Chegaram os motores elétricos universais. Qualquer carro pode ser um elétrico?

157 Comentários

Os motores elétricos são de engenharia mais simples que os motores a combustão. As marcas estão a produzir de raiz novos motores para os seus carros. Isso leva-nos para outro grande negócio. E se existissem motores elétricos universais e cada marca eletrificava os seus carros conforme entendiam?

Pois bem, há já marcas a trabalhar nos motores elétricos universais que vão poder transformar qualquer carro num veículo elétrico.

Imagens ilustrativa de motores elétricos


Conforme temos vindo a perceber, um dos grandes problemas no fabrico e colocação no mercado dos carros elétricos é o seu motor. Cada marca desenvolve o seu, ainda em pequenas quantidades o que obriga a praticar preços altíssimos nos carros.

Na verdade, se analisarmos os elétricos do mercado, poucos são os que fazem jus ao preço. Isto porque estes motores são concebidos à medida e, se forem fabricados em pequenas quantidades, são caros. Ou seja, deixa de fora os modelos de automóveis não convencionais e os pequenos fabricantes.

 

Motores universais vão resolver o problema dos carros elétricos

Como em vários outros segmentos, optar por um equipamento universal reduz preço e aumenta a produtividade. A colocação no mercado de motores elétricos universais, como aquela que a empresa Swindon Powertrain concebeu, irá permitir que este componente seja instalado em qualquer tipo de veículo, desde um SUV, um desportivo ou um comercial.

Esta empresa britânica fornece motores para diferentes marcas desde 1971. Das suas unidades de produção já saíram motores para carros de rali, protótipos do mais variado tipo. A empresa é muito especializada nesta área de fabrico. A sua oferta poderá mesmo fazer mexer no “negócio instalado” dos motores à medida que têm frustrado muito projetos por falta de soluções universais.

Assim, pequenas marcas que montam um número muito limitado de veículos, tais como Caterham, Westfield, Morgan e muitos outros, serão capazes de eletrificar os seus carros desta forma sem muito esforço.

 

Motor elétrico universal com 108 cv

O motor elétrico universal Swindon Powertrain será fornecido num kit completo com tudo o que necessita para o tirar da caixa e montá-lo diretamente no carro. A oferta já traz inversor, transmissão de velocidade única e sistema de refrigeração. Aliás, o kit é muito em conta até no peso, por acrescenta ao carro apenas 70 quilos, pelo que cabe mesmo dentro do capô de um Mini clássico. Mas não deixa de colocar uma potência de 108 cv.

A oferta e o kit que foi desenvolvido foi pensado para equipar uma gama alargada de veículos. Assim, tal como refere a marca, estão elegíveis veículos comerciais, desportivos, carrinhas, SUVs e outros veículos recreativos.

Além disso, uma vez que absorve tão pouco, também pode ser utilizado como segundo motor. Com esta opção pode ser pensado até para transformar um carro térmico num hibrido.

 

Preço e disponibilidade

O motor elétrico universal de 80kW estará à venda em junho de 2020, mas o seu preço ainda não foi divulgado. As marcas mais pequenas terão assim uma oportunidade de lidar com a crescente procura por carros elétricos. Isto pode significar um grande e poderoso mercado quer no fabrico de novos e baratos veículos, mas também no mercado da transformação dos carros a combustível fóssil.

 

Transformar um carro num 100% elétrico? É possível e custa 5000 euros

Comentários

157

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Uma vez que o meu carro é apenas para viagens casa-trabalho-casa não me importava de fazer uma reconversão… até dava na boa mil euros.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mil euros pela mão de obra e garantia?

      lol cada comentário, vcs tem ideia de quanto fica só a bateria?
      Não é a toa que o Litio está a ser chamado de ouro branco e os países que o tem estão numa corrida para o começar a extrair.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        €500 para o motor acrescidos de €500 para a mão de obra.

        Onde é que está o problema?

        1. Avatar de Douglas Charles Cunha
          Douglas Charles Cunha

          Na bateria.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Ninguém falou no preço da bateria… :p

        2. Avatar de Xnelox
          Xnelox

          Existem ups e power Banks mais baratos! Eu sugeria pilhas recarregáveis, sai mas barato

          1. Avatar de José Infante
            José Infante

            eu sugeria Nikola Tesla energia gratuita

        3. Avatar de Paulo Campos
          Paulo Campos

          500€ o motor?, desenvolver um motor é caro, os que ja montei custa no minimo 2500€ mais MO, só no zoe.

          1. Avatar de Luiz Lima
            Luiz Lima

            500 ou 5000?

        4. Avatar de Nilton Rogerio
          Nilton Rogerio

          Na bateria…

        5. Avatar de Francisco
          Francisco

          Com 500 € nem compra uma bicicleta elétrica

        6. Avatar de José Infante
          José Infante

          500 ou 5000, responde cara.

