Carros elétricos são até 47% mais económicos em custo energético do que os a gasolina

211 Comentários

O carregamento de carros elétricos continua a ser mais barato do que o abastecimento de veículos com motores de combustão, sendo, no caso dos modelos a gasolina, até 47% mais económico. Mas será também este o cenário no gasóleo?


Carros elétricos devem ser carregados em casa

O preço de aquisição é apenas um dos fatores que determinam o custo de um automóvel. Há também o custo energético e os custos de manutenção, que juntos determinam o custo total de propriedade.

Neste aspeto, os carros elétricos já superam os de combustão em praticamente todos os segmentos. Mas a questão é: quanto mais económicos são os elétricos no consumo de energia elétrica? Há um estudo que quantificou esta diferença.

Resultados do estudo

A comparação foi realizada pelo portal Verivox e teve em conta os custos dos combustíveis e da eletricidade na Alemanha, onde estes são superiores aos de outros países, como Portugal.

O estudo considerou um consumo médio para carros elétricos de 20 kWh por cada 100 km. Com um preço médio da eletricidade residencial de 35,66 cêntimos/kWh em 2024, carregar em casa implicaria um custo de cerca de 7,13 euros por cada 100 km. Num percurso anual de 12.000 km, o custo total seria de 856 euros.

Por outro lado, quem depende de estações de carregamento público enfrenta custos substancialmente mais elevados.

Com preços médios de 54,25 cêntimos/kWh para carregamento em corrente alternada e 64,44 cêntimos/kWh em corrente contínua, o custo por cada 100 km seria de 10,85 euros e 12,89 euros, respetivamente. Para 12.000 km, os custos anuais seriam de 1.302 euros e 1.547 euros.

Comparação com modelos a combustão:

  • Modelos a gasolina: Consumo médio de 7,7 litros/100 km. Com o preço médio de 1,739 euros/litro, os custos atingem 13,39 euros/100 km, ou 1.607 euros anuais.
  • Modelos a gasóleo: Consumo médio de 7 litros/100 km. Com um preço de 1,649 euros/litro, o custo por 100 km é de 11,54 euros, resultando em 1.385 euros anuais.

Assim, carregar um carro elétrico em casa é 47% mais barato do que abastecer um modelo a gasolina e 38% mais económico do que um a gasóleo.

Nos carregamentos públicos, a diferença é menor. Os carros elétricos são 19% mais económicos do que os a gasolina e 6% do que os a gasóleo em corrente alternada. J

á nos carregamentos rápidos em corrente contínua, a vantagem reduz-se, sendo apenas 4% mais barato do que os a gasolina e 12% mais caro do que os a gasóleo.

Cenário na Alemanha e conclusões

Thorsten Storck, especialista em energia da Verivox, destacou que “quem consegue carregar o seu veículo em casa com uma Wallbox e paga um preço médio pela eletricidade terá custos de condução muito mais baixos com um carro elétrico do que com um motor de combustão”. Contudo, os condutores que dependem de estações públicas enfrentam tarifas significativamente mais altas, o que reduz a vantagem económica dos elétricos.

Por exemplo, nos Supercarregadores Tesla, os preços por kWh variam entre 0,51 e 0,58 euros em Espanha, 0,41 e 0,47 euros em França e 0,34 e 0,39 euros nos Países Baixos. Na Alemanha, contudo, os custos são desproporcionalmente altos, entre 0,58 e 0,64 euros por kWh.

Estudos adicionais, como os realizados pelo ADAC com o Volkswagen Golf em diferentes versões, reforçam que carregar em casa é a chave para poupar.

Segundo uma pesquisa da EUPD Research, 77% dos carregamentos de carros elétricos são realizados em casa, destacando a importância de tarifas de eletricidade doméstica competitivas.

Comentários

211

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Verdade, mas ser até 47% mais económicos em custo energético significa que em caso nenhum vais conseguir poupar mais de 47%. Por exemplo, 1% é até 47%, 48% é que já não é. Além disso primeiro tens de ter guita para pagar o carro e sítio em casa para o carregar. Se for uma bicicleta eléctrica, aí tens sempre.

    1. Avatar de Medina
      Medina

      É possível poupar muito mais de 47%.
      Veja este exemplo:
      8€ em 8.000Km
      https://www.spritmonitor.de/en/detail/1556154.html

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O teu carro a combustão foi oferecido?

  2. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Credo na Alemanha o custo do kWh médio em 2024 é de 35,66 cêntimos/kWh ? eu carrego o meu em casa á noite por 10,72 centimos por kWh. Só são 3.5 vezes menos.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Descanse que para lá caminhamos.
      Só certos iluminados acham que vamos ter geração de energia ilimitada a custo zero.

      1. Avatar de Ri
        Ri

        O sol vai ficar mais caro

        1. Avatar de Mario
          Mario

          o sol nao, mas os paineis precisam de espaço, e a REN tem custos em manter os 230V / 50Hz só com renovaveis.
          Precisa de inércia.

          1. Avatar de rui
            rui

            Porque a REN é incopetente e já devia estar instalar parques de baterias de litio para fazer a dita inercia como outros paises têm e depois jogar com as barragens para balanciar as necessidades.
            Ou melhor nem tinha de ser a REN, qualquer entidade devia poder ter baterias e comprar e vender, mesmo que fosse em rede virtual com milhares de baterias descentralizadas, provavelmente pensava no assunto se fosse assim em por bateria em casa.

        2. Avatar de Mario
          Mario

          Pode ver isso no PDIRD da REN que esta em consulta publica.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            @rui não é assim tão fácil. Não é levantar de manhã e dizer… Vamos fazer isto.
            Depois vêm para aqui chorar que pagam mais na luz de taxas e taxinhas mas esquecem se que é investimento necessário

        3. Avatar de PTO
          PTO

          Achas que está barato agora? Tem calma que os governos, deste e de todos os outros países, são peritos a irem sacar dinheiro a quem tem um EV. Na Nova Zelândia começou já a ser cobrado pela distância percorrida. A cada 1000kms percorridos tens de pagar 43€ de IUC. Agora faz as tuas contas e vê se te adianta muito o Sol ser de borla quando isso for aplicado por aqui, considerando que vários países já demonstraram interesse em seguir o mesmo modelo de cobrança.

          1. Avatar de JL
            JL

            Que é cerca de metade que aquilo que pagam os a combustão no mesmo pais.

            Ou seja, continua a ter vantagens.

            Quando isso for aplicado aqui, vamos ver o que acontece lá, as vendas de ve a aumentarem:

            https://evdb.nz/ev-stats

      2. Avatar de António Ferreira
        António Ferreira

        Se nós para lá caminhamos também os outros caminham para lá. E quem é que falou em geração de energia ilimitada a custo zero ? Para produzir energia antes tem que investir. Os meus painéis já se pagaram pelo que já há bastante tempo que a energia que produzem é custo zero.

  3. Avatar de Max
    Max

    Um estudo que diz o óbvio: “carregar em casa é a chave para poupar” – desde que se possa carregar em casa.
    Na Alemanha, em 2024, os carros elétricos representaram 13,5% dos carros registados. Mas o estudo não responde a uma questão – foi por não os poderem carregar em casa que 86,5% não compraram carros elétricos?
    Para quê comprar um carro elétrico, mais caro, se não se puder carregar em casa?

