: PURA BANHA DA COBRA.

      Lool

      E não, não foi um brasileiro, nem o projecto o levou para o túmulo, foi um americano e o que levou ao tumulo foi uma doença que ele tinha.
      Qualquer um pode usar as patentes dele, já que são públicas e ninguém apareceu a fazer o mesmo e a funcionar, o que se vê são banhas da cobra, como a que esse americano produziu.

  11. Avatar de JL
    JL

    Então ? Mais um projecto para usar painéis solares para alimentar lâmpadas incandescentes ? Loool

    Ou simplesmente: Banha da cobra para investidores meterem lá o dinheiro ?

  12. Avatar de Nadassei
    Nadassei

    Isso não dá gaipo, logo morreu à nascença.

  13. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    O carbono não é tudo no mundo. A queima destes combustíveis produz outros elementos poluentes. O CO2 pode ser recuperado novamente para produzir mais combustíveis sintéticos, mas os outros elementos poluentes não.

    Além disso, vai ser caríssimo de produzir. Muito mais barato será usar electricidade.

    “While some synthetic products generate fewer particulates, gases like carbon dioxide (CO2), sulfur oxide (Sox) and nitrogen (NOx) are still released. This makes synthetic fuels comparable to conventional fuels, in terms of greenhouse gas emissions.”
    – Petrochemical, Chemical & Energy, 29 Novembro 2022

    1. Avatar de Júlio Costa
      Júlio Costa

      Isso é sintéticos jovem, lê o estudo primeiro.

      1. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        Isto é um combustível sintético!!!!

        Informe-se primeiro, antes de comentar.

        “Synthetic fuels: An alternative for decarbonizing mobility

        What are zero footprint fuels?

        We are producing carbon-neutral fuels using only water and CO2 as raw materials.”
        – Repsol

      2. Avatar de JL
        JL

        Então e este é o quê? É derivado de uma planta ?

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Dani
      A produção de e-fuels envolve o uso de processos de combustão limpa, como a gaseificação ou a pirólise, capazes de eliminar as emissões de NOx e partículas sólidas até ao irrisório!
      Este método não será excepção!

      Pior, muito pior ,é o que emana da geração de electricidade!, sobretudo nas termoeléctricas!

      1. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        O problema não é a produção os e-fuels (que também usa electricidade, LOL).

        O problema é a sua queima nos motores…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Usa mas não é da rede.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, é dos astros…..

            Não, é dos astros.

      2. Avatar de JL
        JL

        Essa pirólise, também usa energia renovavel ? portanto usam energia para fazer calor 3 vezes. LOOOL

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        A pirólise é uma aldrabice. Se fosse o milagre que apregoam já tínhamos começado a recolher tudo o que é plástico que polui a natureza e transformado em gasóleo com matéria prima a custo zero.

  14. Avatar de Azul Fonseca
    Azul Fonseca

    O importante é manter o “Rei dos Catalisadores” no ativo… ou ninguém leu que “A equipa desenvolveu um catalisador à base de cobre e paládio”… Ou seja, mais peças caras (e metais raros) para serem roubados com a displicência da nossa polícia…

    1. Avatar de Anibal Duarte Antunes
      Anibal Duarte Antunes

      Como alguém que trabalha na área, posso afirmar que os catalisadores já não dão tanto dinheiro como davam por isso roubá-los é só mesmo quem não tem nada que faça na vida, pra além que pra mim estão a fazer um favor as pessoas, a seguir é só colocar um tuno direito e fica o problema resolvido pra sempre.

      Não há mais roubos nem problemas mecânicos ou no fluxo, só vejo vantagens. Já mais de metade da população anda com os mesmos sem o míolo por isso, uma coisa leva a outra.

  15. Avatar de PJ
    PJ

    A água é infinita? Tantos problemas com a seca e afinal a água é infinita. E vamos usá-la para combustível… Vamos beber o quê petróleo?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vamos usar aquela que os rios despejam no mar!

      1. Avatar de JL
        JL

        Essa já é usada,
        Ou quer secar os rios ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Entao aquela que afogou o Zoe nos túneis do Campo Grande foi mesmo bem usada lool

          1. Avatar de JL
            JL

            Deu para lavar, sei onde está esse carro, e já anda.

  16. Avatar de AlexS
    AlexS

    “De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cerca de 45% de todo o milho cultivado nos Estados Unidos é utilizado para a produção de etanol.”

    Uma das mais desastrosas politicas.
    E isto só vai aumentar o preço da alimentação.

