Carros elétricos não têm rádio AM! Saiba qual a razão…

80 Comentários

Quando se fala de carros elétricos, é normal pensar-se que estes trazem alguma/muita tecnologia e, uma vez que são recentes, incluem suporte para tecnologias/serviços antigos. Mas não é bem assim! Sabia que os carros elétricos não suportam rádio AM?

Carros elétricos não têm rádio AM! saiba qual a razão...


A “culpa” é do motor do carro elétrico: sinal AM funciona nos 530 kHz a 1 700 kHz

Rádio AM é o processo de transmissão através do rádio usando modulação em amplitude. É transmitido em várias bandas de frequência. Foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio.

Estando presente em quase todos os autorádios dos veículos, os sistemas multimédia dos carros elétricos não suportam rádio AM. O motivo desta não integração nos sistemas multimédia de carros elétricos é puramente técnica.

De acordo com informações técnicas, o motor dos carros elétricos gera um campo magnético que funciona na mesma frequência do sinal AM, de 530 kHz a 1.700 kHz. Assim, a receção de sinal sofre interferências e o som acaba por se degradar. Tal não acontece com o sinal FM, que funciona em outras frequências.

Carros elétricos não têm rádio AM! saiba qual a razão...

As marcas têm seguido esta tendência de não incluir rádio AM, mas no Brasil, por exemplo, o Governo quer obrigar as marcas a incluir suporte para rádio AM.

Para que tal aconteça, as fabricantes de veículos automóveis têm de isolar melhor o motor. Algumas marcas europeias do segmento automóvel já abandonaram o rádio AM, mesmo em carros movidos a combustíveis fósseis.

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    O AM está mais que obsoleto.

    1. Avatar de CF
      CF

      Ainda é muito usado em aviação, pela sua robustez.

      1. Avatar de Joao M
        Joao M

        tendo em conta que os carros ainda não voa, diria que o AM não é relevante.
        Não vejo qual a aplicação de se ter AM nos carros, hoje em dia.
        Acho que é ainda uma modelação usada em rádios amadores mas agora anda tudo pela internet de qualquer maneira.

        1. Avatar de Ever
          Ever

          Não tem aplicação do vosso ponto de vista porque não usam vão a outros paises radios AM é mato, não sijam as coisas só há vossa realidade…

        2. Avatar de carlitos
          carlitos

          Na eventual situação de falha dos sistemas de comunicação usuais, é sensato ter sistemas alternativos, quanto mais não seja por segurança. Foi o que aconteceu em situações de incêndio em Portugal, os sismos no Haiti ou em outras catástrofes. De qualquer forma é sempre uma opção para quem quiser usar.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            +1

      2. Avatar de LA
        LA

        Há certos sitios onde o AM tem lógica de existir, mas para transmissão de rádios, já não tem muita lógica.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Estou a imaginar um camionista no meio da amazóia, ou a atravessar o Outaback Australiano apenas com rádio FM…. Portugal é muuuuito pequeno. (também não os imagino de EV…)

          Se calhar está certo! os locais onde não há FM estão longe demais para se chegar de elétrico… será esse o motivo?

          1. Avatar de Cada tiro, cada melro
            Cada tiro, cada melro

            Amazóia, Outaback…hoje o Carlitos está em altas!!

          2. Avatar de Art
            Art

            Onde é que carrega as baterias na Amazónia ou no “outaback”?

          3. Avatar de Traveller
            Traveller

            carrego com o SOL, mas fácil que encontrar um posto combustível

        2. Avatar de Ever
          Ever

          Não tem logica porquê porque é raro hoje em Portugal as radios serem todas em FM, Portugal não é o mundo amigo… radios AM continuam ai a pontapé….

    2. Avatar de Divino Leitão
      Divino Leitão

      AM não é obsoleto, em alguns lugares é o único sinal disponível.
      O que ocorre é que os carros deveriam ter uma proteção para não deixar a frequência do motor interferir e isso não está sendo respeitado.

    3. Avatar de Ever
      Ever

      Não amigo não está, o AM continua a ser muito usado em comunicação de radio por todo mundo, pois permite um maior alcance em relação ao FM que requer repetidores para propagação…

      Lá por só ouvir radio FM não quer dizer que as outras estejam obsoletas….

