Carros elétricos: Reclamações dos postos de carregamento MOBI.E aumentam 266%

41 Comentários

Com o constante crescimento dos veículos elétricos a circular em Portugal, aumentam também as reclamações no que diz respeito às infraestruturas de suporte. Segundo dados do Portal da Queixa, no espaço de um ano as queixas relativamente à rede de carregamentos MOBI.E dispararam 266%.

Saiba quais são os principais motivos das reclamações apresentadas contra a MOBI.E.

Carros elétricos: Reclamações dos postos de carregamento aumentam 266%


Queixas da rede de carregamentos MOBI.E

Nos últimos doze meses – entre abril de 2018 e março de 2019 -, as queixas relativas a postos de carregamento dispararam 266%, comparativamente com o período homólogo. O Portal da Queixa constatou que a indisponibilidade dos postos de abastecimento e as avarias constantes dos equipamentos são os principais motivos das reclamações apresentadas contra a MOBI.E.

A análise de dados efetuada pelo Portal da Queixa, permitiu apurar um registo total de 110 reclamações, desde abril de 2016 até 6 de março de 2019, e identificou que “o total abandono no apoio” (por parte da empresa), é uma denúncia apontada pela generalidade dos queixosos ao longo dos anos. A atestar esta realidade está a Taxa de Resposta da MOBI.E às mais de 100 reclamações apresentadas: 1,1%, e o Índice de Satisfação a marcar apenas 1.4, refletindo o descontentamento dos consumidores.

Venda de carros elétricos também disparou…

A venda de carros elétricos tem vindo a disparar, sendo atualmente Portugal o quarto país europeu com maior crescimento neste segmento. Em 2018, a venda destas viaturas registou um aumento exponencial, com um crescimento na ordem dos 148%. Ainda este ano, a europa deve chegar  ao primeiro milhão de carros elétricos e híbridos. Portugal é quarto país da União Europeia com maior crescimento em percentagem. Em carros 100% eléctricos, Portugal cresceu 147%, ficando apenas abaixo da Dinamarca que cresceu 238%, em relação a 2017.

Em janeiro de 2019, os carros elétricos representaram mais de 4% das vendas de ligeiros de passageiros, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal.

Mais 100 postos de carregamento rápido em Portugal

Como sabemos o Governo Português tem estado empenhado nesta “nova mobilidade elétrica” e anunciou que vai avançar com novos incentivos para a instalação de mais 100 postos de carregamento rápido.

José Mendes, o secretário de Estado da Mobilidade, referiu ainda que o carregamento ser pago em todos os postos é algo inevitável e que poderá estar em vigor ainda em 2019. O fundo ambiental vai disponibilizar uma verba de 1,5 milhões de euros para apoiar 50% a fundo perdido a instalação destes pontos de carregamento.

Leia também…

Veículos Elétricos: Mais 100 postos de carregamento rápido em Portugal

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de as13
    as13

    Pois, esta é vergonhosa realidade dos carros eletricos. Postos rápidos de carregamento por ex. no Porto são 2.
    Chega-se a estar 2,5h a 3,5H para carregar o carro num posto rápido.
    Tenho um 100% eletrico que trabalha 24h, estou seriamente a pensar substitui-lo por um disel novamente.
    Para além do preço dos carregamentos rápidos esta também a falta deles. Inviabiliza qualquer negocio.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Boa tarde as13, pode-me só esclarecer qual o valor que gasta ao carregar o carro num desses postos? Cpts e Obrigado

      1. Avatar de as13
        as13

        Dois carregamentos a cada 24h, novembro e dezembro EDP foi 877€ nos dois meses.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Mas está a falar em EDP, questionei o preço nos postos de carregamento rápido…ou isso é-lhe debitado posteriormente na fatura da EDP?
          Estamos a falar de que carro? 2 carregamentos dia para um carro elétrico médio com um valor desses parece-me mesmo muito…

          1. Avatar de Blackbit
            Blackbit

            É taxista!

          2. Avatar de as13
            as13

            É um cartão da EDP comercial para carregar carros eletricos. Para saberes os valores exatos tens uma app simulador que te dá os preços escolhendo o posto e o fornecedor de eletricidade.
            Ve isto https://pplware.sitedev.pt/motores/simulador-mobi-e-sabe-quanto-vai-pagar-nos-postos-de-carregamento-rapido/

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Assumindo 31 dias, mais de 14Euros por carregamento?

          Quantos km percorridos?

