Carta por pontos já teve impacto em cerca de um milhão de condutores

7 Comentários

Quando se tira a carta de condução são atribuídos 12 pontos iniciais. O sistema de Carta por Pontos penaliza as infrações na estrada e recompensa as boas práticas de condução. Em Portugal a carta por pontos já puniu um milhão de condutores.

Carta por pontos já afetou cerca de um milhão de condutores


Carta por Pontos: Mais de 3.600 condutores perderam todos os pontos

Desde a implementação do sistema da Carta por Pontos em Portugal, a 1 de junho de 2016, quase um milhão de condutores já foram penalizados com a perda de pontos na carta de condução.

No último ano, registou-se um aumento de 14% nas penalizações, com 121 mil condutores a perderem pontos, revela a ANSR.

Atualmente, mais de 3.600 condutores perderam todos os pontos, resultando na cassação da carta de condução e na proibição de conduzir por dois anos. Para recuperar a carta, é necessário realizar novamente os exames de código e de condução.

Carta por pontos já afetou cerca de um milhão de condutores

O sistema atribui inicialmente 12 pontos a cada condutor. Infrações graves resultam na perda de dois pontos, infrações muito graves em quatro pontos, e crimes rodoviários podem levar à subtração de seis pontos.

Por outro lado, se o condutor não cometer infrações durante três anos, pode recuperar pontos até um máximo de 15.

Para consultar o saldo de pontos da sua carta de condução ou obter mais informações, pode aceder ao Portal das Contraordenações Rodoviárias da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) ou o Balcão do Condutor no ePortugal.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Atenção ao título: “Impacro”

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado pelo reparo.

  2. Avatar de Ifm
    Ifm

    Não percebo uma coisa no portal das contratações diz lá pontos:15 (18)

    Realmente o máximo é 15, mas porque aparece também lá o 18??
    Para dizer que nunca fui multado na vida?

    Aliás já fui multado prescreveu mas está lá no portal desde 2020 a dizer em fase de instrução.
    E tem lá a opção de pagar ainda activa.

    Não percebo nada disto… Mas normal também nos sites do governo.
    Sempre uma confusão para procurar qualquer coisa, nada intuitivo.

    O importante é mudar o símbolo do estado para ter mais inclusivo.

    Só eu é que não me sinto inclusivo, tem 10 sites diferentes, cada um deles parece que foi feito tudo ao monte e parece um labirinto.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      É o que dá contratar estagiarios de fim de curso e que depois não entram nos quadros.
      /s

    2. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Amadorismo. Um dos grandes problemas do nosso país.

  3. Avatar de Malaquias
    Malaquias

    Tratam os pontos como se fosse segredo de estado …a dificuldade que é,saber quantos pontos se tem …tristeza …depois são os radares escondidos para apanhar o desgraçado do sujeito passivo,pagante sem bufar senão paga mais.

  4. Avatar de Max
    Max

    Há anos que o Portal das Contraordenações (Portal da ANSR) deixou de ter os meus pontos e contraordenações. O Balcão do Condutor (gov.pt) tem tudo certo.
    (Não cliquem em “Aceder ao Balcão do Condutor” na imagem, mas sim no botão a azul mais abaixo)
    https://www2.gov.pt/balcao-do-condutor