Afinal qual o carro elétrico que tem melhores consumos?

59 Comentários

Quem acompanha o segmento dos elétricos certamente que já se questionou relativamente à autonomia de um determinado veículo se este circular a uma determinada velocidade. É verdade que o “consumo” é algo que associamos aos veículos a combustão, mas obviamente que também existem consumos associados aos elétricos… e isso traduz-se em autonomia.

Para tentar responder a algumas questões a este nível, a Nextmove realizou um estudo bastante interessante. Qual o carro elétrico que tem melhores consumos.

Afinal qual o carro elétrico que tem melhores consumos?


Ao todo foram 8 os veículos que fizeram parte do estudo da Nextmove.

  • 2 Audi e-tron, com pneus de verão 21″
  • 2 Tesla Model X 100D, um com pneus de inverno de 19″ e outro com pneus de verão de 20″
  • 2 Hyundai Kona (64 kWh), um com pneus de inverno de 17″ e outro com pneus de verão
  • 1 Tesla Model S 100D, com pneus de inverno de 19″
  • 1 Tesla Model 3 (Dual Drive/Long Range), com pneus de verão de 19″.

Para avaliar os consumos, foi definido um percurso de 85 km, com pouco tráfego. Num primeiro teste os carros deviam manter uma velocidade de 130km/h e num segundo teste deveriam aumentar para 150km/h.

Durante o periodo de realização dos testes, a temperatura foi de 8ºC.

Afinal qual o carro elétrico que tem melhores consumos?

Consumo aos 130km/h

Relativamente ao primeiro teste, a “vitória” pertence ao Tesla Model 3 com um consumo de 18,5 kWh/100km. Segue-se o Hyundai Kauai (com pneus de verão) com 19,1 kWh/100km e o Tesla Model S (com pneus de inverno), com 20,4 kWh/100km. Em último lugar ficou o Audi E-Tron, com 28,4 kWh/100km.

A velocidade média foi de 115 km/h.

Afinal qual o carro elétrico que tem melhores consumos?

Consumo aos 150km/h

Relativamente ao teste para a velocidade de 150 km/h, a “vitória” pertenceu também ao Tesla Model 3 com um consumo de 20,9 kWh/100km.

No geral os resultados foram idênticos aos obtidos aquando de uma velocidade de 130km/h, com um incremento na ordem dos 2.5 kWh/100km.

A velocidade média foi de 130 km/h.

Afinal qual o carro elétrico que tem melhores consumos?

Autonomia a uma velocidade de 130km

Relativamente à autonomia a uma velocidade de 130km/h, o vencedor foi o Tesla Model S com 480 Km. Seguiu-se o Model X com uma autonomia de 409 km e na terceira posição o Tesla Model 3 com 406 km.

Na última posição encontramos o Audi E-Tron com apenas 301 km.

Afinal qual o carro elétrico que tem melhores consumos?

Autonomia a uma velocidade de 150km/h

As posições para uma velocidade de 150km/h são as mesmas, mas a autonomia baixa. Por exemplo, a 150km/h o Tesla Model S apenas garantiu uma autonomia de 428 km. No caso do Audi E-Tron autonomia cai para os 275 km.

Afinal qual o carro elétrico que tem melhores consumos?

A Tesla é, sem grandes surpresas, a atual referência em termos de eficiência e alcance como se pode comprovar pelos resultados.

Quem tiver curiosidade em perceber como tudo aconteceu, pode ver o seguinte vídeo.

nextmove

Partilhar:
Tags:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    O model S saiu em 2012 e passados 7 anos – com actualizações – as grandes marcas ainda andam aos papeis!!!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      é verdade um carro de 2012 com pequena iterações ainda é o melhor, nao estava a espera de o e-tron fazer um trabalho tao mau é verdade que tem menos 27kw que o model s mas tambem tem mais 10 que o model 3 e mesmo assim perde.
      Fala-se em concorrência para a tesla mas isto é tudo menos concorrência para grande pena minha que é so com concorrência é que isto evolui cada vez mais rapido

      1. Avatar de O pirata
        O pirata

        Comparar um modle 3 e o e-tron é o mesmo que comparar um ferrari a um fiat… São “carros” diferentes. Se quer comparar o e-tron compare com o model X

