Carta de Condução: Conheça as 12 infrações que tiram mais pontos

17 Comentários

A Carta de Condução por Pontos entrou em vigor em junho de 2016. As mudanças foram significativas, sendo que a cada condutor foram atribuídos 12 pontos.  Saiba quais as infrações que tiram mais pontos na carta de condução.

Carta de Condução: Conheça as 12 infrações que tiram mais pontos


O ACP publicou recentemente um artigo muito interessante sobre as 12 infrações que tiram mais pontos na carta de condução. Saber o número total de pontos na carta de condução é um processo simples. Para começar devem aceder ao Portal das Contraordenações e depois carregar em Portal Contraordenações – saber mais aqui.

12 infrações que tiram mais pontos na Carta de Condução

#1 – Condução sob a influência de álcool

  • Dependendo da taxa de alcoolemia registada, o condutor pode perder entre 3 e 6 pontos ficar sujeito a sanções adicionais, como multas e suspensão da carta.

#2 – Condução sob a influência de substâncias psicotrópicas

  • Trata-se de uma infração muito grave que resulta na perda de 5 pontos na carta de condução

#3 – Não parar num sinal stop

  • Trata-se de uma infração muito grave que pode resultar na perda de 4 pontos na carta de condução.

#4 – Não respeitar um semáforo vermelho

  • Trata-se também de uma infração muito grave que pode resultar na perda de 4 pontos na carta de condução, entre outras penalizações

#5 – Circular em sentido proibido

  • Por colocar em risco a segurança de todos, resulta na perda de 4 pontos na carta de condução.

#6 – Estacionar na passadeira

  • Resulta na perda de 2 pontos na carta de condução, além de multa associada.

#7 – Conduzir nas bermas de uma autoestrada

  • Trata-se de contraordenações muito graves, com perda de 4 pontos.

#8 – Excesso de velocidade

  • A quantidade de pontos retirados varia de acordo com a velocidade em excesso, e situa-se entre os 2 e os 5 pontos.

#9 – Pisar o traço contínuo

  • Pode ocorrer durante uma ultrapassagem ou em manobras perigosas e resulta na perda de 4 pontos na carta de condução.

#10 – Utilização do telemóvel durante a condução

  • Resulta na perda de 3 pontos na carta de condução.

#11 – Não utilização do cinto de segurança

  • É uma infração que leva à perda de 2 pontos na carta. Só tira pontos (2 porque é contra ordenação grave) se transportar passageiros menores ou inimputáveis sem que estes façam uso dos acessórios de segurança rodoviária (cintos e/ou sistemas de retenção)

#12 – Conduzir sem seguro

  • Conduzir sem seguro é considerada uma contraordenação grave com perda de 2 pontos na carta de condução.

A carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública. O IMT é a entidade competente para a emissão das cartas de condução. 

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Deivid Araujo
    Deivid Araujo

    Temos ai 3 que se houver fiscalização, o governo enche os bolsos em menos de 1 mês
    Estacionar na passadeira
    Excesso de velocidade
    Utilização do telemóvel durante a condução

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Se apanhassem o pessoal a conduzir na via do meio, em 30 dias tínhamos superavit.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Nem mais.

      2. Avatar de Ifm
        Ifm

        No IC 19 é mato, há malta que é ultrapassada pela esquerda e pela direita em simultâneo e mesmo assim vão feitos burro na faixa do meio.
        Acho que nem eles sabem bem porque.
        Mas depois para sair se for preciso passam o traço contínuo para a faixa da direita e saem, sem olhar.
        Já ia levando com uma Amélia dessas, tive de ir para a berma para não bater!
        Desculpa ” há não vi” é sempre essa.
        Como não viu o traço contínuo nem o espelho, devem pensar que o espelho é para maquilhagem o pisca para estacionar mal, e a risca continua para estética da estrada.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Só estas a ultrapassar se voltares para a via do meio…

      3. Avatar de Joca
        Joca

        A obrigação de circular pela via da direita sempre esteve no Código da Estrada (artigo 13°).
        Mas até 2015 não havia sanção, a polícia não podia fazer nada. Em 2015 passou a haver multa, entre 60 e 300 euros.
        Em tempos saíram notícias de que a ANSR considerava que viajar na via do meio era uma infração muito grave – o que implicava, além da multa, a perda de 4 pontos na carta.
        Não digo no IC 19 onde em certos troços não se sabe bem se circular na via da direita é a opção mais correta, tantas são as entradas e saídas a pouca distância (enquanto nas autoestradas, geralmente são de 15 em 15 km). Mas é certo que panhonhas na faixa do meio, que não acompanham a velocidade do tráfego são mato.
        Mas eu distingo as autoestradas, em que muitos circulam kms e kms na via do meio com a direita livre. Perder 4 pontos na carta era educativo e aumentava muito a segurança rodoviária.

        1. Avatar de John
          John

          Eu apanho diariamente no IC27 malta a ir na faixa da esquerda só porque sim! A culpa é da outra faixa que se “desvia”… Só pode!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A mim não me apanham em nenhum desses, não que não os faça, só não me apanham, já stops, sinais vermelhos e traços contínuos é como se não existissem.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        És o maior da tua terra.

      2. Avatar de cK
        cK

        Há cada artista messe pplware…
        Até dói

      3. Avatar de Profeta
        Profeta

        Dizes isso com uma naturalidade que quem te le ate acha normal essas coisas e nao se passa nada. Depois temos os copioes desses exemplos. Ou entao estas no gozo e ninguem percebeu.

      4. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        Vais fazer até ao dia em que estás no sítio errado à hora errada !

  2. Avatar de Joca
    Joca

    O Código da Estrada atualizado: https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2013-116041830
    – Contraordenações graves (artigo 145º) – perda de 2 ou 3 pontos
    – Contraordenações muitos graves (artigo 146.º) – perda de 4 ou 5 pontos
    – Crime rodoviário – perda de 6 pontos
    O artigo 148º especifica os casos de perda de 3 e de 5 pontos.

    1. Avatar de John
      John

      Crime rodoviário devia ser punível com perda da carta e ter que a tirar ao fim de alguns anos!

      1. Avatar de Joca
        Joca

        É cumulativo, quando o tribunal condena à pena acessória de proibição de conduzir são retirados os 6 pontos.

  3. Avatar de PN
    PN

    Acho pouco 3 pontos para quem conduz a usar o telemóvel, 6 pontinhos fora ajudariam muita gente a perder o vício, à segunda que fossem apanhados carta fora.

  4. Avatar de Mario
    Mario

    Devia se aplicar também a todos aqueles que conduzam na faixa do meio.