ACP quer obrigar o uso de capacetes em trotinetes e bicicletas elétricas

51 Comentários

Numa era onde o segmento dos transportes está em mudança, há que ter em conta a segurança. O Automóvel Club de Portugal (ACP) submeteu ação em tribunal onde pede a ilegalidade de regulamento que não prevê capacete para quem usa trotinetes e bicicletas elétricas.

O uso de capacete deixou de ser obrigatório em 2018, após uma instrução técnica da ANSR.

ACP quer obrigar o uso de capacetes em trotinetes e bicicletas elétricas


De acordo com o artigo 112 do Código da Estrada, as trotinetes são equiparadas a velocípedes. A legislação refere que apenas velocípedes com motor, ou seja, elétricos. Nestes casos é obrigatório o uso de capacete e, no caso de incumprimento, pode ser aplicada uma coima que varia entre 60 e 300 euros.

Depois de uma instrução técnica da ANSR, que descrevia o “uso do capacete como uma restrição à livre circulação”, a ACP quer mudar a lei. A ação em tribunal que do ACP pede a ilegalidade de regulamento que dispensa o uso de capacetes para quem usa trotinetes e bicicletas elétricas.

ACP quer obrigar o uso de capacetes em trotinetes e bicicletas elétricas

ACP entende que o Ministério da Administração Interna (MAI) deve “ser condenado a aprovar novo regulamento no sentido da obrigatoriedade da utilização de capacetes por parte dos condutores velocípedes com motor e de trotinetes a motor”, revela o jornal Expresso.

Acham que o uso de capacetes nas trotinetes deve ser obrigatório?

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R
    R

    Sei que pareço um velho do Restelo mas, atendendo às velocidades elevadas que as trotinetes atingem, são um perigo para o utilizador e para os peões.
    É uma festa para fracturas…

    1. Avatar de R
      R

      E deveria ser obrigatório capacete. E mais regulamentação é necessária.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A consequência do uso obrigatório de capacete nas trotinetes, vai ser um aumento do uso do automóvel. É um sugestão, chocante CHOCANTE vinda, do AUTOMÓVEL clube de Portugal.

        Na verdade, é um absurdo obrigar a utilização do capacete. As pessoas devem usar, sem dúvida, mas se forem obrigadas o uso destes transportes vai diminuir o que é mau para toda a gente, por vários motivos. Na austrália verificou-se isto quando obrigaram o uso de capacete para andar de bicicleta.

        De que importa diminuir o nº de acidentes de trotinete, e em troca aumentar a poluição nas cidades? De que importa diminuir o nº de acidentes de bicileta eléctrica e em troca aumentar as taxas de doenças cardiacas?

        1. Avatar de Paulo L
          Paulo L

          O capacete e vestimenta de proteção devia ser obrigatório para os peões, assim quando levarem com uma bicicleta não se aleijarem, agora o gajo da bicicleta … pouco me importa

    2. Avatar de miguel
      miguel

      “Velocidades elevadas”? WHAT? As trotinetas estão limitadas a 25km/h
      Na minha bicicleta sem motor, atinjo 60km/h

      1. Avatar de Diesel
        Diesel

        Uma pessoa cair ou esbarrar a 25 km/h ainda pode provocar lesões graves (especialmente num ambiente citadino cheio de obstáculos), daí que mesmo em bicicletas, apesar não ser obrigatório, é aconselhado o uso de capacetes.
        O que é certo é que há muita gente que acha que pode usar a trotinete em qualquer lado da maneira que bem entende.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Diesel, percebo o teu comentário, não percebo porquê de escreveres isso, é óbvio.
          É como o carro, há gente que usa o carro em qualquer lado como lhe apetece. Basta sair à rua e ver dezenas de carros estacionados ilegalmente, ou em excesso de velocidade, ou a passar semáforos vermelhos. É o povo que temos.

          1. Avatar de Diesel
            Diesel

            Não percebes porque escrevi?
            Velocidade elevada/ baixa é relativista, depende dum termo de comparação e dos elementos envolvidos.
            Não é questão de povo, pois haverá muitos que nem são de cá. As pessoas não são educadas para isto, e há falta de alguma regulamentação. O que fazem com os carros não serve de desculpa.

