Carregamentos na rede Mobi.E crescem 45% em fevereiro

23 Comentários

A rede Mobi.E é a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos em Portugal. De acordo com dados recentes, a rede pública registou subida de 47% no número de utilizadores e 59% na energia consumida, em comparação com o ano anterior.

Carregamentos na rede Mobi.E crescem 45% em fevereiro face a 2024


Rede Mobi.E registou 580 mil carregamentos no passado mês

A rede Mobi.E registou, em fevereiro, cerca de 580 mil carregamentos, o que representa um aumento de 45% face ao mesmo mês do ano passado, que foram efetuados por mais de 99.700 utilizadores distintos, uma subida de 47% em comparação com o período homólogo.

Foram consumidos cerca de 12.600.000 kWh, mais 59% em relação a fevereiro de 2024.

Em média, foram efetuados 20.708 carregamentos por dia, um aumento face a janeiro, quando a média tinha sido de 19.564 carregamentos.

Nos primeiros dois meses do ano, o número de carregamentos já ultrapassou 1,1 milhões de carregamentos, um aumento de 46% em comparação com o mesmo período de 2024.

Carregamentos na rede Mobi.E crescem 45% em fevereiro face a 2024

A infraestrutura tem acompanhado o crescimento da procura. No final de fevereiro, a rede de carregamento pública disponibilizava 5.976 postos, o que corresponde a 11.083 pontos (tomadas que podem estar a carregar em simultâneo). Destes, mais de 2.270 eram de carregamento rápido ou ultrarrápido (com potência superior a 22 kW), representando 38% do total da rede.

Outro dado importante é o facto de, a 28 de fevereiro, a rede Mobi.E disponibilizar mais de 366.284 kW de potência, ultrapassando o exigido pelo regulamento europeu para a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR), que determina que deve existir uma potência de 1,3 kW por cada veículo 100% elétrico e 0,8 kW por cada veículo híbrido plug in.

Em termos de poupança ambiental, no segundo mês de 2025, a utilização da rede Mobi.E evitou que fossem emitidas para a atmosfera mais de 10.130 toneladas de dióxido de carbono. Seriam necessárias mais de 167 mil árvores, em ambiente urbano, com 10 anos, para reter o mesmo CO2.

Em média, existem 90 tomadas por 100 quilómetros de estrada e 122 tomadas por 100 mil habitantes.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Mobi.E é uma cambada de vigaristas apoados pelo governo corrupto.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Agora imaginem quando a mobi.e desaparecer e deixar o mercado funcionar.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Já experimentaste fazer um carregamento com pagamento ad-hoc e comparar com o que pagarias com o teu CEME? Vai ser interessante 😉

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Ali Babá e os 40 ladrões

  3. Avatar de yamahia
    yamahia

    E isto é porque a malta q tem carro elektro carrega sempre em casa.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Quem não tem possibilidade de carregar em casa juram para nunca mais comprar um EV 🙂

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        deviam ter pensado nisso ANTES de comprar o EV. Ha muita informação disponivel sobre os custos dos postos de carregamento.

      2. Avatar de JL
        JL

        Não estou a ver porquê ? qual é o problema de carregar na fora de casa ?

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Um desperdicio de dinheiro e tempo.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem por isso, há bons planos e não se perde tempo porque o carro vai estar parado na mesma.

    2. Avatar de JL
      JL

      Então os carregamentos são feitos por quem? Fantasmas ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Boa pergunta. Não sou eu que digo que todos carregam em casa.
        E, no limite, em casa e com paneis solares. E é tudo à borla.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          E nenhum problema após ter evs durante 15 anos e mais de 7000000 de quilometros ao contrario dos 40 carros a combustão que deram todos problemas graves.

        2. Avatar de JL
          JL

          Você é que disse, olhe aqui:

          “E isto é porque a malta q tem carro elektro carrega sempre em casa.”

          No fim de estarem rentabilizados, sim, é à borla.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não atingiu a ironia…temos pena.

          2. Avatar de JL
            JL

            Também é verdade, são raros os seus posts que não ironia.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vem na sequência de um artigo recente e de vária malta que , de repente, apareceu aqui a dizer que só carrega em casa e q poupam no mínimo 1500€ (q fazendo as contas aos kms indicados) é o valor do combustível.

          4. Avatar de JL
            JL

            Como já devia saber, vários não são todos.

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Quem te diz que faz um carregamento com recurso a painéis solares “100% de borla” ou é um grande aldrabão ou, então, tem um exército de páineis solares em casa. Vamos a contas?

          Os painéis mais modernos produzem 600Wh/p (Wh/p = é o valor que o painel produz em condições ideias = laboratório). Se quiseres carregar um veículo elétrico dos 0-100% apenas com energia gerada pelo sol necessitarias de 25 painéis.

          Aqui não estou a contabilizar perdas, desvios e outras questões e a assumir que a pessoa tem “Wh/pico” que quase nunca é verdade.

          Eu tenho 2 painéis em casa, que em teoria produzem 1000Wh/pico, e no pico do verão nunca produziram mais de 650Wh.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas necessita de 25 painéis porquê?

            Está a fazer a conta a 450 KMS por dia ?

  4. Avatar de Rjreis
    Rjreis

    122 tomadas por 100 mil habitantes!