Carregar um veículo elétrico na rede pública? Em quanto fica?

99 Comentários

Uma das discussões mais recentes no mundo da internet tem sido relativa ao preço dos carregamentos de veículos elétricos. Os condutores de carros elétricos estão a ser surpreendidos com as faturas dos carregamentos e a conclusão é que se tem retirado é que é mais caro fazer uma viagem num carro elétrico do que num carro a gasolina.

Afinal quanto custa carregar um veículo elétrico na rede pública?

Carregar um veículo elétrico na rede pública? Em quanto fica?


É caro carregar o elétrico fora de casa?

No seguimento dos debates que se espalham por vários canais, o site do Clube Escape Livre publicou um artigo bastante interessante e útil sobre o tema. O artigo alerta para o facto de que carregar um elétrico na rede pública, pode sair mesmo caro!

José Manuel da Costa, solicitou um cartão de carregamento a uma empresa de prestação de serviços de carregamento. Usando algumas vezes as facilidades e descontos oferecidos por uma empresa de distribuição, foi forçado a carregar os elétricos na rede pública e privada com o dito cartão.

José conta o dia em que recebeu uma fatura de 51,25€! Com um preço de 0,163€ por kWh (em vazio) os 30,081 kWh abastecidos custaram-lhe 4,01€ porque a empresa fez um simpático desconto de 0,89€. Já os 33,519 kWh abastecidos fora do Vazio custaram, cada um, 0,213€, um total de 5,86€ graças a mais um generoso desconto de 1,28€ feito pela empresa.

Contas feitas, José revela que fez 11 carregamentos que foram onerados, depois, com a Tarifa EGME (entidade gestora de mobilidade elétrica) de 0,17€ por carregamento. Ou seja, 1,82€ sem direito, claro, a desconto. Apurada a soma, os 66,6 kWh que utilizou custaram 12,04€ que com o desconto de 2,17€ ditaram um valor final de 9,87€ mais 1,82€ da Tarifa EGME.

Tal significa que a fatura seria de 11,69€, mais IVA, num total de 14,38€. Isto para 66,6 kWh que permitiria fazer quase 400 km com um carro 100% elétrico e um consumo médio a rondar os 17 kWh/100 km. Mais barato que utilizar um carro a gasolina que, com um consumo de 5 l/100 km, o levaria a gastar 28,5€ para a mesma autonomia.

Carregar um veículo elétrico na rede pública? Em quanto fica?

Taxa de utilização dos postos de carregamento ronda os 70%

No entanto, para os 11 carregamentos que realizou, os operadores cobraram 29,92€! Contas feitas, antes do IVA, a fatura de 66,6 kWh ficou em 41,61€, sendo que esta taxa de utilização dos postos representa, grosso modo, 70% da fatura. Com efeito, a eletricidade que realmente utilizou ficou, antes de impostos, por apenas 9,87€!

Portanto, ficaria mais barato fazer 400 km se tivesse utilizado o seu carro a gasolina. Nesse caso, já com IVA, gastaria pouco mais de 30€, contra os 51,25€ da eletricidade nos postos públicos.

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JR
    JR

    70%……. Tem mais taxas carregar um elétrico que um a gasolina…

    1. Avatar de Gertrudes
      Gertrudes

      Não são as taxas o mais caro mais sim os lucros das operadoras. Carregando em casa fica ao preço das bananas. O artigo está escrito de forma a induzir em erro os leitores, condicionando a sua opinião! O preço de fazer 400km num carro a gasolina está mal calculado! Se considerarmos um carro com consumo 5L/100km (que praticamente não existe pois isso são promessas das marcas quando fazem os testes em condições ótimas sem curvas nem subidas nem grandes acelerações ou velocidades), dá um custo de 37€! Se considerarmos um carro real, com bons consumos a rondar os 7,5L/100kms, já dá um custo de 55,5€! Logo o artigo original foi claramente escrito pelo clube dos amigos do petroárabe 😉 andar a gasolina sai quase sempre mais caro

      1. Avatar de Gertrudes
        Gertrudes

        E digo mais, o caso anedótico reportado não corresponde aos preços verificados pela maioria dos portugueses. Mas que há operadores a abusarem da sua posição, há. O estado devia limitar a margem de lucro destas empresas prestadoras de serviços aos veículos elétricos!