    1. Avatar de JL
      JL

      Verdade, além de tirar comida da boca das pessoas.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E da broa eheh

  17. Avatar de Fábio
    Fábio

    Imaginem. Para o caso de não saberem o combustível fossil é feito por petróleo e esse petróleo são plantas mortas. Por isso sim não há grande diferença.

    1. Avatar de ze tuga
      ze tuga

      Quem te paga para escreveres essa dos combustíveis fosseis?

      1. Avatar de JL
        JL

        E a si, quem lhe paga para ser nagacionista ?

  18. Avatar de ramar
    ramar

    Poderá ser bom pois retira CO2 do ar mas mexer na AGUA é perigoso, já faz muitos anos que foi inventado o motor a agua mas nunca chegou ao mercado! será por ser um risco para o ciclo da agua no planeta? pensem mais ujm pouco SFF. É MUITO PERIGOSO MEXER COM O CLICO DA AGUA NO PANETA TERRA.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nunca chegou porque não funcionava nem funciona.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Hoje os carros a combustão já prodzuem muita água.
      Por cada 60 litros de queimados num motor a gasolina são devolvidos à atmosfera 16,32 litros de água e para a mesma quantidade de diesel são gerados 15,72 litros

      Deduzo a fazer fé nas suas palavra que os elektros andam a mexer com o ciclo da água, pois não libertam nenhuma e ainda por cima gastam que se fartam na mineração do lítio e principalmente do cobre!

      Bem me parecia que esses elektros são um perigo para o planeta!

      1. Avatar de JL
        JL

        Devolvidos cheios de contaminantes, água essa que também é usada na extração e mais outra grande parte nas refinarias.

        Devolve cheia de contaminantes e óleo.

        Gastam onde ? ela fica lá no mesmo local, e é tratada para voltar a ser usada.

      2. Avatar de JL
        JL

        Já agora, o cobre e o paladio usado nesta descoberta não sofre do mesmo mal ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ainda sobre a água, vai ter que levar novamente com o filme que vc tanto odeia:
          Veja entre o min 26.30 e 27.45 https://youtu.be/stxkY2JelZ0
          Autênticos comboios de camiões cisterna a carregar água para a mina esgotando os recursos hídricos em outros locais distantes até a mina. Essa prática impacta negativamente os recursos hídricos nessas regiões, e muitas vezes é retirada de áreas onde a disponibilidade de água já é limitada.
          Não olham a meios para atingir fins este elektros.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então é só meterem lá motores a diesel a trabalhar e a produzir água.

            Ainda bem que isso tudo de resolve com efuels e outros disparates que não precisam de cobre, os aerogeradores até vão usar linguiças para produzir electricidade.

            Looooooll

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vc está enganado. O vapor de água não tem nada a ver com água que esteja presente nos combustíveis. Isso deixaria o combustível contaminado.

        A água é gerada pq tanto a gasolina como o gasóleo têm na sua composição o hidrogénio, Gasolina 13,6% e Diesel 13,1%, o que representa respectivamente 8,16 e 7,36 litros de hidrogénio por cada depósito de 60 litros de combustível.
        Esse H junta-se ao O proveniente da admissão na combustão e cada dois átomos de hidrogénio junta-se um átomo de oxigénio dando então origem ao H2O, água!

        Em relação a estar contaminada…É claro que o ser humano não deve consumir essa água directamente pois esta pode eventualmente estar contaminada com CO2 e NOx. No entanto,, o vapor de água que sai pelos escapes dos ICE pode misturar-se com o ar e retornar à atmosfera, contribuindo para o ciclo hidrológico e o equilíbrio hídrico global do planeta. Esse processo faz parte do ciclo natural da água, onde a água se evapora, forma nuvens, e consequente precipitação de onde retorna pura e apta a irrigar solos e rios, lagos, lagoas, riachos,, estuários, mares e oceanos que desempenham um papel vital no ciclo hidrológico, na biodiversidade e no fornecimento de recursos hídricos para as comunidades.

        Qt ao cobre de um de outro sistema, não queira comparar o incomparável!
        Desde que apareceram as opções BEV já se consumiu mais cobre que desde a era do cobre nos primórdios da humanidade!

        1. Avatar de JL
          JL

          Looooll, com cada teoria que até medo..

          Não posso comparar porquê?

          Já consumismos mais ? Então prove lá isso.