          1. Avatar de Jose Lapao
            Jose Lapao

            Do que eu entendi ele pagou 877€ por 122 carregamentos (Novembro 30 dias Dezembro 31, da 61 dias vezes 2 carregamentos 122. Ora 877/122 da cerca de 7,19 euros carregamento) ora dependendo dos km pode ser barato. Gasto 45€ de gasóleo para encher o deposito faz em media 650km se ele nos informar quantos km fez pelos 877€ pode ser caro ou barato

          2. Avatar de as13
            as13

            +- 4500kms/ mês

    2. Avatar de Eu próprio
      Eu próprio

      Estão a fazer lavagem ao cérebro das pessoas para comprarem autos elétricos. Mas a compra de um carro elétrico é de uma absoluta irracionalidade, a começar no preço, no custo da eletricidade, no tempo de carga e na viciação das baterias ao longo dos meses. É um enorme barrete!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Um carro elétrico carregado em casa, será certamente mais económico (refiro-me apenas ao custo de carregamento) do que abastecer um carro a gasóleo por cada 100Kms…basta ver o preço que paga por Kw/h em casa e o consumo do carro eletrico face ao custo para os mesmos 100Kms movido a diesel ou gasolina…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Com a capacidade da baterias que ai vêm é melhor carregar ao fim de semana e aproveitar para andar a pé.

      2. Avatar de JV
        JV

        viciação das baterias ao longo dos meses? bem, esta é nova. vamos a descobrir e trazem baterias de níquel lol

        1. Avatar de Eu próprio
          Eu próprio

          Se é nova é porque estás mal informado. A autonomia vai decrescendo de forma muito irritante.

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Tinha esse receio mas em dois anos de uso não notei nada ainda.

  2. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Não havendo infra-estruturas para o apoio à utilização dos carros eléctricos, ou as que havendo não dão a resposta necessária face ao crescente número de veículos, é sem dúvida um revés à generalização destes.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Imaginem quando existirem umas centenas de milhares de eletricos a circular e uns bons milhares de postos de carregamento.
    Todos deviam fazer como a Tesla que penaliza fortemente, ao minuto, o tempo que o carro fica no carregador depois de carregada a bateria.

  4. Avatar de AxTag
    AxTag

    Mais uma vez financiamos algo que vai ser pago por nós e no final há alguma empresa privada que lucra. Se os privados querem ter uma melhor rede os privados que as financiem. Eu antes de comprar um Plugin vi tudo e um par de botas para firmar a minha decisão, inclusive o site das condições da Mobi.E que indica que após reclamação por mau funcionamento de um carregador tem X horas para resolver o problema. Posso dizer-vos que no primeiro dia que recebi o carro tentei carregar junto ao meu escritório e vi que o posto se encontrava completamente inoperacional. Reportei e até hoje o problema não está resolvido (tendo já passado 4 meses). É inadimissivel que o estado faça entidades e contratos de níveis de serviço quando no final ninguém fiscaliza para saber se são cumpridos ou não.

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Precisamos de um posto de carregamento , por zona , por aldeia , 30km em 30 km em estradas regionais , só assim a coisas funcionam .

    E o estado deve dar isenção de imposto nos carregamentos feito por viaturas empresariais .

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      ” Carregamento rápido ” temos em Portugal uma empresa disponibiliza postos de garramento rápido que permite futuramente as viaturas eléctricas efectuar carregamentos 100 km de autonomia em apenas 5 minutos .

    2. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Mais isenções para as empresas? Os carros da frota que paguem como os outros. Até porque neste caso não estamos a falar certamente de veículos de transporte de mercadorias mas sim dos carrinhos de alta cilindrada dos patrõezinhos. Paguem e não bufem. O país está farto das vossas isenções.

      1. Avatar de Tekman
        Tekman

        @Pedro Ferreira No que diz respeito a viaturas, as empresas não só pagam os impostos que todas as pessoas pagam, como pagam um imposto adicional chamado Tributação Autónoma.
        Tenho uma micro empresa e não beneficio de qualquer isenção do Estado, antes pelo contrário, pago mais impostos do que pagava quando era trabalhador por conta de outrem.

  6. Avatar de Tunes
    Tunes

    Eu so gostava de saber quem e que esta a lucrar com isto. Como e que e possivel instalarem caixas novas e ao fim de umas semanas estarem inoperacionais? Querem que o pessoal invista numa viatura electrica e depois nao a carregadores suficientes, e nem penalizacoes serias para aqueles que deixam o carro a carregar 24h no mesmo sitio, numa situacao na zona de Almada precisei de carregar o carro passei por 5 carregadores e todos avariados.resultado fiquei apeado.

  7. Avatar de santos
    santos

    eu tenho o tesla XP100D e estou muito contente , em Noruega tudo funciona diferente..

    1. Avatar de Eu próprio
      Eu próprio

      Com as temperaturas da Noruega deixas o carro na rua 2 dias e ficas com a carga a zero. Nem a porta consegues abrir. Kkk

      1. Avatar de mlopes
        mlopes

        deve ser por isso que têm um parque de elétricos enorme e as compras de elétricos crescem enormemente significando já mais de 50% das aquisições de veículos novos

  8. Avatar de Tony
    Tony

    Infelizmente não somos de raciocínio igual ao povo da Noruega.
    Não temos políticos honestos nem de raciocínio rápido.
    Toda a porcaria que os nossos políticos acharem que é bom para Portugal o povinho assina por trás.
    Conto aos carros elétricos de baterias!?…esperem e vão ver de aqui alguns anos o problemas que vão ter.
    Isenção de impostos??? He he he… aguardem.

