Bruxelas quer carros elétricos “acessíveis para todos os europeus”

121 Comentários

O segmento automóvel tem vindo a mudar e a aposta nos carros elétricos é clara. Por agora os preços dos veículos elétricos, na sua generalidade, ainda são mais elevados, mas o futuro pode ditar mudanças.

Bruxelas quer carros elétricos “acessíveis para todos os europeus”.

Carros elétricos


Carros elétricos: UE quer redução das emissões de dióxido de carbono (CO2)

A Comissão Europeia vai apresentar brevemente um conjunto de medidas para garantir que a União consegue alcançar a meta de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) em 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

Segundo o que foi noticiado este domingo pelo “Financial Times”, de acordo com o vice-presidente da Comissão Europeia Frans Timmermans, o objetivo passa por ter carros elétricos “acessíveis a todos os europeus”.

Elétricos

Entre essas medidas está um aperto nos níveis de CO2 para os carros novos vendidos durante a próxima década, bem como uma proposta para que os fabricantes de automóveis paguem pela poluição dos veículos que comercializem. Temos de fazer estas duas coisas para estimular a introdução de veículos elétricos” no mercado, o que fará aumentar a oferta e, por sua vez, levará a uma descida dos preços destes veículos, revela o ECO.

Não acreditamos que definir uma data para o fim dos carros com motores a combustão seja suficiente.

Mas dizendo à indústria que seremos cada vez mais restritos em termos das emissões envia essa mensagem e empurra-os nessa direção

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia

A Comissão Europeia não irá definir uma data para acabar a venda de carros a combustão, mas incentivará ao fim destes veículos em breve.

Comentários

121

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Sim sim, pois pois. Qual é o conceito de “Acessível” para Bruxelas ??

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Deve ser acessíveis para os ordenados dos países “normais” Europeus…. não deve ser para os nossos!

    2. Avatar de David
      David

      já ha carros eletricos a 16 mil euros novos portanto mais uns aninhos já devem chegar aos 11 mil que é um preço baixo para um carro se querem carros a 50 centimos vao comprar hot wheels e mesmo assim sao mais caros

      1. Avatar de Honorato
        Honorato

        Para mim acessível são 1k euros não 11k ou 16k isso não é para a minha carteira. Andem de bicicleta manutenção é pouca. Demoramos a chegar ao sitio que queremos paciência. O meu pai quando deixou de andar de carro a 10 anos começou a ir para o trabalho de bicicleta e poupo muito

        1. Avatar de David
          David

          pois lá está o meu comentário era para pessoas com o minimo de decencia claramente não cumpres esse requisito, pareces um puto a perguntar aos pais se 1000€ é caro ou barato, mas gostava muito de saber qual foi o preço da tua casa se é 1000 para um carro para a casa é quanto 10 000 ?
          Este pessoal não tem a minima noção de preços

          1. Avatar de jorgeg
            jorgeg

            “claramente não cumpres esse requisito”
            quantos portugueses cumprem o requisito?!
            Nem todos sao liberais cheios de past

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Completamente de acordo. Pra entrar em Lisboa ou Porto, em filas onde se faz facilmente médias de 15 lts/100, encostar o carro e ir de bicicleta rende logo um 1 ou 2 ordenados extra ao fim do ano. E se prescindir do carro e deixar de pagar a mensalidade, então rende perto de meio ano de ordenado. É caso pra perguntar como conseguem os portugueses ser tão burros e os holandeses e dinamarqueses tão inteligentes.

          1. Avatar de Rui Costa
            Rui Costa

            Burro pareces ser por quereres comparar o declive no terreno destes dois países.

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            E o cúmulo da lusitana burrice é não saber que há bicicletas eléctricas pra subir e que a seguir a um declive ascendente vem sempre um descendente.

          3. Avatar de Jnmartins
            Jnmartins

            Também vou comprar uma bicicleta, aqui na Madeira isto é tudo muito plano, conseguimos ver a Ponta do Pargo do Caniçal, é só subir a uma pedra…

          4. Avatar de João Dias
            João Dias

            Muito bem…
            Em pequenas cidades do interior do nosso Portugal, em que as autarquias estão mesmo lixando para a mobilidade. Há quem pegue no carro para fazer 1km. Porquê? Estacionamento fácil e grátis.

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            @Rui deves ter perdido a notícia de uma invenção revolucionária em fase final de desenvolvimento. Vão chamar-lhe “mudanças”. Brevemente no mercado…

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            @Jnmartins sim, também na Madeira podes utilizar a bicicleta.

