BYD: maior navio de transporte de carros do mundo zarpou para a primeira viagem

27 Comentários

Com 9200 lugares de estacionamento – ou o suficiente para encher 20 campos de futebol, segundo a BYD – o novo navio de transporte de automóveis da BYD é, agora, o maior do mundo. De nome Shenzhen, este gigante dos mares zarpou para a primeira viagem ao estrangeiro.

BYD Shenzhen

O Shenzhen da BYD está na sua viagem inaugural rumo ao Brasil, após ter zarpado no dia 27 de abril.

O navio, que carrega o nome da cidade natal da empresa e procura demonstrar “a firme determinação da BYD em promover o desenvolvimento sustentável no Brasil”, transporta mais de 7000 veículos de energia nova (em inglês, NEV), incluindo veículos elétricos e veículos híbridos elétricos plug-in.

Segundo a BYD, numa publicação no chinês Weibo, este é, até agora, o maior lote único de NEV exportados da China.

A informação avançada diz que o novo barco é o quarto navio de transporte de automóveis da BYD e o maior do mundo, com capacidade para transportar 9000 veículos.

 

Shenzhen integra uma lista de quatro navios da BYD

A BYD lançou o seu primeiro navio de transporte de automóveis, o Explorer n.º 1, em janeiro de 2024. Desde então, este já realizou várias viagens, nomeadamente à Alemanha, Espanha e Brasil.

O segundo, de nome Changzhou, partiu em dezembro de 2024, seguido pelo Hefei no início deste ano.

Os três navios podem transportar até 7000 veículos, sendo o Shenzhen o maior até à data.

Entretanto, a BYD está a preparar-se para lançar mais dois navios: Changsha, que se espera que seja lançado em breve; e o Xi’an, que foi apresentado no dia 2 de abril.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Chineses estão a outro nível, aqui nem conseguimos resolver problemas de electricidade durante horas…

    1. Avatar de RaphaelSP
      RaphaelSP

      Aqui na europa e tudo preocupado em tampas de garrafas agarradas e boa vida. So vem para a europa quem não quer trabalhar. Em Portugal basta rejeitar ofertas de emprego que nos dao casa paga e 800 euros por mes para alimentacao e so curtir heiheuheu

      1. Avatar de FalarSemSaber
        FalarSemSaber

        Raphael, quer fazer prova de alguma dessa informação que partilhou? Não lhe fica bem falar sem saber.

      2. Avatar de António
        António

        Fake Raphael

  2. Avatar de RaphaelSP
    RaphaelSP

    Faz me imensa confusao os meus produtos eletronicos e tesla model y virem da china em navios desses no meio do mar com ondas a riscar o carro. Deus me livre

    1. Avatar de Micas
      Micas

      Isso não é motivo de preocupação. Os carros que vêm montados na origem e transportados por via marítima são preparados de modo a não haver nenhum estrago nos mesmos. O meu veio montado do Japão há 7 anos e chegou/está impecável. Esses Chineses e Japoneses não brincam em serviço.
      Quando aos outros, não sei.

  3. Avatar de Pinto
    Pinto

    Em Portugal fazem se barcos maiores no estaleiro de Viana do Castelo mas a maioria dos portugas é ignorante e nem sabe disso

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Podes dar exemplos?

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Lol, quando chamas os outros de ignorante e tu és o ignorante.

      BYD Shenzhen
      Comprimento -219 metros
      Largura 37,7 m

      Maior construído em Viana de Castelo:
      World Explorer
      Comprimento -126 metros
      Largura ~19 m

    3. Avatar de mcGomes
      mcGomes

      +1
      +2
      +3
      temos em Viana dos melhores construtores navais do mundo

      1. Avatar de João Maia
        João Maia

        Curioso, pensei que os estaleiros navais de Viana do Castelo tinham sido extintos. Aliás, nem o website que existia está disponível.

    4. Avatar de GM
      GM

      A doca seca da WEST SEA tem 200m de comprimento.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Imagina este ocupa 219 metros, é outra escala completamente diferente.
        Este da BYD dá para meter dentro dele quase 2 dos maiores navios feitos em Viana do Castelo.

        1. Avatar de GM
          GM

          Claro, por isso o comentário do “Pinto” é sem sentido. E, tendo 200m (medições do GOOGLE MAPS), o casco do navio não pode ter 200m, tem de ser algo inferior.

  4. Avatar de iFernando
    iFernando

    Muito espertos os Chineses, descarregam BYD e carregam Vokswagen, BMW e Mercedes.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não me parece. Estive na semana passada em Xangai e muito raramente se vê um Tesla, mais raro ainda um VW, Mercedes ou BMW. E olha que estou a falar numa das mais poderosas cidades da China. Eles já estão noutro patamar.

