Carros elétricos têm maior probabilidade de acidentes! Porquê?

104 Comentários

Quem anda nas estradas está sempre sujeito a acidentes. Alguns por conta própria, mas outros por causa de terceiros. Num estudo recente, chegou-se à conclusão que os carros elétricos têm maior probabilidade de acidentes. Saiba porquê!

Carros elétricos têm maior probabilidade de acidentes! Porquê?


Carros elétricos: aceleração, som e peso…

Na literacia associada ao segmento automóvel há uma ideia de que os veículos elétricos são veículos bastante seguros… e é verdade (pelo menos alguns, como é o caso da Tesla). No entanto, há agora novos dados que revelam que carros elétricos têm maior probabilidade de acidentes.

Segundo o estudo da Fidelidade, entre as várias razões, está aceleração mais brusca dos carros elétricos que, muitas vezes, causa maior dificuldade no controlo aos condutores (especialmente dos novos).

Voltando à questão da aceleração. Os motores elétricos são bastante potentes e isso nota-se bastante na aceleração. Por exemplo, um Tesla Model 3 Long Range demora 4,1 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Carros elétricos têm maior probabilidade de acidentes! Porquê?

Os veículos elétricos e híbridos têm taxas de sinistralidade superiores em cerca de 50% e 25%, respetivamente, quando comparados com os veículos a combustão. Revela o estudo também que o facto de os carros elétricos serem mais pesados (podem ser mais 35% face aos veículos a combustão), acabam por causar mais danos em situações de colisão.

Também causam mais atropelamentos, por serem mais silenciosos. De referir que tais conclusões são idênticas ao estudo da Hertz, publicado em janeiro deste ano.

Em resumo, os carros elétricos são seguros como os movidos a combustíveis. No entanto, há algumas variáveis que têm contribuído para um aumento de acidentes. Não são propriamente problemas dos carros em si, bem pelo contrário. São, sim, características que requerem certamente novos hábitos de condução.

Comentários

104

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O problema são os jovens, todos nós com mais idade já passamos por essa fase, nos meus 18 anos se eu tivesse um carro que fizesse 0-100 em 3 segundos era quase certo que ia dar merd@. 🙂
    Hoje em dia muitas jovens têm acesso a estes carros e pronto basta um descuido.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      O maior problema é a falta de noção e civismo. Hoje é rara a pessoa que faz pisca ou faz depois de virar.
      Toda a gente se mete à maluca sem sinalizar.
      Pior que a velocidade é não se respeitar as regras e não se saber o que o outro vai fazer.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Subscrevo 😉

  2. Avatar de troti
    troti

    trotinetes é que são um perigo constante…

    1. Avatar de Hugo+Nabais
      Hugo+Nabais

      Não têm piscas, muitas não têm luzes de travões mas é vê-las a andar ai pelo meio das estradas e ninguém faz nada. Muitas delas a bem mais do que 25km/h! Ainda este fim de semana ia na marginal a 50km/h e fui ultrapassado por uma. Na semana passada ia de mota a cumprir limite de velocidade e fui ultrapassado por outra.
      Sempre houve bastantes critérios aos veículos que podem circular nas estradas (luzes, piscas, dispositions de segurança, seguros, capacetes, inspeções etc etc)e de repende parece que estamos no far west!

    2. Avatar de IMF
      IMF

      As trotinetes são um perigo para quem??
      Para quem as conduz, é a mesmo coisa que as biclas….

      O problema é o SUVs que agora viraram moda, da demasiada confiança ao condutor.
      Da uma falsa segurança, e confiança para fazer porcaria, porque pensam que são os reis da estrada.

      E como é um carro mais alto da uma menor sensação de velocidade, quanto mais alto está o condutor da estrada menor é a sensação de velocidade.
      E mais instabilidade tem o carro.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “As trotinetes são um perigo para quem??
        Para quem as conduz, é a mesmo coisa que as biclas….”
        Várias são as cidades q, por questões de segurança relacionadas com as baterias, já proibiram a circulação de trotinetes e bicicletas elektras.

        1. Avatar de JL
          JL

          Baterias ? Então inventou mais uma ?