        1. Avatar de Arquiminio Marouvas da Costa
          Arquiminio Marouvas da Costa

          O caricato de tudo isto é que, 80% dos portugueses não tem garagem, a corrupção é quem gere este país, construções recentes , edifícios com 10 andares que ladeiam avenidas enormes sem qualquer parqueamento ou garagens para os moradores… como pode ser viável para o contribuinte este tipo de veículo elétrico, como é obvio estão á espreita os lobos de sempre para esmifrarem o cidadão , empurrados pelos políticos para a boca do lobo… até parece que somos um país super poluente e rico para nos pressionarem a trocar o parque automóvel… quanto mais baixa for a nossa cota de CO2, mais o governo recebe, vendendo os nossos sacrifícios aos países que se estão nas tintas para essas tretas, preocupam-se sim com o seus desenvolvimento interno e com independência dos impostos do cidadão… Os governos não se deslocam em viaturas elétricas nem de bicicleta, usam viaturas de alta cilindrada e motores térmicos… Os governantes e ex-governantes já prepararam o negócio para si e para os seus, sabem que o cidadão comum não tem onde carregar a viatura sem ser no abastecimento público… alguém tem duvidas… quando mais poluente for o veículo menos IUC paga. Tenho dito .

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os novos motores 1000cc turbo fazem os 5 aos 100 sem grandes preocupações e se andarem em AE ás velocidades que andam os eléctricos, gastam ainda menos.
        E nem o argumento da poluição é válido dado que um carro eléctrico polui mais que um equivalente a combustão.
        Andamos todos a ser enganados com o único propósito de revitalizar uma indústria que caminhava para o estagnamento.

      3. Avatar de Zé Milho
        Zé Milho

        Não sei como conduzes, mas o meu gasta 5.1L/100kM

      4. Avatar de joalgo
        joalgo

        Estou absolutamente de acordo com a Gertrudes! P tal artigo é falacioso e nitidamente amigo do petroleo.

  2. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Portanto BEV é só para quem tiver guito e lugar de garagem…nem um nem outro, eu bem queria, mas assim é manter o Dacia a GPL pelo máximo de tempo possível!

    1. Avatar de André Martins
      André Martins

      É que não tenhas a menor dúvida…isso ou esticar um cabo do 3º andar para a rua 🙂
      Já me tinha apercebido desta conclusão há muito tempo…mas tenho a ideia que a maioria dos utentes de e-cars devem carregar em casa ou nas instalações da empresa onde trabalham…caso contrário, devem estar bastante angustiados com a escolha que fizeram por eléctrico…digo eu.

    2. Avatar de JR
      JR

      Sem duvida que neste momento compensa bastante mais manter ou até comprar um carro a GPL do que virar neste momento para full Eletric… Ou comprasse Hybrid ou GPL

    3. Avatar de eu
      eu

      Também tenho o mesmo veículo e contas feitas, poupamos metade da versão a gasolina e pelos vistos menos que um carro eletrico caso não tenhas garagem dedicada como é a grande maioria dos casos.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Não poupa metade por duas razões:
        1. O GPL não custa metade do preço da gasolina ou gasoleo (e a tendencia será exitir uma diferença cada vez menor – crises de gás e tal)
        2. Um veiculo gasta mais quantidade de GPL do que de gasolina/gasóleo devido ao GPL fornecer menor energia na combustão.

        Irá poupar sim (por enquanto), mas não de forma tão significativa.

        Informe-se.

        1. Avatar de JR
          JR

          “Não poupa metade por duas razões:”
          “Irá poupar sim (por enquanto), mas não de forma tão significativa.”
          Entao mas poupa ou nao?

          1. Avatar de FAR
            FAR

            Sugiro-lhe que aprenda a ler. É útil nos dias que correm.
            Ab

        2. Avatar de mais
          mais

          concordo plenamente, e acrescento naoe squecer que o gpl continua a precisar da gasolina!!!

          1. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            Sim e utiliza uma estupidez de gasolina…nem 1 km para passar de gasolina a gaz e isto as 5 da manha com 4 graus de temperatura exterior.
            Para além que, existem vários sistemas de GPL que já não necessitam de gasolina para nada, todo o funcionamento do carro é feito a GPL.

        3. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          Mandar os outros informarem-se e não saber o que se fala..
          O GPL esta atualmente basicamente a metade do preço do gasóleo simples nem é da gasolina como esteve a por exemplo ano, ano e meio.

          Um carro a GPL gasta mais é um facto, mas falamos em média de uns 2 litros, tendo em conta o valor do combustível e o consumo extra é só fazer contas.

          Carros elétricos/híbridos existem em massa nem a meia dúzia de anos e já foram mais prejudicados que os carros a GPL que por ai andam aos anos.

