China testou com sucesso a produção de hidrogénio com água do mar

11 Comentários

A produção de hidrogénio carece de acesso a água pura e os especialistas têm procurado formas de facilitar o acesso. A China conseguiu ir mais além e, com sucesso, produziu-o recorrendo à água do mar.

Hidrpgénio

O hidrogénio ainda não capta todas as atenções, mas já há quem deposite nele a esperança no futuro, nomeadamente, do transporte – desde carros, autocarros e camiões, até aviões e ferries.

Os especialistas estão empenhados em encontrar alternativas para o fornecimento de água destinada à produção de hidrogénio. Uma das opções é a água do mar, pois além de ser uma fonte (quase) infinita, torná-lo-ia muito acessível.

Teste de produção de hidrogénio em alto mar, na China

A fabricante de turbinas eólicas, Dongfang Electric, na China, já realizou testes nesse sentido e os resultados foram promissores. A empresa conseguiu produzir hidrogénio, numa plataforma flutuante em alto mar, durante 10 dias de teste, na baía de Xinghua, perto da província de Fujian.

A plataforma inclui “gestão inteligente de conversão de energia” e funcionou sob ventos e ondas fortes, bem como uma tempestade. Durante as 240 horas, o processo foi alimentado pela energia fornecida por um parque eólico instalado perto.

Apesar de o sucesso do teste não resultar numa redução do preço final do hidrogénio, a tecnologia testada na China poderia eliminar a necessidade de construir centrais de dessalinização, em terra. O hidrogénio poderia ser produzido diretamente no mar, utilizando energia eólica para o bombear para a costa.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge
    jorge

    Esperem aí, a razão para que a refinaria de Sines fosse fechada não era para que se focasse na produção de hidrogénio usando energia solar e agua do mar? E essa tecnologia é tecnicamente inexistente? No entanto, foi-nos dito que iria reabrir para produzir hidrogénio usando essa tecnologia? (sim sei da existência da hidrólise da água, tive ensino básico para fazer essa experiencia, mas é um processo que usa uma quantidade enormíssima de energia para produzir energia equivalente à produzida por meio de hidrocarbonetos).

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Sim, mas essa energia é ‘grátis’ porque é produzida pelas eólicas (e quem sabe também pelas ondas)
      Fica a questão se essa energia deveria ser usada para injectar electricidade na rede porque a produção de hidrogénio não é eficiente em termos energéticos. Mas pensa-se que o hidrogénio poderá ser uma alternativa às baterias onde estas não são viáveis.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        mas se gastas 10KWh pra produzires 1KWh(estes valores são apenas metafóricos) então se calhar mais vale transportares os 10KWh de outra forma que não o hidrogénio.
        Inovações são sempre bem vindas… mas o busilis encontra-se na eficiencia do processo de transformação!!!

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Em matéria de energia não há ‘almoços grátis’, mesmo com renováveis. É preciso produzir os equipamentos e são caríssimos. Se a produção de hidrogénio com energia solar e eólica e água do mar é possível, ela é altamente ineficiente em relação à água dessalinizada, para não falar do uso directo da energia em baterias. Portanto, quando muito é só uma solução de recurso para situações extremas, não serve para produzir à escala industrial.

        1. Avatar de JL
          JL

          Já para não falar que é muito mais caro, esta semana nos EUA o hidrogénio nas bombas atingiu os 29.5 dólares o kilo, é isto que é necessário para um carro fazer 100 kms fora das AE. Lembro que neste pais a gasolina custa pouco mais de 1 dólar o litro.

          Isto para dizer que este preço contempla 50% produção renovável e os restantes com steam reforming, que é o mais barato.

          Noruega por exemplo, está a cerca de 17 euros o kilo, mas a origem é toda fossil, já que depois das 2 explosões nas bombas com produção local, todas foram fechadas.

  2. Avatar de traumatologiaeortopedia
    traumatologiaeortopedia

    Irão reclamara que vai aumentar o teor de sal do Mar. Gente, tem é de reduzir o crescimento da população humana, não existe almoço grátis.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      A população está a aumentar mas o ritmo está a baixar. Deverá haver uma altura que deve estabilizar, talvez daqui a 50 anos. O problema não é tanto o aumento da população mas sim o aumento do consumo de recursos, que talvez pudesse ser mais eficiente.

  3. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Daí terem que ter os tais robôs porque a terra não aguenta e o povinho também não … , e assim a força de trabalho pode desaparecer… ou ser substituída pelos robôs …

  4. Avatar de JL
    JL

    “gestão inteligente de conversão de energia”

    Pois claro, porque com pouca produção de energia não é possivel iniciar a produção de hidrogénio, este é um problema pouco falado, já que os eléctrolizadores têm de trabalhar a uma potência constante para serem o mais eficientes possível, ainda assim com rendimentos médios de 70%.

    1. Avatar de Rod
      Rod

      A malta que ainda discute a eficiência deste tipo de processos não compreende a diferença entre produzir energia a partir de uma fonte finita e poluente (fósseis) vs uma fonte infinita e limpa (hidrogénio verde). Ora, se eu produzo energia 1:1 mas o meu input é finito estou a caminhar para um cenário de escassez e preços altos à medida que a demanda aumenta. Pelo contrário mesmo num processo menos eficiente pq produzo 10:1 mas o meu input é infinito caminho para um futuro de abundância energética sustentável e preços mais baixos. Com o passar do tempo estas tecnologias também tendem a ser mais eficientes.

      1. Avatar de JL
        JL

        Tendem ? Então vão inventar novas leis da física ?