    1. Avatar de Vítor M.

      É preciso saber comprar, isso tens toda a razão. Há que fazer contas, um elétrico não é para todos.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Com base nesses preços é decidir .. pago o sobrecusto do elétrico á cabeça, ou vou pagando a diferença no combustível. Sim sr Vítor, a diferença do sobrecusto do veículo elétrico para o gasóleo alimenta o meu carro durante 15 anos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Também tens razão. Eu digo isto há 10 anos: um carro elétrico é bom, mas não é para todos. E não tem a ver com o poder de o comprar 😉

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Correcto, mas nesse “todos” não estão incluídas pessoas do proletariado e classe média assalariada, ou seja, dos mais de 80% de baixo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Podem estar ou não. Todos também têm direito de comprar carro. E podem escolher um bom elétrico. Além do que eventualmente se pensa em poupar, há a vontade de ter um carro melhor, moderno com certas qualidades que só os elétricos oferecem. E isso está ao alcance de muitas das pessoas que referes serem pessoas do proletariado e classe média assalariada. Essas também compras e têm esse direito. 😉

          Não queriam impingir uma transfusão de ideias para vender os óculos da esquerda, que passa a vida a querer as pessoas miseráveis em Portugal para lhes vender um sonho “se os colocarem no poder… 😉 que já sabemos o desastre que isso depois vai resultar.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            OK. Todos têm o direito de comprar jacto privado, digo eu. Claro, primeiro precisam de ter gravete para o pagar, não é? E já sabemos que 99,99X % não tem. Mas não faz mal, o importante são as liberdades que só o glorioso capitalismo traz.

          2. Avatar de PTO
            PTO

            Sem o capitalismo não podias comprar um corno.

          3. Avatar de Vítor M.

            Não tenho intenção em ter isto. Vocês compram e a angariam cada coisa. 😀

          4. Avatar de João Corvo
            João Corvo

            O Grunho tem saudades da URSS e dos Lada para todo o proletariado

        2. Avatar de rui
          rui

          Só por curiosidade, o que é para ti classe média assalariada?
          pois tens eletricos novos a 9k (AMI) ou mesmo o Spring por 17K.
          Não é propriamente algo impossivel de comprar para salarios medianos…

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            O ami só dá para andar na cidade. E não também como bicicleta eléctrica: se houver fila tens de aguentar. O spring já dá para ir fora da cidade, mas se fores Coimbra a Lisboa tens de ir devagar e de marcar dormida. Classe média assalariada, é tirar os 5% de cima, que são a burguesia explotadora, depois outros 4 ou 5% de ideólogos, comentadores e propagandistas, una especie de sub burguesia, e do que fica a fatia menos mal paga dos serviços e do trabalho intelectual é classe média assalariada. Dantes chamava-se pequena burguesia. Mas não é burguesia e hoje em dia está completamente proletariado.

          2. Avatar de rui
            rui

            Eu sou dos tais que falas do trabalho intelectual e facilmente comprava um carro por 30 mil e com jeitinho 40 mil…

  4. Avatar de Veritas
    Veritas

    O custo por kW irá continuar subir. Maior procura, leva sempre a aumento de preços.

    Em 2027, o preço do kW num carregador público na Europa ocidental, não irá ficar abaixo de 0,60€
    A juntar ao preço do kW, há ainda as taxas de utilização e similares.

    No mercado Ibérico de electricidade, o preço por kW irá aumentar substancialmente já no verão deste ano.

    E ainda há quem nos queira impingir veículos eléctricos? Fonix !

    1. Avatar de JL
      JL

      E maior procura leva a maior oferta, tal como sempre foi.

      Pode indicar em que dados se baseou ?

      1. Avatar de B@rão+Vermelho
        B@rão+Vermelho

        Exemplo simples o preço das casas muita procura, pouca oferta os preços dispararam, nos carregadores acho que já foi muito pior, em frente ao meu local de trabalho há um carregador rápido e antigamente estava sempre cheio de carros a espera agora é raro lá haver carros a carregar, e segundo as tuas contas no dito carregador não ficava barato, falavas em torno dos 30€ um carregamento.
        Aqui ao lado na Espanha a ideia que tenho é que não há tantos carregadores públicos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Espanha já está melhor que Portugal em termos de carregadores, e mais baratos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Menos os da Tesla que pouco falta para o dobro de PT

          2. Avatar de JL
            JL

            Falta ? Então quando é?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sabe ler?
            “…os preços por kWh variam entre 0,51 e 0,58 euros em Espanha…”
            Acusa outros de não lerem as notícias do Pplware mas vc parece que não é melhor!

            Adiante
            0,27€ x2=54€
            e
            0,29€x2=58€
            Portanto Tesla ES quase ao dobro de Tesla PT. Só possível pq a Tesla em PT está a roubar electricidade do poste.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas em Espanha não custa isso, ou o gasóleo lá também está a 2 euros ?

            Em Espanha estão entre 0.35 a 0.42 o kwh.

            Não, em Espanha é cerca de 20% mais.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em ES não tem chargers dos Teslas a 0,35€. A bitola em ES é mais entre 0,42 e 0,49€ com pequenas variações consoante a região e apenas para clientes da marca. Outros elektros pagam de acordo com os dados indicados no artigo.
            Acho injusto até pq foi a UE a financiar os carregadores. Estúpidos até ao fim, não têm emenda! Sempre a serem comidos pelo espertalhão do Musk. Não abram os olhos q não é preciso.

          6. Avatar de JL
            JL

            Tem pois, eu vi nesse dia em alguns.

            42 cêntimos foi o preço máximo que estava nesse dia.

            Outras marcas pagam de acordo com preço que a Tesla tem nesse dia, a Tesla não tem nada a ver com o autor desse artigo.

            Eu acho justo, porque lhes daí mais barato que contratarem empresas sem experiência para instalar carregadores, a Tesla já tem o trabalho feito e muita experiência, tem assistência 24 horas e é a rede que mais países cobre. Well done.

            Você é que não tem ementa, que apenas emite uma opinião cheia de preconceito só porque tem carros velhos em casa, ganhe vergonha e não pense só no seu umbigo.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Então mas casas é o fartote de ofertas….
        JL e o seu pseudo mundo.

        1. Avatar de JL
          JL

          E vai ver que vão aparecer.

          Anung e o seu mundo da fantasia.

  5. Avatar de Ambush
    Ambush

    Por isso é que quando houve aquelas cheias em Valência, não vimos carros eletrícos a circular… alguem quer explicar porque não se viu um eletrico ou mais a circular nas cheias como se via a Gasolina / Gasoleo?

    1. Avatar de Mário
      Mário

      É mentira. Tudo era elétrico. E até se viu que os carros das forças de emergência e tudo eram elétricos e para um cenário de catástrofe é o futuro. Liga um carro de bombeiros a um painel solar e carrega 1000km em 2 horas.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas viu algum eléctrico com problemas ?

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Nem os viu porque foram logo para o caixote do lixo.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah só você é que viu ? Estranho como o mundo anda a dormir, menos você.

    2. Avatar de JL
      JL

      E viu algum parado ?

      Simples, porque não tiveram problemas.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        VI sim! Vi uns quantos em cima dos reboques.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mostre lá ?

  6. Avatar de Veritas
    Veritas

    Governments and system operators have projected that power demand in major European countries could increase by as much as 7 percent per year to 2030 after two decades of relative stagnation.

    Eu penso que o aumento da procura será bem superior a 7%

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Veio para o sitio errado dizer isso. Vem já o sacerdote dizer que vamos ter energia á borla. E que esse estudo está errado. Eu digo que não.
      Já para não falar que as renováveis dão zero inércia ao sistema elétrico, e que os custos de regulação de tensão e frequência estão cada vez mais altos.
      Mas mais uma vez os cordeirinhos dizem que é mentira apesar do relatório da ren explicar ipsis verbis isso.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Já para não falar do problema ambiental quando o pessoal começar a abandonar as baterias como abandona um frigorífico aí no meio das terras.

      1. Avatar de JL
        JL

        Porque haviam de abandonar ? porque você quer ?

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Porque a mentalidade tuga assim o dita. Assim como metem frigoríficos e maquinas de lavar no meio dos pinhais… assim vai ser com as baterias.

          1. Avatar de JL
            JL

            Fale da sua, não da dos outros, mas se tiver alguma diga, eu aproveito.

            Quantas já meteu do seu carro no pinhal ?

    3. Avatar de JL
      JL

      Depende, é que até são os países que estão mais atrasados na eletrificação que têm os índices de maior aumento.

      https://www.mckinsey.com/industries/electric-power-and-natural-gas/our-insights/electricity-demand-in-europe-growing-or-going

  7. Avatar de Veritas
    Veritas

    Portanto, um aumento da procura de 7% ao ano.

