China agradece: Trump quer acabar com crédito fiscal para a compra de veículos elétricos

35 Comentários

Cada vez parece mais evidente que 2025 vai assistir a uma verdadeira guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a China. No caso dos veículos elétricos, o mais certo é que a nova administração Trump acabe com o crédito fiscal de apoio à aquisição. Quem ganha? As marcas chinesas, pois claro.


Donald dá um tiro no pé de Elon?

Donald Trump e a maioria republicana que agora domina quer o Congresso, quer o Senado norte-americano, já manifestaram a intenção de terminar com o crédito fiscal vigente no país para a aquisição de veículos elétricos (EV) e que pode chegar aos 7.500 dólares.

A verdade é que este tem sido um incentivo importante para acelerar a transição para uma mobilidade mais sustentável, além de impulsionar a indústria automóvel americana.

Nos EUA, este apoio ajuda a reduzir o custo de aquisição de veículos elétricos, tornando-os mais acessíveis para um público mais amplo. No entanto, há discussões em andamento sobre a possível revogação deste incentivo, o que poderia ter consequências prejudiciais tanto para a economia americana, quanto para o meio ambiente.

É que cancelar o crédito fiscal para EV nos EUA não só desaceleraria a adoção de veículos elétricos no país, mas também criaria uma oportunidade para os fabricantes chineses ganharem terreno no mercado global. O aviso foi feito por Jennifer Granholm, Secretária de Estado da Energia da Administração Biden, durante a cimeira COP29, que está a decorrer em Baku, no Azerbaijão.

A China é hoje um dos maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo e tem investido fortemente em tecnologias de baterias e infraestrutura de carregamento. Com a sua política de apoio à indústria de veículos elétricos, o governo chinês posicionou o país como líder neste setor estratégico.

Ao eliminar o crédito fiscal, os Estados Unidos estariam, na prática, a abrir mão de uma posição competitiva neste mercado em crescimento, permitindo que a China avance ainda mais.

Trump anunciou que vai atacar os “privilégios” dos carros elétricos – o que significa isto para a Tesla de Musk?

A importância do crédito fiscal

O crédito fiscal foi concebido para reduzir o custo de aquisição de veículos elétricos, o que ajuda a torná-los mais acessíveis para os consumidores americanos.

Como já referimos, pode chegar até 7.500 dólares, dependendo do modelo e da marca do veículo. Desta forma, mais consumidores nos EUA estão a considerar veículos elétricos em vez de modelos a combustão, contribuindo assim para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Para além dos benefícios ambientais, o crédito fiscal também desempenha um papel fundamental no fortalecimento da indústria automóvel americana. Grandes fabricantes como a Ford, General Motors e Tesla têm investido somas exorbitantes em pesquisa e desenvolvimento para expandir a sua linha de veículos elétricos.

Estes investimentos criam empregos e promovem a inovação, fatores cruciais para manter a competitividade global da indústria automóvel dos EUA. Ao eliminar o crédito fiscal, o governo americano poderia comprometer a capacidade destas empresas de competir nos diferentes mercados.

E uma coisa que pode fazer Trump recuar, é que grande parte destes empregos que podem ficar em risco encontram-se em estados controlados pelos Republicanos.

 

China, o grande adversário

A China já ultrapassou os EUA em vários aspetos do mercado de veículos elétricos. Com políticas governamentais de apoio, como subsídios diretos aos consumidores, incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura de carregamento, criou um ecossistema que favorece o desenvolvimento e a adoção de veículos elétricos.

Empresas como a BYD, NIO e Xpeng tornaram-se grandes protagonistas neste setor e já estão a expandir as suas operações para mercados internacionais, incluindo a Europa e, potencialmente, os EUA.

Se os americanos optarem por cancelar o crédito fiscal, estarão a abdicar de uma vantagem competitiva crucial, permitindo que os fabricantes chineses entrem no seu mercado com produtos mais acessíveis.

Daí que há cada vez mais responsáveis políticos a defenderem que tal cancelamento seria um erro estratégico, que prejudicaria tanto o meio ambiente, quanto a competitividade económica do país.

