Carros elétricos são os que têm mais componentes americanos

43 Comentários

Apesar de os Estados Unidos da América (EUA) não estarem particularmente interessados no crescimento dos carros elétricos, estes ocupam o topo da lista dos modelos “mais americanos”. O que é que isto quer dizer?

Tesla Model 3

Para ajudar aqueles que desejam comprar um carro fabricado nos EUA, o website Cars.com criou o chamado American-Made Index, que analisa cinco fatores principais para determinar o quão americano um carro ou camião pode ser.

Segundo o website, foram estudados cerca de 400 veículos de 2025, por forma a chegar aos 99 veículos que integram o índice deste ano, que marca o 20.º aniversário do ranking.

Curiosamente, no geral, os carros não são totalmente fabricados nos EUA, sendo as suas peças oriundas de vários sítios. De facto, o mercado de fabrico de automóveis é global, independentemente do local onde os carros serão vendidos.

Ainda assim, há modelos “mais americanos” do que outros e o Cars.com concluiu que, este ano, 60% dos 10 veículos mais fabricados nos EUA são elétricos. Este dado, apesar de os políticos quererem cortar o financiamento para a sua aquisição.

 

Tesla no topo da lista de carros “mais americanos”

No topo da lista de 2025 está a Tesla, num lugar que a fabricante ocupa desde 2021. No entanto, este ano, a empresa de Elon Musk conquistou os quatro primeiros lugares com o Model 3, Model Y, Model S e Model X, respetivamente.

Além desta, o top 10 conta com vários veículos assinados pela Hyundai e Kia. Entretanto, o Hyundai Ioniq 5 (30.º lugar), o Kia EV6 (6.º lugar) e o Kia EV9 (67.º lugar) estão na lista graças à sua nova fábrica na Geórgia.

Conforme o Cars.com, estes são os 10 carros “mais americanos” de 2025:

  • Tesla Model 3
  • Tesla Model Y
  • Tesla Model S
  • Tesla Model X
  • Jeep Gladiator
  • Kia EV6
  • Honda Ridgeline
  • Honda Odyssey
  • Honda Passport
  • Volkswagen ID.4

O número de carros fabricados por marcas estrangeiras na lista dos “mais americanos” tem crescido ano após ano. Em 2021, o número de automóveis estrangeiros na lista já era a maioria, com 58%, mas, desde então, cresceu para 67% em 2025.

As marcas nacionais representam 32% de todos os veículos da lista, com a General Motors a ter 25% menos carros no índice desde 2020. Enquanto isso, a Stellantis aumentou 14% nos últimos cinco anos e a Ford um 30%.

Em relação à mobilidade elétrico, o website Cars.com destaca que, depois de apenas oito veículos elétricos se qualificarem para 2024, 11 estão presentes na lista de 2025, com mais 19 híbridos e híbridos plug-in (contra 15 no total em 2024).

Estes números refletem o impulso real da indústria para a eletrificação da mobilidade.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A Tesla lá não usa a treta das LFP nos carros de entrada de gama. Só pode.

    1. Avatar de rui
      rui

      o que te faz pensar que LFP é treta? e se a memoria não me falha, eles usam.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não estariam nos 1⁰ lugares se usassem. LFP é China e leva logo metade do valor do carro.
        Portanto para Model 3 e Model Y serem os mais americanos não podem levar LFP.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          No estado actual da tecnologia a LFP é o mais barato que há. Só as de sódio as poderão superar mas ainda não saiu em nenhum modelo.

        2. Avatar de rui
          rui

          Nada ali diz que todas as versões do Model 3/Y são o top, alias houve uma altura que o long range era mais barato no US que o Standard por isso mesmo, pois como o standard tinha baterias LFP não tinha direito ao apoio federal com o Long Range tinha.
          Eles tinham LFP, neste momento standard range não está disponivel lá, pelo menos não aparece em tesla.com US

        3. Avatar de JL
          JL

          O que quer dizer que até usando lfp são mais americanos que outros.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Esse estudo só é válido quando for feito com milhares de EVs com mais de 20 anos em circulação. Até lá são apenas achismos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Com 20 anos a maioria dos a combustão que existem hoje já estão na sucata, é impossível.

          3. Avatar de Anung
            Anung

            Queres quantos? Dás-me 1 euro por cada um que circula?

            Em Portugal a idade “MÉDIA” do parque automóvel é de 14 ou 15 anos. Daí já podes bem ver a parvoice das coisas que dizes.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O ano passado já se falava q o nr de carros a circular com mais de 20anos já era superior a 1,5 milhões, ou seja ≈25% do parque.

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas esses já são velhos, eu falo dos que agora.

          6. Avatar de JL
            JL

            Por acaso a média de idade é de 13.6 anos, e a média do abate é aos 17.

          7. Avatar de Anung
            Anung

            @JL Dos de agora? Mas agora também é vidente?

            Mostre lá onde é que diz que os actuais ICE daqui a 20 estão na sucata? Mostre lá onde, onde é que está a dizer isso?

