China consegue produzir carros elétricos por menos 10.000 euros, diz executivo do ramo

41 Comentários

Há cada vez mais uma maior consciencialização sobre as alterações climáticas e a poupança de recursos energéticos. Dessa forma, entre outras mudanças, muitas pessoas estão a optar gradualmente por veículos movidos a energia elétrica em vez dos tradicionais a combustão.

Mas, neste setor, as despesas e os ganhos devem ser bem geridos para que haja um lucro significativo. E de acordo com as últimas declarações avançadas por um executivo da fornecedora Forvia, a China tem uma vantagem neste ramo no sentido em que consegue produzir pequenos carros elétricos com um custo 10.000 euros inferior aos países da Europa.



China tem uma vantagem de custo de 10.000 euros em pequenos elétricos

De acordo com as informações avançadas pela agência Reuters, Patrick Koller, CEO da fornecedora do ramo automóvel Forvia, disse nesta quarta-feira (4), durante o evento CES 2023 em Las Vegas, que as fabricantes chinesas conseguem construir um veículo elétricos por menos 10.000 euros comparativamente às da Europa. E esta é então uma vantagem de custo extremamente significativa e que coloca pressão sobre as fabricantes europeias.

No evento, o executivo adiantou que os consumidores da Europa procuram carros elétricos baratos e que a China está a conseguir produzir “bons veículos”. Desta forma, Koller reconhece que a Europa não será capaz de bloquear ou diminuir as importações.

Em entrevista à Reuters, Koller adianta que este cenário é mais “perigoso” para a Europa do que para os EUA, uma vez que as altas taxas vão limitar a participação do país asiático no mercado norte-americano.

Patrick Koller

O executivo diz que estes custos mais reduzidos são possíveis devido aos custos mais baixos de pesquisa e desenvolvimento na China, assim como os níveis mais baixos de capital e também devido aos salários mais baixos do que na Europa.

Os detalhes mostram que o preço médio dos elétricos na Europa aumentou de 48.942 euros para 55.821 euros desde 2015 e nos EUA esse aumento foi de 53.038 euros para 63.864 euros. Por sua vez, na China o preço caiu significativamente de 66.819 euros para 31.829 euros.

A Forvia foi criada quando a fornecedora de automóveis francesa Faurecia deteve 82% da alemã Hella e é a sétima maior fabricante de componentes automóveis do mundo. A empresa fornece nomes de peso, como a BYD que é líder no segmento dos elétricos de baixo custo.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O que o Srº não diz é porque que os ordenados são mais baixos, seguramente não é por vontade dos trabalhadores eles também gostão de dinheiro, pagar ordenados baixos em ditadura é muito mais fácil.
    Em relação a qualidade não sei, mas nos diversos países Asiáticos que conheço já há bastantes carros elétricos Chineses e há alguns bastante bonitos e bem conseguidos.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Mas basta virem produzir para Portugal que o preço de produção irá ficar ela por ela… os nossos salários já caminham de encontro aos de países de 3º mundo, depois há a questão do custo com transporte, já estamos na ponta da Europa, logo é mais barato que na China… Portanto estamos a caminhar para lá… Viva Portugal Mais uns anos e caminhamos para o nº 1 da Europa…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Os salários (líquidos) em Portugal são baixos, mas se formos a comparar os salários brutos (custo para a empresa) estamos na média Europa. Isto devido aos impostos extremamente elevados

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Que estupidez de afirmação. Obviamente não tens a minima ideia do que é um salário de um país do 3º mundo.

