Califórnia proibirá a venda de carros com motor de combustão até 2035

28 Comentários

A par de um caminho que está a ser traçado por outros países e cidades, a Califórnia, nos Estados Unidos da América, decidiu que vai proibir a vendas de automóveis a gasolina e diesel até 2035. O horizonte temporal definido pelo estado americano está alinhado com aquele que foi definido pela União Europeia.

Até 2040, as emissões de gases com efeito de estufa ver-se-ão reduzidas em 50%.

Carro elétrico

Tem sido uma constante. Com a pressão relativamente às alterações climáticas e ao impacto dos transportes no seu agravamento, os países, bem como algumas cidades e estados isoladamente, estão a tomar decisões que poderão ser controversas.

O Parlamento Europeu, por exemplo, aprovou o fim dos novos carros com motor de combustão após 2035 – para muitos, um horizonte temporal demasiadamente curto. Agora, depois de países como a Noruega e Reino Unido anunciarem objetivos semelhantes, a Califórnia também decidiu que será o primeiro estado americano a proibir a venda de automóveis novos com motor de combustão interna.

Parte do Advanced Clean Cars II aprovado pela Califórnia

A California Air Resources Board votou o regulamento Advanced Clean Cars II que expressa a proibição de venda de carros não plug-in. O plano será implementado por fases: até 2026, 35% dos carros vendidos no estado terão de ser plug-in; até 2030, essa percentagem ver-se-á aumentada para 68%; e, até 2035, para 100%. Relativamente aos camiões, o prazo alargar-se-á até 2045.

As fabricantes que não forem capazes de cumprir os objetivos ver-se-ão obrigadas a pagar multas de até 20.000 dólares por unidade. Embora não possam representar mais de 20% das vendas, a Califórnia permitirá a venda de híbridos plug-in, estando estes modelos sujeitos a regulamentação mais rigorosa.

O aprovado Advanced Clean Cars II também inclui incentivos e objetivos, por forma a estimular as vendas de carros elétricos novos e usados, como a venda do veículo com um cabo de carregamento e a oferta de adaptadores para os postos de carregamento públicos.

Desta forma, as autoridades estimam que o estado da Califórnia reduzirá, até 2040, 50% das suas emissões de gases com efeito de estufa. Além disso, esperam que esta iniciativa motive outros estados a tomar medidas semelhantes.

 

Leia também:

Veículos Elétricos: GNR está a montar rede própria de carregamentos

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SPr
    SPr

    Carro a combustão viva! Sempre será o campeão.

    1. Avatar de Zé Tuga
      Zé Tuga

      e prontos… um fumarento ou um viva de raters…

    2. Avatar de RC
      RC

      Sim, é o campeão na ineficiência energética, na poluição, no custo por km, no desperdício, na pouca fiabilidade, entre muitos outros pontos.

      1. Avatar de Zé tuga
        Zé tuga

        Hein??? Campeão de eficiência com 23%??? E o motor elétrico com 87%?? Que não gostem compreendo mas dizer asneirada dessas é que não vale a pena

        1. Avatar de RC
          RC

          Eu escrevi ineficiência. hehhehe

          Eu gosto, até tenho vários.

  2. Avatar de JJJ
    JJJ

    O título diz “até”. Não será “após”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, até lá serão tomadas medidas.

  3. Avatar de nilton
    nilton

    querem carros eletricos mas depois limitam horas nos comercios e apagam as luzes das cidades para poupar eletricidade … tem logica

    1. Avatar de robin
      robin

      Não ! é como proibir a utilização do telemovel em condução e colocar tablets num automovel actual tudo para aumentar a atenção ao conduzir.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Essa é de mestre

      2. Avatar de RC
        RC

        Mas o facto é que aumenta, porque o olhar para o telefone mais pequeno e sem ajudas na condução é bem mais perigoso.

    2. Avatar de RC
      RC

      Apagam ? na minha nunca apagaram.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Apagam e não é de agora!

        1. Avatar de RC
          RC

          Na minha não, até porque não tem muito efeito porque são solares.

    3. Avatar de secalharya
      secalharya

      Isto é outro negócio para alguém de cima encher os bolsos.

      Convencem os menos informados que os EVs são o futuro e vão poluir menos, blá, blá, e o povo acredita.

      Ao fim de 8-10 anos a bateria está péssima e envia-se mais lixo para África. Eles que que se lixem.
      A história de reciclagem de 90% e tal % das baterias é uma falácia.

      1. Avatar de RC
        RC

        É , ou será você o mal informado ?

        Então é ambientalista ? mostre lá provas disso, mas dados cientificos e não posts sensacionalista.

        Então que carro eléctrico teve que durou 8 a 10 anos ?

        Africa ? posso saber onde ? preciso de algumas e ainda pago por isso.

        Ah sim, então mostre lá provas que é uma falácia ?

        1. Avatar de Zé Tuga
          Zé Tuga

          A produção e a reciclagem de baterias de Lítio ou derivados produz sempre lixo; Aqui não tem discussão; agora de forma comparativa com a produção do gasolina, é do tipo dia para a noite dado que desde a prospeção à queima do combustivel, há sempre queima de produto tanto para as máquinas que o produzem, refinam, trasnportam como depois se quima nos veículos;

          1. Avatar de RC
            RC

            Sim, mas uma bateria dura milhares de utilizações, um litro de combustível dura uma vez…

  4. Avatar de 1984
    1984

    Não esquecer que actualmente o maior requesito para governar qualquer país é ser cada vez mais estupido e idiota.

    1. Avatar de RC
      RC

      Ou então os idiotas vão continuar no passado a pensar que os outros são idiotas.

      Que modelo é esse de Nokia 3310 consegue escrever por aqui ?

  5. Avatar de RC
    RC

    Ah e tal, a Europa é governada por uma cambada de malucos e não sei o quê, mimimimi.

    Eu até acho que isto não era preciso, daqui a 10 anos quem vai querem um carro a combustão ? só se for alguém que nunca tenha testado, como é normal dos que andam sempre por aqui.

  6. Avatar de secalharya
    secalharya

    100% em 2035? Boa sorte.

    Esta é daquelas notícias que aparece agora na primeira página mas depois quando falharem os prazos aparece lá para a página 10 do jornal.
    Os 100% EVs não são o futuro. O futuro é combustível sintético e hidrogénio.

    1. Avatar de RC
      RC

      Ah são ? foi a Maya que lhe disse isso ? LOOOOL

      1. Avatar de secalharya
        secalharya

        Não. Qualquer pessoa com dedos de testa percebe que os EVs são uma fantochada.

        1. Avatar de RC
          RC

          Então porquê ?qual ev’s teve ?

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    A Califórnia está a braços com uma crise social, humanitária e económica. S. Francisco é uma cidade de drogas e sem abrigos, LA é uma cidade de crime. Atravessam seca extrema e os impostos são altissimos. A infraestrutura de transportes públicos é quase inexistente. A par de alguns países (como o nossso) da UE não estou a ver como vão conseguir atingir esta meta, considerando o valor destes carros.

    1. Avatar de RC
      RC

      Que tem uma coisa a ver com a outra ? Se é assim como diz, na altura que lá tive não vi nada disso, mas pronto, já se passaram alguns anos, mais razão têm para fazer isto.

    2. Avatar de Zé Tuga
      Zé Tuga

      E a Califórnia pertence aos Mexicanos…. agora o que é que isso tem a ver com os carros????