Bugatti Tourbillon… a perfeição com 1800 cv

48 Comentários

Há vinte anos, nasceu o Veyron. Uma dúzia de anos mais tarde, o Chiron. E agora o Tourbillon – a nova época da Bugatti – nascida através do conceito de relojoaria: um hipercarro híbrido de luxo de 446 km/h, 1800 cv, V16 naturalmente aspirado, com três motores elétricos. Um sonho!

Imagem Bugatti Tourbillon


Bugatti Tourbillon: Pura relojoaria suíça em cima de 4 caríssimas rodas

Se tem no bolso 4 milhões de euros, mais coisa, menos coisa, então pode candidatar-se a proprietário desta obra-prima intemporal. Estamos a falar de construção com a atenção ao pormenor, como se fosse um relógio suíço centenário.

O seu conjunto de indicadores, totalmente analógico, centrado no volante, é composto por mais de 600 peças individuais de titânio, alumínio, billet, vidro cristal, rubis e safiras, transbordando de riqueza ao estilo Breguet (sofisticação da relojoaria suíça).

Para não perturbar o interior por medida do Tourbillon, escondido na consola central está um ecrã de alta definição que pode ser utilizado a pedido em modo retrato ou paisagem, apresentando os dados do veículo ou a câmara de marcha-atrás.

Se vir um pedaço do que pensa ser titânio, então é isso que é. É evidente, ao olhar para qualquer uma das criações de Ettore Bugatti, que cada componente – mesmo que nunca seja visto – é uma obra de arte, e essa foi também a nossa intenção com o Tourbillon.

Disse o presidente da Bugatti, Christophe Piochon.

Turbilhão de emoções

O Tourbillon, que se traduz por “turbilhão” – que não tem nada a ver com um soprar dos ventos – não se poupa a despesas.

Um turbilhão é um dispositivo que impede a gravidade no interior de um relógio mecânico extremamente sofisticado, que melhora a precisão da cronometragem à medida que roda, fazendo tiquetaquear o ponteiro dos segundos.

É simbolizado como o mais alto grau absoluto de perícia e qualidade no fabrico de relógios. Muito poucos fabricantes de relógios são capazes de produzir este tipo de relógio extremamente complexo e dispendioso.

A Bugatti há muito que aplica este nível de perícia aos seus automóveis.

Ettore Bugatti disse uma vez:

Nada é demasiado belo.

Mate Rimac, Diretor Executivo da Bugatti, seguiu esta sugestão ao desenvolver o Tourbillon. O seu objetivo é ser diferente de tudo o que foi feito até agora.

O Tourbillion… não seria apenas para o presente, ou mesmo para o futuro, mas pour l’éternité – para a eternidade.

Disse Rimac.

Desde a aquisição da Bugatti à VW pelo Grupo Rimac, muitos especularam que uma versão EV da Bugatti estava a caminho, considerando o histórico de EVs da Rimac. Nas duas anteriores aventuras de hipercarros da Bugatti, o W16 agrafado, com quatro turbos, tem sido o coração pulsante, impulsionando o Veyron e o Chiron para velocidades nunca antes vistas em veículos de produção.

A Bugatti considerou a possibilidade de reestruturar o W16 ou mesmo de o tornar totalmente elétrico antes de optar pelo caminho mais difícil e desenvolver um sistema híbrido e um chassis totalmente novos a partir do zero.

Vamos a medidas…

O Tourbillon desviou-se da sua tradição W16 turbo com um novo motor V16 de 8,3 litros, naturalmente aspirado, com 1000 cv (745 kW). Foi emparelhado com um motor elétrico de eixo dianteiro duplo e um motor elétrico de eixo traseiro único, produzindo um total de 800 cv (596 kW).

Os motores elétricos são alimentados por uma bateria relativamente pequena de 25 kWh, arrefecida a óleo, a 800 volts. Em modo totalmente elétrico, o Tourbillon tem uma autonomia de 60 km.

Toda esta incrível tecnologia e engenharia de materiais maioritariamente compostos torna o Tourbillon mais leve do que o seu antecessor, o Chiron, mesmo com o seu motor V16 a pesar 252 kg.

Por isso, sim, é uma loucura construir um novo motor V16, integrá-lo com um novo conjunto de baterias e motores eléctricos e ter um verdadeiro painel de instrumentos de relojoeiro suíço, peças de suspensão impressas em 3D e uma consola central em Crystal Glass. Mas é o que Ettore teria feito, e é o que torna um Bugatti incomparável e intemporal.

Afirmou Mate Rimac no comunicado de imprensa da Bugatti.

A Bugatti está atualmente na fase de testes, com protótipos já na estrada. As entregas aos clientes estão previstas para 2026. A maior parte dos 250 carros de produção de quatro milhões de euros – que serão fabricados à mão – já estão esgotados.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O Rimac vai, finalmente, conseguir vender 200 carros.

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Isso pouco importa, a Porsche só queria fazer parte da rimac para ter acesso a tecnologia de modo a poder ser usada pela Porsche e pela Audi.

    2. Avatar de JL
      JL

      À velocidade que venderam 50, passa em pouco tempo aquilo que levou a Bugatti para vender 400….