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Tenho um amigo que comprou um Fiat 500E, a um senhor de 70 anos e no dia que o foi buscar o senhor ao retirar o carro da garagem atrapalhou-se e esbardalhou o carro todo, por isso mesmo, grande arranque.
    O meu colega ainda está a espera que o carro esteja pronto uma vez que o anterior dono tem seguro contra todos os riscos o carro ainda está na Fiat.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      ” …e esbardalhou o carro todo, por isso mesmo, grande arranque”
      Esse carro até é um bocado a atirar para o pastelão. 10s 0-100.
      Certamente que as causas foram outras. Inclino-me mais para as (des)ajudas à condução.

      1. Avatar de JL
        JL

        Já experimentei um e tem um grande arranque até aos 60 kmh, depois fica mais pastelão.

        E como já é normal, nunca acerta nos números, é 9.5 s 0-100 para o mais fraco, e 9s para a versão de 87kw.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          9.5 é 10 se correr bem.
          Há uma coisa q invalida qq excesso de potência em qq carro, normalmente está debaixo do pé direito e existe para ser doseado em função do meio envolvente. Ng vai dar prego a fundo a sair de uma garagem a não ser que não saiba o que está a fazer. Não me parece que seja o caso daquele sr. de 70 anos.
          Agora exemplos de carros com vontade própria são aos pontapés, pelo que me inclino para essa característica de certos carros:
          https://youtu.be/9nATIwLvVZo?si=9E2Lf74-qJuYqscf

          1. Avatar de JL
            JL

            Porque é que havia de ser 10 e não 9 ? É que bem parte deles faz melhor que o anunciado.

            Ninguém ? Basta estar habituado a carros que se carrega no acelerador e não acontece nada.

            De certos carros a combustão ? Que aceleram sozinhos ? É o que não falta é videos deles no youtube.

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Isso é tb um problema das pessoas que ficam sem embraiagem, pois até ali tinham a embraiagem que evitava muitos problemas. Eu sei nos primeiros dias que conduzi cx automática fiz algumas travagens a findo.

  4. Avatar de JL
    JL

    Malta habituada a carros onde pisavam o acelerador e nada acontecia…… Lol

    1. Avatar de To Zé
      To Zé

      Antes isso que ser um elétrico lento em autoestrada. Cada vez que faço autoestrada é só ver elétricos a 100kms/h

      1. Avatar de JL
        JL

        A sério ? Eu vejo o contrário, os a combustão lentos, alguns nem a 90 chegam e a empatar o trânsito.

        Já não deve fazer autoestradas há bastantes anos, saia do buraco.

        1. Avatar de We+R+DOOM
          We+R+DOOM

          HAHAHAHAHAHAH… aldrabão! não venhas com tangas!
          Teslas, sim grande maioria, alguns em excesso de velocidade!
          Agora Prius, ZOEs, Leafs, 500e, Springs… anda tudo a pisar ovos na estrada. Vá que vão na faixa mais à direita e assim não estorvam (muito).

          1. Avatar de JL
            JL

            Esses devem fazer o mesmo que os carros da categoria deles não ?

            Vá chamar aldrabão ao seu avó.

            De qualquer modo, são muito mais os estorvas a combustão que eléctricos.

            Tangas ? Mas tem a certeza que circula em autoestradas ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “O que é a segunda circular ?”
            Uma via em Lisboa cuja velocidade máxima é 80 na maioria do percurso e onde é normal apanhar Teslas a 50.

          3. Avatar de JL
            JL

            Só os Teslas é que andam a 50 ? Epá deviam tirar foto disso. Looool

            E audis ? Andam todos a 80 quando o transito está parado ? Loooool

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O trânsito não estava parado. Topei-o à entrada do Campo Grande, fiquei curioso do porquê de seguir tão devagar e fui atrás dele até à saída para o Fonte nova. Perdi a minha saída para o eixo N/S mas valeu a pena (apanhei depois o IP7 aqui para Loures que para mim é quase o mesmo), o que que me ri, devia de ir à rasquinha loooloool, pena ele não ter continuado para o IC19, suspeito que iria ter o prazer de o ver a encostar por falta de electrões, aí sim tirava umas pics eheheh.

          5. Avatar de JL
            JL

            Portanto arranjou a desculpa de um eléctrico para dizer que VOCÊ anda devagar e até mais que ele, tanto que até o perdeu.

            Bem que eu já tinha dito, que os a combustão não andam nada.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Perdi nada. O que é que ia fazer para o as ruas do Fonte-Nova?, com semáforos a cada cruzamento. Aí já não dava luta. Lindo teria sido ele ter seguido para o IC 19, já estava disposto a regressar pela CREL e tudo loool

          7. Avatar de JL
            JL

            Portanto a malta que tem eléctricos não pode passear como você, tem de andar a fundo.