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Está lá a comparação com Model x

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Estamos a comprara eficiência energética e autonomia não é necessário comparar um suv com um suv mas se queres ir por aí compara então esses dois mais uma vês volta a perder em tudo carros com anos de diferença e etron perde mais uma vez em autonomia e normal também tem a bateria mais pequena mas em consumo perde na mesma se tivesse a mesma bateria gastava a mais rápido na mesma

        3. Avatar de Jorge
          Jorge

          Existe um vídeo do teslabjorn que testa 3 suv eléctricos, o tesla model x, o jaguar i-pace e o audi etron, a velocidades baixas, tipo 50-60 kmh, o jaguar gasta menos, depois fica o model x e por último o audi, a velocidades altas o model x gasta menos. Basta olhar para a frente dos carros para verificar onde ta o problema, carros a diesel convertidos para eléctricos só podia ter o resultado = ao diesel, muito consumo = pouca eficiência.

  2. Avatar de ABD
    ABD

    O que tem melhor consumo é o da Carris …. 30€ por mês com viagens ilimitadas e sem preocupações de autonomia ….

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      É é…! Esqueceste-te foi de referir: superlotação; as pessoas que cheiram mal; as vezes em que chegam atrasados; as vezes em que fazem greve e… os consumos de tempo por km! Fora isso meu amigo os transportes públicos seriam uma pintarola!

    2. Avatar de anon
      anon

      Se tu gostas chegar ao trabalho e cheirar mal claro que sim.

  3. Avatar de Dreamsoul
    Dreamsoul

    Fico triste com em a/o Kona não vir em primeiro lugar…

    1. Avatar de luis borges
      luis borges

      normalmente sao despendiosas, de uma forma ou de outra 🙁

      1. Avatar de GS
      2. Avatar de ToFerreira
  4. Avatar de Fábio Lamas
    Fábio Lamas

    Este estudo deve ter sido encomendado pela tesla, é ridículo e absurdo fazer testes de consumo e autonomia com carros que não são campeões de vendas e são apenas e só referência para quem tem uma carreira do tamanho duma casa!

    1. Avatar de Fábio Lamas
      Fábio Lamas

      *carteira

    2. Avatar de Prof
      Prof

      Na autonomia até pode ter razão, mas no consumo? Já reparou na diferença? Mesmo que as baterias tivessem a mesma capacidade, o Audi gastava-as muito mais depressa.

      1. Avatar de Ngs
        Ngs

        Porque tem jante 21 amigo. Conta muito. Aumente 2 ou 3 polegadas as jantes da sua viatura e verá os resultados.

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Já conduzi todos…não tem nada a ver com os pneus mas sim com a eficiência do motos, baterias e carroceria… Exactamente pela falta de eficiência é que não o comprei.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Nos tesla, com jantes maiores, por exemplo de 19 para 22, o consumo aumenta em cerca de 5%.

    3. Avatar de JV
      JV

      Como assim, carros que não são campeões de vendas? Fiquei confuso. Se há referência de vendas nos elétricos é a Tesla. E curiosamente os carros que apresentam melhores consumos são os mais económicos, o Model 3 da Tesla (40.000€+) e o Kona.

      Diz lá, esse comentário foi daqueles só para dizer mal não foi? Vê lá a lista dos elétricos mais vendidos em todo o mundo em 2018 😉

    4. Avatar de Jorge
      Jorge

      Ridículo como ? basta olhar para a frente dos carros e perceber as diferenças, o audi parece um tijolo, obvio que em velocidades maiores vai consumir muito mais. O pessoal normalmente não liga a isso porque os combustíveis são baratos demais, mas com baterias e electricidade cara, isso já é uma preocupação.

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      foi tudo ao lado ahaah primeiro a tesla é um referencia para qualquer teste de elétricos segundo o model 3 é campeao de vendas terceiro o model 3 tem a bateria mais pequena que o etron e mesmo assim ganha em tudo

      1. Avatar de O pirata
        O pirata

        Comparar um model 3 e o e-tron é o mesmo que comparar um ferrari a um fiat… São “carros” diferentes. Se quer comparar o e-tron compare com o model X

  5. Avatar de Prof
    Prof

    Coitado do Audi. Só serve para a peneirice.