          7. Avatar de António Geraldes
            António Geraldes

            Nem mais, e se prescindires da bicicleta e andares a pé ainda poupas mais.

        3. Avatar de Luís
          Luís

          E quem faz mais de 40/50/80 km por dia? Bicicleta também? Portugal não é só Lisboa

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Pra percursos de mais de 40/50/80 km por dia onde pode manter-se sempre em movimento com consumos na casa dos 3-4 lts/100 kms o carro pode ser eficiente. Pra entrar em Lisboa e Porto não é.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Quem faz essas distâncias que mude de emprego. ou de casa.

          3. Avatar de FAR
            FAR

            @Miguel falar é fácil.

            Experimente mudar você de casa antes de vir para aqui mandar bitaites.

          4. Avatar de FAR
            FAR

            Nem é preciso tanto. Fazer 20Km para ir para um escritório é impensável. Só o facto de chegar ao trabalho a pingar suor.

            No entanto há que referir que carro não é só para ir ao trabalho. E as idas ao Pingo Doce? Bicicleta? Para quem vive sozinho e trás um saco meio cheio de cada vez que vai às compras se calhar até dava. Mas essa realidade não é a mesma de todos…

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            @FAR sim, já mudei.

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            @FAR sim, faltava a falácia do “pingar suor”.

            E a do supermercado, também.
            (até os meus pais sabem usar o continente on-line…)
            E eu faço umas compras e ela faz outras.
            E nem tenho destas
            https://miguelmaia.tumblr.com/tagged/bicla-de-carga/
            basta isto
            https://www.decathlon.pt/p/alforge-duplo-500-2×20-l/_/R-p-145614?mc=8514257&c=CINZENTO
            (não gosto da loja nem deste artigo específico mas tem várias fotos…)

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        De certo modo sim, mas esses eléctricos a 16 mil euros novos comparam com modelos a gasolina que custam 11 mil. São 5 mil para amortizar em gasolina e manutenção.

        1. Avatar de rui
          rui

          essa diferença num leasing é capaz deve ficar ao mesmo preço, logo compensa o elétrico se fizer os km suficientes. agora quem tem de ir ao mercado dos usados já é mais difícil, mas a “imposição” é para carros novos.
          Um carro é uma despesa e deve ser visto dessa maneira, quem não faz 50km por dia não justifica carro nenhum, é certo que fora das grandes cidades praticamente não há transportes públicos mas isso não invalida que seja uma despesa.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Leasing é ruína. Significa pagar 2 vezes o carro: uma ao concessionário e outra ao banco (pra não falar da 3.a ou 4.a em que ele é pago ao estado).

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Claramente nunca fizeste um leasing na vida.
            Eu antes de ter carro da empresa vivia com um ALD frota para a família e era um descanso, não pagava seguro, não pagava trocas de pneus nem idas à oficina, para quem não quer chatear-se vale bem a pena.

          3. Avatar de Mf3rRo
            Mf3rRo

            oh zé… a preguiça paga-se… e nem sempre compensa… 🙂

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Preguiça? No meu caso é uma questão de tempo e comodidade, para mim ALD valeu cada centimo, só o facto de irem ter comigo ao escritorio para levarem o carro à oficina e deixaram novamente no estacionamento e entregarem a chave ao segurança, poupou-me muito tempo e muitas dores de cabeça, não preciso programar-me para nada, aparece tudo feito, só preciso de ter o dedito directo.

    3. Avatar de Daniel Santos
      Daniel Santos

      Foi logo a primeira coisa que pensei ao ler o título…

      O que é caro pode ser barato para uns mas o que é barato para uns, pode ser caro para outros.

      Resumindo, é relativo o conceito que eles dizem de ser “acessíveis” e no que toca a salários cá, estou para ver a aplicação da acessibilidade…

  2. Avatar de GM
    GM

    Bruxelas quer carros elétricos “acessíveis para todos os europeus”. Eu acrescentaria: e fabricados na Europa!!

    1. Avatar de Vilna
      1. Avatar de GM
        GM

        Temos aí na praça um modelo deveras acessível, numa marca lowcost: DACIA SPRING. Problema: fabricado na China. Se fosse fabricado na Roménia, origem da marca, apoiaria. Assim, para mim, ficou fora de hipótese, apesar de não estar no momento comprador de carro.

        1. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          Obsoleto em termos tecnológicos quando comparado com o mediano carro chinês para mercado interno, além de caro para as especificações que oferece.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Fabricados na Europa??? Se não forem fabricados em Portugal tanto nos dá que seja na Europa como na cochinchina. E em Portugal há know-how pra produzir motores eléctricos. De combustão a 4 tempos é que nunca aqui se produziram em série.