            Enfim, não diga a ninguém que tem a idade que tem, porque de pensamento nem 40 anos a menos chega.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Convém que pelo menos adaptem a velocidade aos restantes utentes da via. Vai verificar que o trânsito flui muito melhor. Evita por exemplo aquele efeito onda resultante de diferentes velocidades que mesmo sem necessidade provoca engarrafamentos.

          9. Avatar de JL
            JL

            Quais ? Os a combustão ? Que andam a empatar o trânsito ?

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Empatar o trânsito?
            Deve estar a ver-se ao espelho.

          11. Avatar de JL
            JL

            Nop, já lhe disse várias vezes que andam.

        2. Avatar de Infinity
          Infinity

          Se calhar estas a confundir com a 2a circular.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O @JL anda a viver ums realidade paralela. Já confunde o comportamento de elektros com carros a combustão :
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwqs4XB7EmuiJbT2g

          2. Avatar de We+R+DOOM
            We+R+DOOM

            nop!

          3. Avatar de JL
            JL

            O que é a segunda circular ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Então esse é daqueles que só anda a descer, está a confirmar o que disse.

    2. Avatar de yaye
      yaye

      eu com um passat de 98 deixo muito carro elétrico no retrovisor na autoestrada, e olha que o carro já só vai até aos 140km/h ahaha

      1. Avatar de JL
        JL

        Só se enganou em 100 kmh.

  5. Avatar de Naodou
    Naodou

    Os carros eléctricos deviam estar sempre numa opção básica em que a velocidade de aceleração é reduzida electronicamente, Assim evitava se muitos acidentes.
    Não é porque o carro faz 3s que todos deviam ter um carro de 3s.

    1. Avatar de Luis+Henrique+Silva
      Luis+Henrique+Silva

      Alguns têm isso, pelo menos já vi um na internet que só tinha essa aceleração na opção sport

  6. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Mais um artigo para preparar o pessoal para um seguro “especial” para elétricos

    1. Avatar de rui
      rui

      Não tens seguro especial, mas sim com base na performance, um Tesla Model 3 é mais caro que um Peugeot 508 a diesel, mas o preço é equivalente a um BMW 320i…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os elektros elektros já pagam o dobro em certos mercados cujas seguradoras já abriram os olhos para a realidade . O lobby ainda tentou influenciar para que o custo extra fosse rateado pelas apólices de carros a combustão no entanto já não há como esconder:
        https://www.firstpost.com/world/evs-in-uk-may-become-unaffordable-as-insurance-premium-skyrockets-13650252.html

        1. Avatar de JL
          JL

          O que o seguro tem a ver com reparações ? Então quer dizer que você vai pagar mais seguro contra terceiros ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O q em a ver? Que raio de pergunta.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim, que tem a ver ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não leu o texto.
            De memória:
            -Reparações mais dispenndiosas.
            -Maior peso logo mais dano onde bate (no terceiro ou património alheio)
            -Maior desvalorização nos salvados.
            Etc
            Logo tem que pagar mais. Acho bem na medida em que o lobby tentou influenciar as seguradoras para que rateassem esses custos pelas apólices dos combustão que não têm nada a ver com assunto.

          4. Avatar de JL
            JL

            Quais reparações ?

            Então os carros mais pesados a combustão pagam mais seguro ?

            Os salvados também desvalorizam ? LOOOL

            Quem vai pagar mais ? todos não ? já que eu faço seguro para pagar os estragos que eventualmente provocar a outros.

            Qual lobby ? o maior deles todos ? o da combustão ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É a realidade. Paga e não bufa, aguente-se lol
            para além disso tb batem mais. São características que já não conseguem esconder por isso pagam o dobro.

          6. Avatar de JL
            JL

            Você paga mais ? eu continuo a pagar o mesmo, nem a 180 euros chega.

            Batem ? não é o parece, você em 3 anos bateu 5 ou mais vezes, há cerca de 7 anos que não tenho um único acidente.

            Portanto assim se vê quais batem mais.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que tem a ver o que pago ou deixo de pagar?
            O artigo é bem claro. Quem tem carro elektro paga dobro para ter seguro a comparar com um equivalente tradicional e a coisa tende a piorar

            Esse artigo não faz referência mas já há companhia a recusar segurar carros elektros.

            Essa a a realidade Conforme-se.

          8. Avatar de JL
            JL

            Mas não pagam o dobro em lado nenhum, nem o artigo fala em pagar o dobro.