          1. Avatar de CARLOS SCHIVITARO
            CARLOS SCHIVITARO

            5.000,00 euros

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Eceto que não são os países que o têm que o estão a extrair. Nem sequer estão a começar. Já lá andam faz tempo.

      3. Avatar de CARLOS SCHIVITARO
        CARLOS SCHIVITARO

        5000 cinco MIL euros

      4. Avatar de Claudio
        Claudio

        Bolívia,maior reserva de lítio do planeta. Pais pobre que poderia distribuir qualidade de vida para a população, principalmente a carente através da exploração e comércio do lítio. Mas os USA não deixa, vai explorar e os ricos ficarão mais ricos e os pobres se afundar ao cada vez mais na miséria. Triste realidade já em curso. Sacanagem total!!

        1. Avatar de TF
          TF

          Angola, Síria, entre tantos outros países ricos em minérios e acontece o mesmo.

        2. Avatar de TF
          TF

          Angola, Síria, entre tantos outros países ricos em minérios e acontece o mesmo.

        3. Avatar de Ueslen
          Ueslen

          Por que o USA não deixa a Bolívia explorar.?

        4. Avatar de Rodrigo Barbosa
          Rodrigo Barbosa

          Quem não deixava a Bolívia desenvolver era o Ditador Evo Morales, esquerdista de bosta

          1. Avatar de T. Mello Rêgo
            T. Mello Rêgo

            Não diga bobagens, cara! Bolívia cresceu cerca de 5% ao ano (mesmo percentual da China portanto), durante os anos de Governo do Morales.

          2. Avatar de Douglas Charles Cunha
            Douglas Charles Cunha

            Só cresceu porque roubou indústrias de outros países e empresas privadas. E numa ditadura, todos os números são suspeitos, pois não há como verificar a veracidade, vide Cuba com a saúde (precária) e a Venezuela com a qualidade de vida (inexistente).

          3. Avatar de Evandro
            Evandro

            Em países pobres e colonizados, todo lucro proveniente de minérios fica com as potências que os exploram. Com Evo a Bolívia exerceu sua soberania sobre suas riquezas, tendo como resultado um significativo progresso econômico e social. Nunca foi um ditador, mas sim alguém eleito por sua população.

        5. Avatar de JoseGomes
          JoseGomes

          Os USA, é que não deixam???? ou os governantes é que são corruptos?????V/ tem saudades da União Sovietica. Sacanagem é ter os oolhos fechados para a realidade, repare na Coreia do Norte, bem comunista.

      5. Avatar de Pedro Filipe Ferreira Rego
        Pedro Filipe Ferreira Rego

        Grafeno é o futuro amigo…pode ser assimilado e a evolução na comercialização do material vai aumentar em menos de 5 anos, ele é 100 vezes mais condutor que o ouro.

        1. Avatar de Aderito Luis
          Aderito Luis

          Porquê dizes isso?

          1. Avatar de FT
            FT

            Porque é verdade!! O problema está no seu fabrico ainda muito complicado e caro.

        2. Avatar de Juan
          Juan

          São tecnologias diferentes pra fins diferentes amigo, Vc não vai armazenar energia no grafeno vai?

          1. Avatar de TF
            TF

            Vai, baterias de grafeno, já são usadas por exemplo em drones.

        3. Avatar de José Infante
          José Infante

          Projetos Nikola Tesla vão ser o futuro, eles mataram todos os outros, energia Radiante que que Tesla desenvolveu após a invenção de Corrente alterna, que não pode ser medida e cobrada em Kw. por isso nunca aplicavel pela classe financeira.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Ve se consegues comprar um motor novo para o teu carro por 1000Euros (já com mao de obra para o instalar), e depois ficas a perceber se esse valor é ou nao realista.

      O motor de um simples Renault Clio, custa no minimo 1500Euros, acrescenta a isso mais uns 700Euros de mao de obra para o instalarem.

      1. Avatar de Thiago
        Thiago

        700euros nos EUA vc compra um carro

      2. Avatar de Andrés
        Andrés

        Amigo e 5000 mil não 500 euros

    3. Avatar de JL
      JL

      Gaste antes os 1000 euros em gasolina, já que não tem noção do mundo em que vive.

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Verdade parece que o cara está perdido em planeta marte kkk

    4. Avatar de Ufmi
      Ufmi

      O problema é que o averbamento, inspeção, taxas, tempo de demorar.
      Vai custar mais que o “kit” eléctrico

    5. Avatar de Renato
      Renato

      O problema não é exatamente o motor, mas as baterias, q não vêm no kit e são caras e pesadas

    6. Avatar de Xiiii
      Xiiii

      Um sistema elétrico para carro de golf é perto disso, se considerar a viagem curta que você diz fazer o sistema do carro de golf pode ser adaptado, mas a mão de obra vai incluir um engenheiro que não vai cobrar barato! Mas tbm acredito que em 2anos poderemos estar comprando, mas não homologando, no Brasil. Vide que para viagens curtas (dia a dia) não é necessário bateria de lítio como os fodões cheios de razões e baba-ovos de americanos comentaram aqui.

