Carros elétricos e híbridos também têm de ir à inspeção?

49 Comentários

A transição para a mobilidade elétrica está em pleno andamento e muitos condutores pensam que, ao trocar o motor de combustão por um elétrico, deixam para trás algumas obrigações legais. Será que os carros elétricos e híbridos também têm de ir à inspeção?


Os carros elétricos e híbridos também têm de ser inspecionados, seguindo praticamente as mesmas regras dos veículos a gasolina ou gasóleo.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 144/2012, todos os veículos a motor, independentemente da sua motorização, estão sujeitos à inspeção periódica obrigatória. Isto significa que não há exceções para os elétricos ou híbridos, pois a periodicidade e o processo são semelhantes aos dos veículos tradicionais.

Inspeção: o que é verificado nos carros elétricos e híbridos?

Durante a inspeção, são avaliados todos os elementos essenciais à segurança, tal como acontece com qualquer outro automóvel: travões, direção, suspensão, iluminação, pneus e estrutura do veículo.

Contudo, os veículos elétricos e híbridos passam também por verificações específicas relacionadas com o seu sistema elétrico, como:

  • Estado e segurança da bateria de tração
  • Integridade dos circuitos elétricos de alta tensão
  • Condição dos cabos de massa e ligações à terra
  • Funcionamento do sistema de carregamento
  • Eficiência dos dispositivos de segurança elétrica

Nos veículos 100% elétricos não se realiza o teste de emissões poluentes, uma vez que não existe escape nem produção de gases.

A periodicidade também se mantém igual:

  • Primeira inspeção: 4 anos após a matrícula.
  • Segunda e terceira: a cada 2 anos, até o veículo completar 8 anos.
  • A partir do 8.º ano: a inspeção passa a ser anual.

Mesmo sendo tecnologicamente mais avançados e exigindo menos manutenção, os carros elétricos e híbridos continuam obrigados a cumprir a inspeção periódica obrigatória. A segurança rodoviária e a integridade do sistema elétrico são prioridades, e a IPO garante que esses veículos circulam em perfeitas condições nas estradas.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Claro que tiveram que inventar um “teste” que, à boa portuguesa, tem de se “dar a volta”. Quem carrega numa wallbox como conseguem fazer o teste ao “Funcionamento do sistema de carregamento”. É que temos que levar o nosso, dizem eles.

    1. Avatar de Nêsperas
      Nêsperas

      Não sejas desentendido, o “sistema de carregamento” a que se referem deve ser o que está dentro do carro e gere o estado da bateria (o dito BMS).

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Estranho, os PHEV entram sempre para as contas de vendas de carros electricos mas segundo o artigo têm de fazer teste ás emissões poluentes á saída do escape!

    Algo errado não está certo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nos veículos PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) — ou híbridos plug-in — a situação é diferente dos 100% elétricos:
      Porque têm motor a combustão interna, mesmo que também possuam um motor elétrico, é obrigatório realizar o teste de emissões poluentes durante a inspeção periódica obrigatória.

      1. Avatar de Tretas
        Tretas

        Eu tinha um carro a GPL e tinha um depósito de gás superior ao da gasolina, andava sempre a gás e tinha que fazer a inspeção a gasolina… Também não dá para perceber

    2. Avatar de JL
      JL

      Em lado nenhum contam como carros eléctricos, isso é mentira.

      1. Avatar de Tretas
        Tretas

        O Ampera e o Volt que teem o motor de tracção elétrico e o da gasolina como alternador?? Como é?

        1. Avatar de JL
          JL

          É um eléctrico com extensor de autonomia, mas não é um híbrido plugin como ele diz.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Por si os elétricos não iam á inspeção. Tbm deviam ser isentos é?

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde eu disse isso MENTIROSO ?

  3. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    Então mas se são todos os veiculos, a motor. Existem muitos que estão à margem da lei.
    Quando fui com o meu à inspeção nem conseguirão acelarar o motor a combustão.
    Como é que vão verificar esses itens todos? Querem ver que vão desmontar os carros, nos centros de inspeção.
    Ao menos que sejam justos, a fazer as inspeções. Não é os mecânicos, ou os amigos levarem os carros e eles passarem, quando bebem mais óleo que combustivel e deitam tanto fumo, como os antigos, comboios a vapor.

  4. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Claro que nao, tesla model 3 aqui com 5 anos e 0 problemas, so em mexanico e gasolina ja poupei 45 mil euros

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim poupou sim!!!! quem quiser poupar na sua mobilidade é comprar carro NOVO e ELECTRICO!!! haja moral.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas ele tem razão.