      1. Avatar de GM
        GM

        Engano teu. Em Cacia, Aveiro, a Renault fabricava motores, agora fabrica cx velocidades. E em Setúbal fazia a montagem dos Renault 5. Há uns anitos atrás.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Em Cacia, Aveiro, fabricavam-se motores desenvolvidos por engenheiros franceses debaixo das ordens de capatazes franceses.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            E então? A empresa a francesa, é só natural.
            Deves pensar que a autoeuropa é gerida por portugueses..

          2. Avatar de GM
            GM

            E a Renault é o quê? Portuguesa?
            Mas, para tua informação, visita esta página: http://veeco.com.pt

    3. Avatar de Njss
      Njss

      Concordo plenamente, acrescentaria não só os carros mas também todos os componentes, assim passava-se a ter o impacto ambiental dos carrinhos verdes à porta de casa.

  3. Avatar de Guilherme Maia
    Guilherme Maia

    Vamos ter daqui a uns anos, uns politicos a oferecer um carro eletrico para todos. Acho que o PS deve entretanto chegar se a frente.

  4. Avatar de Alguém
    Alguém

    Isto parece tudo fácil para quem está atrás dos bastidores a mandar este tipo de bitaites para o ar…

    A realidade é que ou Bruxelas disponibiliza fundos e condições para viabilizar e suportar este tipo de projetos ou então as empresas têm de passar o custo de desenvolvimento e produção para o consumidor.

  5. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Já conhecemos o “Acessível” aqui em Portugal!!
    Impostos + impostos + impostos + portagens + combustíveis + …….
    É melhor estimar a velha carroça!

  6. Avatar de O Agricultor
    O Agricultor

    ….No nosso país existem dois problemas:

    Primeiro…… os tugas (maior parte) não têm aquilo com que se compram os melões…………….

    Segundo…..Os beneficios fiscais é sempre para os mesmos…..para aqueles que têm Aquilo com que se compra os melões…..

    Resumindo…. estamos sempre a a dar “dinheiro” a quem tem dinheiro……

    1. Avatar de João
      João

      Eheheh
      Ora lá está!!!
      Os benefícios são sempre para quem já tem o capital

  7. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    É tudo muito bonito, mas nas cidades em prédios sem garagem quero ver onde as pessoas carregam os carros… Vamos atirar uma extensão de 50mts pela janela para carregar o bolinhas.

    Esse conceito de acessível é muito relativo.
    Daqui a 20 ou 30 anos, vão dizer que os eletricos são maus para o ambiente, sentença de morte aos eletricos.. venha uma moda nova

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Lobys fora, chama-se a isso inovação. O melhor substitui o pior.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      olha outro que ainda pensa que um carro eléctrico ‘e uma moda…ta boa!

      1. Avatar de Jon
        Jon

        N e?
        Daqui a 5 ou 10 anos já são obsoletos

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Se decidiste está decidido

        2. Avatar de Rodrigo Da Silva
          Rodrigo Da Silva

          lol.
          Nao, nao ‘e.

  8. Avatar de SRF
    SRF

    Este senhor precisa de abrir a pestana, em vez forçar os fabricantes a “baixar as calças”, que tal reduzir o ISV (melhor ainda, eliminar a dupla tributação cá em PT) e meter as mãos à obra na implementação de uma rede de carregamentos adequada que é tão inexistente como as musicas boas da Maria Leal.
    Se lessem os próprios relatórios é que faziam bem:
    https://op.europa.eu/webpub/eca/special-reports/electrical-recharging-5-2021/en/

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É meter a Volkswagen a fabricar um modelo simples e acessível para todos, para ser o automóvel do povo. E depois as outras marcas fazem os modelos que quiserem ao preço que quiserem.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      A Volkswagen não é propriamente uma marca para o povo. Pelo menos os preços não são. É certo que são bons carros e fiáveis, mas marca do povo não é.

      1. Avatar de Artemus
        Artemus

        Não percebeste a piada. Volkswagen significa “carro do povo”.

      2. Avatar de OdeioBichasModernas
        OdeioBichasModernas

        VW fiável? Não deve ter nenhum, de certeza.

        1. Avatar de Vilna
          Vilna

          Não falaria senão tivesse 1, naturalmente. É só meter gasóleo e nunca falhou, responde bem e o feedback que tenho da marca, do ponto de vista geral, é também bastante positivo.
          Por isso sim, são caros bons e fiáveis na generalidade.
          Se tem um e com problemas infelizmente também acontece

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Vw fiável??? Ahaahahaahahahah és um brincalhão.