    4. Avatar de Faísca
      Faísca

      Ignorância nem por isso

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Agora fiquei preocupado. Tenho um Kia Niro 100% elétrico e tem rádio AM…

    1. Avatar de Lachon
      Lachon

      Que tal o Kia Niro? Estou interessado nesse carro.. as autonomias são boas? Cumps

    2. Avatar de int3
      int3

      mais um artigo para encher. não culpo o pplware, mas sim a fonte. É que a rádio frequência usa irradiação electromagnética e não campos magnéticos….

      1. Avatar de Vítor M.

        Vou-te responder aqui como respondi no outro sítio:

        Caro.. estuda um pouco o assunto e vais ver que o que sabes falta aí alguma coisa mais…

        Algumas empresas como a como BMW, Mazda e Tesla (entre outras) anunciaram que os seus veículos elétricos não contarão de agora em diante com a recepção das frequências AM. Mas isto tem uma razão de ser, como é explicado no artigo.

        O rádio AM é particularmente suscetível a interrupções porque usa frequências como as emitidas pelos sistemas dos veículos elétricos, que podem sobrecarregar o sinal de rádio e torná-lo ininteligível. As estações FM operam em comprimentos de onda diferentes. A blindagem do equipamento de recepção de rádio pode ser cara e complexa (pode custar aos fabricantes cerca de 3,8 mil milhões de dólares), especialmente quando os utilizadores de veículos podem ter acesso a rádios AM através das plataformas digitais.

        Com isso, desde início deste ano, milhares de canais de rádio que emitiam em AM migraram para frequências FM.

        Mas então qual a razão?

        As emissões em AM e FM são ambas asseguradas por ondas electromagnéticas, mas se as primeiras modulam a amplitude, emitindo entre 535 e 1705 KHz, as segundas fazem variar a frequência e têm um espectro entre 88 e 108 MHz. Daí que o AM seja mais barato e percorra distâncias superiores, enquanto o FM oferece uma melhor qualidade sonora e, embora tenha mais dificuldades em superar barreiras físicas, é menos sujeito a interferências exteriores.

        É precisamente a maior sensibilidade das emissões AM ao funcionamento dos motores eléctricos dos automóveis a bateria, que produzem interferência electromagnética, que impede a captação destas emissões. A menos que sejam montados nos veículos protecções dos cabos do rádio, sistemas de redução de ruído e filtros EMI, que reduzem as emissões electromagnéticas.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          +111. Salvem o AM 🙂 hehehe

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Se ouvi 5 minutos de AM na minha vida já foi muito.

    No meu carro só tenho FM e DAB…

    1. Avatar de Ever
      Ever

      Mais um rapaz novo que nasceu no século XXI na era digital, por isso não é de estranhar tal afirmação…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Por acaso nasci no século XX e a última vez que ouvi AM foi nos anos 2000, no carro de um colega quando descobrimos que podíamos ouvir rádios de Espanha, França e Inglaterra.

        Foi giro durante 5 minutos.

        Mas hoje no carro consigo ouvir rádios do Polo Norte, da Austrália, Japão ou de qualquer outro lado do mundo, basta abrir o TuneIn ou outra app de rádio qualquer.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          e se a internet fora abaixo?

          1. Avatar de papagaio
            papagaio

            ahaha…lixou..acabou o mundo

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Acontece o mesmo se a antena emissora do AM for abaixo…

          3. Avatar de poisclaro
            poisclaro

            Continua viagem e não ouve radio? Há problemas maiores certamente

        2. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          @realista, discordo, as emissoras AM têm plano de redundância para emitir com menos potência recorrendo a energia de backup. Não precisam de internet para nada.. As emissoras de FM deveriam ser obrigadas a ter plano iguais, e também redundância de emissor e antena. Nas recentes catástrofes os meios de divulgação mais antigos deram prova da sua necessidade. O que funciona nunca deveria desaparecer. Manter sempre, como redundância, obviamente.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Eu não afirmei que o AM não era necessário e entendo que é uma tecnologia útil em caso de urgência, porque como é mais simples, consegue funcionar em qualquer condição.

            No entanto para o dia-a-dia já não faz muito sentido até porque a qualidade do áudio é mais fraca e ainda por cima concorre com o FM, Meios físicos como CD’s (em desuso), Mp3 e agora com o resto do mundo com a Internet…

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Mas também existem outros meios de divulgação em caso de catástrofe como a difusão celular utilizando a rede GSM onde praticamente todos temos um dispositivo connosco capaz de captar este sinal enquanto nem sempre temos rádio AM…

          3. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            @realista- sim e sim, concordo contigo. Broadcast GSM , principalmente na casa dos 850 mhz é também na minha opinião essencial e que deveria ser amplamente reforçado.