          E essas teorias das tendências disto e dos por enquanto daquilo é historia que quem tem carros a GPL ouve a anos em tantas coisas ligadas ao GPL, e no entanto quando vamos a bomba não ficamos com a lagrima no canto do olho.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            GALP eixo N/S-Lisboa:
            —GPL 0,924€
            —Gasolina 95 1,824€
            Portanto, neste momento, o GPL está a MAIS de metade do preço da gasolina.
            Já agora se puder esclarecer…É possível descontar nos abastecimentos de GPL os tradicionais vales de combustível “oferecidos” pelos supermercados?
            É que com esses vales condigo tirar a gasolina a 1.30€/litro

  3. Avatar de Elkido
    Elkido

    Já não basta o Governo nos assaltar as carteiras com 65% em impostos e taxas e taxinhas e tudo mais nas gasolinas e gasóleos senão encarecer ainda mais o carregamento dos carros eléctricos das redes públicas.Ss uma pessoa carregar o carro eléctrico em casa é que fica super barato…. fora de casa fica 10x ou 15x mais porque inventam uma série de impostos sem fim….o Governo era para estimular as energias limpas…e não para matar…. já não basta as maiorias das baterias dos carros eléctricos viciarem a partir dos 170 000/300 000 KMS e uma bateria de lítio nova para carros eléctricos custa cerca de 20 000€…. além da autonomia reduzida… enfim O nosso Governo Português no seu melhor

    1. Avatar de Maresia
      Maresia

      Mas ainda há manadas que acreditam que é isto que vai salvar a sociedade e que vamos pagar pouco. Paguem e não bufem!

    2. Avatar de Zed
      Zed

      Baterias de lítio a viciarem? Lol!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Então? São eternas?
        Viciar pode não ser o termo correto mas lá que perdem capacidade (e muita) ao fim de uns 120000 kms lá isso é verdade.
        Acresce referir que se tal acontecer durante o período de garantia (normalmente 8 anos ou 160000 kms) a marca só considera analisar o problema caso o índice de capacidade esteja abaixo dos 70%

        1. Avatar de Manuel Rui
          Manuel Rui

          Nao concordo. Tenho um Smart ForTwo electrico. Vai fazer 10 anos e 180.000 km. No entanto a bateria continua com a capacidade quase igual que tinha quando o comprei. No entanto nunca fui obrigado a mudar oleo de motor, filtros, turbos juntas, escapes, filtros de particolas, sensores NOX. Alias so mudei uma vez os calcos de travoes e nao por estarem gastos mas sim por estarem podres. O carrinho continua a funcionar muito bem.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Ter em consideração que a primeira geração do smart elétrico usa um motor e bateria desenvolvimento pela tesla, isso também ajuda a esse bom resultado.

  4. Avatar de HB
    HB

    E ainda estamos no início. Com a massificação o preço vai ficar ainda mais caro.
    As tarifas bi e tri horária com a massificação dos carros eléctricos vão desaparecer, porque o que antes eram momentos de baixo consumo passará a ser de alto.
    Vamos pagar bem cara a eletricidade (mais ainda).

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Duvido que desapareça, mesmo com os eletricos a industria continua a ter um peso brutal no consumo de energia durante o dia, apenos os paneis solares podem contrariar isso, mas continuas a ter as eolicas em modo turbo durante a noite e elas tem um peso grande na produção…

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        é preciso que haja vento… basta ver o verão passado que nem a 10% da capacidade média trabalharam.

        1. Avatar de Armando Cardoso
          Armando Cardoso

          Haverá outra razão para as eólicas não trabalharem sempre que haja vento. Por vezes, num grupo de 10, só uma funciona. Se há vento para uma, as outras não o apanham também?

  5. Avatar de L.Sousa
    L.Sousa

    É também necessário perceber os milhares que se pagam a mais por um carro elétrico o que corresponde em abastecimentos para saber se realmente estão a poupar…

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Têm de inventar um powerbank para carregar em casa, e deixar de noite a carregar a bateria do carro. Seria útil para quem não tem garagem.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Para motas há, tiras a bateria e levas para casa para carregar.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Isso assim é que é. 😉

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E carregar mais 500 kgs na mala do carro.
      É que eles já são levezinhos…

      1. Avatar de joalgo
        joalgo

        Um motor termico e com toda a metralhada que o compõe,quanto pesa? Mais uma bateria 7Kg, mais deposito combustivel, mais oleo, mais umas dezenas de metros de cabos. O meu C4 Grand Picasso pesa 2000Kg e gasta 7,5l/100.
        O tesla M3 pesa 1500Kg e faz até 530Km por carregamento 100%, que me custa cerca de 5€.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “Grand Picasso pesa 2000Kg e gasta 7,5l/100.
          O tesla M3 pesa 1500Kg e faz até 530Km por carregamento 100%, que me custa cerca de 5€.”
          Looolooolool é o desespero eheheh

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Deveria ser mais caro, tem muitos espertos que nas cidades vao para o trabalho e deixam o carro todo o dia a carregar a ocupar espaço.