  9. Avatar de Tony
    Tony

    Não se esqueça de tomar as vacinas da gripe e das aves.hehehe

  10. Avatar de Ze
    Ze

    Reclamam a partir do momento que é a pagar! Quando era à borla e há conta até se submetiam a fazer serões longe de casa para carregar o carrito à conta dos outros! Começou a ser pago, aparece o tuga a reclamar…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Não fales sem saber.
      os carregadores pagos são poucos os que não funcionam. São os carregamentos normais que estão na sua maioria desligados e esses não se pagam ainda. Se calhar o problema é mesmo esse. Não são pagos não há vontade de reparar e deixar em funcionamento.

  11. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Agora que o estado quer carros electricos já tem dsculpa por chegarem com 2 dias de atraso!!

  12. Avatar de Vitor
    Vitor

    Jasus 4500km mês, dois meses da 9000km. Preço edp 877 euros. Ora meu Clio atesta com 50 paus diesel. faz 900km. 900km por 10 da 9000km. 10 por 50 paus da 500 paus. Meu diesel e mais econômico k eléctrico e mais barato na compra. Manutenção, já sei, barata estamos a falar de Clio.

    1. Avatar de Tiago Barros
      Tiago Barros

      Bem, primeiro de tudo acho que quem deu essas informações não as está a contar corretamente,. Digamos que ele tenha um Nissan leaf ( ou equivalente) tem 320 km de autonomia wltp, e as estimativas de carga num plano bihorario é de 2€/100km por isso é MT difícil esses dados estarem corretos.

    2. Avatar de Eu próprio
      Eu próprio

      Que os carros elétricos ficam mais caros ao Km do que os diesel só os maluquinhos não querem ver. Já disse isso várias vezes. Comprem elétrico e depois chorem.

    3. Avatar de JV
      JV

      Ele está a carregar em postos de carregamento rápido, é natural que gaste MUITO mais. Nem sequer é um modelo de negócio sustentável e ou não fez contas ou as fez mal na altura de se meter nessa aventura. É a mesma coisa que o Vitor no seu Clio citadino andar sempre em AE a 140km/h e atestar nas bombas de auto estrada com preços bastante mais altos, esses 50 paus vão-lhe dar para muito menos do que dão atualmente.

      Cada carro tem a sua utilização. Um citadino em auto estrada gasta muito mais do que devia e um elétrico a carregar em postos de carregamento rápido paga preços exorbitantes. Mas, tal como o Tiago diz, esses valores parecem estar incorretos

      1. Avatar de as13
        as13

        Esses valores estão corretos. O carro só carrega em postos rapidos. Sim, fiz contas o problema é que quando o carro foi comprado em Setembro não se sabia o preço dos carregamentos. Se for para carregamentos em casa é um bom negocio. Neste momento só vale pela manutenção e pouco mais, dai eu estar a pensar trocar novamente para um disel.

  13. Avatar de AxTag
    AxTag

    Vejo montes de discussão sobre se compensa ou não compensa mas também percebo que as pessoas falam sem saber. O custo por cada 100km varia entre 10/13 kw/h, logo tendo em conta que em casa pago 0,10 centimos por cada Kw/h façam as contas. Nem o carro Diesel mais económico do mundo…Já agora provem que a viciação das baterias acontece como falam, parece que estão a falar de um Nokia dos anos 90.

  14. Avatar de Vitor
    Vitor

    Então elétrico só se for para carregar em casa, nos postos de carregamentos nem pensar, mais um entrave aos electricos.

  15. Avatar de Ana Gomes
    Ana Gomes

    Os seguintes postos não estão a funcionar, alguns à mais de 2 semana. É inadmissível esta situação.

    Gostava de saber como vou carregar o meu veiculo!!!!

    Posto LSB-00091 – Av. D. Carlos I, Lisboa
    Posto LSB-00101 – Rua Dom Luís I, Lisboa
    Posto LSB-00169 – Avenida 24 de Julho, Lisboa
    Posto LSB-00110 – rua António Maria Cardoso, Lisboa

    1. Avatar de Axtag
      Axtag

      Amigo, a da 24 de Julho não está a trabalhar pelo menos desde Outubro do ano passado. Já reclamei por escrito pois trabalho também nessa zona e nem resposta tive

  16. Avatar de Vvvv
    Vvvv

    Antes era gratis, desde novembro do ano passado pagam-se, e qualquer dia pagamos quase tanto como um carro a diesel ou gasolina, temos de começar a reclamar já porque vê-se que alguém está a lucrar com isto e vai lucrar ainda mais, porque futuramente vai ser tudo eléctrico e vamos acabar por andar em guerras por energia que devia ser limpa e grátis para toda a gente, dinheiro já recebem dos gastos que fazemos em casa mas querem mais e mais , continua a haver postos eléctricos sem funcionar, poucos postos para o crescimento de veículos e nós a pagar.