    7. Avatar de Goiano
      Goiano

      Só as baterias, caso for usar 250 amperes. E acho que isto não chega a 150 km por carga, fica em uns 15 mil reais. Mais uns 10 mil do motor e mais uns 5 a 8 mil de mão de obra. As baterias eu vi no mercado livre. 24 vt 120 amperes 2626 cada, acho que vai usar umas 6.

    8. Avatar de Fgtdrgxgv
      Fgtdrgxgv

      Use bike…

  2. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    …o problema vai ser o bloqueio das homologações.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Certíssimo, se reclamam por uma simples lâmpada imagino o que pedem para homologar um motor. LOL

    2. Avatar de Vítor M.

      Pois, mas até isso vai ter de se adaptar à nova realidade. Pode até ser importante para converter o parque automóvel poluente numa realidade “mais limpa” e isso facilitar a reconversão. Há razões que têm muita força. Mas…

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Vai sonhando… os poderes publicos preferem k abatas o carro velho e compres um novo.
        Na europa nao existe essa tradicao de reconversao, infelizmente.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois… mas sabes que uma coisa é o que poder público quer, outra coisa é o que as pessoas conseguem e quando se estica demais… já sabemos o que acontece.

          1. Avatar de Ufmi
            Ufmi

            Victor conheço um carro,mini dos antigos, que tem um motor eléctrico a pelo menos 8 anos.
            Desde essa altura está a servir de modelo, dá uma voltas de ano a ano para demonstração.
            E é isso, fui desenvolvido em conjunto com o departamento de engenharia eletrotécnica e o de eng mecânica.
            Aquele nunca na vida vai sair para a Rua legal.
            E fui construído por ” eng mecânicos e eletrônicos”

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Em Portugal será certamente um problema, no caso de outros paises da UE nao será qualquer tipo de problema uma vez que existe liberdade legal de fazeres praticamente o que quiseres.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            A tua inteligência é que assusta…e nem sequer consegues fazer dela o que quiseres….

        3. Avatar de JL
          JL

          O estado não tem qualquer interesse nisso, perde muito mais do que ganha com essa troca do velho por um novo, por isso mesmo cada vez devemos mais ao exterior.

      2. Avatar de Catarino
        Catarino

        Vitor tens esta empresa que também faz conversões.
        https://www.evolutionsbc.pt/conversao/

        1. Avatar de Ufmi
          Ufmi

          E fazem o averbamento?? Depois da conversão ficam street legal?

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            no site diz:
            Sim desde que a conversão cumpra com todos os requisitos técnicos de acordo com a legislação em vigor. De acordo com o IMT, o processo de legalização demora no máximo 25 dias desde que devidamente instruído, e o custo estimado será entre 250€ e 500€ incluindo todas as taxas. A EVolution assegura a gestão de todo o processo de homologação das viaturas que converte (já homologados anteriormente para circulação na via pública).

    3. Avatar de Fgtdrgxgv
      Fgtdrgxgv

      Ninguém precisa saber

  3. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Agora é que vamos ver alguns NSU, DKW, Dauphines , de vota ás ruas de Portugal, nem que seja para um simples passeio até à torre de Belém

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    O que faz um eléctrico caro não é o motor mas sim a bateria.

    1. Avatar de Douglas Charles Cunha
      Douglas Charles Cunha

      Exatamente. E assim como foi/está difícil enfrentar o cartel do petróleo, será difícil enfrentar o cartel do lítio. Se não lançarem novas tecnologias de baterias (que há anos só lemos e ouvimos promessas) vamos continuar pagando caro por tecnologia obsoleta.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não te deixes enganar. O dito cartel é o mesmo no petróleo e no lítio. Por isso é que só passados 100 anos o motor elétrico foi reavivado.

      2. Avatar de Marcos Henrique Tradução-Versão Bossa-MPB
        Marcos Henrique Tradução-Versão Bossa-MPB

        Douglas, a tecnologia não é obsoleta, é apenas antiga, pois a nova ainda não é viável. Em países onde a legislação é mais livre, como os EUA, converter com motores “de loja”, é muito fácil. Há muitos antigos já de volta às ruas.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Este motor vai funcionar com um kit de 4 pilhas AAA recarregáveis.
      LOL

      1. Avatar de Joy
        Joy

        Eish quem me dera…

  5. Avatar de Peter
    Peter

    Esqueceram-se de mencionar onde serão colocadas as baterias e qual o preço das mesmas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas Peter. Não está em causa as baterias, neste artigo. Claro que o carro em si depois tem de ter baterias, mas as baterias é outro dos pontos que já se começa a ter de várias marcas e mesmo já com empresas tradicionais no fabrico de baterias. Agora, o que não existia era o fabrico de motores universais e em quantidade e preços que valessem o investimento. Pelo menos é por aí que o mercado tem de ir, visando a possível transformação do parque automóvel atual. O que se vai fazer a milhões de carros novos, em excelentes condições?