E num momento em que a China está a consolidar a sua posição como líder no setor de veículos elétricos, investir em políticas de apoio pode assegurar que a indústria automóvel dos EUA consiga prosperar.

 

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    Os factos:
    – Os VE fabricados na China, que pagavam uma taxa de importação de 25%, passaram a pagar uma taxa de 100% nos EUA, a partir de maio de 2024. Isto reduziu as importações a quase nada, por tornarem mais baratos os VE com outras origens .
    – Os VE cuja aquisição é subsidiada nos EUA não podem ser fabricados na China, nem sequer podem ter baterias feitas na China.
    – Ou seja, acabando os subsídios à aquisição de VE aproximava os preços de compra dos VE de outras origens, agora sem subsídios, dos preços dos fabricados na China, que não têm subsídios.
    No post diz-se que: “Se os americanos optarem por cancelar o crédito fiscal, estarão a abdicar de uma vantagem competitiva crucial, permitindo que os fabricantes chineses entrem no seu mercado com produtos mais acessíveis.” Não sei se o impacto é significativo.
    O que pode ser favorável aos fabricantes chineses de VE e de baterias é se, ao contrário do que acontece atualmente, os EUA permitirem investimentos, passando a fabricá-los nos EUA. Ou uma significativa diminuição na taxa de importação da China. Ou um aumento das taxas de importação de VE fabricados na Europa, no México e noutros países, que aproximasse os preços.

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Se os americanos optarem por cancelar o crédito fiscal, estarão a abdicar de uma vantagem competitiva crucial, permitindo que os fabricantes chineses entrem no seu mercado com produtos mais acessíveis.”
    Isso até podia ser verdade, não fora o facto dos carros levarem com um agravamento fiscal de 100% o que lhes retira qq possibilidade de poderem competir com os carros americanos.

    Qt ao resto, está mais q provado que os americanos não querem carros elektros. Os problemas da GM e da Ford são outros e o crédito fiscal não impediu que à conta dos elektros, se avolumassem sérios prejuízos nestas empresas, fecho de fábricas e projectos elektros sucessivamente cancelados.
    É a administração Biden a dar os últimos extrabuchos numa COP 29 q já ninguém liga. Meia dúzia de tontos a vomitarem parvoeiras.

    1. Avatar de JL
      JL

      É por não quererem que cada vez se vendem mais, imagine se quisessem.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se ninguém quer comprar Elektros é indiferente se a taxa é de 100% ou de 0%.
      Quando não se quer algo o preço é completamente irrelevante.

      Como é que algo sem interesse e que ninguém possuí pode criar tanta indignação.

  3. Avatar de Rr
    Rr

    Mobilidade electrica traz melhoria da qualidade do ar para quem vivem em cidades quem diz o contrario é ignorante, o wokismo de direita também existe e negar a alterações climáticas é não se precaver para o futuro, como aquele ditado diz (Mais vale prevenir do que remediar ) .

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O carro elektro polui mais e é mais prejudicial para o ambiente e para a generalidade das pessoas.

      1. Avatar de JL
        JL

        Por acaso polui menos, senão diziam isso mesmo nos relatórios, e o que acontece é o contrário.

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Errado !
          A produção de um veiculo elétrico, é mais poluente do que a de um veiculo térmico, se queres estudos podes começar por o estudo da Volvo, e os que quiseres.

          1. Avatar de Gav
            Gav

            America first! E fica tudo chocado.
            É muito melhor ser como portugal uns autenticos vendidos

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas não foi isso que ele disse.

            O estudo da Volvo confirma que os carros eléctricos são menos poluentes, no caso do xc40 produzido na fábrica convertida tinha 70% mais emissões na produção, no novo EX30 a situação inverteu-se, é o veiculo com menor pegada alguma vez produzido pela Volvo.

            Convém estar atualizado.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Se todos os veículos de uma cidade fossem eléctricos a qualidade do ar aumentava ou diminuia?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Depende da localização da Termoeléctricas.

          Abrantes é um caso paradigmático.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, deve ser um caso bicudo para uma termoeléctrica que já fechou, aqui deve ser poluição até dizer chega.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            E mesmo assim o maior poluidor do país é a refinaria de Sines.

