Cidadão instalou um radar falso para abrandar o trânsito. “Obra de brincalhão”?

13 Comentários

O trânsito enfurece qualquer condutor e as velocidades desajustadas podem, também, motivar irritações. Na noite de 22 de janeiro, um falso radar de velocidade grosseiramente instalado num poste de iluminação à beira da estrada conseguiu abrandar os condutores.

Radar de velocidade falso

Tiram-lhe a paciência, mas não lhe tiram a criatividade. Não sendo claro se foi “obra de um brincalhão ou de um cidadão bem informado que quis dar o seu contributo para a segurança”, a chegada do radar falso à avenida Jean Monnet, na região de Marne, em Bezannes, França, foi bem recebida pelas autoridades.

O radar de velocidade falso – que, entretanto, foi retirado – era feito de plástico e adornado com as típicas fitas amarelas e pretas. Mesmo sem qualquer dispositivo, conseguiu que a parecença abrandasse os condutores.

Surpreendeu-me, por isso travei. É tudo o que se vê! À distância, pode pensar-se que é real, mas logo se vê que não é. Pergunto-me o que é que aquilo está ali a fazer…

Partilhou Junior, empregado de um hotel próximo, que descobriu a nova instalação a caminho do trabalho, conforme partilhado pela imprensa francesa.

Radar de velocidade falso

O presidente da Câmara de Bezannes foi informado sobre este radar falso nas primeiras horas da manhã seguinte.

Não deixa de estar bem feito. Foi obra de um brincalhão ou de um cidadão bem informado que quis fazer a sua parte pela segurança? Não sei, mas talvez até o possamos felicitar, pois teve um impacto real no trânsito. Gostaria de lhe agradecer.

Disse Dominique Potar, presidente da Câmara, que brincou, dizendo que “talvez devêssemos voltar a colocá-lo noutro sítio”.

Embora a pessoa ou pessoas por detrás da instalação permaneçam desconhecidas, o objetivo passaria por abrandar a velocidade dos automobilistas numa zona cuja velocidade máxima de 30 km/h é muito pouco respeitada.

Radar de velocidade falso

Segundo o entrevistado Junior, que admitiu não compreender o limite imposto, “ninguém conduz a esta velocidade”.

O presidente da Câmara de Bezannes justificou os 30 km/h com as passadeiras para peões: “perto de cada uma delas, o limite de velocidade é reduzido de 50km/h para 30km/h”.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de No-IA
    No-IA

    Na minha rua devia de fazer o mesmo, dado o número de aceleras que passam cá, numa zona residencial, com pessoas, crianças e animais a atravessarem a estrada. Inclusive pedi por duas vezes a instalação de um espelho para ajudar a sair de casa junto das Infraestruturas de Portugal e resposta foi sempre negativa. Um dia que aconteça uma desgraça, já irão colocar lombas, espelhos e outros que tal. Ou isso ou chamar os canais televisivos, pois em Portugal é a única forma de obter resultados.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Pois, na minha rua, bem no centro da cidade onde vivo, passam motards em grupos de dezenas (por vezes mais de 30) entre as 23 e a 01h da madrugada, em dias à volta do fim de semana.
      Sempre com grande algazarra, muito barulho de motores (acelerações a fundo de motores de grande cilindrada), buzinões e desrespeito por todas as regras mais básicas de circulação: ultrapassagens à maluca uns sobre os outros e demais veículos em circulação, sacam cavaladas, não param nas passadeiras, e até fazem ultrapassagens em cavalo nas passadeiras.
      Os outros condutores vêem-se obrigados a encostar os seus veículos, e deixar passar a onda, para não se meterem em sarilhos com estes rufiões!
      Ainda não vi qualquer polícia a controlar estes comportamentos, mesmo após ter feito diversos telefonemas para a PSP local: dizem não ter meios para actuar e nem saberem bem se teriam motivos para os autuar!
      Até já enviei emails para a Câmara Municipal e nada.
      Qualquer dia matam alguém ou causam danos graves e aí quero ver!
      Também já pensei em chamar a televisão! Parece ser a única forma de impor a legalidade neste país de mediatismos e pouca justiça.

      Vergonhosamente esta cidade é Matosinhos!

      1. Avatar de Joao M.
        Joao M.

        chama a CMTV que estão aí em “alerta” de certeza

      2. Avatar de António
        António

        Vivo em Matosinhos e confirmo. Como é que permitem veículos a fazer esse barulho todo é incompreensível. De vez em quando lá tenho de meter a polícia escondida no Waze.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Pois, mas isso eles nem sequer vêm, nem querem saber. Mesmo que vissem algum polícia na rua, nem ligavam.
          Pior, a própria PSP diz-me que não teriam forma, nem motivo de actuar!
          Estou em crer que até alguns agentes de folga participam na palhaçada.
          É como nos estacionamentos: multam quem passou da hora e não pagou, mas não querem saber de quem está em segundas, e até terceiras filas, a incomodar toda a circulação nas vias.

    2. Avatar de Joao M.
      Joao M.

      Um presidente de cãmara colocou Bandas cromáticas na passadeira da rua onde morava porque a filha foi (ou quase foi) atropelada nessa passadeira.
      Por vezes há coisas que são implementadas por necessidade e só os locais sabem… Neste caso em particular, o pres de camara foi afectado directamente, não tivesse sido e talvez as bandas teriam levado anos a serem colocadas

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Aqui, em Peniche, houve um zé que fez isso mas foi mais profissional.

    Instalou câmaras falsas e colocou sinalização vertical nos dois sentidos. Top.

  3. Avatar de LM
    LM

    O Governo devia seguir este exemplo e poupava dinheiro 🙂

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Já o faz, com os radares da rede SINCRO, nunca se sabe se lá está dentro o radar ou não!

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Exacto, muitos radares só tem a caixa…estão vazias por dentro…mas nunca se sabe quais são.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Pois é, e de X em X tempo o pessoal tem uma surpresa!
          É tipo Kinder Surpresa. Nunca se sabe o que nos sai de dentro do ovo!

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    A ideia é boa para desencorajar e aterrorizar os javardos da estrada. Semear o caminho de imitações de radar e pelo meio alguns a sério. Assim a estrada transforma-se numa espécie de roleta russa, em que o javardo nunca sabe quando vai ser caçado.

  5. Avatar de Manuel Brandão
    Manuel Brandão

    Já há alguns anos, uma pequena cidade Espanha decidiu instalar radares. Logo descobriu que eram muito caros. Solução comprou dois radares e doze caixas para radares, que assim podiam de forma expedita ser mudados de localização, Resultou muito bem