            Então mas não sabe como funcionam os seguros ?

            Conformo-me com o que quê? De agora pagar menos seguro por ter um eléctrico ? Pelo menos é o que acontece cá.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “já que o custo de segurar estes carros de emissão zero subiu para o dobro dos modelos tradicionais de motores de combustão.”
            Está lá bem escarrapachado. Abra os olhos pá.

          10. Avatar de JL
            JL

            Custo de segurar ? Custo de quem ?

    2. Avatar de Frederico
      Frederico

      Concordo…

  7. Avatar de jorgerosa
    jorgerosa

    AInda bem que descobriram que eram os automóveis eléctricos! – E eu a pensar que era a estupidez humana, ao volante a comer, a ler, a fazer “likes”, a “dormir” e etc … ( agora, para mim até já é “normal” vêr os peões a atravessar passadeiras sempre a olhar para o “instagram” sem nunca olharem para o trânsito ! ) Um novo “progresso” na inteligência humana, digna da AI. – De facto humanos “multi-tarefas” com diversos “cores” a processar tudo ao mesmo tempo! Um fenómeno de mutantes à moda “Marvel” … O resultado ?… Pouco me importa, não é a mim que me dói, o “corpo (deles) é que paga”. – Só me custa depois, é vêr os outros envolvidos a terem transtornos e a perderem tempo, por causa desses “iluminados” …

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Concordo a 100%.
      Conduzo com frequência um elétrico e não noto diferença no tipo de condução.
      Só é pena que com tanta tecnologia os veículos ainda não sejam capazes de evitar bater em obstáculos. Um dos meus carros tem travagem de emergência e quando um obstáculo está a 100m é muito capaz de colocar o travão a fundo. Outras vezes a 1 metro do carro da frente nem o aviso sonoro emite. Das duad uma, ou estes sistemas são muito falíveis e se assim for efetivamente a condução autonoma deve estar para daqui a 500 anos ou é má fé dos fabricantes. Eu não consigo perceber. Muito simples se estou a uma distância e velocidade que irá resultar em embate é acionar travão.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Não é assim tão simples, funciona para objectos estáticos, para objectos dinâmicos não é assim tão linear, como é que faria, por exemplo, a aproximação a um veículo para o ultrapassar?

  8. Avatar de Zerto
    Zerto

    o problema é que os carros deveriam ser como nas motas, primeiro tira licença para condusir até x depois então passa para outra potencia, sim todos nós passamos pela faze que tem a mania que são Fittipaldi, nessa altura é onde se aprende com a estupidez e normalmente precebe.se que a inexperiencia tras maus resultados.

    sim é uma realidade que em portugal se conduz mal, eu mesmo que ando na estrada e fasso 100 mil km por ano tando de carro como de mota, vejo muita merda e sei que as vezes tambem fasso merda na estrada, não sou mais que os outros.

    tudo começa nas escolas de condução, eu tenho 2 exemplos aqui em casa o meu filho foi tirar a carta numa escola de condução aqui ao lado, aprendeu para fazer um exame e passar no exame, ja a minha filha 1 ano depois foi tirar a carta na escola do ACP, por incrivel que pareca, ela aprendeu o basico para garantir que o carro está em segurança, verificar os niveis de oleo dos travoes motor e liquido de refrigeração, saber o que significam as luzes de aviso do carro etc etc, pode não ser nada mas existe uma preocupação para ensinar não só para fazer exame.

    no final sinto me mais seguro com ela a conduzir que ele e atenção ela é mais acelera que ele.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        E frequentarem aulas de português antes de escreverem …..

      2. Avatar de Janeca
        Janeca

        condusir?…

  9. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Claro. Só compra elétrico quem nunca conduziu um carro a combustão na vida.
    Os jovens comem a papinha dada pelo Musk,

    1. Avatar de JL
      JL

      Errado, já tive tantos a combustão, não é bem assim secalharya

    2. Avatar de rui
      rui

      Só compra carro a combustão quem nunca conduzio carro eletrico queres tu dizer…
      Faz um teste a um durante umas horas e depois diz se queres voltar a sumo de dinosauro para o teu dia a dia…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pelo contrario, @Rui. Qs metade da malta que caiu na esparrela está arrependida e já só pensa num combustão ou numhibrido:
        https://www.gazetadopovo.com.br/energia/quase-40-dos-novos-donos-de-carros-eletricos-nos-eua-pensam-em-troca-los-por-hibridos-ou-voltar-aos-de-combustao/

        1. Avatar de JL
          JL

          Ena, mais de metade está bem contente. Lool

          Ena, tão poucos que querem voltar à combustão.