    7 X 5 = 35 %

    Abram a pestana que ainda vão a tempo.
    As redes eléctricas, e os meios de produção, não estão preparados para tamanha procura, o que obviamente, irá levar a mais subidas de preços para colmatar os investimentos.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Daqui a uns anos a pagarmos o kWh a 50 cêntimos e ninguém bufa.
      Depois a culpa é dos sindicatos.

      1. Avatar de JL
        JL

        E claro que a culpa é dos elétricos. LOOOL

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Claro. E com as politicas dos governos em ter tudo elétrico.
          Quando foi do Leslie tive 1 semana sem luz, e veja lá a queimar gasolina para ter luz. Não fosse o fogão a gás, bem que me lixava. e a juntar o aquecimento de água.

          1. Avatar de JL
            JL

            Claro, a culpa foi dos eléctricos, se não os houvesse, não havia leslie.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah, já agora, não existe nenhuma politica para ser tudo eléctrico, isso é coisa dos seus botões cheios de preconceitos.

    2. Avatar de JL
      JL

      E qual foi o aumento antes de haver elétricos ?

      Abra a pestana.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Houve! Bastante! A partir do momento em que o seu amigo Sócrates inventou as FiT em que estava a pagar uma média de 100€ por MWh ás eólicas e na altura a média do mibel andava nos 40-50€ / MWh.
        Afinal tão liberais e foi preciso dar esmolinhas para investir nas renováveis? Empresário que é empresário arrisca! Não precisa de esmolinhas do estado.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu investi com o meu dinheiro, não tive qualquer ajuda, e você quanto investiu ?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Foi ao fundo ambiental de certeza… ah mas vai dizer não era subsidio, era incentimo. palavras diferentes, mesmo fim.

          2. Avatar de JL
            JL

            Fui? Então prove lá ?

            Só vai ao fundo ambiental quem compra novo, eu meti paineis em 2020, nessa altura nem havia nada de incentivos.

            Eh que vem logo, foi de certeza. Enfim, já deve ser doença.

        2. Avatar de António Ferreira
          António Ferreira

          Tb investi com o meu dinheiro, ninguém me subsidiou com um único cêntimo. Empresário português gosta de pagar pouco, de preferência que seja de borla, e muito menos pagar impostos.

    3. Avatar de FilipeB
      FilipeB

      Este argumento de a rede não estar preparada é verdadeiro agora, mas não quer dizer que o seja no futuro. Acredito que o aumento da procura não será rápido ao ponto de causar problemas sérios. Tenho fé no capitalismo…
      Mas tenta usar o mesmo argumento no início do século passado… Carros a gasolina? Só se fossemos malucos. Não existem estações de serviço/postos abastecimento suficientes!!! Para quê mudar o meu cavalo se funciona tudo bem? Faço poucos km, porque vou comprar uma coisa que não consigo abastecer e avaria com frequência? E o meu cavalo é melhor nas estradas que temos agora! E é tão caro!!! Porquê mudar??? Isto é coisa de ricos!!!!
      Familiar?

      1. Avatar de B@rão+Vermelho
        B@rão+Vermelho

        E o cavalo tinha “combustível “ na Berna da estrada e não demora 30 a encher a pança:). :). 🙂

  8. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Ok fez se as contas á parte boa mas e quanto custa 1 carro elétrico da mesma gama a mais que 1 a gasolina. Quando coloquei o meu a gasolina ficou 20800 com todos estes e 700 km autonomia. 1 elétrico dentro do mesmo espaço ficava e ainda está entre os 35000. Então nesse dinheiro a mais que custa o elétrico mesmo tirando 850 euros anuais de poupança até chegar 10 ou 15 mil euros dá para meter quantas gasolina? Quantos anos? Bom teremos de ter em conta também que os elétricos não pagam IUC mas mesmo assim levaria quantos anos a ficar saldo positivo pelo valor de compra?

    1. Avatar de JL
      JL

      Compare com um igual, e tem a sua resposta.

      Já agora, estes valores não são para Portugal.

  9. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Até onde sei maior concorrência gera preços mais baixos. Menos opções leva sempre a precisa mais altos. Bem me lembro por exemplo antes de vir a digi os preços que se pagavam e os que se pagam agora e com muito mais internet.a mim duplicaram a NET nos cartões e ainda 14 euros na fatura. Antes da digi os 3 grandes faziam o que queriam

  10. Avatar de PTO
    PTO

    Ou seja, considerando esses valores da Alemanha, a carregar fora de casa o custo por 100km de um EV em comparação com a meu carro atual, era mais caro 1,65€. Faço cerca de 1200 k m por mês o que significaria que gastava mais 19,80€ por mês e mais 237,60€ por ano.

    A carregar em casa o EV dava-me uma poupança de 2,07€ por 100km, ou seja, 24,84€ por mês e 298,08 por ano.

    O meu Corolla D4D faz 5,3 litros aos 100 e o meu valor por km é de 0,092€. E o gasóleo que meto é mais caro que o da Alemanha, ainda hoje abasteci o carro e foi a 1,764€ (Galp Evologic).

    1. Avatar de JL
      JL

      Se quer fazer comparações use os valores que eles usaram, e nesse caso o seu carro passava a gastar 7 litros, fora que lá o diesel é mais caro, tal como a eletricidade.

      1. Avatar de LR
        LR

        Mas o carro dele não gasta 7 litros, e essa é a realidade dele, não de um estudo…

        1. Avatar de JL
          JL

          Então tem de comparar com o gasto de cá e com o preço de cá, ou também foi no sensacionalismo ?

      2. Avatar de Toder
        Toder

        Como sabes que o diesel aqui é mais caro? Epa JL tu es mesmo um Toni que vives numa bolha. A eletricidade está sim muito mais caro, eu pago 30cent /kW e isto ainda é uma preço bom, agora o diesel ainda hoje abasteci com 1,59 e o PTO abasteceu com 1,76, onde é que está mais caro? Para de dizeres disparates sem saberes coisa alguma.

        1. Avatar de JL
          JL

          Paga ? Então mostre lá a fatura ?

          Se paga é porque quer, porque existem fornecedores muito mais baratos.

          Eu disse, lá o diesel é mais caro.

          Para de dizeres disparates sem saberes coisa alguma.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Será que na Alemanha têm EDP. Gostam de dar dinheiro aos chineses.
            Posso-lhe dizer que em UK pagam a 25-28p + IVA

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, para carregar cardos pagam 5 a 10 cêntimos em cada.

          3. Avatar de JL
            JL

            Errado, para carregar carros pagam 5 a 10 cêntimos em cada kWh.

            Peço desculpa o erro.

            Também tinha o email incorreto. Lol

          4. Avatar de Toder
            Toder

            O JL tu es mesmo um Toni, eu viva na Alemanha. Es mesmo brasileiro tu, não percebes nada e ainda te a mania…

          5. Avatar de JL
            JL

            O toder tu es mesmo um Toni, eu viva na Alemanha. Es mesmo brasileiro tu, não percebes nada e ainda te a mania…

            Curioso, porque você é que escreve como um brasileiro, volto a repetir, é mais caro porque é mais caro e até o artigo o mostra.

        2. Avatar de JL
          JL

          Ah, sobre o diesel mais caro, você deve ser como muitos por aqui, ficam logo com os olhos em bico quando lêem “eléctrico”, “epá tenho de dizer algo, senão o meu mestre dá me nas orelhas”

          Simples, está no artigo, tivesse lido.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Vê como sabe? Você é o meu mestre. O que eu me rio com o fanatismo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então deve estar a rir-se do seu, por não há outro motivo.

      3. Avatar de PTO
        PTO

        As contas estão feitas ccom os valores deles mas o meu carro gasta o mesmo aqui ou na Alemanha, não vai passar a gastar 7 litros aos 100 se o levar para lá, ou vai?

        O valor do diesel que está no artigo é de 1,649 euros/litro e eu referi que abasteci mais caro em Portugal. Ou não sabe ler?