    1. Avatar de Ngs
      Ngs

      Como já referi acima. Jante 21 é pesada. É um extra que só tem quem quer e pode. Aumente o tamanho das suas jantes e verá o resultado.

      1. Avatar de Prof
        Prof

        Conversa…

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        portanto estas a querer dizer que o etron em relação ao model 3 com uma bateria maior faz maior consumo e menos range por as jantas serem maiores ta certo entao. Nao estou a dizer que nao influencia no entanto se o etron faz tao maus resultados a audi devia pensar seriamente no que esta a fazer

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Mesmo com jante menor faz mais consumo, já foram feitos outros testes e o resultado é semelhante se for a velocidades de AE, a 60 kmh é igual aos outros penalizado pelo maior peso, o que confirma que o problema ta na aerodinâmica dele.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Dá que pensar, se os fabricantes fizessem carros com a aerodinâmica do Tesla e a diesel tinham consumos absurdos, o que me leva sempre à mesma conclusão, combustiveis baratos e torna-se mais importante os carros terem supergrelhas e formatos de caras de aço para atrair o cliente.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    E consumos na cidade? Ou era muito facil? Quem anda a 130km e 150km todos os dias?
    50km, 90km e 120km deviam ser as velocidades dos testes. Que sao as velocidades maximas permitidas.

    1. Avatar de JV
      JV

      Quando não se sabe o que se diz…. em cidade são melhores. Foram feitos estes testes pois altas velocidades tendem a ser o calcanhar de aquiles dos elétricos. Porque é que acha que a mobilidade elétrica começou com híbridos e elétricos citadinos?! Porque apeteceu ou porque é como eles se dão melhor?

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Simplesmente porque não tem autonomia para mais. Essa é a verdadeira e única razão.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Não é bem assim, os motores e baterias são muito mais eficientes, logo existe uma grande diferença de consumo em ae do que em cidade, eléctricos parados não gastam,, eu até digo que os a combustão é onde eles são mais eficientes, onde gastam menos, porque parados em filas e a andar devagar são um abuso nos consumos.

        2. Avatar de JV
          JV

          Os 301km do e-tron (o pior resultado do teste) a 130km/h discorda de ti, Sergio!

      2. Avatar de SergioFerreira
        SergioFerreira

        …e não esquecer que os pára arranca, nos eléctricos, recarrega também. Daí a afirmação do caro JV ser correctíssima!

  7. Avatar de biztodigger
    biztodigger

    a sério que conseguiram pensar num teste electricos deixando de fora os lideres renault zoe e nissan leaf? hum…. qual foi a razao?

    1. Avatar de Ngs
      Ngs

      Exatamente. E metem um audi com jante 21, que nem faz sentido juntar ao teste

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        A ideia é mesmo essa, ver o que raio andam a fazer os fabricantes, e como conclusão as marcas de combustão preferem que seja bonito em vez de funcional, nesta comparação entraram os carros com mais autonomia no mercado,

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        nao faz sentido um suv eletrico concorrente do X e do kona e nao faz sentido? tem jantes de 21 porque a audi nao sabe o que faz e mete um carro eletrico com uma jante de 21 e dps quer se melhor que os outros, entao mas diga me la o etron é para comparar com qual afinal?

        1. Avatar de não importa o quê
          não importa o quê

          John Deer

    2. Avatar de O pirata
      O pirata

      O teste teve o contributo da Tesla

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Impossível, a Tesla não faz publicidade ou marking, nunca viram uma publicidade ou ação de marking por parte da tesla, o que tem feito é participar em encontros quando convidada, e chegou a andar com pontos móveis para efectuar test drives que os interessados marcavam pelo site.

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pois, fabricantes experientes com dezenas de anos continuam a construir tijolos para circular nas estradas, fazem carros para circular a 60 kmh e parados em filas. Daí eu dizer que os combustiveis estão baratissimos demais, a electricidade como é cara, os fabricantes mais dedicados fazem carros eficientes.

  9. Avatar de Pp
    Pp

    Tanta dor de cotovelo junta! É um estudo com algum interesse mas claro para quem tem interesse em um VE de resto é futuro ainda para poucos que será para todos daqui a 10anos

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Estes dias ouvia sobre sustentabilidade e sobre termos de poupar energia, porque não é viável produzir tanta energia eléctrica . A mi há pergunta é: e porque estamos a meter todos os ovos no mesmo cesto?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Link sff?