          2. Avatar de Paulo L
            Paulo L

            Miguel, sempre o mesmo com os mesmos argumentos.
            Carros mal estacionados ou passarem os vermelhos podem e devem de ser multado, e sabes porque podem ser multados? Porque estão identificados.

            Acidentes com carros, estão assegurados.

            Não podes justificar os erros das bicicletas com os dos carros.
            Dois erros não fazem um certo.

            As bicicletas terem de usar capacete é o mínimo, por mi teriam também seguro e matrícula.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não mistures as coisas, é completamente irrelevante a questão do capacete quando falas de haver quem ande com a trotinete em qualquer lado.

          E quanto à questão do capacete, é óbvio que a ACP não tem o mínimo interesse na segurança dos velocipedes e trotinetes, quer é impedir ou dificultar o uso das bicicletas e trotinetes de partilha pois está a mudar os hábitos (pelo menos em Lisboa) e havendo decréscimo de associados isso vai-lhes ao bolso.

          E eu uso capacete, já agora.

      2. Avatar de Darth
        Darth

        Comentário um pouco deficiente. Espeta-te a 25kmh, e bate com a cabeça, a ver como ficas

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Se 25km/h é considerada velocidade elevada… Uma bicicleta a 60kh/h, é velocidade quê, super-elevada? E os carros, que dão 120km/h? É velociodade supersónica, a essa velocidade, o capacete deve ser integral, obrigatório!

          Espeta-te tu… Que comentário sem noção

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            estas a defender o teu comentario com existir pior e sem capacete…
            25Km/h continua a ser alto e perigoso, não é por dares mais numa bicicleta que torna a trotinete menos perigosa.

            Essa resposta foi muito triste…

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Para mim, triste é a principal causa de morte em jovens serem acidentes rodoviários e ao mesmo tempo ter gajos a gastar tempo e dinheiro a querer obrigar o pessoal a ter capacete em trotinetes. Capacetes em trotinetes faz com que menos gente ande de troti. Menos gente de troti é mais gente de carro. Mais carros é mais poluição, transito, mortes.

            Se não consegues perceber o meu argumento que é simples como tudo, não sei que te faça mais – Não é por o carro ser perigoso que sou contra o suo de capacete obrigatorio em trotis. ando de troti e sempre com capacete. Tem a ver com ter uma lógica de raciocinio e fzer as coisas com base numa lógica.
            Deves falar com mais gente que esteja por dentro do assunto, ler mais estudos e investigar mais. “Deixa cair a trotinete do 1º andar” é um argumento muita burro man

          3. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            wow, tanta falacia de uma vez.
            Consegues construir um argumento sem falácias, chamas menos a atenção mas sempre é honesto?

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            xD

            Contigo, só perco mais tempo para te desejar felicidades.
            Tudo de bom, e estou a ser sincero.

    3. Avatar de maxgiger
      maxgiger

      O que quer dizer, para si, velocidades elevadas?

  2. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Os senhores do ACP que consultem os estudos sobre o uso ou não de capacete no automóvel. Vão ter uma grande surpresa!
    Muitas vidas seriam salvas só em Portugal.
    https://www.treehugger.com/cars/Why-arent-driver-helmets-mandatory.html

    1. Avatar de Fiipe
      Fiipe

      Os senhores do ACP querem é carros na estrada. Quanto mais melhor.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Óbvio. A ACP estão é preocupados com a mudança de hábitos dos Lisboetas, que desde que chegou o Gira, Jump, as trotinetes, etc, há cada vez mais bicicletas e cada vez mais pessoas a fazer o commuting de bicicleta. Potencialmente isso retira-lhes potenciais associados, e estão a tentar travar isso.

  3. Avatar de Fiipe
    Fiipe

    Tudo tem que ter regras. Mas para isso devemos consultar entidades independentes e isentas. A ACP é parte interessada no uso do automóvel e do não uso de meios leves de mobilidade. Quanto mais complicado for o uso de bicicletas e trotinetas melhor. Perguntar à ACP para opinar sobre trotinetas (e não trotinetes como se costuma ler) e bicicletas é o mesmo que perguntar à raposa para se pronunciar sobre fechaduras no galinheiro. A independência seria a mesma.