        1. Avatar de JL
          JL

          Se andar como eles gasta, mas pronto se anda a 70 a 80 kmh, é na boa.

          Eu disse que lá era mais caro, não leu ?

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Então agora já não é para usar os valores do artigo?

            É que eu usei os valores do artigo e no artigo o gasóleo está a 1,649€ o litro, ou não sabe ler?

            E eu cá em Portugal meti gasóleo a 1.764€ no dia do artigo, ou também não leu?

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu nunca mudei de opinião, você é que está a mudar, eu quando vou ás compras faço contas com o meu ordenado, e não com o dos alemães.

            Por isso eu ter dito que lá é mais caro.

            O que não faz sentido é usar o preço da electricidade e carga de lá com o seu gasto cá, não faz o mínimo sentido.

            Se meteu é porque comprou o mais caro, porque o preço MÉDIO, que é o que é falado, é mais baixo.

          3. Avatar de PTO
            PTO

            Estou a mudar de opinião, onde?

            Onde é que eu usei o ordenado dos alemães?

            Usei o meu gasto de cá? Onde? Em quê?

            O que interessa o preço a que eu meti gasóleo em Portugal se não foi com esse preço que eu fiz as contas?

            Sabe mesmo ler?

          4. Avatar de JL
            JL

            Pois não usou o preço de lá, nem o de cá como preço médio, porque dava um valor superior à carga feita lá, o que não faz o menor sentido.

            Leia melhor o primeiro post e logo entende.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Não faz sentido porquê?
          Então não me disse para fazer as contas com os dados do artigo?
          Eu fiz as contas usando só e apenas os valores que estão no artigo ou ainda não conseguiu perceber o que escrevi? Será que não escrevi em português?

          1. Avatar de JL
            JL

            Não faz sentido porque 2 realidades diferentes.

            Exato, coisa que não fez, senão não dava os valores que disse.

            Você é que não entendeu o que escreveu ou fez a conta mal.

          2. Avatar de PTO
            PTO

            As contas estão feitas com os valores que estão no texto do artigo acima.
            Se você não as sabe fazer é um problema seu e não meu.
            Assunto encerrado!

          3. Avatar de JL
            JL

            Então fez mal as contas.

            Você é que não sabe fazer, ou então não soube explicar.

            Por mim está encerrado há muito tempo, mas ao menos admitia que fez mal as contas.

    2. Avatar de Lex
      Lex

      Se quer usar o seu carro use também valores reais de EV em Portugal.
      Posso lhe dizer que gasta mais 92€ por mês mínimo no seu.

      Pt custo 0,10€ Kw.
      Carro eletrico equivalente ao seu gasoleo 15kw/100 km, dá
      1.5€ aos 100km.
      Resumindo só em combustível mais 1000€ gasta a mais ao ano fora tudo o resto.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        10 cêntimos o kW vocês têm de me dizer onde compram a esse preço pork a maior parte dos portugueses está a ser bem burlado.o mínimo que arranjei na minha zona e corri todas foi 15.9. Bom temos de ter em conta também que o preço varia da potência contratada ainda assim 10 cêntimos deve ser tão verdade como eu ser dono da Ferrari

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu tenho no vazio a .098 euros na ibelectra.

        2. Avatar de Lex
          Lex

          Parabéns pelo Ferrari!
          Simples BI-horario e não estou a contar com o Potencia pois essa já a pago para ter eletricidade em casa. Mas quer subir para 0,15 mesmo assim poupa 900€ ano.
          GALP BI horario tarifa vazio 0,939€/kWh

        3. Avatar de rui
          rui

          O Preço Kwh não varia pela potencia contratada, o preço diario sim.
          eu para simples pago 14 centimos mais IVA…
          bi horario pode ou não compensar, mesmo com carro eletrico é necessário fazer contas…

        4. Avatar de António Ferreira
          António Ferreira

          Mercado regulado, bi-horário , a noite custa 10.72 cêntimos o kWh

          1. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Sim mas a partir de que horas e até que horas? Pork tem muita gente que gasta a maior parte da luz até às 10 da noite depois vai dormir. Vai a pena por bi horária só para carregar o carro e depois duram te o período que gasta luz em todo resto como fica?

          2. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            Leonel, é tudo uma questão de organização. Bi-Horario semanal. Maquina da roupa só trabalha aos domingos, todo o dia mais barato, o carro carrega todos os dias a partir da meia noite, mais barato assim como a maquina de lavar a loiça. O resto é o normal, frigorifico, fogão e esquentador a gáz.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Convém saber interpretar o que se lê.
        A comparação fque fiz foi o que custaria usar o meu carro, em contrapartida de usar um EV… na Alemanha, pois é sobre esse país que se está a falar.

  11. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Depende de onde vives, onde trabalhas que vias usas. A poupança é negativa se viveres em Lisboa e trabalhares no Porto sendo a via usada a auto-estrada.

  12. Avatar de OiOi
    OiOi

    Carros elétricos mais económicos em custo energético e um bom passatempo para quem tem tempo de sobra.

    http://www.facebook.com/reel/1061099619107706

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 o vídeo é revelador: há muito Tesla vendido. Apesar disso, onde se passa essa saga, há poucos carregadores. Notoriamente 😀

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É na Suécia. Não há assim tão poucos carregadores. O problema está mais relacionado com a falta de energia disponível. Uma estação com 20 carregadores como ali se vêm V3 ou V4, cada um a fornecer até 250 kW, totaliza um consumo de 5 MW. Isto é um valor elevado para a rede elétrica, que pode não ser capaz de suportar esta procura, o que resulta em velocidades de carregamento mais baixas e maior demora a concluir os carregamentos. Neste quesito, o tempo frio tb não ajuda.

        1. Avatar de Vítor M.

          Exato. Eles, em hora de ponta, no inverno, têm de desligar alguns carregadores em certas cidades para haver energia para o metro.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Essa do metro vem a calhar…
            Para arrancar o “comboio ” precisa 1 MW o q significa que a demanda dos chargers da Testa dava para colocar 5 comboios a arrancar em simultâneo (nem nas grandes cidades isso deve acontecer qt mais em Malung que tem apenas 4.873 hab.) e a velocidades constantes, fica-se 0,5 MW.
            Os 4.873 habitantes precisam apox. 1.949 casas que consomem em média 2,28kW por hora pelo que apenas são necessários aprox. 4,45 MW por hora para alimentar todas as habitações de toda a Vila.
            Ou seja, qd cheio o chargers da Tesla em oo Malung exigem mais potência que a população total da vila. Coisa esperta.
            E qual é a moralidade de esbanjar 5MW em carregadores para 20 carros quando estes podiam servir para mais 2000 habitações, garantindo aquecimento, iluminação e conforto a milhares de pessoas. Que prioridades no uso de recursos energéticos são estas? Ainda por cima em zonas remotas…
            Claro que qd a demanda aumenta a rede eléctrica vai reduzir a tensão para evitar o apagão.
            Um pouco à imagem do que se passava nos Ionity neste Verão. Carregadores de 320 não estavam a dar mais de 170, por x’s nem 150 e não era por causa da gestão dos carregadoresda energia na estação porque estas,em muitos casos ,estavam praticamente vazias.

          2. Avatar de JL
            JL

            E porque alguém tão inteligente ia ligar os carregadores às casas ? consegue dar um exemplo onde isso aconteceu ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem falou em ligar os carregadores da Tesla às casas?
            Estou apenas a chamar à atenção que a energia/potência necessária para alimentar aquela estação da Tesla é superior à energia/potência necessária para alimentar todas as casas da daquela vila ≈ 2000 casas.
            E q em momentos de pico, a rede tem a faculdade de priorizar e direccionar a potência disponível para onde ela é mais necessária.
            Uma vila, como Malung, perto da montanha certamente não dispõe de potência para dar é vender, não lhe parece?
            Aliás, o governador lá do sítio tinha alertado para essa possibilidade e pediu para as pessoas regressarem mais cedo devido à previsão de tempo frio q iria aumentar a demanda por electricidade.
            E numa situação destas a rede tb não irá priorizar o carregamentos dos popós da Tesla e sacrificar a população. Ou tb está convencido que a prioridade são os popós da Tesla?
            Portanto, o resultado está à vista.