  6. Avatar de Robin Hood da Silva
    Robin Hood da Silva

    como se o preço caríssismo dos carros eléctricos fosse pelo custo dos motores… toda a gente sabe que é no custo do “depósito” (aka baterias) que está quase metade do preço de um eléctrico

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Acho que isto tem mais potencial para o mercado dos clássicos. Estou de olho nisto…

  8. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Isto só serve para biscates, pois as marcas irão sempre trabalhar os seus motores, sendo os de combustão muito mais caros de desenvolver que os electricos não é aí que estará o problema, aliás basta ver o que está dentro dum motor da tesla para ver o software acoplado ao motor para controlar toda a cena https://www.youtube.com/watch?v=3ARHdRwfxjY

  9. Avatar de LSO
    LSO

    Podem ver as questões encontradas de uma transformação deste género feita em Portugal, podem pesquisar no google por “Tamai Capri”.

  10. Avatar de iSad
    iSad

    Tudo interessante mas os carros antigos sem terem a plataforma desenvolvida para albergar as baterias, como os carros EV actuais. Simplesmente muito incêndio de baterias a caminho.

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Talvez o ponto mais preocupante esse do “alojamento” das baterias. Num acidente, o incêndio e a explosão seriam certos.
      Mas, por outro lado, talvez a conversão seja a única forma de manter os carros clássicos em atividade daqui a 30 anos, quando talvez a gasolina seja tão rara e difícil de comprar.

      O jeito é esperar pelo avanço na tecnologia das baterias. Além disso, acredito que para uso na cidade não exista a necessidade de uma autonomia de 200 km por carga. Eu geralmente ando menos de 10 km por dia, moro numa cidade pequena e uso o carro para ir ao trabalho, ao mercado etc.

      Uma pessoa que tenha um saudoso Fusquinha e que o utiliza pouco poderia ter uma bateria bem menor: usa durante o dia e carrega durante a noite para usar novamente no dia seguinte.

      Outra coisa que acredito que vai acontecer com esses carros “convertidos” é a troca das lâmpadas tradicionais por led, isso ajudaria ainda mais a economizar energia, e, aliado à geração de energia que se pode ter com os freios, acredito que a necessidade de uma bateria muito grande seja para poucos.

      1. Avatar de Mascos
        Mascos

        Mas e a conversão que já existe de gasolina para gás, que é colocado uma botija de gás na mala não é mais perigoso do que as baterias?
        Isso da colocação de baterias é um não problema.
        É muito mais seguro do que as botijas de gás e são muito mais manejáveis de colocar debaixo dos assentos.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Seria bonito a inspecção ahha

  12. Avatar de Electron
    Electron

    Tanta história e tanto drama , para nada ….
    Começavam a vender aquela cena para nos ” tele- transportar ” e pronto , tava feito …. que Cambada .

    1. Avatar de ElectroescadaS
  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tanta confusão e o meu carro a diesel ainda vai durar uns aninhos e até existir carros eléctricos ainda trocarei 3 ou 4 carros na minha vida. O verdadeiro carro eléctrico está construído mas simplesmente estão a vender a porcaria pra ganharem dinheiro. O verdadeiro carro eléctrico é carregado uma única vez e em andamento vai recarregando pelas 4 rodas. Só será preciso carregar se estiver parado mais de 5 dias. Até lá, meu carro diesel vai andando nas ruas da Europa.

    1. Avatar de TF
      TF

      LOOOL, é como o verdadeiro carro a diesel, que vai produzindo o próprio gasóleo conforme é necessário durante a viagem.

      1. Avatar de Zezinho
        Zezinho

        é instalar uns pedais…

    2. Avatar de Duarte
      Duarte

      “O verdadeiro carro eléctrico é carregado uma única vez e em andamento vai recarregando pelas 4 rodas”

      Era. Se não violasse as leis da física… leia a dissipação da energia útil (http://www.fq.pt/energia/energia-util-e-dissipada). Muitos cientistas andam a tentar gerar mais energia (output) do que a inserida (input) há décadas (fusão nuclear) e ainda não conseguiram. Estes sistemas de auto-recarregamento até podem funcionar no sentido de aumentar a eficiência e aumentar os kms percorridos mas tem sempre perdas.

      1. Avatar de JL
        JL

        “Estes sistemas de auto-recarregamento até podem funcionar no sentido de aumentar a eficiência e aumentar os kms percorridos mas tem sempre perdas.”