    1. Avatar de maxgiger
      maxgiger

      Eles estão a ver o mercado das trotinetes e bicicletas electricas a crescer e querem matar esse mal, pois o que lhes interessa são carros na estrada. E como matar esse mal? afirmando ilegalidade e exigindo capacetes. No mercado de aluguer de trotinetes, isto afecta profundamente se tal exigência de um club for para frente. Quem é que vai andar com um capacete o dia todo atrás de si? E depois temos as bicicletas electricas. Um absurdo. Seja ela electrica ou nao, elas atingem velocidades relativamente grandes. Basta encontrar um caminho a descer e lá vão elas a deslizar…
      O problema deles é simples. As trotinetes e bicicletas vão substituindo por outros meios de transportes.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho muito bem, eu tenho uma que da cerca de 80km/h e nunca ando acima dos 40km/h porque não sinto segurança e sempre de capacete.

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      E usa capacete mesmo não sendo obrigatório? Afinal não é preciso ser obrigatório para ser utilizado por quem acha que deve utilizar.
      Sou completamente contra obrigação que não afectam terceiros.

      1. Avatar de Oscar
        Oscar

        Afeta sempre terceiros! Hospitais, familiares e amigos, potenciais vítimas,… Trânsito (pós acidente). Vivemos em sociedade

        1. Avatar de maxgiger
          maxgiger

          Afecta o que?LOL. Um capacete deve proteger-te as mãos e joelhos de certeza.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Estou a ver que nunca andaste de bicicleta, nem sequer alguma vez correste na vida (talvez em educação física) ou praticaste algum desporto ou saberias que capacete não é armadura e o teu corpo sofre na mesma. Problema de sedentarismo ou falta de exercício físico mata muito mais que acidentes de bicicleta… é o motivo pelo qual as leis que obrigam a capacete nas bicicletas foram caindo um a um pela Europa fora.

      2. Avatar de João
        João

        Pinto escreveu:
        “Sou completamente contra obrigação que não afectam terceiros”
        Também eu sou contra proibição de práticas cujas consequências só afectam os próprios.
        Então há muita coisa a proibir.

      3. Avatar de Fiu
        Fiu

        É por pessoas como esta que deve existir a lei. Para obrigar aqueles que se acham uns super-sumos autistas e que só fazem se lhes apetecer. Também só uso o cinto no carro se me apetecer…olha que lindo pensamento…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Fiu, o cinto de segurança não impede ninguém de andar de carro. Já o uso obrigatório de capacete, vai impedir muita gente de andar de trotineta, quer seja pelo simples facto de ser preciso ter um capacete à mão, ou comprar o capacete… O capacete obrigatório dá ideia que trotinete é perigosa, o que é mentira.
          Porque não é obrigatório o uso de capacete num carro? Capacete obrigatório no carro ia poupar mais vidas e mais dinheiro do que capacetes obrigatórios em trotinetas. Porque é que estas entidades são contra o uso de capacete num carro??? Será que isso ia fazer com que menos pessoas aderissem ao carro?

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            “O capacete obrigatório dá ideia que trotinete é perigosa, o que é mentira.”

            Em vez de uma trotinete a 25km/h, tenta correr contra uma parede, deves conseguir fazer uns 10km/h pelo menos, esbarra contra a parede e ve o estrago.

            Ou, deixa cair uma trotinete do 1º andar em cima de alguem, deve ter a mesma força que se espetar a 25km/h (nao vou fazer contas) e ve o estrago que é.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Sim, Sampaio, as trotinetas são uma máquina assassina. Os carros é que são seguros. Experimenta deixar cair um carro do 1º andar diverte-te com os teus raciocínios espertos

          3. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            La estas tu, não é por uma coisa ser mais ou menos segura que uma trotinete, que invalida o facto que um acidente numa não é perigoso.

    2. Avatar de R
      R

      80Km/h? É um perigo, tendo em conta o tipo de veículo. Totalmente de acordo.

  5. Avatar de Miguel Fonseca
    Miguel Fonseca

    E já agora piscas e espelhos… Quem anda com estas geringonças na estrada devia ter noção do perigo!

