Bug no Mazda3 ativa travão de emergência sem qualquer razão

17 Comentários

Se tem um Mazda3 esta notícia é para si. Este é daqueles bugs que causa medo… muito medo! A segurança do condutor e passageiros está em causa tendo em conta que o travão de emergência se ativa sozinho.

Num comunicado da fabricante automóvel Mazda é referido que o Mazda3 tem um problema no sistema de travagem. Tal pode estar relacionado com a incorreta programação do sistema.

Bug no Mazda3 ativa travão de emergência sem qualquer razão


A Mazda tem um problema para resolver que afeta a imagem da marca mas também pode colocar em causa a segurança dos clientes.  Segundo comunicado, a fabricante automóvel já identificou 35,390 veículos só nos Estados Unidos com um bug no sistema de travagem.

Até ao momento não há nenhuma informação que este bug tenha resultado em qualquer acidente ou feito vítimas.

Bug no Mazda3 ativa travão de emergência sem qualquer razão

Travão de emergência do Mazda3 ativa sem razão

A programação incorreta do SBS (Smart Braking System) do Mazda3 pode fazer com que o veículo detete, de forma errada um obstáculo na sua frente. Como consequência, o SBS é ativado automaticamente e o carro pode sofrer uma paragem abrupta para evitar a colisão. Na verdade, não existe nenhum obstáculo, apenas uma “leitura e conclusão” errada do sistema.

A fabricante refere que para resolver tal problema basta apenas reprogramar o sistema. Há modelos de 2019 e 2020 que estão afetados por este bug.

Leia também…

A Mazda apresentou a sua primeira proposta para o mercado dos carros elétricos

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Woot!
    Woot!

    Isto também acontece pelo menos no Mercedes GLA e no BMW X2.

    O que ando mais vezes que é o GLA já me aconteceu duas vezes, ambas em subidas e bastante devagar, no entanto o carro achou que precisava de uma travagem brusca…no entanto em outras situações em que não trava sozinho o raio do sensor farta-se de fazer PIPIPI em alturas que não têm sentido nenhum.

    No X2 aconteceu-me apenas uma vez perto de uma passadeira sem ninguém na passadeira e sem motivo aparente, não percebi exactamente o que é que o raio do sensor detectou.

    Sumarizando, não confiar em tecnologia, há bugs. Num carro para mim quanto menos tecnologia melhor.

    1. Avatar de tiago
      tiago

      Vai procurar um renault 5, ou se quiseres algo melhor um mercedes 190

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Já pensei nisso. O grande problema são as emissões e restrições de circulação desses carros mais antigos.

          1. Avatar de Blackbit
            Blackbit

            idem!
            Os mais antigos também já tem restrições em certas cidades, inclusive portuguesas!

    2. Avatar de Badanas
      Badanas

      Penso que o melhor carro para ti será o Ford modelo T!

      1. Avatar de AlphaB
        AlphaB

        Com o Ford T de certeza que não precisa da companhia do melhor amigo do carro novo O REBOQUE e a carteira cheia.

    3. Avatar de AlphaB
      AlphaB

      Carros novos são de fugir ……………. tem tanto lixo electrónico ……………… que até dá medo.
      Nunca se sabe qual é o coelho a sair da cartola.

    4. Avatar de ama
      ama

      detectou a passadeira.
      Tenho um que se baralha em algumas rotundas convexas com ciclovias pintadas. Apita como se tivesse obstáculos mas não trava.

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Imaginem acontecer isso na autoestrada com algum transito ou numa simples curva … :/

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      ….foge!
      Estas sujeito a levar com um carro na traseira!!!!

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Opah… só li o titulo e pensei logo .
    Quantos bateram com a cabeça no volante ? xDDDDDD

    1. Avatar de Bruno S.
      Bruno S.

      Por acaso pensei no mesmo

  4. Avatar de Sérgio Sapo
    Sérgio Sapo

    Será que a Mazda vai resolver este bug, ó vai fazer como tantos outros bugs que vários modelos têm e assobiam para o lado e apresentam contas elevadíssimas de reparações, para que os seus pseudos concessionários esfregem as mãos. Uma vez que não têm concessionária oficial.

    1. Avatar de Mendez
      Mendez

      Preparem-se porque os carros novos são feitos para o tempo da garantia e depois bomba na carteira.

  5. Avatar de Sérgio Sapo
    Sérgio Sapo

    Mendez infelizmente tem razão, mas as marcas estão se a esquecer eu e os meus irmãos compra-mos o nosso primeiro carro da marca que o meu pai tinha porque ele falava bem e é assim durante gerações até a má experiência aparecer.