        Mas se aqui é assim tão mau (dizes tu) pega na trouxa e põe-te daqui para fora, pessoas com a tua mentalidade limitada e ignorante não fazem falta nenhuma a Portugal.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Tá-se mesmo a ver que isto aqui tem a mais é pessoas em idade de trabalhar. E não fazem falta nenhuma, podem emigrar todas.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E não só, também porque é tudo uma porcaria, materiais dos 300 e as baterias num instante vão. Não tenha mentalidade de senhora, que basta ser bonito, o resto não interessa.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Em matéria de avarias os fabricantes europeus não ficam atrás da concorrência. Uma avaria é sempre uma oportunidade para esfolar melhor o cliente, facturando-lhe uma reparação caríssima ou vendendo-lhe outro carro, e os europeus são mestres em aproveitá-las. E já agora, os tais materiais dos 300 e as baterias dos carros europeus são produzidos maioritariamente na China. Portanto, um carro europeu é um carro chinês sabotado à nascença.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Há uma diferença, do ser feito na China e ser feito na China com padrões de qualidade Europeu, dando um exemplo prático os produtos da Apple são feitos na China e a qualidade é inegável, assim com outros produtos feito na China os tlf da Vivo ou da Oppo são a prova viva que também da China podem vir produtos de classe mundial.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            O continuarem a achar que os produtos na China são da mesma qualidade que há 30 anos depois admiram-se da fatia de mercado que a China tem no comércio mundial…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Na generalidade todos os BEV o são. Uma miséria franciscana em termos de requinte e qualidade. Salvo algumas raras e honrosas excepções.

        1. Avatar de RC
          RC

          Looool

          Deve conhecer muitos.

        2. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          Meu caro, já foi ver a confirmação dos EVs produzidos pelo grupo VW em 2022?
          Até Nov.2022, 366000 (à volta disso e 630.000, até dez.2022).

    3. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Em questão á qualidade, conheço um sábio que costuma dizer:
      “A china faz o fraco, mas também faz o bom”

      1. Avatar de z-life
        z-life

        Atá há pouco tempo faziam os iphones e ninguém se queixava.

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Será que aguentam cair de um barranco abaixo sem matar os ocupantes? Maybe not …

    1. Avatar de JP
      JP

      Esse tal, também os fecha lá dentro e a seguir frita-os. Deixem-se de fanatismos. Foi um milagre não terem morrido.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Pega no mesmo carro, com as mesmas pessoas e atira-os outra vez abaixo do mesmo barranco.
      Aposto contigo que o resultado não será o mesmo que o inicial. E se voltares a tentar mais uma terceira, quarta e quinta vez, o resultado continuará a não ser igual ao resultado inicial.

      É que milagres como aquele (afirmação dos serviços de resgate que lá estiveram) só acontecem muuuuito raramente, seja qual for a marca do carro.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Deixa-me adivinhar, Se fosse BMW ou Mercedes etc etc era ciência e qualidade, inovação etc etc. Mas como é algo de alguma forma relacionado com o musk é coincidência e milagre… Eu nem sabia, mas fui ver os testes europeus e Americanos de testes auto e é o carro mais seguro comercial que passa nos testes de choque com distinção. Mas não, é milagre e coincidência. Respondo-lhe o mesmo que me responderam acima…..deixem-se de fanatismos…

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Por aqui se vê o quanto os stands/concessionários de automóveis estão a mamar!

    1. Avatar de z-life
      z-life

      E o estado? Nao mama nada? Lol

      1. Avatar de David
        David

        Começa a tentar perceber o conceito de bem comum e como difere dos lucros dos privados.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Um carro de “fabrico” português é bastante mais barato no estrangeiro.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Mamam TODOS e não é pouco.

  4. Avatar de Linus
    Linus

    Da china não ha qualidade. Venham produzir para Portugal que assim o pais sempre crescia, veja se a skoda na republica checa. Quem diria que hoje em dia um checo compra casa em Lisboa e diz que e barato

  5. Avatar de guedes
    guedes

    O salário de um trabalhador médio Chinês numa fábrica provavelmente já é superior ao Português

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não duvido

  6. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Quando vierem para as lojas dos 300 chineses, vou lá comprar dois; um para quando avariar o outro 🙂