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O @JL anda alucinado como sempre
            A média de idades do parque é actualmente superior a 14 anos e a média de abate foi 24,7 anos em 2024.
            Notar que muitos carros são abatidos quase novos fruto do alto indíce de sinistralidade que se verifica em PT, de contrário a média seria superior:
            https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/atualidade/detalhe/abate-automovel-cresceu-em-2024

          9. Avatar de JL
            JL

            Já todos sabemos que os que saem novos nos últimos anos não vão durar grande coisa.

            E fruto também de durarem pouco.

          10. Avatar de JL
            JL

            Ainda bem que vem com esses números, afinal não andaram a abater carros com 10 anos como você dizia.

          11. Avatar de rui
            rui

            Epa até podes ter carros com mais de 20 anos a circular, mas a minha experiencia é que a partir de uma certa idade, tipo 15 anos se o carro tiver mais de 200k km é para esquecer, as despesas anuais de oficina facilmente começam a ultrapassar o valor do carro e muitas vezes comprar algo novo ou semi novo a credito vale muito mais a pena do ponto de vista de despesas.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Curiosamente os gastos com oficina baixam e muito, à medida que o carro envelhece
            Um dos principais factores é o custo do óleo. A diferença é brutal, cerca de 300% mais no concessionário. Depois a mão de obra.
            Curiosamente a distribuição está pouco mais cara no concessionário. A diferença está novamente na mão de obra.
            Se o carro for de qualidade, com 200 mil ainda só esta na rodagem, independentem da idade.

            @JL 10 anos é qdo os alucinados do governo recomendam o abate e oferecem milhares de € para trocar por elektros.
            No entanto deviam olhar mais para dentro pois a sua frota ronda os 18anos e somente pouco mais de 1% são elektros.

          13. Avatar de JL
            JL

            Eles não recomendam em lado nenhum, isso é invenção dos alucinados, eles dizem que essa é a idade mínima.

          14. Avatar de JL
            JL

            Não é 1%, mas sim 3%, a aumentar.

          15. Avatar de rui
            rui

            A oficina de marca o problema é o custo mão de obra porque o preço de oleo e afins é identico a concorrencia, agora, a concorrencia pode é não por as mesmas peças, um kit de pastilhas de travão pode ser 120€ na marca e 40€ na concorrencia, mas não são a mesma coisa garantidamente.
            Mas a partir do ano 2000 tens poucos carros que sejam decentes com idade avançada e que não dê chatices, basta teres de trocar FAP ou embraiagem bi massa e já tens uma despesa gigante, isto para não falar em outras tretas como me aconteceu ter de trocar farois pelo projetor interno ter deformado com o calor da propria lampada ao fim de 16 anos e chumbar na inspeção (notei diferença na lumisidade dos novos, tenho de admitir) mas foi logo uma brincadeira de 600€ sem ser na marca e já nem falo de AC sem carga pois tem fugas ou peças de pastico que se vão partindo por nunca ter sido carro de garagem, só mexo em coisas que afetam a segurança do carro e mesmo assim a tipica ida a oficina é 500€ num clio a gasolina.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Rui óleo é um facto indesmentível. Mão de obra óbvio que sim.

            Qt ao farol, esquece lá isso.
            Ouvi dizer que num carro recente, sobretudo elektros, que se fundir um LED, tens de trocar o bloco inteiro do farol, que inclui a óptica, o dissipador, a eletrónica e os próprios LEDs soldados à placa.
            Se for verdade, é só mais uma forma de sacar dinheiro aos incautos. Looolooolool

          17. Avatar de JL
            JL

            “sobretudo elektros” ??

            Então mas até os faróis são diferentes ? LOOOOOL

            Não era mais fácil dizer que era preciso trocar todo o farol ?

            E não, não é preciso trocar tudo:

            https://autocubo.pt/collections/placas-reparacao-led?srsltid=AfmBOop51g97xY1geresXh5FIftXsJT9i7ByBvpfy9_pXnfdx8IzEErn

            Só falta agora vir dizer que carros eléctricos são aqueles…

          18. Avatar de rui
            rui

            Qualquer carro com LEDs tem esse problema, conheço uma pessoa que despachou um Class E de 2020 por ter tido os farois LED a morrer e a mercedes pedir uns 5 mil para trocar, tudo isto por defeito de fabrico que dizem que não é coberto em garantia.
            no meu caso foi mesmo o “olho de boi” que ficou degradado e tive de trocar toda a optica, que no caso do meu clio inclui luzes de curva e tudo…

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL a motivação do led aparece em 1⁰ lugar para poupar energia aos elektros. Daí referência aos elektros. O serem mais leves que xénon tbm pode ser outra motivação a favor na hora de decidir a montagem nos elektros.
            Agora é moda geral

            Sem prejuízo do exposto avariam mais nos elektros. Podemos ir ver pq.

            Essas peças que VC linka não são de confiança.
            Não faltam relatos por essa NET fora de gente que descobriu isso da pior maneira.