  6. Avatar de PGomes
    PGomes

    Completamente de acordo com o uso obrigatório de capacete.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nos carros, certo? :p

  7. Avatar de Alberto barbosa
    Alberto barbosa

    Isso dos oitenta kilometros é uma treta, porque a lei dos velocípedes elétricos tanto trotinetes como bicicletas elétricas só se pode andar até 25kilometros por hora está na lei europeia, o porquê de ser obrigado o uso do capacate. E aquelas pessoas com mobilidade reduzida andam nas cadeiras elétricas na estrada e não são obrigados a usar capacete.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Qual treta, existe sim senhor e estão a venda para quem quiser.
      Tens a Dualtron Ultra que dá na boa 80Km/h. Mas tens outros modelos que dão 90, outras 100 e por ai fora só depende da tua carteira.
      https://www.youtube.com/watch?v=OTHcTU-JfRU

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Também há carros que chegam aos 350 km/h. Por isso, siga obrigar condutores de todos os carro a usar capacete. Parece-me um raciocínio inteligente… … Parece?

  8. Avatar de João
    João

    E já agora peões… Aprendam mas é com os outros países. Portugal é Europa, não deve seguir políticas de perseguição, sobretudo quando não fazem sentido, ao generalizar os utilizadores.

  9. Avatar de JMCXL
    JMCXL

    E sobre os acidentes rodoviarios o que diz o ACP?
    Sera que o sr. Barbosa já foi a Alcoitão ver se lá estão vitimas de acidentes de trotinetas ou bicicletas?

  10. Avatar de JSR
    JSR

    Obrigar ao uso do capacete, é querer educar à força.
    A persuasão tem resultados incomparávelmente melhores, quando houver intenções transparentes.
    Se as velocidades máximas dos sinais estão corretamente ponderadas, porque se impede as fiscalizações de atingirem o fim a que se destinam?
    Há inequívocamente conluío entre governantes e tribunais, para evitarem a aplicação das regras de trânsito e suas penalizações a conhecidos, familiares, e amigos .

  11. Avatar de Pinto
    Pinto

    Malta, não há Lei nenhuma que consiga proteger as pessoas da sua estupidez.

  12. Avatar de Adélia
    Adélia

    Eu utilizo a minha trotinete eléctrica como meio de transporte dentro da cidade. Quando a comprei, comprei também o capacete e sempre o usei. Pensava que era obrigatório. Mas mesmo não sendo é uma segurança de que não prescindo.

  13. Avatar de João
    João

    “Com base no Código da Estrada, consideramos que o uso do capacete é obrigatório. Além disso, a instrução técnica da ASNR não é suficiente para mudar a lei.

    Segundo o Código da Estrada, os condutores e passageiros de velocípedes com motor e os condutores de trotinetas com motor devem proteger a cabeça, usando um capacete devidamente ajustado e apertado. O mesmo se aplica a quem conduzir outros dispositivos de circulação com motor elétrico, automotores ou meios de circulação análogos. A coima para quem não respeitar a regra varia entre 60 e 300 euros.

    A EMEL recomenda o uso de acessórios de segurança (capacete, por exemplo) para proteção individual durante a utilização de bicicletas e trotinetes, cabendo aos utilizadores optar pelo mesmo.”

    Do site da DECO

  14. Avatar de Joselito
    Joselito

    Deviam fazer leis para proibirem os que sentem medo de viver, de impor suas leis aos seres humanos normais… Porque se estiveres a conduzir com capacete e bater num peão sem capacete, vais estragar-lhe a vida da mesma forma sem capacete…

  15. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    O ACP a querer meter o bedelho onde não é chamada!!! O Lobby automóvel no seu melhor…

  16. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    O ACP a querer meter o bedelho onde não é chamada!!! O Lobby automóvel no seu melhor…

  17. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Algo aqui não bate certo pois faz já largos meses que o uso de capacete para trotinetes elétricas é obrigatório.

  18. Avatar de Zé burro
    Zé burro

    Sinceramente com tantas c***nhas de sabão, nessas velocidades tão baixas, qualquer dia para andar a pé vai ser preciso usar capacete, fato, sapatilhas especiais e colchão insuflável com reflectores, já começa com as zonas limitadas a 30km\h, Não tem mais nada que façam ?