    Eu carrego em casa e na empresa, mas percebo o porquê de as empresas dos pontos de carregamentos fazerem isso.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      não faz sentido, façam como a tesla, após o carro carregado começam a cobrar parque e olha que é 50cents ou 1 euro minutos dependendo se está cheio ou vazio os outros carregadores…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Lá nisso o Aeroporto de Lisboa consegue ser pior.
        Uma ocasião, por 10 min paguei 9,00€. Parque descoberto na zona das partidas.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Vergonha de Pais, ta na hora de outra revolução, cambada de ladroes so sabem roubar…

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Deves pensar que este ou qualquer outro governo de este ou de qualquer outro país abdica de receita assim sem mais…

  9. Avatar de rui
    rui

    O custo não são as taxas diretas do carregamente (não é assim nada de fora normal, basicamente IVA e 30 cêntimos por sessão de carregamento).
    A eletricidade é um custo semelhante à de casa (existem múltiplos operadores CEME com tarifários distintos pode-se escolher e utilizar qualquer um) que processam também a faturação do carregamento.
    O custo maior é o do operador do posto de carregamento (OPS) que é quem instala e explora o posto, que tem de licenciá-lo certificar e fazer as inspeções obrigatórias, garantir comunicações e integrações com a rede para comunicar ao CEME os dados para faturação e manutenção e reparação de avarias.
    Há locais mais baratos que outros, eles querem rentabilizar o investimento e custos que têm como na generalidade há ainda pouca oferta e tendo sido a maioria vinda da rede piloto concessionada a operadores e nesta componente tem preço livre não regulado, cada um cobra o que quer para o posto que quiser, não existindo alternativas próximas de outros operadores para manter a concorrência nos preços.

    1. Avatar de Manuel Rui
      Manuel Rui

      Mas entao nao entendo porque na grande maioria dos carregadores tem um autocolante a publicar que foi financiado pela Uniao Europeia. Os carregadores em espanha tambem custaram dinheiro no entanto custam metade do preco ao abastecer. Para mim isso é mais uma forma que o estado arranjou para roubar ao pobre e dar ao rico amigo. Portugal é o. unico pais na EU que obriga qualquer operador a fazer parceria com uma empresa amiga do governo. Assim nao da hipotece a uma empresa espanhola ou de outro pais poder instalar carregadores em portugal a precos normais.

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Entretanto o José pagou 3x mais por um carro elétrico que autonomia insuficiente para criar o país por exemplo, só o valor que pagou a mais dava para combustível gasolina ou gasóleo durante muitos anos.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      “Para cruzar o país”

  11. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Ahahha bom bom é ver os ignorantes por aqui revoltados com estas taxas, mas pensavam o que? Que iam acabar com os combustiveis fósseis e o estado não ia ter essa receita? Devem ter vindo de Marte para se aperceberem só agora 😀

    1. Avatar de Tonheco
      Tonheco

      Penso o mesmo. Só um verdadeiro ignorante pensava que se ia abdicar das receitas públicas provenientes dos combustíveis fósseis.
      E mais, podem-se preparar para uma piora da situação com a massificação dos eléctricos.

      Grave vai ser também quando muitos começarem a carregar em casa (os que podem) durante a noite.

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        Isto. As pessoas não têm noção de que se esta massificação do Full EV for para a frente – como muitos lobbies sestão a forçar à brava – o próprio custo da eletricidade para uso doméstico vai levar um rombo que nem vai ser bom.

        Ou alguém pensa que os coitadinhos dos que andam de olho neste “novo lobbie” andam a dormir? Acresce a isto um eventual “azar” com o pack de baterias que fez “kapute” de repente e o dono do EV vai desejar ter pensado três vezes antes de efectuar o investimento.

        Por isso desde sempre defendi a diversidade. Com diversidade existe mais possibilidade de se analisarem as transições necessárias/possíveis, existe maior possibilidade de escolha, maior flexibilidade na oferta, mais competitividade no mercado e consequentemente preços ajustados à realidade económica geográfica, económica e social do país. Ao invês da especulação gratuita que já começa a existir.