      1. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        O carro mais vendido é o Tesla Model Y passou o Wuling mini em grande escala, digo te que é do carago se não vês um Tesla …Fonix 🙁

        1. Avatar de Vítor M.

          Garanto-te. Aliás, os dados são públicos. Em Shanghai a BYD é a líder destacada, com quase 40% do mercado em 2024. No geral, dizem os números, a marca vendeu mais de 4,2 milhões de veículos elétricos e híbridos. Depois, há uma crescente “procura” pelos Xiaomi, é verdade que entrou recentemente no setor, mas já causou impacto com o modelo SU7. E nos shoppings da cidade (e arredores), existem N de carros em exposição, o que não deixa de ser extraordinário.

          Mas, há mais. Por exemplo, nas estradas viam-se muitos Geometry e NIO. Esta última era referida pelos chineses como uma marca que oferece tecnologia avançada e serviços inovadores, claro, destacam aquela característica da troca rápida de baterias. Viam-se muitos XPeng, Zeekr e Buick. Aliás, os Didi que apanhamos em grande parte eram Buick ou Chery.

          Tesla, Volvo, VW, BMW, Mercedes, etc… viam-se poucos, face ao geral. É um mito que se veem muitos Tesla nas estradas chinesas. E com os incentivos à aquisição de marcas chinesas, parece-me que ainda iremos ver menos Tesla no país.

      2. Avatar de iFernando
        iFernando

        É bom sabermos que apesar do desenvolvimento extraordinário dos Chineses a Europa/Alemanha mantem competitividade e vende muitos carros na China. As 15 marcas mais vendidas na China no primeiro semestre 2024:
        • 1 – BYD – 1,607 milhão
        • 2 – Volkswagen – 1,266 milhão
        • 3 – Chery – 1,057 milhão
        • 4 – Geely – 955 mil
        • 5 – Changan – 809 mil
        • 6 – Toyota – 644.700
        • 7 – GWM – 467.400
        • 8 – Honda – 444.700
        • 9 – Tesla – 426.600
        • 10 – SAIC – 331.500
        • 11 – Wuling – 331.300
        • 12 – Nissan – 328.300
        • 13 – BMW – 316.000
        • 14 – Mercedes-Benz – 278.700
        • 15 – GM – 225.600

        1. Avatar de Vítor M.

          Na prática, cada vez menos temos carros ocidentais nas ruas chinesas. E lá, não é assim no excel dos números, eu também tinha essa ideia 😉 de excel, lá, ao vivo, percebemos que o ocidente cada vez mete menos carros e tecnologia em geral na China. Não se enganem, lá as coisas são de outro modo. Os números de excel valem o que valem, muitas vezes nem têm do lado estatal correspondência. Ver é uma coisa, ler excel é outra. Acredita, também tinha essa ideia desfasada da realidade da China. 😉

          PS: a com os novos BYD no mercado chinês, duvido que a Tesla se aguente (mas vamos ver os próximos dois anos para tirar teimas) 😉

  5. Avatar de Luís Espírito Santo
    Luís Espírito Santo

    Mais 9200 veículos vendidos abaixo do custo de fabrico, graças aos subsídios do Governo Chinês, com o objectivo de destruir a indústria automóvel ocidental. Tudo com o beneplácito da Van der Layen e do Costa Chamuças. E depois atirem se ao Trump…

  6. Avatar de avernavios
    avernavios

    Roubam tecnologia e propriedade intelectual com total impunidade, manipulam os mercados fazendo dumping dos seus produtos, e aqui aplaude-se enquanto destroem as nossas indústrias.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, nós sabemos que fomos lá fabricar porque era barato, não interessava se comiam uma malga de arroz. Eles primeiro copiaram mal, depois copiaram bem e agora superaram-nos. A culpa é deles? Não, os burros não foram eles. Não acordem não!

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Já viram algum chinês aqui em Portugal andar de BYD? Nunca! Sempre MB BMW e afins

    1. Avatar de Vítor M.

      Tantos, Paulo! Vais, por exemplo, à zona da Póvoa de Varzim, o que não faltam são famílias chinesas com BYD. Claro, os mais ricos, e há muitos também nessa zona (dos armazéns de Mindelo), vês muitos com Mercedes e BMW, até mais os antigos, os que virem no início dos anos 2000.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Pois se calhar estou enganado porque os que conheço já moram cá há muitos anos.

  8. Avatar de Ana
    Ana

    Vai ser 1 negócio de trampa! Fiquem com as chinesices! Se é chinês então prefiro nao ter!!