    2. Avatar de Semper Fi
      Semper Fi

      Estavas a ir bem até aos “0 problemas”…

    3. Avatar de Seguir diferente dá trabalho
      Seguir diferente dá trabalho

      Um dia a radiação acumulada no organismo sai. Nessa altura é que se vai perceber a poupança.

      1. Avatar de JL
        JL

        Que radiação é essa ? A dos veículos a gasolina ?

    4. Avatar de Pedro P.
      Pedro P.

      😀
      Não desapareçam nunca!

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Têm e acho até que os de alguns “terrosristas automóveis” que por aqui andam deviam ter que fazer inspeção quinzenalmente para segurança de todos nós.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porquê? Porque os astros assim o dizem ?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sempre o mesmo a meter a carapuça LOLOL
        Guarda as tuas perguntas para quem te quiser aturar moço. Boa noite.

        1. Avatar de JL
          JL

          Portanto assim confirma.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Nem sei do que estás a falar.
            Fizeste 2 perguntas…ignorei…agora dizes que confirmo? LOL toma a medicação e adeus

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu falei no post anterior.

            Se ignorou confirma.

          3. Avatar de Pedro P.
            Pedro P.

            Se ignorou confirma diz ele 😀
            “LOL”

          4. Avatar de JL
            JL

            Quem cala consente, sempre ouvi dizer.

  6. Avatar de André R.
    André R.

    Suspensão, travões, pneus, cintos, triângulos, desvio de direção, luzes, folgas, foles, etc etc, onde é que os elétricos ou híbridos diferem dos “comuns” nestes pontos?
    E deviam começar a pagar IUC…

    1. Avatar de BruceWayne
      BruceWayne

      Com o tempo irão pagar muitos impostos. Como ainda são apenas 7% o governo tem fechado os olhos.

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        E espero que continue a fechar….

      2. Avatar de JL
        JL

        Nem quero imaginar quanto vão pagar os a combustão quando os eléctricos começarem a pagar IUC.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Quem tem dinheiro para comprar carro NOVO a 40 mil ou 50 mil euros, depois queixasse do valor do IUC?? mas isso cabe na cabeçorra de alguém?? Só tem de pagar e mais nada e devia ser mais alto que os carros mais velhos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Exato, então não entendo porque se queixam.

            Sim, o IUC nos a combustão devia ser mais alto nos novos que nos mais velhos, por acaso cá ainda é, mas já andam a tentar mudar isso.

          2. Avatar de Amigo
            Amigo

            Queixa-se. Desta vez tem –

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Faz lembrar o apocalipse. Um elétrico e um UMM qual sobrevive? Deve ser o elétrico.

          1. Avatar de JL
            JL

            Qual apocalipse passou ?

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual UMM ? É que há um eléctrico em Portugal.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Este trolha até numa simples suposição utópica precisa saber se passaram por um apocalipse e se referência a UMM é ou não um elétrico LOOOOOOOL
            Isto é doença e é das graves, das silenciosas. Oxalá tivesses dores que assim tratavas-te mesmo.
            Se achas que a comentário do mário não fz sentido diz-lhe só isso boneco, não te dês a esse ridículo LOOOOOOOOOOL

          4. Avatar de JL
            JL

            Ainda gostava de saber que experiência vocês têm se apocalipses.

            Sim, é doença, tanto que num artigo sobre inspeções vêm falar de apocalipses e astros, só pode ser mesmo doença.

            Ainda bem que concorda comigo.

    2. Avatar de Paulo Gomes
      Paulo Gomes

      Todos os benefícios associados aos VE vão acabar. Basta o parque dos VE atingir uma certa percentagem e forem cumpridas as metas exigidas pela UE. É uma questão de tempo.

  7. Avatar de Wat3rMan
    Wat3rMan

    Fui levar à inspeção o meu Rav4 Hibrido (sem ser plug in) e correu tudo bem. Não me viram nada sobre a bateria.
    A única coisa que fizeram foi forçar o motor a ligar, porque tinha a pequena bateria quase cheia.

    1. Avatar de JL
      JL

      Basta abrir o capô.

      1. Avatar de Wat3rMan
        Wat3rMan

        Abrir o capô faz ligar o motor? No meu caso não… aliás na inspeção abriram o capô e nada.. tiveram que meter o aparelho na ficha para arrancar.

        1. Avatar de JL
  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só faltava isso logo depois da isenção do IUC.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É elevadíssima a percentagem de teslas que chumbam na 1ª inspecção. Significa que a maioria dos q andam aí até 4 anos e menos 1 dia são um perigo ambulante.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Yamahia aquilo deve vir com umas tolerâncias bonitas de fábrica. Qualidade acima de tudo. É como os tectos panorâmicos que provocam queimaduras. Mas para os fanboys da Tesla é muita bom.

    2. Avatar de JL
      JL

      Ui, que perigo eles são.