        Os fanáticos dos EVs pensavam que iam andar a mamar electricidade ao preço da chuva (tendo em conta o seu uso para locomover veículos nas estradas publicas)…

        Esperem sentados…

      2. Avatar de Luis
        Luis

        É só ver o exemplo da mineração de Bitcoin.. o pessoal começou a ficar maluco porque consome imensa eletricidade então imaginemos com a massificação dos EV.. agora consigo perceber porque é que o PS governa há tantos anos xD

  12. Avatar de OP
    OP

    Bom dia Não tenho veiculo elétrico mas pelo que é escrito aqui compensa mais carregar o automóvel em casa
    E Para longas distancias ?
    Não temos a nossa casa perto?
    Então acaba por ficar mais caro em relação a um veiculo a combustão
    O so vamos Comprar o eletrico para dar umas voltinhas pela cidade?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Depende, se fazes 90% longa distancias ai é capaz, se fazer 90% do tempo trajetos que permita carregar em casa então mesmo a pagar o premium nos 10% mais do que compensa…

    2. Avatar de Pedro N.
      Pedro N.

      Tenho EV há mais de 5 anos. Carrego sempre em casa a 0,10 € kWh (já com IVA). Ou seja, cerca de 1,5€ para fazer 100 Km! Poupança de mais de 10.000 € face a um carro a combustão (combustível, IUC, manutenção). Se tem casa e faz entre 50 a 200 Km/dia não há dúvidas. Para fazer meia-dúzia de carregamentos fora de casa, utilizo a app Miio que me mostra em tempo real o custo do carregamento (que na maior parte dos postos é inferior ao gasóleo, desde que se saiba usar uma app).

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Se fizesse esses circuitos andava de bicicleta ou a pé!

        Quanto á miio, perante o estado actual das coisas, nem deveria ser invocada!
        https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2

        1. Avatar de Pedro N.
          Pedro N.

          Andar a pé para fazer entre 50 a 200 Km por dia? Boa sorte! peça uns conselhos à Rosa Mota! 😀

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vai na volta ando eu mais a pé do que você de BEV.
            Ora veja lá bem:
            https://am3pap006files.storage.live.com/y4m9cmRlUnq-K7yPckoa7_WtDdfV-25ptFjAWqAnT_Sa9xhslm6SEsmSD0YBY3rhqanCD5q1L3yCzswAXjxrWI1b3zzugqj_o2-bvTerIhkYfc_ghpnSYUX4WQfyOt6LJ49xTXtdqZDzdHWsX6ZSijuT2kjF9xLcsy2BHYIFP93Qv34ItlxIVnkFGWgvCiI-Dwh?width=1080&height=2400&cropmode=none

            E ainda pode acrescentar mais 800 a 1000/mês em bicicleta aos fds.
            Que eu saiva a Rosa Mota não andava de bicla 🙂

  13. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Estamos a falar aqui de carregamentos rápidos e não normais, seria possível criar em todas cidades para cada estacionamento postos de carregamento normal tudo é uma questão de política, mas no geral os políticos alimentam monopólios e por isso os preços fica elevados, outro factor importante seria que os fabricantes de veículos permitisse em todos os seus automóveis a possibilidade de vender a energia acumulada nas baterias para rede publica .
    É importante também o incentivo a produção de energia não proprietária se todos os prédios de uma cidade tiverem pelo menos um painel solar fotovoltaico isso ajudaria a baixar o preço de mercado da eletricidade, também devemos lembrar da energia nuclear .
    Existe soluções é só uma questão de as aplica-las.

  14. Avatar de João
    João

    Votem na esquerdalha de novo…

    1. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      O que é que isso tem a ver? Em relação aos ganhos sobre os combustíveis quem é que nas últimas décadas fez diferente? E quem é que realmente manda económicamente no país? Não quiseram aderir ao Clube? Deviam era criar oficinas para conversão de viaturas de combustão para eléctrico. há quem tenha viaturas usadas em muito bom estado e seria mais acessível pagar uma conversão que comprar um carro E. novo! E já agora veja quem é que propôs o control sobre os preços das refinadoras e distribuidoras. De qualquer forma o preço maior já começamos a pagar agora e será cada vez pior à medida que o clima se agravar. O planeta está doente e ninguém quer saber, só vejo o pessoal preocupado em ir com rabinho confortável para o trabalho, a maioria das viaturas só com um ocupante.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Rabinho confortável e não dispender a mais de 1h ou por vezes mais a cada viagem ao optar por transportes publicos – que em vários casos não são uma opção viável.

        Que mania de cair na falácia de culpabilizar o indivíduo. Empresas multi-milionárias e governos que lidam com igual medidas de capital têm a estrutura, capacidade e dever cívico de antecipar este tipo de situação (no caso, cada pessoa ter um veículo próprio), efetivar medidas de mitigação e conduzir potenciais alternativas, mais “seguras” a longo prazo, a bom porto. Não é o individuo! Se dependesse do individuo (que não depende) era a anarquia completa, pois cada pessoa pensa e age da forma que bem entende (e muito bem, claro).

        Para que julga você que existem uma data de ministérios? Sim, eu sei, que muitos são tachos e que andam a coça-los e a fingir que fazem boa parte do tempo, mas eles existem por uma razão – “Governar”, que por mais parva que pareça a conclusão é que um governo deveria fazer.