          3. Avatar de JL
            JL

            Que é aquela instalação que tem como finalidade e produto principal os combustíveis, mas para efeitos de emissões a montante nos veículos nunca contam isto porque: também tem subprodutos.

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @JL Este pessoal chegou aos anos 90 e parou no tempo.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O caso bicudo é q desde o encerramento da central termoeléctrica a carvão do Pego, em novembro de 2021, as emissões de CO2 no concelho de Abrantes diminuíram em mais de 70%, apesar do aumento do nr. de carros ter aumentado significativamente.
            Não se faça de sonso.

          6. Avatar de JL
            JL

            Então quanto foi o aumento de carros nessa zona ?

            Provavelmente o aumento foi de carros elétricos dai não se ter notado.

    2. Avatar de Andre
      Andre

      ” o wokismo de direita também existe”

      ONDE ????

      Já diz o povo: quem não sabe inventa.

    3. Avatar de trolha33
      trolha33

      wokismo de direita? LOL, bebe o teu leitinho de soja volta pra caminha bebé!

  4. Avatar de Droide
    Droide

    Quem ganha ? O contribuinte americano que não tem nada que andar a subsidiar industrias.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Os subsídios às indústrias, ou seja, aos fabricantes de carros elétricos, são outra coisa. Os créditos fiscais/subsídios a quem compra são subsídios aos consumidores e que, de facto, estimulam a procura e o fabrico de VE.
      Isto tem que ver com a transição energética face à emergência climática (alterações climáticas) em que Trump não acredita – e por isso se diz que pode cortar nos apoios aos fabricantes, nos EUA, de VE e de baterias e nos apoios aos consumidores.

      1. Avatar de Droide
        Droide

        Ó Aves, O objectivo é interferir com o mercado e subir artificialmente as vendas de certas empresas com o dinheiro dos contribuintes.

        Ou seja um subsidio indirecto a industrias que também é muito apreciado pelos governos tugas desde o IVaucher para restaurantes aos cheques livro. Enfim …

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Ó Droide, por que é que não falas só do que sabes … ou seja, nada.

    2. Avatar de Raven
      Raven

      O que o Trump vai fazer é beneficiar os americanos. Siga!

  5. Avatar de catfo
    catfo

    Ui, se as vendas de elétricos já estavam em queda…agora vão ser nulas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso estavam e estão a subir.

      1. Avatar de Andre
        Andre

        ” Analisando as unidades vendidas em Agosto na Europa, além da quebra de 43,9% nos eléctricos, os modelos com motor exclusivamente a gasolina caíram 17,1%, tendo transaccionado 213.057 unidades, e os diesel 26,4% (72.177), com os híbridos plug-in a diminuir 22,3%, para 45.590 unidades. A única tecnologia que viu a procura subir foi a híbrida (+6,6%, com 201.552 unidades), que inclui os full hybrid e os mild hybrid, com baterias não recarregáveis, que asseguram uma redução no consumo, no primeiro caso, ou ínfima no segundo.”

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque foi a agosto ? E não os outros meses ?

      2. Avatar de Andre
        Andre

        13-09-2024
        Na sequência do abrandamento global das vendas de veículos elétricos, a Stellantis decidiu suspender a produção do Fiat 500 EV.

        06-09-2024
        Volvo, Fiat, GM, Mercedes… Cada vez mais montadoras adiam a aposentadoria dos motores a combustão
        Momento é de ascensão dos híbridos, que combinam propulsor convencional e elétrico

        16-05-2024
        O mercado dos automóveis elétricos tem estado a sofrer alguns abalos e os construtores estão a adaptar-se, alterando os seus planos de eletrificação.

        A Mercedes-Benz não é estranha a isso. Há uns meses já tinha dito que iria tirar o «pé do acelerador» dos 100% elétricos, adiando metas de vendas e prolongando a carreira dos modelos a combustão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Agora mostre aí os que subiram as vendas ?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para algo estar em queda é necessário estar em cima….

  6. Avatar de mesmo
    mesmo

    trump , ping , putin , jong-un , bolsonaro , the band is getting back together as it seems…

    1. Avatar de trolha33
      trolha33

      usa agora a irmã da canhota