          1. Avatar de Júlio Costa
            Júlio Costa

            Teoria?? Provas que você se tirasse as palas veria

          2. Avatar de JL
            JL

            E você já tirou as suas ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Deixe ver se entendi, vem com um artigo sobre o problema do cobre na electrificação dentro de um artigo que usa cobre como catalisador ? Looooool

            É igual a ir protestar contra a extração de petróleo usado um belo carro que o gasta, tal como fizeram no Algarve há uns anos. Lol

  19. Avatar de Manel
    Manel

    Vale rudo para atrasar a implementação dos electricos, nomeadamente a nivel de noticias. Mas já vao tarde por uma simples razão, os ICE são mesmo pastelereiras comparados com os electricos.

  20. Avatar de Manel
    Manel

    Vale rudo para atrasar a implementação dos electricos, nomeadamente a nivel de noticias. Mas já vao tarde por uma simples razão, os ICE são mesmo pastelereiras comparados com os electricos.

    1. Avatar de Júlio Costa
      Júlio Costa

      Engraçado que as pasteleiras dominam tempos em Nürburgring, ou se quê você está a falar de um Dacia spring

      1. Avatar de JL
        JL

        E quem escolhe carro porque numa pista faz melhor que outro ?

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          A questão é a mensagem que os elektros querem passar de que são muito rápidos e eficientes e depois muitos acreditam. O @Manel é só um exemplo como tantos outros q já por aqui passaram e outros tantos q já apanhei na estrada a querem-se picar. Taditos.

          Outra é que não precisam de travar mas qd os apanho á minha frente, à minima curva, eu só vejo é stops a acender, parecem árvores de natal. Enfim.

          1. Avatar de JL
            JL

            E são mais rápidos e eficientes.

            Não se esqueça que os eléctricos quando tiram o pé do acelerador fazem regeneração, isso faz acender os stops.

          2. Avatar de Júlio Costa
            Júlio Costa

            Não valem nada nas curvas só torque instantâneo que às vezes nem chega. O melhor d todos é o Rimac que bateu 23 recordes, mas não todos que ainda há para bater, mas claro um sonho impossível para a maioria do pessoal. Mas foi giro de ver a capacidade daquela máquina

          3. Avatar de JL
            JL

            Nao curvam ? Então qual teve para saber isso ?

            É que até já batem recordes em pistas.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quais pistas? lool

          5. Avatar de JL
            JL

            A Americana por exemplo. Onde um tesla modificado conseguiu o melhor tempo sem fazer por isso.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Foi nos 400m a direito loooloolool

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estes gajos? https://youtu.be/R741DwBO730
            Ainda são mais ferrenhos que o @xorHugo loooloooloool

          8. Avatar de JL
            JL

            Claro que tinham de ser.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O tempo não está homologado em lado nenhum. É só ilusão da parte deles e este ano vão perder novamente na categoria dos elektros. Vai lá outra vez o Dumas com mais um prototype com menos de 2 TONS eheh

          10. Avatar de JL
            JL

            Loooool agora é o tempo que não está amolgado.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É capaz de dizer onde está? Daqui nada vou lá de carrinho de esferas e digo q bati o record.

          12. Avatar de JL
            JL

            Chega ou é preciso ir lá os senhores do Guiness records?

            https://fastestlaps.com/tracks/willow-springs

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O mr. Musk leva-vos à certa ahahah

          1. Avatar de ze tuga
            ze tuga

            É a especialidade dele, o Musk só engana otários.

  21. Avatar de A fortuna
    A fortuna

    Os elétricos já estão em modo turbo para tomar conta, tal como o VHS vs Betamax. E agora que as baterias de sódio parece que vão levantar voo, ainda mais teremos a popularização do carro eléctrico.

  22. Avatar de Hugo Trindade
    Hugo Trindade

    Jajá esses cientistas são vítimas de um acidente mortal e a documentação e pesquisa perde-se toda num incêndio suspeito.. até parece que iriam deixar alguém atrapalhar o negócio mais rentável de certos bilionários…

  23. Avatar de Fernando Dzeco
    Fernando Dzeco

    Saudações, Prezados! Vamos continuar nessa linhagem, o meio ambiente está espera da redução em 0,00000000000 à emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa..

  24. Avatar de David Ribeiro
    David Ribeiro

    O futuro será o hidrogenio… Apontem o que vos digo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Toda a gente que não conhece como funciona nem o que é preciso, diz isso.

      Até hoje nunca vi ninguém que conheça a tecnologia a dizer que é futuro, tanto que existe a tecnologia há décadas e cada vez é menos viável o seu uso.