        O planeta efetivamente está doente, mas convém ter presente quem é que o está a deixar neste estado. É realmente o Zé que vai comprar uma coca-cola que está a contribuir para o estado do planeta, ou será a empresa que faz biliões anualmente que faz um produto que por cada litro gasta 3 de água e que o embala num derivado de petróleo pois é a solução mais barata? Será por eu e por você deixarmos de comprar a coca-cola que as coisas vão mudar? Ou será que a mudança acontecerá quando for feita responsabilização da tal empresa?

        Você parece-me ter a orientação certa, basta agora que dirija as suas criticas a quem de direito as merece.

        Bem haja.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      os direitalhas é que são os donos das empresas que cobram estes preços…

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Isso não importa, o que importa é tornar isto numa questão política e de preferência atacar o “clube” inimigo.

        Faz lembrar aqueles fanáticos das marcas:
        – “Apple é melhor que Android, hihihihi”
        – “Não, Android é que é melhor, heheheheh”

        Como que se tivessem alguma coisa a ganhar com a argumentação!

        Oh gente pequenina….

  15. Avatar de Anibal Assis
    Anibal Assis

    Bom dia

    O ideal será quando carregar o carro com 50 Euros por exemplo, guardar numa gaveta em casa + 25 € como economia para quando precisar de comprar uma bateria nova.

  16. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Sera que quando o pessoal vai comprar electricos nao levantam essas questoes aos vendedores ?Seja como for se e para continuar assim com esses valores absurdos nos carregamentos de carros electrivos, salvo algumas excepcoes de quem tenha possibilidade de efectuar carregamentos fora de casa, entao rapidinho as pessoas vao comecar a fazer contas a vida. Da ideia que alguem quer que o mercado de electricos nao vingue.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Salvo pessoas que possam carregar fora de casa? leste o artigo? os preços são em carregamentos fora de casa, em casa gastas 6€ para 60kwh não os 50€ ali falados…

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Sim fora de casa, refiro aos ricos que nao se importam com esses trocos, e claro que o problema sao mesmo os carregamentos fora de casa para o comum dos mortais, pelo menos os mais pobres.

    2. Avatar de Pedro N.
      Pedro N.

      Foi a 1ª coisa que o vendedor me perguntou quando comprei o meu EV há mais de 5 anos. Se tinha onde carregar em casa… Claro que na altura só haviam 4 postos rápidos de carregamento no país. Agora são às centenas e tem de se saber usar uma app que mostre os postos mais económicos (a app Miio mostra isso – com preços que são inferiores ao gasóleo para a maior parte dos postos). Mas, claro, quando se massificam as coisas, começa entrar a grunhice que só sabe usar a app do Facebook e mal!

  17. Avatar de eu2
    eu2

    Impostos na gasolina para desincentivar a utilização de carros a gasolina. Impostos ainda maiores na eletricidade para desincentivar ainda mais a utilização de VEs. Que vergonha.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      não é impostos, são taxas de utilização defenidas pelas entidade privada que colocou o posto, o unico imposto ali é IVA mas isso é sagrado em tudo…

  18. Avatar de lopes
    lopes

    Fantástico, por estas e por outras é que vendi o carro e comprei uma bicicleta a pedais.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ah,ah,ah. 🙂

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Esse é o único meio de transporte GRÁTIS, mais barato do que andar a pé, que nem calçado gasta. Ou a eléctrica, que é quase grátis, para quem não gostar de subidas. E se não houver quedas, nem roubos, nem furos, nem corrente a sair, só há uma coisa a perder: BARRIGA! Os povos inteligentes da Europa central e do Norte, racialmente superiores aos portugueses, já descobriram isso há muito tempo.

  19. Avatar de eu
    eu

    Está provadissimo que (exceto para uma minoria que tem condições para carregar na garagem e mesmo assim, não sei), que o carro eletrico no fim do dia é o mais caro (e não sei se não será o mais poluente até ao fim de vida), depois vem o carro a gasolina e o GPL é o mais barato.

  20. Avatar de Maresia
    Maresia

    custa muito

  21. Avatar de spcds
    spcds

    Bom dia
    Como sabem quem tem elétrico… esse cliente leva mais uma taxa na fatura da eletricidade lá de casa.
    Amigos… uma questão de tempo, ou seja deixar que o povo compra o dito cujo.
    Queria poupar o planeta, mas não vai dar para o fazer. Elétrico está fora dos planos.
    Com politicas destas nem vale a pena ir votar…enfim

    1. Avatar de joalgo
      joalgo

      Por instante não notei isso.Provávelmente vai acontecer, mas até lá….estou satisfeito.