            E nem é preciso ir para Malung. Já assistimos a um caso semelhante numa grande cidade no norte do País e era apenas um carro . O homem não conseguiu carregar nos carregadores públicos e teve q ir carregar para casa a 2kW. Felizmente era dos q tinha garagem com capacidade para carregar carros , embora só a baixa potência. Caso contrário tinha q aguardar q chegasse a potencia aos carregadores públicos pq a prioridade da distribuição não são os carregadores, os carregadores levam com as sobras depois de estarem servidos todos os restantes serviços e populacões. E nem sequer estava frio … É assim.

          4. Avatar de JL
            JL

            Você falou, se não o disse, é a mesma coisa.

            Em lugar nenhum se tira potencia já instalada para se dar a outras aplicações.

            Até podiam 200 mil, conseguem carregar carros que atendem uma população muito maior.

            Tem dificuldade ? Desde quando ?

            Ah afinal já tinham problemas de potência, nada tem a ver com o assunto.

            Nas redes não existem prioridades, todos são iguais, já devia saber isso.

            Então mas porque uma cidade tem fraca potência para uma pequena vila, o mundo tem de mudar e ficar igual, não entendo o argumento, provavelmente nessa zona nunca vão poder produzir combustíveis sintéticos e hidrogénio. Looool

            Epa que problema, afinal com o problema da vila conseguiu resolver, ficou melhor que a malta na Califórnia que não tinha combustíveis.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Nas redes não existem prioridades, todos são iguais, já devia saber isso. …”
            Vou gravar numa pedra para mostrar nos hospitais, forças de segurança, nos bombeiros e aos gajos que inventaram a gestão inteligente de rede há mais de 2 décadas

            E já esqueceu da lição nr 1?
            Centros comerciais cheios de electricidade a bombar e carregadores sem energia? Vá lá rever a matéria a partir do minuto 2:50
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcraw1W6xuRCdijn4lCQ

            Faltou a gasosa na CA?
            Não parece, o gajo cago* no elektro e levou o gasosas pq?
            https://x.com/rebootjays/status/1880084598358778147
            Não me diga q o malandreco gastou a gasosa que estava nos bidons com a gasosa que era para as motoserras e para os corta relvas. 😛

          6. Avatar de JL
            JL

            Então agora esse é que sabe das prioridades ? Ao menos metia aí um um político ou alguém do sector a falar do assunto.

            E não, não existem prioridades, quem quer ter um fornecimento contínuo que arranje backup.

            Você arranja cada uma, leva o Porsche porque vale mais, ele quer é salvar o carro.
            https://www.newsbreak.com/normbond-1843108/3757767587981-gas-pipeline-issues-in-nevada-spark-concerns-for-utah-drivers

          7. Avatar de JL
            JL

            Ainda bem que veio com esse, não se lembra à dias de ter dito que malta com Porsche e Ferrari andavam era de eléctrico e tinham os gasolina na garagem ? Aí tem…

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estive a ver a rota e isso na minha menina dava para fazer ida e volta sem abastecer.
            https://maps.app.goo.gl/2UDWGW6aKMqK8oMv6
            E qual é o totó que vai de viagem abastecer para uma zona assolada por incêndios? Cada um…

          9. Avatar de JL
            JL

            Hein ? E claro que de Porsche também dava. Loooool

            Não sei se já sabe, mas foi menos streessante sair de lá eléctrico do que a combustão, e os filtros dos teslas até salvaram alguns.

            Já começam a sair alguns relatos sobre isso.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sério @JL, já andam os padrecos a tentar limpar a imagem da ineficácia elektra?
            Até o próprio governador da CA, Gavin Newsom, acérrimo defensor dos elektros, reconhece o problema que tem em mãos causado pelos elektros.
            Entretenha-se:
            https://finance.yahoo.com/news/ev-batteries-complicate-debris-removal-181706013.html

          11. Avatar de JL
            JL

            Mas qual problema ? não entendi ?

            Ah já vi:

            “While fires in combustion engine vehicles are much more common, EVs have unique qualities that make their fires difficult to extinguish.”

            “Indeed, the U.S. Fire Administration said that departments should “establish partnerships with EV manufacturers and industry experts for more informed and effective firefighting techniques.””

            Portanto falta de experiência.

          12. Avatar de JL
            JL

            Aqui tem, dá menos stress ter carro eléctrico e sair de lá.

            https://www.yahoo.com/news/letters-editor-evacuated-malibu-ev-110000404.html

        2. Avatar de PJA
          PJA

          O vídeo é na Suécia, mas penso que tem a ver com uma situação laboral. No entanto, esta é uma realidade que pode acontecer, rede está muito longe de estar preparada, tirando o caso da Noruega.

        3. Avatar de JL
          JL

          Não faz muitos anos que cá aconteceu algo idêntico nos combustiveis, até andaram à mocada por isso.

    2. Avatar de JL
      JL

      Quem tem tempo de sobra compra um a combustão.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Como assim quem tem tempo de sobra compra a combustão? Agora fiquei baralhado com o teu comentário

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque se gasta mais tempo com eles, até nas revisões.

          1. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Concordo com mais tempo mas revisões. Mas a atestar o depósito do no máximo 5 minutos já com o pagamento feito. É como eu sempre digo para uns tem vantagens elétricos para outros ainda tem a combustão. Não entendo tanta discórdia sendo que cada 1 ainda é livre de comprar o que quer, gosta e muito importante pode

          2. Avatar de JL
            JL

            São quase 5 minutos a mais que aquilo que se leva para carregar a bateria.

            Claro que sim, mas as vantagens só as vêem quem as testa na prática.

            Também não entendo, e principalmente vinda de quem não os conhece.

          3. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Porra meu tu só dizes mer^^, sempre que venho aqui é só bacoradas, desde quando é que levas mais tempo a encher um depósito do que a carregar o teu carro a pilhas? Dasssssss

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro que sim. Por isso é q a Hertz acabou com os teslas. Uma das razões era exactamente pq estavam pouco tempo nas oficinas. lool NOT

          5. Avatar de JL
            JL

            A hertz não acabou com os teslas, não minta nem invente.

            Sim, estão menos tempo nas oficinas, pagam é mais mão de obra.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ficam meses imobilizados, isto qd não vão para perda total.
            Se a Hertz não acabou com eles anda lá perto.
            20mil foram logo à vida e a encomenda seguinte de 100mil foi cancelada. Só dão prejuízo tanto pela imobilização como pela chatisse que resulta do elevado nr de idas à oficina.
            Vai na volta eles são todos burros e não sabem fazer contas.

          7. Avatar de JL
            JL

            Ficam imobilizados porquê ? porque você quer ? ou não há lá quem arranje chapa ?

            Despachou como ? afinal compram carros em segunda mão, estranho.

            dos 120 mil que já tinham, incluindo outros de outras marcas, mas teslas são a grande maioria, mas pronto, até já sabemos que valem mais que os a gasolina que lá têm, entretanto voltam atrás.

          8. Avatar de JL
            JL

            Então que bacorada eu disse ?

            Simples, porque eu não estou lá a segurar o cabo, entende agora ?

            Os carros a pilhas não se carregam, abastecem-se, portanto se não entende nada de automóveis, nem vale a pena discutir aquilo que ainda é mais complexo.