        Não, não funciona, ou se tem energia para gastar ou népias, pode-se tentar aumentar a eficiência, é isso que a tesla tem e mais ninguém tem e pouca gente sabe. Agora sistemas para de auto-recarregamento só se usarem outra energia como fonte.

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          Foi o que disse. Aumentar a eficiência.

        2. Avatar de Mano
          Mano

          Paineis fotovoltaicos

  14. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Como se o motor fosse o problema! Bons motores eléctricos não faltam. Boas conversões também não. Já baterias boas e baratas, continuam a ser o desafio… Há mais de um século!

    1. Avatar de J .f rava
      J .f rava

      Não precisa de uma super bateria mais de um gerador de energia para recarregar é simples pode ser um motor 50 cc ou na própria movimentação do veículo

      1. Avatar de Zezinho
        Zezinho

        ou como já referi… uns pedais

  15. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Como é que um motor de 108 cv pode ser “universal”?

    1. Avatar de TF
      TF

      Porque são eléctricos, vai dizer a seguir que é tudo igual, não, não é, eu tenho uma carrinha eléctrica, uma peugeot partner de 1998 e tem um motor com 37 cv, e faz o mesmo e à mesma velocidade que as suas compadres a gasóleo. Isto devido aos suas características únicas, torque constante a qualquer rotação, etc.

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        À mesma velocidade? A sua carrinha de 37cv anda a 200Km/h, por exemplo?
        E não tem que ser igual. Tem que ser MELHOR! O exemplo está longe disso…

        1. Avatar de TF
          TF

          Então qual é a carrinha peugeot partner de 98 a diesel que anda a 200 kmh, mesmo vazia ?

          Tem de ser melhor, mais barato e se possivel de borla não é ? LOL

          1. Avatar de Pedro Ribeiro
            Pedro Ribeiro

            O exemplo não foi meu…
            Mais uma vez, uma “carrinha peugeot partner de 98 a diesel” está longe de ser um exemplo “universal”… FELIZMENTE!!!

          2. Avatar de TF
            TF

            Só posso falar daquilo que tenho não é ? eu não disse que dava 200, eu disse que fazia o mesmo que as suas compadres a gasóleo.

            Agora se em 98 já era igual, agora é igual, iguais em caracteristicas às suas irmãs a gasóleo.

        2. Avatar de Louro
          Louro

          @Pedro Ribeiro,
          1- Qual é que é o interesse de andar com uma carrinha comercial a 200km/h?
          2- Qual é a Peugeot Partner de 2008 e que chega aos 200km/h (de origem claro).
          3- Que me recorde o limite de velocidade máximo em Portugal (e nao só), sao 120km/h.

          1. Avatar de Pedro Ribeiro
            Pedro Ribeiro

            @Louro
            Antes de mais, parabéns pela escolha do Nick. Assenta-lhe que nem uma luva!
            Qual o interesse de andar com uma “carrinha comercial” a 200Km/h? Que tal entregar as coisas em metade do tempo que circulando a 100Km/h?
            Qual o meu interesse em andar numa “carrinha comercial”? Nulo!
            Recordo ainda que o limite de velocidade de uma “carrinha comercial” é de 110Km/h, e já foi de 90Km/h

          2. Avatar de TF
            TF

            Que tal ficar sem carta de vez em quando ? Conhece alguma carrinha que faça issso ? talvez uma carrinha ferrari. looooool

            Mas olhe, para o ano pode ver uma, a minha vai ser transformada, já levou um pack tesla, de um tesla acidentado, tem agora 350 kms de autonomia, e também já tenho um motor frontal de um 90D para lhe meter, é um motor com 220kw (294 cv), com as specs que tenho dá para dar 220 kmh sem problemas.

          3. Avatar de TF
            TF

            Está a ver porque disse que fazia o mesmo que as compadres a gasóleo, ela está limitada a 117 kmh reais, mas a subir e só com 37 cv envergonha qualquer carrinha do segmento, ainda à dias a subir a A8 de Loures para Torres Vedras com 250 kg de carga, o ponteiro foi aos 110 kmh. Autonomia ? tem que chega e sobra, pois é usada entre Lisboa e Caldas da Rainha, e quase sempre com energia paga pela empresa para quem trabalho.

  16. Avatar de Zé Socrates
    Zé Socrates

    Basta fazer a transformação ilegal ou às rodas trazeiras e meter de forma que na inspeção não seja detectado ou que dê para remover antes de cada inspecção. Estamos sempre a aprender com os políticos deste país.

  17. Avatar de Theboice
    Theboice

    Que raio de publicidade “Transformar um carro num 100% elétrico? É possível e custa 5000 euros”, então 1º eram 30000 só para trocar as baterias do leaf depois passou para 7000 e agora 5000 incluindo motor? Amanhã (sexta-feira) baixa 50%? E para o natal?