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Não é 1%, mas sim 3%, a aumentar. …”
            @JL,. Nrs de 2025.
            Confirmo e reafirmo, frota do estado com 18 anos de idade média e pouco mais de 1% de elektros:
            https://www.razaoautomovel.com/noticias/frota-estado-portugal-2024/
            E agora também acrescento: 75% é a diesel.

            Em relação a ostracizarem carros a combustão com 10 anos (desde que não seja deles)
            Claro que sim, qual é a dúvida? Ao darem milhares de € para se abater um carro destes a troco de um elektro novo estão a fazer o quê? Festinhas a gatos?
            Claro que estão a passar uma mensagem muito clara do que é o terrível lobby climático e que tudo o q não seja elektros é para destruir desde que não seja deles.

          21. Avatar de JL
            JL

            Motivação? Se era para poupar energia então deviam ter colocado esses nos a combustão, são eles que gastam muita energia nos sistemas eléctricos, 12 a 15%, nunca num eléctrico se chega a estes valores.

            Curioso porque não foi nos eléctricos que eles apareceram primeiro, já agora os xenon chegam a consumir menos que os led.

            Os LED’s vieram para simplificar e ser mais seguro, maior ângulo de visão, os led matrix são qualquer coisa…

          22. Avatar de JL
            JL

            Mas agora foi buscar a frota do estado ? Essa nem é do estado, muita dela é leasing.

            Claro que têm de dar para 10 anos, carros a combustão com 10 anos estão todos rotos.

          23. Avatar de JL
            JL

            Esse site é um pequeno exemplo, não falta disso na internet e gente que repara faróis, o leaf que tive tinhas as 2 lixados e foram reparados .

          24. Avatar de JL
            JL

            Quando deram um incentivo à troca nos a combustão, foi para quê? Também foi o lobby climático ?

          25. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Combustão berra com 10 anos? Claro…claro, a média de 18 anos nos carros do estado foi conseguida à custa de carros elektros 😛

          26. Avatar de JL
            JL

            Nem chega a 10 anos, se for considerados 9000 kms ano, nem aos 7 chega.

            A média dos carros do estado foi com muitos parados e carros de outras “modas” os de hoje não chegam a isso, nem perto.

    2. Avatar de AC
      AC

      Certo, nos EUA as versões-base é a long range RWD, que usa bateria NMC (ou lá qual é a química que não é LFP), exactamente porque as tarifas e subsídios fariam as versões com LFP ficar caras demais.

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    “Curiosamente, no geral, os carros não são totalmente fabricados nos EUA, sendo as suas peças oriundas de vários sítios.”

    I , Pencil
    por Leonard E. Read

    I am a lead pencil—the ordinary wooden pencil familiar to all boys and girls and adults who can read and write.
    (…)
    Simple? Yet, not a single person on the face of this earth knows how to make me. This sounds fantastic, doesn’t it? Especially when it is realized that there are about one and one-half billion of my kind produced in the U.S.A. each year.
    (…)
    Once in the pencil factory—$4,000,000 in machinery and building, all capital accumulated by thrifty and saving parents of mine—each slat is given eight grooves by a complex machine, after which another machine lays leads in every other slat, applies glue, and places another slat atop—a lead sandwich, so to speak. Seven brothers and I are mechanically carved from this “wood-clinched” sandwich.

    My “lead” itself—it contains no lead at all—is complex. The graphite is mined in Ceylon [Sri Lanka]. Consider these miners and those who make their many tools and the makers of the paper sacks in which the graphite is shipped and those who make the string that ties the sacks and those who put them aboard ships and those who make the ships. Even the lighthouse keepers along the way assisted in my birth—and the harbor pilots.

    The graphite is mixed with clay from Mississippi in which ammonium hydroxide is used in the refining process. Then wetting agents are added such as sulfonated tallow—animal fats chemically reacted with sulfuric acid. After passing through numerous machines, the mixture finally appears as endless extrusions—as from a sausage grinder—cut to size, dried, and baked for several hours at 1,850 degrees Fahrenheit. To increase their strength and smoothness the leads are then treated with a hot mixture which includes candelilla wax from Mexico, paraffin wax, and hydrogenated natural fats.
    (…)

  3. Avatar de X
    X

    Quero um cadillac dos 50s ou 60s mas com tecnologia moderna para andar a ouvir rockabilly, isso sim é top americano, o resto é lixo tem vindo a ser desde dos 90s.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Podes comprar um bastante econômico. Mas tem de ficar sempre parado.

      1. Avatar de X
        X

        Então porque parado? na europa os cadillacs com aquelas asas e bicos inspirados nos aviões antigos não estão homologados? seria tudo uma questão de pagar bem a certas pessoas que deixavam passar!

      2. Avatar de X
        X

        ah LOL econômico ok

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Por um momento até pensei que querias trabalhar….. que susto!

  4. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    Por isso é que os Teslas têm tantos problemas.