          4. Avatar de Antigo tecnico cabovisāo
            Antigo tecnico cabovisāo

            Am com um emissoor com 10 watts e duas pontas de fio de contre a servir de antena cobrimos Portugal inteiro em FM um emissor de 1500 watts antenas e guias de onda obtemos 10 a 20 km de cobertura

          5. Avatar de JL
            JL

            Com AM até dá para ter um rádio recetor sem alimentação, que é alimentado pelas ondas de rádio.

            O meu irmão é técnico de eletrónica e quando estava na formação, esse experimento fez parte dos testes práticos.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      DAB, em Portugal?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ter possibilidade de ouvir DAB, não significa que tenha estações de rádio para as ouvir…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Exato, é isso… Faltam as estações DAB, obrigado.

  4. Avatar de João
    João

    Grande mentira
    Tenho um Kauwai 100% elétrico e tem AM.

  5. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Conseguem dizer quais os modelos que não têm? Pelo menos Kia Niro EV tem mas há outros onde tenho quase a certeza que também têm.
    Fará sentido dizer que determinada marca ou modelo não tem mas não englobar todos os carros elétricos. Porque há uma marca que não tem visualmente presente a parte do AM, apenas do FM, mas segundo sei, é possível contornar isso.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Não são só elétricos alguns a combustão também já não suportam, por mim é igual e para 90% das pessoas imagino que também

  7. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    AM? Nunca utilizei e já sou velho!

    1. Avatar de Ever
      Ever

      Velho com menos de 18 anos…

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Idem, e diria que isso se aplica para 99% dos automobilistas….

    3. Avatar de Mapril
      Mapril

      Velho e nunca usou AM? Pois velho sou eu que, ainda no tempo da outra senhora, ouvia a antiga Emissora Nacional pela rádio de ondas curtas (AM), estando eu a uma distância de + de 10 mil Km de Lisboa!

      1. Avatar de raul
        raul

        A essa distancia talvez não fosse por AM mas sim por LW

        1. Avatar de Mapril
          Mapril

          Sim era por ondas curtas, que permitia a transmissão de sinal a milhares de quilómetros – era possível ouvir a Emissora Nacional ou a BBC mesmo estando do outro lado do mundo. Os rádios dos automóveis modernos costumam ter apenas onda média, mas ambas as bandas e também a banda de ondas longas (respectivamente SW, MW e LW) usam AM (Amplitude Modulation).

  8. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Uma pequena nota, existe no artigo alguns confusão entre modulação ( a forma) e a frequência de utilização. Infelizmente acabei por perceber que os carros eléctricos são poluidores do espectro de HF. O sinal de AM e FM pode ser modulado seja em que frequência for. É costume o am estar alocado em LF ou HF mas pode ser modulado em VHF UHF, etc. Ele está alocado estrategicamente em frequências baixas porque beneficiam da propagação ionosférica, que, pode uma só transmissão poderá ser escutado em todo mundo. Assim é fácil e eficiente, e existem muitos rádios com esta capacidade em toda a parte, o que , para efeitos de sobrevivência é estratégico . KISS. O am tem vantagem sobre o fim pois é mais robusto , mais fácil de escutar debaixo da estética e ruídos . Penso que os carros eléctricos podem mitigar isso com blindagem. Até podem inclusive ser autuados pela ANACOM ou organismo semelhante noutros países por gerar interferência. Existem leis para isto, para evitar poluição do espectro por parte de material electrónico, e são obrigados a ser testados inclusive

    1. Avatar de Viriatus
      Viriatus

      finalmente uma boa resposta, tecnicamente competente.

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Assumindo que existe sinal suficiente, FM costuma ser mais robusto no que toca a interferencia.

      Basta ouvir uma emissora AM ou FM durante uma trovoada. Em que os relâmpagos afetam a emissão AM mas não a FM. Isto porque o ruído eletromagnético afeta maioritariamente an amplitude do sinal e não a sua frequência.

      Uma das grandes razões de AM ser usado em rádios CB (aviação, polícia, etc) é o facto que se duas pessoas tentarem falar ao mesmo tempo, consegues ouvir ambas as transmissões (embora com ruído adicional). Em FM o mesmo não é possível, o sinal mais forte ganha sempre e o outro é ignorado. Em situações de emergência este comportamento não é ideal.

      Para quem tem rádio FM no carro nota que em certas ocasiões o rádio salta entre duas emissoras que transmitem na mesma frequência, mas não ouvem as duas em simultâneo. Excepto em zonas em que os sinais estejam ao mesmo nível, em que se torna praticamente impossível de ouvir alguma coisa.