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      A conversão de 5000€ é basicamente transformar um carro numa trotinete de 4 rodas…

  18. Avatar de paulo
    paulo

    Se fosse simples desenvolver a tecnologia de motores elétricos as marcas não estariam hoje individadas e eles estariam presente desdo início do século passado.

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Tendo em conta que os fabricantes ganham mais com a manutenção e peças do que na venda de carros novos, e que a manutenção dos eléctricos é insignificante face aos modelos movidos a motores térmicos, facilmente se percebe que a electrificação é um tiro no pé, que só está a acontecer porque um fabricante teve a audácia de entrar no mercado com carros altamente desejáveis e 100% eléctricos. E o mercado respondeu…

    2. Avatar de TF
      TF

      Simples é, tanto que já existem à décadas. O problema eram as baterias terem densidade energética baixa e pouca duração, como isso tudo já foi ultrapassado, agora é a hora.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Uma coisa é conceito e experimentação de laboratório na prática muda tudo, aconta ainda não chegou a sociedade, quando chega os governos são os primeiros a dá pra trás.

  19. Avatar de J feijão
    J feijão

    É pá não sou engenheiro mas tenho um curso de mecânica e o que eu tenho visto de carros eléctricos pra mim não chegam às minhas ideias porque de total elétrico não têm nada é uma farsa

    1. Avatar de TF
      TF

      Pois, se fosse engenheiro já sabia que estava enganado, então um zoe ou um tesla também levam gasolina ? ou será gasóleo ?

  20. Avatar de AJ
    AJ

    Em 2020 vamos ter comparativos de “motores elétricos universais”? Em Portugal alguém usa destes?
    https://www.acpropulsion.com/index.php/product-service/drive-system

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Carro elétrico: a grande mentira do século XXI

    1. Avatar de TF
      TF

      Exacto, eles já vêm do século passado.

  22. Avatar de AJ
    AJ

    Será mentira a possibilidade de converter um Peugeot 208 com o motor a gasolina gripado, num GT elétrico, a partir de outro carro estampado?

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      1- O Peugeot 208 não é, nem nunca será um GT

      2- O outro “carro estampado” serviria para quê, neste caso?

      1. Avatar de AJ
        AJ

        1) Seja então só “GTe”.
        2) P/ aproveitar pelo menos os (módulos) da bateria motriz.
        3) Procura-se “Rent a refurbished car”.

        1. Avatar de Pedro Ribeiro
          Pedro Ribeiro

          A menos que o “outro carro estampado” seja eléctrico, não existe “bateria motriz”…

          1. Avatar de AJ
            AJ

            Certo! Se o “estampado elétrico” for um Peugeot 208, fica mais fácil converter o 208 a gasolina.
            Há alguém a fazer aluguer de carros com mais de 5 anos, eventualmente já reconstruídos?

  23. Avatar de Carlos Vargas
    Carlos Vargas

    Matérias show

  24. Avatar de José Parrilha
    José Parrilha

    Ainda esquecem outro problema nos elétricos se num dia muito frio estamos horas num autoestrada ou outro sítio, lá se vai a bateria no aquecimento.

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Nuns vai a bateria, noutros a gasolina. Noutros ainda,o gasóleo? Qual é a diferença?

    2. Avatar de AJ
      AJ

      É melhor ter uma garagem, ou pelo menos o carro pré -aquecer ligado à tomada.
      Nada impede de o carro elétrico ter um aquecedor a (bio)combustível. Alguém sabe se aqueles que equipam o Lupo 3L são bons?

  25. Avatar de Adriano Augusto Andrejeski
    Adriano Augusto Andrejeski

    Olá tudo bem!
    Só pergunta?
    Veículos Elétricos que Valor dinheiro.
    Sou carro Corsa Wind motor sempre.

  26. Avatar de José Parrilha
    José Parrilha

    Ainda esquecem outro problema nos elétricos se num dia muito frio estamos horas num autoestrada ou outro sítio, lá se vai a bateria no aquecimento.

    1. Avatar de TF
      TF

      Então ? essa é nova. Nos outros não é a mesma coisa ?

    2. Avatar de TF
      TF

      Então ? essa é nova. Nos outros não é a mesma coisa ?

    3. Avatar de FT
      FT

      A bateria de um eléctrico dura dias a aquecer o habitáculo.

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Dura dias, ou aguenta-se dias?
        Parece que está a dizer que precisa de ter o aquecimento ligado vários dias para que o interior do carro finalmente aqueça…

        1. Avatar de FT
          FT

          Não, penso que o que José disse é que a bateria dura pouco quando o aquecimento está ligado, o que é errado, o aquecimento nos eléctricos é feito por PTC, forma mais eficiência de aquecimento, pode estar dias a aquecer o habitáculo que a carga dura alguns dias, até semanas.