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Estas coisas não interessam como começam mas como acabam.
        Os Bugattis são todos vendidos mesmo antes de serem fabricados.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que são, ninguém os fabrica sem estarem vendidos, senão o prejuízo de cada um ainda era superior.

          E outra, todo o interior é um ” fato à medida”…

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Por momentos esqueci-me com quem estava a falar. Vou tentar mais devagar e simplificado.

            Toda a totalidade da produção definida (aquele número de carros que a marca vai fabricar) é vendida ainda andes de se iniciar a produção do modelo.

            Agora exemplificando de maneira a talvez percebas (exemplo):

            A Bugatti define a produção total de 300 carros daquele modelo que irá iniciar a produção em 2026. Esses 300 carros são vendidos até 2025.
            Ora se o ano de 2026 é posterior a 2025 (2026-2025 = 1) podemos concluir que todo o objectivo de produção é vendida antecipadade em relação ao início da mesma.

            Por outras palavras, não tem nada a ver com o caso da RIMAC, que não conseguiu sequer atingir os objectivos propostos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Esses só fizerem de maneira diferente, definem os números e se não alcançarem voltam a definir, e continuo a dizer o mesmo, só os fabricam no fim de vendidos.

            Com isto mantêm o valor, senão ainda mais prejuízo dava para a malta que compra VW’s e outras pagarem a brincadeira.

          3. Avatar de Anung
            Anung

            Lol mantêm qual valor? A RIMAC não é uma marca de prestígio.
            A bugatti aumenta de valor, os usados são sempre mais caros que novos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mantém o valor de mercado.

            Usados mais caros que novos ? Loooool

        2. Avatar de Anung
          Anung

          @JL

          Para quê o Lol? Sim, mais caros que usados. E não é só os bugatti.
          Há investidores que os compram e nem andam neles. Apenas para investimento.

          O que me espanta é não saberes uma coisa tão básica, quer dizer, talvez não me espante nada.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim claro, pensam eles que estão a valorizar…

            Eu sei uma coisa tão básica, que carros de edições limitadas costumam valorizar ao fim de algum tempo, mas é preciso que não saiam versões melhores a seguir, que não é o caso.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Enganei-me, queria dizer mais caros usados do que novos.

            Qual o Bugatti que custa menos agora do que quando saiu?
            Acrescenta a Pagani se quiseres, ou a koenigsegg.
            Até na Feerai os topo de gama (F40, Enzo, FF, etc…) podes acrescentar na lista.

            Já mercedes e lambo é raro, só nas reliquias.

            Electricos é dinheiro para o lixo nem um valoriza após finalizada a sua produção.

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas.wjem está a falar em eléctricos ? Mas já que falou, veja quanto custam agora os teslas roadster, e depois diga que é dinheiro ao lixo.

            Então quer dizer que este também vai ser, também é eléctrico.

            Se é lixo, mande para cá o seu tesla model 3, eu fico com ele de bom grado.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            É lixo como investimento.

          5. Avatar de Anung
            Anung

            Mostra lá Roadster valorizado em relação ao preço de novo.
            Deves mostrar tanto como mostraste um Bugatti usado mais barato do que novo.

          6. Avatar de Anung
            Anung

            Eu ajudo:

            https://www.autoscout24.com/lst/tesla/roadster

            Mais uma vez, és um aldrabão mentiroso que nunca consegue provar nada do que diz.

          7. Avatar de JL
            JL

            Um tesla roadster ? então arranje um como lixo, já que o model 3 já vi que não tenho sucesso.

          8. Avatar de JL
            JL

            Aqui tem um:

            Só está a mais do dobro do preço de novo.

          9. Avatar de JL
            JL

            Aldrabão onde ? consegue explicar ? ao menos arranjava um de edição limitada, se fosse um homemzinho já sabia que só os carros de edições limitadas valorizam….

          10. Avatar de Anung
            Anung

            És aldrabão és. Esse link nem abre e eu em segundos apresentei teslas roadster usados bem mais baratos que novos, ou seja, desvalorizam como a grande maioria dos carros.

            Já os carros que mencionei não é necessário andar a ver de versões xpto e outras tretas, todos valorizam, todos, sejam versões xpto ou não.

          11. Avatar de JL
            JL

            Um link do mobile.de não abre ? Looool

            Eu disse quais deve procurar, se não quer, então não seja falso.

            Os carros que mencionou são todos versões de edição limitada, foi isso que eu disse.

            Exato, todos valorizam carros de edições limitadas, só os limitados não conseguem ver isso.