      Neste último caso o comportamento do FM é vantajoso, porque geralmente ninguém quer ouvir duas emissoras a reproduzir em simultâneo.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Não é mais robusto, tem sim melhor fonética e possibilidade stéreo, e é mais exigente a nível do emissor. Sim , o am é susceptível a descargas de estática e degradação de sinal, mas mesmo assim é audível muita vez onde o FM é só já ruido . A mesma coisa com emissões laterais, (USB, LSB) , onde ocupa menos espectro e menos exigente a nível de andar final do emissor. O AM não é full duplex, isso não é característica da modulação, é característica do radio em si emissor / receptor , mas entendo talvez que querias dizer que é possível escutar 2 sinais de AM / laterais em simultâneo no eter…sim , correto. Se o FM é mais vantajoso…depende se me falas de perspectiva comercial (sim) , ou de situação de garantia de entrega de informação / escuta. Todavia fizeste umas boas observações.

  9. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Tem erros ortográficos, as minhas desculpas, é desta que o redmi note 7 vai pra reforma

  10. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    (Erros ortográficos corrigidos) Uma pequena nota, existe no artigo alguma mistura entre modulação (a forma) e a frequência de utilização. Infelizmente acabei por perceber que os carros eléctricos são poluidores do espectro de HF. O sinal de AM e FM pode ser modulado seja em que frequência for. É costume o AM estar alocado em LF ou HF mas pode ser modulado em VHF UHF, etc. Ele está alocado estrategicamente em frequências baixas porque beneficiam da propagação ionosférica, que, pode uma só transmissão poderá ser escutado em todo mundo. Assim é fácil e eficiente, e existem muitos rádios com esta capacidade de escuta em toda a parte, o que , para efeitos de sobrevivência é estratégico, conceito KISS. O AM tem vantagem sobre o FM pois é mais robusto , mais fácil de escutar debaixo da estática e ruídos diversos . Penso que os carros eléctricos podem mitigar isso com blindagem. Até podem inclusive ser autuados pela ANACOM ou organismo semelhante noutros países por gerar interferência. Existem leis para isto, para evitar poluição do espectro por parte de material electrónico, e são obrigados a ser testados inclusive para serem considerados dentro de algumas normas europeias

  11. Avatar de Mike
    Mike

    Pior do que não ter AM nos VE é Portugal ser praticamente o único país da UE que não oferece DAB!!! Países mais pobres que o nosso e já tem emissões regulares de DAB, onde a qualidade sonora é bem superior ao FM…
    https://www.worlddab.org/countries

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O pessoal aqui é saudosista do AM que ainda tem menos qualidade que o FM… LOL

      1. Avatar de Tromp
        Tromp

        Boa questão….
        mas não se trata de questão.
        Acaba por ser radio OTA, modo de proceder que os wifidepentes gostam.
        Se ler o que o TecnicoMeo escreve em cima entenderá.
        Eceu acrescento a SW que vai mais longe.
        Em caso de problemas nas comunicações wifi, esta tecnologia consegue funcionar sem isso.
        E ser um wifi ou bluetooth depente é mesmo bom para a radiação junto ao cerebro lá isso é.

    2. Avatar de Rodrigues
      Rodrigues

      Concordo, mas o mais estúpido no meio disto tudo é que existiu em Portugal entre 1997 e 2011, tendo sido extinto pela fraca penetração. Pessoalmente acho que o que falhou foi a divulgação, só tive conhecimento após a sua extinção e em alguns anos a trabalhar numa loja de electrodomésticos perguntaram-me uma única vez se vendiamos receptores.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Os campos magnéticos sempre foram um tema de discussão no impacto que têm sobre a saúde!
    Nos carros eléctricos existe alguma informação?
    Deixo o tema para discussão…

    1. Avatar de JL
      JL

      Existe, e é um não problema.

      1. Avatar de Tromp
        Tromp

        O iphone em França tb não tinha… durante algum tempo, depois passou a ter, e depois deixou de ter.