  22. Avatar de Jota
    Jota

    Os preços dos carros eletricos em Portugal são uma vergonha, dado o poder de comprar dos portugueses! O que vai acontecer é que, uma vez mais, muita gente vai endividar-se ao ponto de ficar novamente com a corda na garganta!

    1. Avatar de tugatesla
      tugatesla

      costa o chulo

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os carros eléctricos não pagam impostos especiais de consumo, excepto IVA à mesma taxa que uma t-shirt.

  23. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Isto é só o começo falta adicionar que o valor da eletricidade vai aumentar e muito nos próximos anos e provavelmente as atuais taxas.

  24. Avatar de Zed
    Zed

    Então compensa comprar um Tesla para usar os superchargers da Tesla?

    1. Avatar de Pedro N.
      Pedro N.

      Compensa ter casa e carregar em casa a 0,10€ por kWh (já com IVA), o que fica por 1,50€ para fazer 100 km. Para carregar fora de casa nos superchargers Tesla fica a 0,40€ por kWh (6€ para fazer 100 Km). Nos restantes postos pode variar em função do posto e do tempo que ficas lá a carregar mas pode variar entre os 0,30€ até 0,80€ por kWh. Por isso é que quem tem carro elétrico usa uma app chamada Miio para simular o custo de cada posto.

    2. Avatar de wtvlol
      wtvlol

      Compensa ter um EV(não Tesla, são caríssimos) e carregar nos superchargers brevemente.

  25. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se não tiveres onde carregar o carro (casa ou trabalho) não compres um carro elétrico. O carregamento de 30Kw (+-200Km) pode variar dos 4,5€ em casa até os 30€ na Ionity (o sitio mais caro onde podes caregar o carro). Fora de casa, num posto rápido, por exemplo LIDL total 15€ (7energia + 3posto + 5taxas), Area de serviço Leiria, carregador Cepsa total 18€ (7e+ 5,5posto + 5,5t) e na mesma area de serviço, mas carregador da Ionity total 30€ (7e + 15posto + 8t). Parece que só no carregamento dos eletricos é que as faturas estão inflacionadas com taxas e taxinhas. Já viram a vossa fatura da água, do gás, da eletricidade e por ai fora, vejam e digam realmente do valor total qual corresponde ao que consumiram e qual às taxas e taxinhas. E se falarmos de gasolina ou gasóleo (…..”Imposto sobre Produtos Petrolíferos (36,4%), a contribuição de serviço rodoviário (6%), as emissões de CO2 (3,7%) e o IVA (18,7%), 64,8% do total do preço por litro da gasolina pago pelo consumidor é explicado por diferentes contribuições).

  26. Avatar de Rebelo
    Rebelo

    ‘No entanto, para os 11 carregamentos que realizou, os operadores cobraram 29,92€! Contas feitas, antes do IVA, a fatura de 66,6 kWh ficou em 41,61€, sendo que esta taxa de utilização dos postos representa, grosso modo, 70% da fatura. Com efeito, a eletricidade que realmente utilizou ficou, antes de impostos, por apenas 9,87€!’

    Até que entendo que está no moda fazer posts destes mas talvez fosse importante saber de que viatura estamos a falar.
    É que 66,6 kWh a dividir por 11 carregamentos dá uma média de 6 kwh por carregamento.
    E com 6 kwh nem sequer 50kms se fazem…

  27. Avatar de Rebelo
    Rebelo

    É que em Setembro passado para carregar, num PCR de 50kWh quase 53kw não foi cobrado mais de 22,25€ já com iva.
    Total (€)22,25
    Total (kWh)52,8
    Total (min) 90,52
    Dá 0,42€ por kWh já com iva

  28. Avatar de António Geraldes
    António Geraldes

    Pois, e ainda falta o imposto que um futuro governo irá implementar para compensar a perda relativa ao ISP. Ou seja, num futuro próximo carregar um veículo elétrico num posto desses será um luxo, e para muitos poucos.

  29. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    É perfeitamente Normal!!!
    Num país que se agarrou ao consumo em k certas forças políticas acham que isso das exportações são apenas meia-dúzia de empresas … onde é que se ganha dinheiro em Portugal no lítio, nas baterias, no software, a efacec que ainda não foi reprivatizada qtos carregadores exportou? – Pois, sobra o consumo. logo CARREGA nisso…

  30. Avatar de tugatesla
    tugatesla

    viva o socialismo comunista

  31. Avatar de tugatesla
    tugatesla

    é ver os preços na Holanda ou na Noruega.
    mas lá o povo é culto e nunca votariam num Costa

  32. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Os donos de EVs já estão a suar! Queriam electricidade à borla ou sem impostos…

    Daqui a nada voltam para os carros a combustão lol.