      Engraçado, não é viável produzir mais energia eléctrica, que depende apenas de instalação de painéis solares, eólicas, entre outros, mas é viável continuar a importar petróleo e fazer guerras para podermos usar o carrito com 1 lá dentro. Deixa-me pensar quem defende essa estratégia…..

      Eu acho que temos mesmo de mudar de mentalidades para depois mudar comportamentos, se bem que é uma questão de tempo, basta os preços aumentarem naturalmente.

      1. Avatar de Dark Spider
        Dark Spider

        As ditas energias verdes são actualmente uma não solução e uma perda de recursos, tempoe. dinheiro. Ocupam grandes áreas de terreno ou destroem mesmo, consomem recursos caros, a produção destas é poluente e o mais importante no final de tudo isto são energeticamente duma eficiência ridiculamente baixa. A Noruega e a Suécia têm uma taxa enorme da sua energia de fonte hidroeléctrica, mas por isso estragaram o país em parte e nem todos os países mesmo que quisessem conseguiriam ter rios com caudal para fornecer energia regularmente durante o ano todo, Portugal por exemplo é um país de secas. A única energia que reúne: custo mais baixo, poluição mais baixa que as verdes, que é tendencialmente ilimitada e cuja eficiência é enorme, é a nuclear. Factualmente a nuclear tem menos mortes que qualquer outro tipo energia até mais pessoas e animais morreram e morrem à conta destas. No entanto, como houve erros parvos que criaram um Chernobyl o pessoal acha que é má ideia.

    2. Avatar de JV
      JV

      É claro que é uma questão de mentalidades como o Jorge diz. Ainda num comentário acima referes a questão da autonomia quando ficou neste teste demonstrado que há carros que atingem perto dos 500km a 130km/h com uma única carga. Isso é Aveiro > Faro sem parar para abastecer, acima do limite de velocidade. A maior parte das pessoas gosta muito é de ter o carro atestado para fazer os 30km diários e a viagem mensal de 100km à terrinha. Quando acordarem para a vida e pensarem na MÉDIA diária que fazem, percebem que esta ansiedade de autonomia é uma treta gigante!

      E mantenho o que o Jorge diz também. Destruir o planeta, importar petróleo, ter as guerras que temos, tudo à volta de algo que nos está a matar a todos, isso sim, é viável! Instalar painéis, criar baterias eficientes para armazenar energia, isso não é viável.

      1. Avatar de Luis carreira
        Luis carreira

        O problema é que para conseguires produzir energia suficiente para casa e carro tens de pagar taxas ao governo.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Em que país é que isso acontece ? eu produzo energia eléctrica à muitos anos e nunca paguei nada.

        2. Avatar de Jorge
          Jorge

          Está equivocado, isso acontece com os combustíveis, se produzir combustível para usar no seu carro tem de pagar ISP.

    3. Avatar de Jpp
      Jpp

      Não é viável produzir tanta energia eléctrica? Claro que é. O que não é sustentável é produzir e distribuir algo como o petróleo e os seus derivados.
      Ridículo é ter a maior produção de automóveis per capita e desistir de centrais nucleares para produzir E-tron’s que são alimentados por termo-eléctricas.

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Quero comprar um suv eléctrico. O que sugerem dentro dos 40.000 euros?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Esperar pelo tesla model y

  12. Avatar de Joao
    Joao

    Esperar pelo tesla model y

  13. Avatar de Mariozebio Gomes de Araújo Gomes
    Mariozebio Gomes de Araújo Gomes

    Será que produção de energia de igual para igual, energia carga chegada e energia producao acabaria com toda essa festa.
    Não teria tijolo,pneus, carroceria é etc….

    Mário gomes

  14. Avatar de José Meireles
    José Meireles

    Olá, tenho um e-tron, não trocaria por nenhum carro do mundo, é espetacular!

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Este site é uma máquina de propaganda à Tesla, têm um separador para “motores” mas em 100 noticias 98 são da TEsla, mudem o nome para “Teslaware”

  16. Avatar de Carlos Teixeira
    Carlos Teixeira

    A Tesla é a melhor em tudo. O resto é conversa para engatar vovózinha.