Centro de dados da Amazon vai ser alimentado com energia nuclear

13 Comentários

O consumo de energia é silencioso, quando o tema é o avanço tecnológico. Porém, as empresas estão cientes dos números e, por isso, procuram alternativas aos (ainda maioritários) combustíveis fósseis. No sentido de “esverdear” a sua pegada, a Amazon vai alimentar o seu centro de dados com energia proveniente de uma central nuclear.

Energia nuclear

A Amazon Web Services (AWS) é a plataforma de computação em nuvem da gigante do comércio eletrónico, liderando o fornecimento de serviços de cloud para empresas, startups e até mesmo agências públicas em todo o mundo. No último trimestre de 2023, a sua magnitude traduziu-se em vendas, que representaram 24 mil milhões de dólares das receitas.

O grande volume de serviços baseados na nuvem aumentou tanto que os centros de dados consomem, agora, 1% da eletricidade produzida em todo o mundo. A maioria desta energia provém de combustíveis fósseis, aumentando as emissões de carbono associadas às operações de fornecedores como a AWS, a Google e a Microsoft.

Centro de dados

Segundo o The Wall Street Journal, estimativas sugerem que a procura de energia para alimentar os centros de dados pode aumentar em 50% nos próximos três anos devido à adoção de Inteligência Artificial.

Conscientes do problema que as suas operações representam, as empresas têm procurado alternativas energéticas. De entre as opções, destaca-se a energia nuclear.

 

Amazon quer “esverdear” as suas operações

O plano da Amazon passa por assegurar que, até 2025, 100% das suas operações serão alimentadas por energia limpa. Assim sendo, e depois de ter comprado 8,8 gigawatts (GW) de energia renovável no ano passado, a empresa assume a posição de maior comprador de energias renováveis.

Agora, em mais um passo, a Amazon está a explorar a energia nuclear para alimentar o seu centro de dados. O Cumulus foi inaugurado em 2023 e consome, atualmente, 48 megawatts (MW) de energia.

A instalação está espalhada por um terreno com cerca de 480 hectares, e a empresa que a ergueu, a Talen Energy, tinha planos de aumentá-la para uma instalação de 475 MW.

Para complementar os nossos projetos de energia eólica e solar, que dependem das condições climatéricas para gerar energia, estamos também a explorar novas inovações e tecnologias e a investir noutras fontes de energia limpa e sem carbono.

Este acordo com a Talen Energy para energia livre de carbono é um projeto nesse esforço.

Disse um porta-voz da Amazon ao Inc., num comunicado.

Amazon

Agora que a AWS é a proprietária do centro de dados, num investimento que lhe custou 650 milhões de dólares, a capacidade poderá crescer ainda mais, conforme avançado pelo The Register.

O centro de dados Cumulus está localizado ao lado da central nuclear Susquehanna (Pensilvânia), de 2,5 GW, que pertence e é operada pela empresa de serviços públicos.

Nos termos deste acordo, a recém-adquirida instalação da AWS comprará diretamente energia à central nuclear vizinha, em vez de à rede. No futuro, a Amazon pode aumentar a sua procura de energia para 960 MW.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Daquela energia verdinha que a senhora Ursula von der Leyen adora.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Tb adora o gás, não sei pq.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Continua a ser das energias mais impas que há só tenha pena de portugal nunca ter apostado nela mas pronto a mentalidade portuguesa é demasiado fraca para isto

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      É limpa é. A gente sabe q os resíduos são mto limpinhos.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não são limpos mas também não poluem
        one more thing, gen IV

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Radioativos não tem nada a ver com limpinho ou não, são limpinhos simplesmente ainda possuem muita radiação por isso é que são armazenadas em locais onde o risco de exposição é 0 até a radiação ir decaindo

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Yá no fundo do mar em contentores discretamente atirados borda fora em alto mar.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vitrificação

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Concordo é limpinho, tens o meu apoio se instalarem a central por baixo do parlamento se os políticos não acharem problema siga com isso.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Eu lembro-me bem da polemica com a nuclear da almaraz que era muito próxima da nossa fronteira bla bla bla entretanto já la está a produzir energia há mais de 40 anos com 0 problemas de segurança e nós os tugas burros a olhar para eles podem construir à vontade onde quiserem que não vai dar problemas nenhuns

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Já bebemos uma quanta água contaminada à conta dessa central.
          https ://www.publico.pt/2017/02/04/sociedade/noticia/almaraz-sentese-nas-aguas-do-tejo-1760790

          A saúde do rio e a segurança das actuais e futuras gerações estão em jogo até pq essa central já passou de prazo há pelo menos 10 anos.
          Este tipo assuntos raramente transborda para o conhecimento público. Só sabemos que o amigo A ou B que até tinha um estilo de vida e uma alimentação super saudável de repente ficou doente e morreu em pouco tempo. Culpa-se imensas coisas inclusive as vacinas. Mas ng se lembra do que está mesmo à nossa porta a despejar no rio resíduos e cujos impactos tendem sempre a ser a abafados.

  3. Avatar de Fred
    Fred

    Afinal há alguém que usa a cabeça para pensar!

  4. Avatar de Mapril
    Mapril

    A central nuclear vendia para a rede, agora vende directamente à Google. A Google ficou mais verde, o resto do mundo ficou menos verde. É um jogo de soma zero.