  33. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Há uns anos havia uma resma de carros a gasolina á venda porque o gasoleo estava mais barato… acho que agora vai ser dos electricos…

  34. Avatar de Elton
    Elton

    Spcds, Acho bem que não vás votar.
    Assim decido eu.

  35. Avatar de Mario Moutinho
    Mario Moutinho

    Ridículo os custos extras além da energia eléctrica. Andamos a ser espoliados por estas sanguessugas. Paguei numa factura com o valor de cerca de 3 euros de energia eléctrica, 16 euros no total da factura. Isto aconteceu no Fundão. Se não for possível ter abastecimento na residência não há interesse em ter um carro eléctrico.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Na residência dificilmente se carrega para mais de 50 kms/dia. E para isso mais vale um plug in que um 100% eléctrico.

      1. Avatar de Pedro N.
        Pedro N.

        Errado! Vê-se logo que não sabe do que fala…
        Em casa se aproveitar todo o período do bi-horário (22h-08h) carrega 2,3 kWh x 10 horas = 23 kWh (isto numa tomada normalíssima, sem precisar de WallBox).

        Para um consumo estimado de 15 kWh por 100 Km, então carrega 23 kWh / 15 kWh = 150 Km.

        Se for com wallbox a 7,4 kWh então carrega 74 kWh… Ou seja uma bateria completa para elétricos mais recentes -> Cerca de 400-500 Km.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          A wallbox PAGA-SE por fora. Depois, obriga a aumentar a potência contratada e a mensalidade. Eu estava a referir-me às instalações domésticas normais, para uma casa com fogão, frigorífico e cilindro. E aí são só os 9 ou 10 kwh para fazer os tais 50 kms, e mesmo esses em horas de pouco ou nenhum consumo, porque senão o disjuntor dispara.

          1. Avatar de Pedro N.
            Pedro N.

            Tenho 6,9 kWA de potencia contratada e nunca me disparou o disjuntor nos últimos 5 anos (como lhe disse, o carro só usa uma potência de 2,3 kW pelo que me “sobram” 4,6 kW de potência) . Com máquina de lavar, máquina de secar e carro a carregar numa ficha normal… O frigorífico tem um consumo residual e quanto ao fogão, não costumo fazer grandes banquetes às 4 da manhã! 😀

            Carrego para 100 Km dia por que não preciso de mais e gasto 1,5€ já com IVA para esses 100 km (15 kWh x 0,10€ o kWh)! Deve-se informar melhor com quem realmente usa, antes de atirar uns bitaites para o ar…

  36. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Que bandidagem. Já não bastavam os PCR’s da Ionity a cobrarem singelos 0,79€ o kWh/h…agora isto que bem vistas as coisas acaba por ser tão ou mais grave!

  37. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Penso que o argumento económico nunca deveria ter sido o principal para a compra de um veículo elétrico. Isso por uma razão simples: com os atuais preços da energia e matérias-primas, os veículos elétricos só são competitivos porque são subsidiados. Há subsídios indiretos, como o que os construtores beneficiam por políticas verdes (é o caso da Tesla, cujos lucros provêm em grande parte dos direitos de emissão de carbono que lhe foram atribuídos e que não usa, vendendo-os a outros construtores), há isenção de impostos (como em Portugal com o IUC e IA, subsídios por abate, etc.) e subsídios diretos (como na Noruega, entre outros países). Seria ingenuidade pensar que, uma vez que a adoção destes veículos se torne elevada, eles permaneceriam imunes à sofreguidão dos governos por receitas fiscais e das companhias de energia por lucros.

  38. Avatar de HC
    HC

    O governo sempre será governo enquanto os portugueses forem portugueses. Por isso nao importa o quão eficiente e barata seja uma solução, vão enfiar taxas, taxinhas e impostos para lixar o povo. Carregar um veículo elétrico na rua consiste em:
    1 – preço da energia + taxa CEME
    2 – lucro do operador do posto (geralmente fica a volta do mesmo valor que o ponto 1, portanto aqui ja dobrou o valor)
    3 – taxas e impostos
    Carregando o veículo em casa paga basicamente o ponto 1.
    Ao carregar na rua o mais importante é carregar em horário de vazio e não “esquecer” o carro la parado porque o posto pode cobrar por tempo, mas será sempre muito mais caro do que carregar em casa.
    Em vez de aproveitarem a novidade e inovação dos veículos elétricos para criar um sistema simples, decidiram envolver o maior número de empresas a levar a sua fatia num carregamento. Não havia necessidade nenhuma de ter CEMEs quando o posto mesmo poderia fazer a gestão dos carregamentos e disponibilizar cartões, tal como era no início. Mas não enriquecia os amigos dessa forma…