          9. Avatar de JL
            JL

            Luis, mas se quiser podemos usar numeros ? quantas vezes abastece por ano e quanto tempo gasta, não é apenas o tempo do abastecimento, mas todo o tempo, desde que se move para lá, agora sair.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Quem não sabe o que fazer ao tempo e ao dinheiro compra um a combustão, porque além de esperar para carregar ainda tem que ir comprar café, um bolo, uma revista e não sei que mais para passar o tempo numa area de serviço.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem isso pode fazer, tem se ficar lá a olhar para os números a subirem.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sobre esta questão achei piada a um chino q resolveu ir do Porto a Madrid de Tesla.
            Para lá parou 3x’s para carregar e nunca conseguiu comer nem petiscar nada nos locais de carregamento Tesla.
            Após o último carregamento,
            já em desespero e mortinho de fome, imagino eu, lá pesquisou no gmaps um BurgerKing no caminho para saciar a desgraçada.
            No regresso, depois de secar a bom secar num dos carregamentos diz que tem q parar numa AS para ir ao WC. Só mesmo para rir a argumentária elektra.

          2. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Não acabou mais vai trocar 20 mil por veículos a gasolina. Ou não viste a notícia.

          3. Avatar de JL
            JL

            O Chino faz aquilo para o vídeo, até porque não justifica as maiores tiradas dele, parece que tem medo de ficar com o carro a 10%.

            Claro que imagina você, você imagina sempre o pior.

  13. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais um estudo inquinado pelos padrecos elektros
    1º à velocidade que um elektro tem que andar para gastar 20 kWh/100, um diesel não gasta mais de 5 lts/100 e eles põem lá que gasta 7 lts/100.
    2º Nunca contam com a energia dissipada (mas que tem que ser paga) nos carregamentos que dependendo se é DC ou AC pode variar entre os 15 e os 30%..

    1. Avatar de Vítor M.

      Uns são padrektros, outros velhos do Restelo… venha o diabo e escolha 😉

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tá certo, isto é um pouco como a história do ovo e da galinha. Quem começou 1⁰?
        Eu independentemente de reconhecer que posso estar errado, tenho para mim que foram os elektros quem começou com as hostilidades.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não tem de haver hostilidades, para quê? Ambos os sistemas vão coabitar décadas… por que razão se estão a “esgadanhar” uns aos outros? Não entendo.

          1. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Correto e cada 1 compra o que entender não sei para quê denegrir os elétricos ou a combustão . Quanto mais alternativas melhor

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Proibições, imposições, coimas, limitação das liberdades… São razões mais do que suficientes para esgravatar tudo o que possa ajudar a desmascarar estes opressores com narrativas mentirosas! Estamos a assistir à destruição da indústria automóvel europeia, empurrada para uma transição que nos tornará inevitavelmente dependentes da China, que controla a maior parte dos materiais essenciais para as baterias. Isto tem que parar! E como se não bastasse, surgem as negociatas com os créditos de carbono: – Se entregar milhares de milhões a uma empresa de carros elétricos chinesa ou americana, então já pode “poluir” à vontade? Mas afinal, o que é isto? Estamos a brincar às marionetes!
            Do lado oposto não se assiste a nada disto, apenas se levantam questões pertinentes, e bem, que já levaram a uma série de correcções tanto no discurso elektro como em demissões na ala política elektra.
            A propósito. Mais um relé de um Mercedes com 25 anos:
            https://barrie.ctvnews.ca/huntsville-school-bus-erupts-into-flames-en-route-to-school-1.7173528
            Um dia, alguém terá de ser condenado por negligência criminosa.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não existe proibição nenhuma, e muito menos imposição, até há poucos anos havia era imposição de carros a combustão, agora já deixou de haver.

            Sim, as narrativas mentirosas dos carros poluentes como sendo limpos já acabou, dai haver aposta em novas tecnologias mais limpas.

            A China controla também a os elementos essenciais para veiculos a combustão, tanto a a maior parte deles vem de lá, a começar na electrónica e acabando nos consumiveis como adblue, enfim, é um universo deles.

            Os créditos de carbono é o mecanismo liberal de limitar a utilização de produtos poluentes, afinal fala em proibição e imposição que não existe, e não entende a parte dos créditos de carbono como sendo o mecanismo mais liberal que existe. Enfim, talvez daqui a uns anos entenda.

            Sim, parece que os autocarros diesel são um perigo, a CM até tem uma cronologia dos incendios ocorridos em Portugal.

          4. Avatar de JL
            JL

            E o problema maior já não é serem velhos do Restelo, mas sim inventarem e forjarem argumentos como este aqui, isto já é algo que começa a ser preocupante, como é possível alguém usar um imagens de um evento onde se tem perdido vidas humanas para justificar o ridículo como é neste caso.

            Isto só tem uma explicação, são grupos de lobistas organizados, não encontro outra resposta.

            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdQAdfko7l-a68fU-A

            https://pplware.sitedev.pt/motores/reino-unido-ultrapassa-a-alemanha-e-e-o-maior-mercado-de-carros-eletricos-da-europa/#comment-3592791

    2. Avatar de JL
      JL

      Gasta, e alguns até gastam mais, estou farto de dizer isso.

      Está a ver como afinal bate certo, estes valores já eu usava.

      Contam pois, é aquela que é faturada pelo posto, você ou outra pessoa paga, falam ali nos kwh, são aqueles dos contadores, tal como mostra os dados da mobie.

      Errado, pode ir de 5% a 30% em alguns zoes a carregar em monofásico, é a única hipótese de um zoe ter tantas perdas.

  14. Avatar de José Dinis
    José Dinis

    O valor da substituição da bateria gasta pela nova, também deverá ser considerado nestas contas.

    1. Avatar de ACF
      ACF

      Sim, tal como a mudança da correia de distribuição, do turbo, do alternador, do próprio motor, etc, etc, etc.

      1. Avatar de Camões
        Camões

        Esse argumento é válido para carros velhos ou lowcost. Mudo de carro entre 8 a 10 anos e a única coisa que gasto é pneus e revisões, tudo isto em 8h ou menos. Absteço em 5 minutos e não tenho preocupação de programar viagens para encher depósito.
        Carros a “PILHAS” não servem os meus objetivos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Carros a pilhas também se abastecem, e demoram mais de 5 minutos, e tem de programar bem as viáveis, até porque não tem onde abastecer.

          Se muda de 8 a 10 anos não entendi o argumento para evs, já num a pilhas já lhe estava a trocar as pilhas e entretanto os tanques de combustível.

        2. Avatar de rui
          rui

          não? ainda na ultima revisão de um clio com 6 anos a conta da distribuição ficou quase 800€ na Renualt e tinha 90k km…

          1. Avatar de Via Jante
            Via Jante

            “clio” = Lowcost, confirmo o que o @Camoes argumentou, porque não tenho automóveis lowcost.

            Faço muitos quilómetros, nacionais e internacionais, automóveis a pilhas nunca vão ser viáveis para a minha atividade. Se devem existir os dois, sim, só sou contra a imposição dos VE, tanto que a prova esta na raridade ver um anúncio na TV de consumidor fóssil.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nunca vão ? mas já são viáveis, não os a pilhas, que esses nem existem cá, mas os a bateria.

            Já agora, não existe imposição nenhuma.

            Vê-se mais anúncios na tv de carros a combustão do que elétricos, tal como sempre foi, a pilhas nem nunca vi nenhum.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda não percebi qual é que é o seu problema com esta questão. Enquanto uma pilha recarregável é uma única célula reutilizável, uma bateria é um conjunto de células igualmente recarregáveis que trabalham em conjunto para fornecer energia a dispositivos mais exigentes.
            Está a dizer que 6 não é meia dúzia ou vice-versa.

          4. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Bolas Rui essa correia de destruição ficou ao preço do ouro. Por esse dinheiro até por menos metia se até o de corrente não deve ser tão caro

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu também não entendo a questão de vocês não entenderem algo tão simples.

            Mas não existem carros a usar esse tipo de pilhas, já agora, a essas chamam pilhas porque têm o formado normal das pilhas não recarregáveis.

            Mas sim, existem carros a pilhas, mas não são estes.

          6. Avatar de rui
            rui

            Foi o Preço que a marca levou, sei que pode ser feito mais barato noutros lados, mas o carro ainda vai a marca, tal como recomendado, tirando o custo mais elevado não tenho qualquer razão de queixa do trabalho…

    2. Avatar de JL
      JL

      E porque tem de substituir a bateria ? Está a falar da de 12v ?