      1. Avatar de Júlio Costa
        Júlio Costa

        Então elétricos batem recordes em pistas?? O Rimac bate de resto não lhe sobra nenhum.

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim batem, basta pesquisar um pouco.

    2. Avatar de ze tuga
      ze tuga

      O futuro é voar, cada um com sua máquina voadora. Os carrinhos estão cada vez mais ultrapassados e os elétricos nunca tiveram nem terão futuro, só empatam e são apenas enormes fontes de poluição.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então e a sua máquina do tempo já é de voar também ?

        Curioso porque todas essas máquinas de voar individuais são elétricas .

        Temos ambientalista. LOOL

  25. Avatar de Alvaro Antunes
    Alvaro Antunes

    Mais uns cientistas para ser abatidos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Entao ? Alguma vez abaterem alguém devido a descobertas ?

      1. Avatar de Alvaro Antunes
        Alvaro Antunes

        Pesquise e tire as suas conclusões

        1. Avatar de JL
          JL

          Não preciso de tirar conclusões, os acontecimentos foram investigados, o resto foram conspirações como as pessoas gostam.

          1. Avatar de ze tuga
            ze tuga

            Deves trabalhar para a CIA para vires aqui com as teorias da conspiração.

          2. Avatar de JL
            JL

            Quem veio com teorias da conspiração não fui eu.

  26. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Se são um entreve aos elétricos, então qual é o verdadeiro objetivo destes ??

  27. Avatar de Rambo
    Rambo

    Resumindo, aonde eles irao arranjar tanto paladio? Nao vejo animador para comemorar depois de me responder como irao conseguir muito paladium. Ate agora nao ficou claro isso, de usar recursos minerais raros.

  28. Avatar de Terrasseca
    Terrasseca

    É preciso é que haja água… E se tiverem de dessalinizar água do mar, isto fica para lá de uma fortuna… Para além do impacto negativo no planeta, no ciclo da água, etc etc etc…

  29. Avatar de Osiris
    Osiris

    Se para além da água necessita recursos minerais raros sem ser o palladium vai ser um problema para encontrar los.
    Se for a dessalinização da água do mar como fazem nos estados unidos numa central que la tem,isso será uma fortuna para não falar dos efeitos secundários para o planeta
    Já os novos veículos (elétricos) estão a dar chatices por causa das baterias,eram tão bons para evitar a poluição mas acaba por poluir nas sucatas porque depois de ter um acidente o seguro prefere dar o dinheiro do que pagar as baterias (experiência própria)

    1. Avatar de JL
      JL

      Desde quando vão para a sucata ?

      Que carro era ?

    2. Avatar de ze tuga
      ze tuga

      Carro elétrico só dá sarilhos e é uma enorme fonte de poluição. Ninguém ainda encontrou solução para a reciclagem das baterias. Existe uma na Holanda que está prestes a encerrar portas devido aos enormes custos da reciclagem que acaba por ficar mais caro do que produzir uma nova bateria sem reciclagem.

      1. Avatar de JL
        JL

        Dá? Então qual teve ?

        Não encontrou ou você não sabe que encontraram?

        Holanda ? Então mostre lá provas disso ?

        1. Avatar de ze tuga
          ze tuga

          Pagas-me para apresentar provas ou és assim tão inábel para pesquisar. Foi o que eu fiz, pesquisar.

  30. Avatar de Antonio
    Antonio

    Mais um projeto comprado pelo loby do petróleo e posto na gaveta.
    Petróleo e plásticos até ao fim!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mais um? Então quais foram os outros ?

  31. Avatar de Antonio
    Antonio

    Pois, mas já estamos a ficar sem água, dá água do mar?

    1. Avatar de JL
      JL

      A água do mar é salgada, não dá para isso.

  32. Avatar de ze tuga
    ze tuga

    Combustíveis fósseis nunca existiram nem existirão.

    1. Avatar de JL
      JL

      Pois não, eles sao feitos por magia, por uma feiticeira que está debaixo da bomba de combustível. Nunca viu sair de lá uma velhota com chapéu comprido e preto ?

      1. Avatar de ze tuga
        ze tuga

        Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria vigarista.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quem veio com teorias foi você não eu, você é que tem de provar.

          1. Avatar de ze tuga
            ze tuga

            Mentira, pois eu não apresentei nenhuma teoria, tu é que vieste.
            Eu vim escrever a realidade como ela é. Se tens provas dos teus fósseis no petróleo apresenta-as ou não me chateies com tuas teorias.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu também não, ou magia é alguma teoria ?