  27. Avatar de Clauder Silva
    Clauder Silva

    Nos carros se põe até motores de empilhadeiras elétricas, esses motores devem custar em torno de uns 40/50 euros aproximadamente, usados e muito bons, o problema nem é esse e sim as benditas baterias, as convencionais não aguentam muito, tem de ser as de Lítio, mas preparem os bolsos meus queridos são vaaaarios euros kkkkkkk

  28. Avatar de J .f rava
    J .f rava

    Elétrico ou híbrido? Eu estive pensando nos somos bobos o carro tem um motor elétrico ele não precisa de uma grande bateria pois quando anda ele pode gerar energia com movimento é de graça não sustenta ninguém , mas já tem esse projeto mais ganância não deixa.

    1. Avatar de TF
      TF

      Porque não pega nessa ideia e mete a em prática? Já pensou que podia ficar em pouco tempo, um carro eléctrico que não precisa de carregar!

      Não pode ser não é?

    2. Avatar de AJ
      AJ

      Talvez para si o melhor seja reconstruir um Toyota Prius, transformando-o num híbrido plug-in, com módulos de lítio recuperados de um carro elétrico.

  29. Avatar de Paulo Sérgio
    Paulo Sérgio

    Vcs acham que o governo vai dx barato .chegar carros elétrico e quebrar a Petrobrás?lógico que não vejam o caso da energia solar o que vai acontecer.o mesmo será com carro elétrico.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      A Petrobrás pode tomar outros vetores energéticos. Bio-óleo, hidrogénio… o Brasil está cheio de recursos naturais. Hajam recursos humanos para os gerir sustentavelmente.

  30. Avatar de Bruno Letra
    Bruno Letra

    Só não estou a perceber um promenor, os carros elétricos que conheço são de caixa automática….
    É possível haver carros elétricos com caixa manual?
    É que se não for possível, tem também de mudar a caixa de velocidades, porque a maioria dos carros em Portugal são de caixa manual….

    1. Avatar de TF
      TF

      Os eléctricos não têm caixa automática nem manual, têm apenas uma redução, nas conversões o que se faz é manter a caixa por ter o diferencial incorporado, quem quiser manter o seletor de velocidades mantém, mas normalmente bloqueia se numa segunda ou numa velocidade que combine com a rotação do motor escolhido.

    2. Avatar de AJ
      AJ

      Os que eu conheço só têm uma relação de transmissão. O motor elétrico inverte a rotação p/ a marcha atrás.
      Nas conversões, é vulgar manter a 2.a velocidade. Mas parece que o futuro trará BEVs com caixa de velocidades:
      https://www.google.com/amp/s/cleantechnica.com/2019/07/22/ev-transmissions-are-coming-and-its-a-good-thing/amp/

      1. Avatar de TF
        TF

        Não acredito nisso, no máximo caixa robotizada com 2 ou 3 velocidade no maximo para poder usar motores mais fracos, a razão é simples, o ser humano não sabe usar a caixa de velocidades, daí se queixarem que os carros nunca fazem as médias que os fabricantes anunciam, isso num eléctrico é ainda mais problemático, porque aquilo que se quer é eficiência, com um humano a controlar uma caixa nunca haverá eficiência….

        1. Avatar de AJ
          AJ

          Concordo consigo: caixas de 2, no máximo 3 relações. O TF faz conversão de veículos?

          1. Avatar de TF
            TF

            Sim, trabalho em veículos eléctricos numa empresa que também faz conversões.

          2. Avatar de AJ
            AJ

            Da minha parte, não se iniba em escrever qual é a empresa. Procuro alternativas à Nissan e-NV200, essencialmente p/ fazer transporte escolar. Estou mais interessado em aluguer operacional, do que na aquisição. Obrigado, Alexandre Júlio.

          3. Avatar de TF
            TF

            A empresa é a Evolution SBC, temos alguns projectos interessantes de conversão, uma mercedes Vito para tours em Lisboa, um UMM , um Mini da década de 70, entre outros.

  31. Avatar de Bruno Letra
    Bruno Letra

    Só não estou a perceber um promenor, os carros elétricos que conheço são de caixa automática….
    É possível haver carros elétricos com caixa manual?
    É que se não for possível, tem também de mudar a caixa de velocidades, porque a maioria dos carros em Portugal são de caixa manual….

    1. Avatar de TF
      TF

      Já foi respondido, os eléctricos não têm caixa automática nem manual, têm apenas uma redução, nas conversões o que se faz é manter a caixa por ter o diferencial incorporado, quem quiser manter o seletor de velocidades mantém, mas normalmente bloqueia se numa segunda ou numa velocidade que combine com a rotação do motor escolhido.