  7. Avatar de AlexX
    AlexX

    “O executivo diz que estes custos mais reduzidos são possíveis devido aos custos mais baixos de pesquisa e desenvolvimento na China, assim como os níveis mais baixos de capital e também devido aos salários mais baixos do que na Europa.” O que o executivo convenientemente não diz é que a China é provavelmente o maior sanguessuga de minério no mundo com a quantidade de minas que detém na China e na África onde trabalham muitos escravos entre eles crianças. Adoeceu ou não quer trabalhar mais na mina? É morto. Depois não lhes falta actualmente indústria metalúrgica para purificar e trabalhar os metais que extraem/reciclam e onde trabalham mais escravos. Depois chegamos às pequenas indústrias onde são fabricadas por pessoal mal pago incluíndo uma vez mais crianças, pequenas peças que são como ingredientes que irão integrar numa peça maior montada noutra fábrica por robôs. Até que finalmente chegamos à maior fábrica robotizada onde é montado o automóvel com peças oriundas de várias centenas doutras empresas desde a origem, fábrica esta onde já se encontram trabalhadores especializados e bem melhor renumerados. Isto é feito maioritariamente na China quiçá com alguma/pouca importação da Índia, Coreia do Norte, Taiwan, e tem tudo para ser barato. Quando dizem que o preço médio caiu para 31829 euros, devem querer dizer 21829 euros (custo de produção, não de venda) para um veículo que depois é lá posto à venda por 66819 euros. Se o veículo é posto à venda por 31829 euros, nesse caso o custo de produção não deve ultrapassar os 10000 euros. Margens de lucro de 15% (ou 150% já agora) em produtos de qualidade superior são pura ilusão.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      “sanguessuga de minério”? Então e depois, os recursos são deles, estão no país deles, não podem utiliza-los?

      Se Portugal tivesse abundância de petróleo não o podia usar como quisesse?

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Claro que podem, nem disse o contrário. Seja no país deles ou noutro qualquer onde adquiram uma mina com as devidas licenças para explorá-la. O que quis dizer é que a empresa que monta o automóvel é a excepção em termos de custos com mão de obra, a par dum punhado doutras de fornecedores onde seja montada electrónica. E mesmo nessas são apenas alguns operários que ganham mais e a quem é permitido levar uma vida um pouco melhor. Em todas as outras de fornecedores de matéria prima e peças, o custo para com a mão de obra é muitíssimo mais baixo que aquele que o executivo quis insinuar. No final tens um bom carro a preço baixíssimo e ainda assim com excelente margem de lucro. Nenhum outro país no mundo consegue competir com isso. Daí teres personagens como Biden, Lula Silva e Klaus Schwab elogiando a China como sendo um bom modelo a seguir. Vai ser fantástico.

  8. Avatar de Jr
    Jr

    Isso custa a maioria dos carros comerciais em espanha! Novos.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Pois… mas a discussão não é sobre carros comerciais.

  9. Avatar de AP
    AP

    Continuemos a comprar mas depois não se qeixem que o mapa Mundi geopolítico está a rodar e a Europa a ser atirada para o fim da folha do lado esquerdo. Depois vemos países encostados aos Chineses a ganhar força e até a tentar invadir vizinhos. E as grandes empresas estão lá preocupadas connosco… Querem é encher os bolsos. Morra quem morrer, seja aos tiros ou seja de fome.

    Comprem meninos comprem!

    1. Avatar de Linus
      Linus

      E? Ate podes ter razão mas as pessoas so querem consumir. Eu compro roupas que nem visto, carroes e gadgets que mudo a cada 2 anos, adoro consumir e quero e que seja acessivel. Quero la saber se e feito na china com bebes a trabalhar, desde que chegue a mesa tudo bem

      1. Avatar de AP
        AP

        É verdade. Está tudo viciado. Estão dopados e já não conseguem viver sem a dose de consumismo.

        Agora a culpa da guerra, de estarmos a ficar para segundo plano neste barco chamado Europa é de alguém menos nossa. Olhem… Os grandes CEOs que fugiram há 20 anos para a China e nos deixaram desemprego é que deviam ir engrossar as fileiras na Ucrânia. Mas pronto… Como sempre enchem os bolsos, assobiam de fininho, e ainda transformam as ovelhas em carneiros a marrar uns com os outros.

  10. Avatar de luisa
    luisa

    Por esse preço compro já dois carros chinocas! Manda vir

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Como se vê nos comentários a chinofobia está em marcha esquecendo-se eles que a maior parte dos bens de consumo (gadgets, componentes electrónicos, etc) são lá fabricados. Pensar é difícil!…

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pois nem gratis os aceito!! Seja que marca ou qualquer modelo electricos NUNCA

    1. Avatar de RC
      RC

      Pois não aceita, nem vale a pena tentar aceitar, porque não vai acontecer.

  13. Avatar de secalharya
    secalharya

    A Tesla faz por 27.000€.

    1. Avatar de RC
      RC

      Mentira, faz por 10 a 19 mil.