  13. Avatar de Anti-tudo
    Anti-tudo

    Que cena… Estou mesmo preocupado, é que o AM faz cá uma falta…

    1. Avatar de anti-estupides
      anti-estupides

      Se a estupidez pagasse imposto ficava rico, só demonstra a ignorância que muitos tem em vir dizer barbaridades, pois a única coisa que estão a demonstrar é que andam a leste de tudo, nem tão pouco sabem usar a pesquisa na internet para perceber que o AM se usa em sistemas de emergência e outras comunicações para além de estações de radio…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Revelas total ignorância, “anti-estupides”! Usa a cabeça e lê… Falei de campos magnéticos, uma das razões que é identificada para ausência de AM… Aha ah

      2. Avatar de JL
        JL

        Os bombeiros usam VHF que nada tem a ver com AM.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Lê!.. Os campos magnéticos sempre foram um tema de discussão no impacto que têm sobre a saúde! Nos carros eléctricos existe alguma informação?
          Será que esta gente lê?

          1. Avatar de JL
            JL

            Já lhe disse que é um não problema, não leu?

          2. Avatar de Socorro
            Socorro

            Alem do mais esse belo documento não está totalmente correcto, nem tudo o que apanha na internet tem a informação fidedigna, essa é um desses exemplos…

        2. Avatar de anti-estupides
          anti-estupides

          Os bombeiros usam varias bandas de comunicações VHF, AM, LSB, comunicações siresp em sinal fechado com frequências de satélite.

          Além do mais existe mais emergências por radio frequência que só bombeiros.

        3. Avatar de Socorro
          Socorro

          Eu sou bombeiro e ao contrário do que diz, usamos sim radio AM não só VHF, o VHF, em certas zonas não tem alcance temos de usar AM…

      3. Avatar de Anti-tudo
        Anti-tudo

        Perdeste um boa oportunidade para teres ficado calado ahahah

  14. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    É uma pena estarmos a assistir à mudança para tudo na internet. Há coisa que não é a mesma coisa. Rádio na internet vem com um atraso que não compete com a rádio tradicional.Os telemoveis terem perdido o rádio FM foi, para mim, uma grande perda.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      +1- a maior dos xiaomis ainda tem

  15. Avatar de Delaware
    Delaware

    Boa noite! Muito interessante este tema. E os comentários. Há tecnologias que não deveriam ser esquecidas, sim. Ou, apagadas. Esta é uma delas.

  16. Avatar de Luís Loureiro
    Luís Loureiro

    O leaf tem AM… O i4 tem AM… O zoe tem AM..
    Esta “notícia”… Enfim.
    Alguém sabe de um elétrico que não tenha AM??

    1. Avatar de Vítor M.

      Tens um entendimento pequenino do mercado dos elétricos. É mesmo um comunicado de algumas marcas, como diz no artigo a contrariar-te 😉 até porque muitas já não vão ter e outras nasceram já sem ter.

      E à medida que o mercado lança novos modelos, até dessas marcas que citaste modelos, o AM vai desaparecer. E sim, acabarás por deixar de ter exemplos. E isso está explicado:

      O rádio AM é particularmente suscetível a interrupções porque usa frequências como as emitidas pelos sistemas dos veículos elétricos, que podem sobrecarregar o sinal de rádio e torná-lo ininteligível. As estações FM operam em comprimentos de onda diferentes. A blindagem do equipamento de receção de rádio pode ser cara e complexa (pode custar aos fabricantes cerca de 3,8 mil milhões de dólares), especialmente quando os utilizadores de veículos podem ter acesso a rádios AM através das plataformas digitais.

      Com isso, desde início deste ano, milhares de canais de rádio que emitiam em AM migraram para frequências FM.

      Mas então qual a razão?

      As emissões em AM e FM são ambas asseguradas por ondas eletromagnéticas, mas se as primeiras modulam a amplitude, emitindo entre 535 e 1705 KHz, as segundas fazem variar a frequência e têm um espectro entre 88 e 108 MHz. Daí que o AM seja mais barato e percorra distâncias superiores, enquanto o FM oferece uma melhor qualidade sonora e, embora tenha mais dificuldades em superar barreiras físicas, é menos sujeito a interferências exteriores.

      É precisamente a maior sensibilidade das emissões AM ao funcionamento dos motores elétricos dos automóveis a bateria, que produzem interferência eletromagnética, que impede a captação destas emissões. A menos que sejam montados nos veículos protecções dos cabos do rádio, sistemas de redução de ruído e filtros EMI, que reduzem as emissões eletromagnéticas.

  17. Avatar de Mario
    Mario

    Obviamente que em caso de uma catástrofe sobrevive o AM e a onda curta.
    Mas em caso de catástrofe um elétrico fica limitado em tudo…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Em caso de catástrofe os camionistas vão continuar a abastecer os postos de gasolina e a petrogal vai continuar a produzir porque precisas deles…

      Sim coração.

    2. Avatar de JL
      JL

      Então porquê?