    3. Avatar de TdSR
      TdSR

      Já venderam 50 dos 150 Neveras. Nada mau.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    O Ronaldo já deve ter encomendado 1…

  3. Avatar de Croft Lara
    Croft Lara

    Meninos, ele tem 1800 cv mas desses uns 800 só para uns poucos km a exigir nem deles. Se for a Nurburgring ele dá uma volta e 800 cv foram para o céu, logo fica com 1000 cv. Evidentemente que os compradores não querem saber, pois não? A ideia é ter algo exclusivo que por onde vão as pessoas olhem para eles tipo semi Deus e babados; logo compram…desculpem, arranjam uma miúda a condizer e já está. Tudo o que sirva para lhes encher o ego…

    Daí que por mim que aumentem brutalmente os impostos (e respectivas contas em paraísos fiscais ou investimentos) porque se têm para isto, têm para dar à segurança social. Com sorte estes carros são “duma empresa” e os pobres condutores recebem fundo de desemprego e ajudas sociais…

    1. Avatar de JL
      JL

      E as curvas não contam ?

      Curioso porque os F1 têm um sistema idêntico e usam em toda a corrida, mais, nas 24 horas de Le Mans usaram durante 24 horas.

    2. Avatar de andre
      andre

      a nao ser que antes sempre a top speed sem desacelerações, o motor eletrico tem sempre potencia disponivel para quando é preciso.

      1. Avatar de JL
        JL

        Porque os abrandamentos e travagens é recuperada energia.

    3. Avatar de TdSR
      TdSR

      Não tens capacidade para entender a obra-prima que este Tourbillon é.
      Só vão haver 250 e já devem estar quase todos vendidos. Ainda há pessoas com bom gosto no mundo.
      4 milhões para esta gente é como 1 cêntimo para um pedinte.

  4. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Agora pergunto eu, isso tudo serve para o quê??

    1. Avatar de JL
      JL

      Para ficar na garagem. Lol

      1. Avatar de TdSR
        TdSR

        Na garagem fica o elétrico a carregar horas e horas…

        Este V16 atmosférico é para ter smiles per gallon.

        1. Avatar de JL
          JL

          E passar o tempo na garagem, eléctricos são para fazer kms.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Passa horas e horas na garagem, pois precisa de manutenção a cada 14.000km…

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Ostentação, e/ou investimento.

    3. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      Alimentar o ego de yuppies narcicistas/picopatas com dinheiro a mais, se deixam de ostentar depois não são convidados para as festas no monaco e hollywood e perdem os “amigos” todos.

    4. Avatar de TdSR
      TdSR

      A pensar assim não tinhas nada na vida e vivias na floresta.

      1. Avatar de JL
        JL

        Este serve para os menos afortunados comprarem carros mais caros para pagar estas brincadeiras….

  5. Avatar de Marko
    Marko

    Este gosto, e do Venture Noir o resto para mim parecem uns sapos… Para mim claro, gostos não se discutem nem lamentam respeitam-se!
    Se fosse milionário eras os únicos que poderia comprar, por acaso não é marcar que me puxe fora a exclusividade e potência a estética para mim fica aquém… Sou mais Ferrari 😀

    1. Avatar de Anung
      Anung

      É diferente, a bugatti mistura luxo com desportivismo de uma maneira única, penso que a marca que mais se aproxima deva ser a pagani.
      Como sou uma pessoa nostálgica, se fosse muito rico (muito mesmo) “tentava” comprar uma mclaren F1, que neste momento imagino que deva andar na casa das dezenas de milhões.

      O GMA T-50 (verdadeiro sucessor do mclaren F1) também me agrada bastante, mas aquela vetoinha traseira destroí o resto do design.

  6. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    A frente deste bugatti faz lembrar a mascara do Predador, na minha cabeça até lhe vou chamar de Predadormobile.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    uhaaauu! Mas que linda maquina!
    Adorava um dia poder conseguir andar num carro assim, não o quero conduzir, mas queria poder andar com alguém profissional que saiba os limites, e também o que está a fazer.

  8. Avatar de TdSR
    TdSR

    Obra prima!
    O Matte Rimac abriu os olhos em relação aos EVs. Ninguém os quer comprar…
    Quem tem dinheiro a sério quer um carro que seja divertido de conduzir e que tenha uma banda sonora (aka som do motor etc) a condizer.
    Este V16 está qualquer coisa. *baba*

  9. Avatar de PJA
    PJA

    Assim vai a preocupação com o ambiente, um veículo que não polui nada. Mais um carro para os pseudo-pilotos passearem no centro de Londres ou no mónaco, a 20Km/h. Coitados, não sabem mais.

    1. Avatar de Seal
      Seal

      Não é à custa destes automóveis que acaba o mundo
      ” não sabem mais ” ??! Claro que sabem, por isso é que os têm.
      Este em meia dúzia de anos vale mais 50%

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Se estes senhores não fizerem a parte deles, não sou que a vou fazer.
        Sobre “o não saberem”, falo do saber conduzir, o resto nâo me interessa.

  10. Avatar de Nelson F.
    Nelson F.

    Este vídeo mostra a obra de arte que os Senhores da Cosworth fizeram.
    https://youtu.be/UmNDpH1Ymsk?si=oHplSyjaZq47X9jQ
    Depois de fazerem o motor para o Valkyrie o patamar estava muito alto mas mesmo assim conseguem.
    Sim é verdade, estes carros despois de tanta preparação e tecnologia por vezes vão para uma garagem e poucas vezes são usados para o são feitos.

  11. Avatar de Realista
    Realista

    Esse termo em inglês têm outro significado… hahaha