  15. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Em 8 ou 10 anos já se deve mudar a correia distribuição no mínimo. Geralmente é entre os 90 a 120 mil dependendo do veículo mas sem andar muito faz se em 8 a 10 anos. Além de óleo e filtros

    1. Avatar de JL
      JL

      Portanto compram veículos para fazer KMS e depois não os fazem. Lol

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Nem todos os carros precisam de mudar a correia de distribuição porque simplesmente não a têm.
      É o caso do meu Corolla D4D e já vai com quase 195 mil km.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Tem corrente que pode fazer cerca de 200 mil dependendo do tipo de motor. Mas quando fores meter ficará 3 ou 4 x mais caro. Não existe milagres

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Correia ou corrente, todos os motores a 4 tempos obrigatóriamente a tem. Em relação à corrente, dura mais tempo sem duvida mas não é vitalicia e tem de ter extremo cuidado com o óleo, se aquilo parte é o motor pró lixo e garanto-lhe que há motores mais caros que as baterias.

        1. Avatar de JL
          JL

          No manual de serviço da toyota aparece uma manutenção nessa correntea cada 60 mil kms, refere que deve ser inspecionada, ajustada em termos de folga e aperto, e substituída tanto a corrente como as rodas dentadas caso tenha desgaste ou outros danos.

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Pois claro, a Toyota sabe muito bem como é. Mas andaram aí muitos a partir os motores Diesel da BMW (e não só) e a culpar a marca que fazia motores com defeito, etc etc, mas depois ia-se a ver e não metiam o óleo a horas ou não era o óleo indicado para o carro e lá iam as correntes e motores todos pró galheiro e claro, as marcas não abrem motores, é motor novo e são faturas de 15 -20k, quer quer, não quer, compra outro e faz as revisões como indicado pela marca que são centenas de euros de cada vez e de quando em vez passa os milhares, os eletricos nem travões gastam, é o filtro do AC e pouco mais. Os carros ICE são completamente pré-históricos para usar no dia a dia e quem não se quer convencer disso está preso em tecnologia do seculo passado.

  16. Avatar de PJA
    PJA

    Estudos valem o que valem, consumos de 7l, só se for a 180. Contas também as sei fazer, por isso é que digo, BEV para quem pode carregar em casa pode ser um bom negócio, agora a carregar fora nem pensem nisso.

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, tal como o consumo de um ev para os 20 kwh.

      Carregar fora de casa fica mais barato que gasolina e gasóleo.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Deixe-se de tretas.
        O modelo elektro dito como o mais económico do mundo e arredores, consome mais de 20kWh a 110 kmh.
        (ver a partir dos 10s)
        https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51D5Cy5LpXBww0hA?e=lPjDiL
        Um diesel a 120 kmh gasta menos de 5 litros:
        https://youtu.be/L7JDyhufL4s?t=99

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso não foi a 110 kmh

          Outra vez não deve o que são velocidades médias. Loooooooool, nunca acerta uma, um dia talvez lhe explique algo tão simples.

          Gasta menos de 5 a andar a 120 kmh, mas marca lá 6.1, portanto é 5 + IVA.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            6.1 é a media desde o inicio da viagem, onde andou no para arranca da cidade (cenario terrivel para os diesel e unico terreno onde os elektros são realmente eficazes. Já lho tinhs dito)
            E sim, se mantiver o ponteiro nos 120 numa AE durante uma hora, a sua média final vai ser os 4.8litros

          2. Avatar de JL
            JL

            Isso é a média da viagem, não a velocidade que andou.

            Os eléctricos são eficazes em todos os cenários, batem os a combustão em qualquer terreno.

            Sim, mas ninguém mora na autoestrada.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nem sei pq continua a martelar nessa tecla. Já lhe mostrei várias x’s que à velocidade de cruzeiro padrão dos elektros (haja paciência e tempo disponível), um diesel faz 2400 kms sem precisar de abastecer.
            Considerando que estamos a falar de um depósito de 70 litros é fazer a conta e apurar a média. Chiça…

          4. Avatar de JL
            JL

            Porque é a realidade, aliás, tem um exemplo deste artigo, onde fazem a comparação com os consumos médios corretos.

            O que mostra não interessa, há casos e casos, também já lhe mostrei N vezes que os eléctricos em nacional fazem consumos menores que wltp e com velocidades médias maiores que os a combustão.

            Ena, agora já passou para o dobro.

            O meu já fez mais de 200 mil kms sem abastecer.

            2.9 litros aos 100 ? está a falar de quê de um SMART com depósito de 70 litros a andar a 45 kmh ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc sofre de amnésia ?
            https://youtu.be/azQ67YEPCxs?si=H0sh-CVLZyD_UEPA
            Esse nível de consumo consegue-se entre os 80 e os 90 kms/h constantes, evitando ao máximo travagens e retomas de velocidade bruscas.

          6. Avatar de JL
            JL

            E você acreditou nessa lenga lenga ?

            Loooooool

            É que nem condução de hypermilling eles fizeram, aliás, nem sabem.

          7. Avatar de JL
            JL

            Sim, sim, e a vir pelos caminhos cheios de trânsito eles conseguiram isso. Loooooool

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eles foram pelas AE às velocidades de cruzeiro dos elektros nas AE’s. O difícil disto é mesmo arranjar pachorra para percorrer AE’s áquelas velocidades.

          9. Avatar de JL
            JL

            Não, não é isso que se viu no video.

            Nesse caso são as velocidades de cruzeiro dos a combustão. Nunca os vi a andarem tão devagar.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E carregar fora de casa fica mais caro do que o gasóleo. Bastante mais. Chega a haver uma diferença de 11€ por cada 100 kms, ~150% mais caro.
        Novamente deixe-se de tretas!

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      A 180 o meu diesel faz cerca de 20L e tenho muitas duvidas que algum carro consiga fazer 7L a 180kmh de média.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        20 aos 100 deve ser algum 4.0cc só pode. Tudo bem que em consumo instantâneo pode aumentar o consumo médio mas para fazer consumos de 20 aos 100 tem de ser motor potente. Em auto estrada em 6 velocidade a média de 1 carro média gama não deve nem chegar aos 12

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem precisa, basta um Range Rover 3.0 híbrido, temos um na empresa e não é preciso muito para fazer 22, basta 130 kmh na auto-estrada com alguma cidade pelo meio.

          1. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            O range Rover é 1 veículo um pouco pesado ainda assim. O meu carro é mais simples leve e certamente mais fraco mas ainda outro dia vim a Coimbra e ia a cerca de 140 a fazer consumo instantâneo 6.2. Mas cada veículo é 1 veículo varia tipo de motor potência peso etc

          2. Avatar de JL
            JL

            A subir ou descer ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah, não eu falei em instantâneo, mas sim consumo médio.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Em vez de estares aqui a mandar bitaites, e a colocar o que eu digo em causa sem qualquer prova, faz o teste, médias de 180kmh no teu 1.5 diesel e quando tiveres uma média que possas comprovar, falamos, ok? Até lá são só sensações e para mim as sensações valem zero e não perco tempo a discutir o “deve chegar” DEVE?!??! Deve o quê? 12! Como é que chegaste a esse numero? podias ter dito 8 ou 14 que era exatamente a mesma coisa, balelas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Agora fiquei curioso. Que carro tens que a 180 vai a gastar 20lts/100 @Peter?
            Tens ali um vídeo a comprovar que um segmento D a 200 vai a consumir 9.5 l/100. E a 160 vai a gastar 7lts aos 100.
            Choca-me menos admitir que os 7 lts 100 a 180 são uma realidade. Estou-me a lembrar dos Ibizas que gastavam ainda menos que estes(tem é o handicap do depósito ser mais pequeno)

          2. Avatar de JL
            JL

            Como é que um segmento d consome isso de um A3 que é segmento C consome mais ?

            https://youtube.com/shorts/vvHWFAenE90

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah não esquecer:

            Em terreno plano, a direito na autobahn, sem subidas, sem tráfego, quase sem vento, e com Cruise Control.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esse A3 faz melhor que o A4 do outro vídeo em todas as medições conhecidas excepto a 200.
            A explicação para e
            O A3 a 200 consumir mais é simples, o motor do A3 tem menos cavalos e precisa esforçar mais para manter os 200.
            Portanto parece-me tudo dentro da lógica

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas espere lá, os motores a combustão são orgânicos ?