  32. Avatar de Henrique Kugler Neto
    Henrique Kugler Neto

    Senhores do mundo, os cartéis do petróleo estão com os dias contados, me disse um herdeiro da família Saudita que manda no planeta. Elon Musk está vendendo o Tesla S para entregar num prazo de 5 anos, isso mesmo, 5 anos…e a fila está imensa. A maravilha tem autonomia de 800 km por enquanto, mas breve, passará para 1200km.
    Uma maravilha. Para atender a absurda demanda, fez acordo com os chineses e, em troca de uma violenta redução de impostos, está montando a maior fábrica de automóveis do mundo, para atender os 335.000.000 de americanos, isto em tese é claro, por que nos EEUU, o índice de veículos por habitante, é de 2,7. Em outras palavras, cada americano possue, hoje, 2,7 veículos… Será que o carro elétrico puro deu certo?
    Todos que escreveram anteriormente e fizeram comentários na contramão desta história, não sabem nem onde estão parados…
    Vamos subir no trem do futuro pessoal?
    Vamos “obrigar estes governos corruptos” a reduzirem os impostos do carro elétrico para 5% . E até é o caminho pessoal, esse é o caminho. Estados, municípios e países, mandem pra casa 80% dos seus funcionários, já é muita gente os 20% que restarem… consrstei esta imbecilidade nas viagens que já fiz pelo mundo…Noruega, Dinamarca, Suécia, Áustria, Suíça, Alemanha, Canadá e outros poucos, já fizeram isso , faz tempo…
    Henrique Kugler Neto, Curitiba-Brazil.
    P.S. o príncipe saudita bravejou num árabe carregado: já ofereci sociedade e um capital infinito para o Sr. Musk, mas êle nem sequer respondeu, mandei emissário dzer que êle continuarua com 49% do negócio…não me respondeu…

  33. Avatar de Johnny André
    Johnny André

    Tudo muito bom muito lindo já fico imaginando os proprietários levando seus carros nas oficinas para fazer a conversão chamando o elétrica para instalar a estação de carga em suas casas gente empreendendo criando postos de recarga para veículos elétricos com abastecimento por painéis solares. Mas só meus netos viveram isto contando que já estou com 33 anos.

    1. Avatar de TF
      TF

      Não sei porquê, a minha garagem já são só tem um a diesel, que raramente é usado, nem um deposito por ano gasta, os restantes 4 são electricos.

  34. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Só quero saber se um dia poderei colocar um motor elétrico de respeito no meu Fusion de primeira geração (2008).

    1. Avatar de TF
      TF

      O que é um motor electrico de respeito?

  35. Avatar de Marcos Magoga
    Marcos Magoga

    108 cavalos num elétrico é até demais, pois os motores elétricos tem uma eficiência de 94% ou mais, enquanto que nos motores a combustão a eficiência é de no máximo 40%. Assim um motor elétrico de 50 cavalos é equivalente a um motor de 140 cavalos a combustão.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Isso seria correcto se a potência de 1 motor de combustão interna fosse medida pelo combústivel queimado. A potência que os fabricantes nos dizem é medida á saida da cambota.
      A vantágem dos motores eléctricos é que conseguem fornecer 1 potencia superior a baixas rotações por terem 1 binário constante.

  36. Avatar de jose
    jose

    E as baterias?

    1. Avatar de Zezinho
      Zezinho

      vão num atrelado.

  37. Avatar de Filipe Esteves
    Filipe Esteves

    Andem a pé mas é. É económico e faz bem à saúde.

  38. Avatar de Joao
    Joao

    Hoje em dia, o custo da bateria representa +/- 50% do preço final de um carro electrico no stand. Motores universão são interessantes para os fabricantes mais pequenos. Os fabricantes maiores preferem soluções desenvolvidas á sua medida e necessidades de espaço

  39. Avatar de Jorge de Oliveira
    Jorge de Oliveira

    Como fazer para adquirir um motor desse

    1. Avatar de Jorge de Oliveira
      Jorge de Oliveira

      Gostaria de colocar em um carro puma vem

  40. Avatar de Arthur Gomes
    Arthur Gomes

    Alguma atualização para essa matéria? A previsão de início das vendas seria para Junho/2020. Já está disponível?

  41. Avatar de Hugo Sá
    Hugo Sá

    E óbvio que não se gasta só 1000 numa conversão mas o que se poupa em combustível…

  42. Avatar de Iara Soares
    Iara Soares

    boa tarde, tenho um fuca 1971. Quero saber se teem condico~es e se é possível um motor elétrico?

  43. Avatar de Rui
    Rui

    Txii as montadoras não vão concordar com isso.. Muitas delas até vao dizer que é melhor comprar novo.. Ou nas inspecoes vão reprovar até comprar um novo 0 km

  44. Avatar de Carlos J.
    Carlos J.

    O problema aqui, e no nosso caso mais concretamente, é a burocracia, a imensidão de tempo e o custo da legalização de um projeto destes. Já houve casos em que por via destes factores, o projecto tornou-se demasiado oneroso e inviável para vingar. Agradeçam ao estado português, privilegiar os interesses das marcas automóveis em relação à relação sustentabilidade do ambiente. Sem dúvida que haveria metade dos carros no ferro velho.