          Curioso, porque uma das razões prende-se pela falta de infraestrutura, no entanto admitem comprar híbridos plugin. Loool

          Já agora, esses números não são de cá.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ou ainda estão a pagar o crédito.

          2. Avatar de JL
            JL

            Que impede de deixarem o crédito ? Entregam o carro.

            Ah entendi, só estão contentes por estarem a pagar um crédito ? Looooooooooooll

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os juros , penalizações por quebra de contrato. Etc.

          4. Avatar de JL
            JL

            Penalizações ? Penalizações de quê? Basta pagarem o que falta.

            Além disso podem sempre despachar um e comprar outro .

            Então também podemos dizer que muitos a combustão que andam por aí, estão nas mesmas condições, só andam com eles porque têm crédito. Loooooool

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Seja como for 47% é um bocado diferente de 0.
            Portanto afirmar q ng quer voltar ao combustão depois de experimentar um elektro, é mais uma aldrabice promovida pela ME.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não é 47%, é 39%, e apenas admitem, não confirmam que vão mudar, e as razões nem se prendem pelos carros em si.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por acaso até são 48%
            “A insatisfação é maior entre os novos proprietários. Segundo a pesquisa, 48% dos que compraram veículo elétrico pela primeira vez consideram trocá-lo por um modelo híbrido no futuro, e 39% afirmam estarem dispostos a optar pelo híbrido ou até mesmo voltar para um automóvel movido a combustão.”
            48% mudavam para um modelo híbrido de caras e 39% iriam mesmo para um puro a combustão!
            Portanto 48% dos possuidores de novos BEV já só pensam em descartá-lo.

          8. Avatar de JL
            JL

            Parece que você não sabe ler, diz ali mesmo que 39% é que considera trocar e você vem com 48 % ?

            Errado, apenas 39 %, e mesmo assim não dizem que vão trocar, apenas consideram. Ou agora vai dizer que consultas são vendas ?

      2. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Ora aqui está uma boa resposta dos de experimentar os eletroes não vais querer mais o sumo de dinossauro para além de alargar bastante o castanho 🙂

  10. Avatar de olho'
    olho’

    Esta la uma razao, a do ruido, que descredibiliza todo o estudo. O ruido e’ igual aos outros e refere-se a rodagem dos pneus.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Estás errado. Há legislação que obriga os veículos com bateria a fazer ruído artificial a baixa velocidade.

  11. Avatar de superfan
    superfan

    Esses numeros são assustadores . Não serão razões suficientes para proibirem os carros electricos ?

    1. Avatar de JL
      JL

      Quais numeros ?

  12. Avatar de PJA
    PJA

    Este estudo surpreende e é deveras preocupante, 50% e 25% a mais.

  13. Avatar de Andre
    Andre

    Cada vez mais a prova. Elétrico não é o futuro, mas sim mais uma etapa e segunda tentativa da electrificação na indústria automóvel…

    1. Avatar de JL
      JL

      Agora já é a segunda? Uns dizem que é a terceira, outros a quarta, vá -se entender.

      Claro que não são futuro, são presente.

  14. Avatar de Vitor
    Vitor

    Os acidentes dos carros elétricos não estão diretamente relacionados com o silêncio e a aceleração em si. Embora os veículos elétricos sejam geralmente seguros, como os da Tesla, novos dados revelam que eles têm uma probabilidade maior de acidentes. Isso se deve, em parte, à aceleração mais brusca dos carros elétricos, o que pode causar dificuldades de controle aos condutores, especialmente aos novatos. Além disso, os carros elétricos tendem a ser mais pesados e podem causar mais danos em colisões devido a essa característica. O fato de serem mais silenciosos também pode contribuir para um aumento de atropelamentos. No entanto, essas questões não são problemas inerentes aos carros elétricos, mas sim características que exigem adaptações nos hábitos de condução.

  15. Avatar de Fernando
    Fernando

    A razão do mair número de acidentes residem em 3 fatores e por ordem de peso.
    1. A teorias da condução autonoma em que muitos condutores se fiam e depois dá mau resultado.
    2. A falta de botões mecânicos e ecrã demasiado grandes com muita informação, causando muita distração.
    3. Sim a elevada potência que muitos condutores não estão habituados.

