Catalisadores: PSP caça 6 pessoas e apreende meio milhão de euros

16 Comentários

Portugal tem vindo a assistir a um aumento de furtos de catalisadores e contadores. O objetivo dos ladrões é obter metais preciosos e semipreciosos como cobre, platina, paládio ou ródio.

A PSP apreendeu recentemente meio milhão de euros a 6 suspeitos.

Catalisadores: PSP caça 6 pessoas e apreende meio milhão de euros


Empresa exportavam toneladas de catalisadores triturados

Seis pessoas foram detidas e mais de meio milhão de euros apreendidos numa mega operação de combate ao furto e recetação de catalisadores nos distritos de Lisboa e Setúbal, informou esta sexta-feira o Comando Metropolitano de Lisboa da , segundo revela o JN.

De acordo com o comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, a investigação que foi realizada possibilitou…

indiciar um grupo de suspeitos que se dedicava ao furto e à recetação de catalisadores furtados e que constituía um nível de recetação intermédia e final, uma vez que os catalisadores furtados eram entregues em empresas responsáveis pelo processamento e venda dos metais preciosos que compõem este tipo de componente automóvel

Segundo a PSP, essas empresas “recebiam catalisadores furtados de diversos locais do país e, após o devido processamento, exportavam toneladas de catalisadores já triturados, obtendo assim lucros avultados de quantias monetárias”.

Catalisadores: PSP caça 6 pessoas e apreende meio milhão de euros

Em causa estavam factos suscetíveis de configurar os crimes de associação criminosa, furto qualificado, recetação, fraude fiscal, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

Seis homens, entre os 23 e os 43 anos, incluindo um responsável de uma das empresas visada na investigação, foram detidos e a PSP apreendeu ainda perto de meio milhão de euros em dinheiro, material, armas e munições.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    E eu a querer vender o velho catalisador do meu carro e não encontro sucateiro que queira ficar com ele…

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Grande praga!

    1. Avatar de RC
      RC

      Realmente, estes carros que usam metais raros e caríssimos deviam ser postos de lado. LOOOOOL

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O que vale é que a quantidade é residual. Ao contrário dos BEVs que os aplica à razão de meia tonelada por unidade!
        Mas não deixa de ser o transtorno enorme para quem é filado!

        1. Avatar de Rc
          Rc

          Então quais os minerais raros que os ve levam as toneladas?

          1. Avatar de Rc
            Rc

            Vou já vender a minha bateria de valem assim tanto. Looooool

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pode vender mas vai ganhar pouco ou nada.
            Por agora o níquel, cobalto e lítio provenientes do mercado de 2ª mão vale pouco ou nada. Se calhar nem paga o trabalho e a complicação para os extrair de uma bateria velha

            Já o ouro e a platina presente nestes catalisadores…é outra conversa, como deve calcular.

          3. Avatar de Rc
            Rc

            Será ? Então porque me deram 1.9 euros o kilo pelas que enviei de uma Mota velha para reciclagem ?

            E sim, eram de lítio, LFP.

            Devo calcular sim, porque é uma atividade já com muitos anos, há 10 anos atrás também não davam nada pelas baterias de chumbo, hoje valem 70 cêntimos o kilo e já estiveram a mais de 1 euro.

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ainda há minutos li num artigo que o pó dos catalisadores vale mais que cocaína.Mas como é possível ?? É assim tão caro ?? 😐

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Catalisadores tem metais Raros, e são caros, um catalisador de carro híbrido pode ir de 1200 a2000€

    1. Avatar de Ms
      Ms

      E quanto vale um catalizador de um fiat punto de 95?
      Eu tenho 1 punto e 1 corsa para abater. O centro de abate so me da 70€ por cada carroncompleto, se não tiverem bateria so dao 50€

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Vende as peças do carros. Depois abates o chassis. O problema é os gajos que te querem depois cobrar o reboque e dizem que não dão nada pelo carro…
        Ok, então tu poes lá o carro e nao pagas nada para abater o chassis porque as peças já as tiraste todas.

        1. Avatar de Ms
          Ms

          É boa ideia mas depois tenho que pagar a um reboque para ir la levar o carro.

  5. Avatar de guedes
    guedes

    Mais valia não serem obrigatórios . Obrigam um tipo a ir a inspecções que façam vista grossa.

  6. Avatar de Paulo Cruz
    Paulo Cruz

    “Meninos”! A vice-presidente da UE “só” tinha em casa dela e do pai 1.5 milhões de euros em notas… E nem precisou de rebarbadora.