            Realidade ? qual realidade, todos no mundo chamam combustíveis fosseis, só você é diferente ? Estranho, portanto tem uma teoria nova.

            Apresente.

          3. Avatar de JL
            JL

            Está a dizer que a GALP não sabe o que faz ? curioso.

            https://www.galp.com/corp/pt/sobre-nos/o-que-fazemos/industrial-midstream/fundamentos-do-gas-natural-e-da-eletricidade

            “Combustíveis fósseis: Carvão, petróleo ou gás.”

          4. Avatar de ze tuga
            ze tuga

            Todos? Quem, tu talvez? desde quando representas todos?
            Os ignorantes é que falam em combustíveis fósseis há mais de 100 anos, teoria dos Rockefller nunca foi corroborada pela ciência. Facto. O resto é pura mentira.

          5. Avatar de JL
            JL

            Ah desculpe, não são todos, apenas os não negacionistas.

            Então a galp não sabe o que são combustiveis fosseis ?

            A galp é ignorante ?

            Claro, para os negacionistas tudo é mentira, a verdade é apenas a que eles querem vender. Novidades ?

          6. Avatar de JL
            JL

            Claro que não foi, a ciência não se preocupa com negacionismos nem conspirações, já que isso era uma tremenda perda de tempo.

            Eu só perco tempo consigo porque não sou cientista, e para ser mais honesto, é mesmo divertido discutir com um….

          7. Avatar de ze tuga
            ze tuga

            Um negacionista é aquele que nega a verdade por ser ignorante e o teu caso encaixa na perfeição.
            Alguém que tenha IQ acima da temperatura ambiente pesquisa e usa a sensatez e não papagueia o que toda MSM papagueia.
            Vai lá agora receber os centavos da GALP por te comportares como arara.
            O que é o teu primo Zé Trolha da GALP afirma ou não é irrelevante para a ciência.
            Portanto vai lá e busca comprovativos da ciência sobre a tua galp fóssil. A ciência é que conta e não o teu cientismo martelado na galp.

          8. Avatar de JL
            JL

            Eu neguei a verdade onde ? até lhe perguntei se a galp não sabe a verdade ?

            Se pesquisa porque não coloca aqui as suas brilhantes pesquisas ? acha mesmo que vou pesquisar assuntos de negacionistas ? isso é uma tremenda perda de tempo, é mais giro confrontar negacionistas.

            Receber da GALP ? não recebo nada deles, só pago.

            Da minha ciência ? eu falei nalguma ciência ? magia é uma ciência ? ou ainda vê desenhos animados ?

            Mas agora vamos à pergunta, a GALP não sabe o que faz ?

            E a BP também não ?

            https://www.bp.com/pt_pt/portugal/home/noticias/press-releases/para-que-o-futuro-seja-neutro–e-preciso-agir-ja.html

          9. Avatar de JL
            JL

            Então e os cientistas também não sabem o que são combustiveis fosseis ?

            https://www.agroportal.pt/cientistas-apelam-ao-fim-da-utilizacao-de-combustiveis-fosseis/

            Como vê, parece que você está cada vez mais sozinho.. loool

          10. Avatar de ze tuga
            ze tuga

            Ai LOLita, tu deves sofrer de limitações, tu confundes cientistas com pseudo-cientistas, além de teres obviamente dificuldade com o idioma tuga.
            “Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria vigarista.”
            Devo esperar sentado ou deitado?
            Pareces o troll da teoria do Big Bang, tanto alarido por décadas mas finalmente a ciência comprovou que a teoria não passava disso mesmo, teoria, da treta. Tal como a tua teoria fóssil.

          11. Avatar de JL
            JL

            Eu confundo ? então é você que nomea quem é cientista ou não ?

            Já agora, sabe o que é um cientista ?

            Mas ainda está a pensar que a magia é uma ciência ? quem está com problemas de português é você.

            Aqui fica o meu comentário:

            “Pois não, eles sao feitos por magia, por uma feiticeira que está debaixo da bomba de combustível. Nunca viu sair de lá uma velhota com chapéu comprido e preto ?”

            Onde você vem perguntar:

            “Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria vigarista.”

            Afinal quem não sabe Português ?

            Quem parece um troll é você, que vem pedir estudos sobre uma ciência que não existe.

            Então :
            “Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria do Big Bang .”

            LOOOL

            Ah, e já agora mais uma:

            “Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria vigarista que não existem combustiveis fosseis”

            Ficamos a aguardar.