  16. Avatar de João
    João

    Se alguém tiver um elétrico que ache que é perigoso eu terei todo o prazer em ajudar e tirar esse fardo das vossas mãos por um valor simbólico 🙂
    Estou habituado a conduzir carros com alguma potência e de caixa automática portanto irei tratar bem dele

  17. Avatar de Samuel
    Samuel

    Os cromos dos elétricos são piores que os fanáticos do clima. Irra! Já não há pachorra. Parece que ganham à comissão, ou então que se querem convencer a eles próprios que fizeram uma boa escolha.

    1. Avatar de JL
      JL

      Qual é a diferença para os cromos da combustão ? Parece que ganham à comissão. Lol

      Parece que vocês também se querem convencer que fizeram boa escolha, só que não .

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “…Parece que ganham à comissão…
      Não duvides.
      Normalmente há um denominador comum: Referrals s/Tesla.
      https://www.tesla.com/pt_pt/support/refer-and-earn

      1. Avatar de JL
        JL

        Então onde estão os referrals deles ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Deles quem?

          1. Avatar de JL
            JL

            Dos que você diz que têm comissão ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem um referral number só tem que vender ao abrigo desse nr. para ganhar comissões. Não convém mostrar insatisfação se quer vender, não lhe parece?

            O último exemplo q vi foi o boneco do SR que ganhou recarregamentos grátis e foi até Granada.
            Vi o episódio de regresso e foi hilariante a volta q ele deu p chegar a Gaia. 150kms a mais só para fazer as recargas nos chargers da Tesla. Só p malukes. Tudo dito.
            E… mais de 12 horaspara fazer 1000kms

          3. Avatar de JL
            JL

            Não desvie o assunto, você disse aqui que ganhavam à comissão, num post que acusa os cromos dos eléctricos de ganharem à comissão.

            A pergunta foi e vai continuar a ser:onde estão esses referrals que você tanto fala ?

  18. Avatar de Samuel
    Samuel

    Rapaz! Tens um elétrico? Estás realizado?! Fico feliz por ti. Agora desampara, já não há pachorra para a conversa dos elétricos!

    1. Avatar de JL
      JL

      Rapaz! Tens um a combustão ? Estás realizado ? Fico feliz por ti. Agora desampara, porque se não há pachorra para conversa de eléctricos não entendo o que veio aqui fazer. A conversa aqui é sobre eléctricos. Não sei se deu por isso.

  19. Avatar de Filipe
    Filipe

    Tenho um Tesla model 3 LR desde 2019 e realmente é apenas uma aprendizagem. O carro é rápido mas quando levantamos o pé também desacelera muito depressa. Nunca apanhei grandes sustos e considero o carro muito seguro. Percebo o que dizem quando consideram o carro sem alma e pesadão. O comportamento em curva não é grande coisa e trava mal. Mas no geral pesando tudo, o uso diário normal, a poupança e a facilidade de utilização é muito melhor que os carros a combustão do mesmo valor. Não percebo os fundamentalismos nem contra nem a favor. Não me vejo mesmo a voltar a carros a combustão mas espero mudar para um Taycan de segunda geração para tentar usufruir de características dinâmicas mais interessantes em relação ao meu. Em relação ao barulho… é giro (já tive uma Ducati) mas penso que seja algo do passado. O elétrico é o futuro e não adianta negar. Vejam na National Geographic uma série sobre a evolução das grandes marcas de carros para a propulsão elétrica. Se eles acham que é o caminho… somos nós mais espertos que os melhores dos melhores? Cumps

  20. Avatar de PJA
    PJA

    Num país organizado estes números deveriam ser analisados pelas autoridades oficiais. Sinceramente, pela maneira como vejo os BEV a circular a baixa velocidade, não percebo como tem mais acidentes.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então já tinham tirado muitos a combustão da estrada.

      Eles têm mais acidentes não é por andarem devagar, deve ser pelo contrário, segundo diz o artigo.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Até parados provocam acidentes. Param qd não devem.

        1. Avatar de JL
          JL

          Param ? Então ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Quem ? Os coxos que não conseguem parar ? Raio, até dizem que os eléctricos travam menos e depois posta um vídeo a comprovar que os a combustão é que não travam nada !!!

  21. Avatar de PJA
    PJA

    O que é engraçado, sem o ser, um aumento 50% de sinistros é considerado como algo banal.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se havia 2 e passou para 3, é um aumento de 50%. Loool