            Que é isso de esforço ? Nunca ouvi argumento mais ridículo que esse.

            Tanto esse como o outro provam aquilo que disse há dias, os a combustão perdem para os eléctricos em termos de eficiência em todas as velocidades e situações., o consumo de 100 para 200 mais que duplica, cerca de 2.5x enquanto num eléctrico nem sequer duplica.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc está bem da tola?
            Motor mais fraco (diesel) tem q aumentar as rotações para manter velocidades de pico.

            Sério que o elektro a 200 não gasta o dobro q a 100? Onde viu isso?
            Gasta mas é o quádruplo ou mais e basta 50% mais nem é preciso ir ao dobro.
            Ou está-se a esquecer do famoso i4 que à media de 150 kmh só consegue percorrer 153 kms com uma bateria cheia?
            Prova inequívoca de mais uma mentira da ME q sistematicamente tenta ludibriar os consumidores Anunciam 520 km e depois a velocidades moderadas fazem apenas ≈ ¼ .
            https://observador.pt/2022/12/19/bmw-i4-m50-percorre-apenas-153-km-com-uma-carga-de-bateria-a-150-km-h/

          7. Avatar de JL
            JL

            Estou
            Em qualquer diesel vai ver essa diferença, não há volta a dar.

            Lá vem você com a mesma mentira de sempre, ele não andou a 150 kmh, ele fez uma média de 150 kmh a fazer muitos arranques, basta ver o vídeo, um a combustão nesse comportamento não fazia 2.5x a mais, fazia 3 ou 4, já que a ineficiência ainda se paga mais.

            Um tesla model 3 a 100 kmh gasta 16 a 17 kWh, a 200 kmh fica pelos 30 a 32 kWh.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Faz 30 a 200? Nem pensar nisso é bom lool, quase isso pode gastar a simples 118 kmh, conforme pode ver abaixo.
            Eu digo-lhe de caras que acima de 150, os consumos de qq elektro são para esquecer. É que nem vale a pena sair de casa se a ideia é rolar a essa velocidade. De 50 em 50 minutos está a parar para carregar, se houver postos. E cada paragem é para mais de 1 hora pq tem que levar isso a 100%

            Modelo elektro mais económico do mundo e arredores a 122 kmh = consumo de 23,8 kWh
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdVvC1TRI3klN3ForA?e=5bgNcv

            Modelo elektro mais económico do mundo e arredores a 112 kmh = consumo de 24,2 kWh (deve ter apanhado com uma pequena brisa contrária 😛 )
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdVwo_73mh_hfWGUQA?e=eB9epE

            Modelo elektro mais económico do mundo e arredores a 118 kmh = consumo de 26,6 kWh (deve ter apanhado com um ciclone de frente 😛 )
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdVxv0-LV5r6o74iBg?e=QfRKT9

            Portanto compete-lhe a si o contraditório. Arranje-me um teste onde seja visível com os consumos de um carro destes a 200, pq não há ou têm vergonha de mostrar. Eu garanto que não faz menos de 45 kWh por cada 100 kms. Bale?

          9. Avatar de JL
            JL

            Lá está, continua a não saber o que é velocidade média. Looooollll

            Aqui tem, na alemanha e no frio, e não, não estamos a fazer de velocidade média, lá que as suas provas de consumo também não são em velocidade média, aprenda a ser homem.

            https://youtu.be/ZXHyjXaVWF8

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não perca mais tempo.
            Já descobri, não preciso ver mais nada:
            O modelo elektro mais económico do mundo e arredores a 200 kmh vai a mamar 59,4 kWh aos 100 😛 )
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdVyVjtnpyRbDP-FcA?e=ommNrH

          11. Avatar de JL
            JL

            Em 3.8KMS ? Provavelmente com metade deles em arranques ? Quer enganar quem ?

            É isso, não perca tempo com argumentos e dados absurdos.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc está a falhar. Será que guia algum tesla? 😛
            Aquilo é o consumo instantâneo áquela velocidade estabilizada.
            A fase da aceleração já passou há muito. Chegou aos quase 80kWh para sua informação.

          13. Avatar de JL
            JL

            É porque guiar que sei os consumos deles.

            Errado, consumo instantâneo não existe, existe sim potencia instância que é especificada em watts.

            Aquilo é o consumo em wh por km dos últimos 3.8 KMS, ou seja, nos últimos 3.8 KMS consumiu wh x 3.8.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ok no final da viagem de 46 minutos apresenta consumos de ~50 kWh/100. E a velocidade média não foi 200 mas sim 173,46km/h:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdV1B5clabrL4Kb_aQ?e=cRbKSE
            OK ele vinha com medo que o carro se desligasse se a carga da bateria baixasse a 4%. Ele sabe que há muitos que desligam com essa percentagem de bateria. Numa Autobhan pode ser muito perigoso. Por isso levantou o pé nos últimos kms.

            E é este o panorama @JL. Vc não tem muita volta a dar. Resigne-se!
            Se ele cumprisse os 200, facilmente chegava perto, ou mesmo teria ultrapassado muito os 60 kWh. Porque, pelo que percebi, começam a entrar outros factores que consomem bateria, nomeadamente com o arrefecimento da mesma se sujeita a descargas elevadas. Mas isso já são contas de outro rosário.

            Entretanto não é que há um casal que faz uma viagem de 500 kms só para seguir o gajo?
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdV0tx-LDp6TTl6B8g?e=VZ3xEB
            A gaja parece que é filha do Frankenstein e o gajo devia era levar um estalo na boca.
            É este o prototype dos fanboys da Tesla? 😛

          15. Avatar de JL
            JL

            Mas andou a 200 e até mais, mas lá está , não andou a uma velocidade constante, aqui tem outro que fez a 230 kmh e consumiu menos.

            https://youtu.be/B4oeV0Cgyk0

            O Bjorn não é o mais certo para fazer testes de velocidade constante, porque ele não faz o faz.

            Esqueça velocidade média, mas alguma vez colocou aqui algum exemplo de um a combustão a fazer médias de velocidade altas ?

            O melhor exemplo que teve foi de andar a 87 kmh hora e nem sequer consegue se aproximar do consumo anunciado do fabricante, coisa que qualquer electrico a essa velocidade faz.

          16. Avatar de JL
            JL

            Até pelos defeitos que mete nas pessoas se vê o teor dos seus comentários, portanto até tem de chamar nomes e meter nomes nas pessoas, enfim, como se costuma ver , nem as pessoas consegue respeitar, não tem vergonha de ser assim ?

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu não estou a gozar com as pessoas. Eu só estou a perguntar se é aquele tipo de pessoas que são aficionados da Tesla. É que se assim for está tudo explicado.
            É que basta olhar para para perceber que não tem nada naquela cabecinha.
            Mas pq? Enfiou a carapuca?

          18. Avatar de JL
            JL

            As pessoas são como são e podem gostar daquilo que quiserem, você só tem de respeitar, também não entende isso devido à sua luta não é?

            Não, não enfiei, até porque não tenho por hábito criar estereótipos e ser fan deste ou daquele, sabe que já houve imensos encontros, até porque os há todas as semanas, de malta com carros de uma certa marca e nunca fui a nenhum ?

  17. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Em plano. Qualquer carro hoje em dia aguenta em 6 velocidade autoestrada mas é normal que a subir aumente o consumo instantâneo igual a descer baixa. No geral até é coisa que nem costumo verificar. Verifiquei pork o meu patrão comprou igual a GPL e como andei com ele a GPL e a gasolina era comparar as médias com o meu