        2. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          os únicos carros fiáveis sao os carros japoneses. Todo mundo sabe que os carros alemães sao ‘over-engineered’ e costumam dar problemas.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Os problemas não são os preços em Portugal, mas sim os impostos é que fazem um carro ficar mais caro 35% do valor quando comparado com outros países europeus.
    E isso a Europa nunca vai conseguir, só xulos os políticos tugas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Também queres pagar o imposto anual sobre veículos que pagam na Europa?

  11. Avatar de Infinity
    Infinity

    Que comecem por aumentar os ordenados e diminuir os impostos. Se calhar o “acessivel” é so para membros do governo

  12. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Se querem acessíveis então que se volte aos coches que só precisão de amortecedores, cavalos e uma cabine para o condutor 🙂 Emissões: Só as bufas que o cavalo larga =))

  13. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
    Miguel Ferreira Pinto

    Fala-se em acessível para os europeus, mas depois só vejo taxar mais os carros a combustão.

    Achar que isto baixa o custo de aquisição de um elétrico a curto prazo é viver no mundo da fantasia… Quanto muito no médio prazo… Mais valia subsidiarem a investigação de baterias e tecnologias de carga através desse extra cobrado. De outra forma não vai servir de nada nem se vai acelerar grande coisa.

  14. Avatar de iSad
    iSad

    Retirar IVA e IA resolve logo o problema por aqui.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porque é que os carros têm de estar isentos de IVA???

      1. Avatar de iSad
        iSad

        Simple, existe muita coisa a venda para o bem do ambiente sem IVA. Porque não electric vehicles?

  15. Avatar de Zé das couves
    Zé das couves

    1 – Ao ver estes comentários… Nossa… Bla Bla.. Bla…
    Gente com cabeça nenhuma, isto só indica que a taxa de gente com cabeça é pouca.. No entanto deixo aqui o meu comentário para quem quiser…

    Ponto 1- Bruxelas já obriga a que o estado de incentivos na compra de carros elétricos…. Esta noticia só vem confirmar que esses incentivos vão continuar…

    Ponto 2 – O normal aqui…
    Sim aqui… É que querem que seja dado… Feito em Portugal.. Mas com salários altíssimos para fazer ferias onde? Fora de Daqui..
    Este é o pensamento do Zé Tuga. Noção de economia nenhuma…

    Quando se diz que já se tem o Dacia a 13k eletrico que o estado ajuda na aquisição.. O tuga responde…
    Quero é um GOLF GTI… Ou um SAXO CUP…

    Em relação à noticia…
    Penso que o que faça mais falta são mais postos de carregamento… e incentivo a utilização dos mesmo quando hoje em dia o preço para carregar um carro elétrico na via publica ainda é elevado…

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      “Ponto 1- Bruxelas já obriga a que o estado de incentivos na compra de carros elétricos…. Esta noticia só vem confirmar que esses incentivos vão continuar… ”
      Os incentivos até podem continuar…mas só para o ano! A dotação com fundos europeus que o estado português atribuiu tem um limite, o qual é miserável quer no bolo quer individualmente. Lembrar que o obsoleto Dacia Spring na Roménia custa 9k depois dos apoios e cá custa perto de 14k. Há que haver dinheiro para a TAP! PS = merd@!
      https: //www.razaoautomovel.com/2021/06/incentivos-compra-automoveis-ligeiros-passageiros-eletricos-esgotados

    2. Avatar de Jon
      Jon

      E o tuga responde bem esses gti e saxo são do aço amigo

  16. Avatar de Ru
    Ru

    Caso quisesse comprar um carro eléctrico nas seguintes condições, o que teria que fazer? É uma pergunta mais por curiosidade, do que interesse.

    1- potência em casa 3.45
    2- carregar em casa, visto que ir apanhar secas nos postos de carregamento não tem interesse. Pelo menos enquanto não carregarem tão rápido quanto um gasolina
    3- a ideia é não aumentar a potência contratada
    4- preço de carregamento vs preço gasolina

    1. Avatar de rui
      rui

      1- eu carrego a 10Ax230v= 2300Kwh ainda dá para ver tv à vontade se não tiver enquanto carrego entre as 2h e as 6h, no meu sao tenho 4.6kw (20A) contratados, com ar condicionado, placa de indução, máquina lavar roupa e loiça, é uma questão de gestão e hábitos,
      2- é ter lugar para estacionar junto a uma tomada normal para ligar o EVSE que liga ao carro
      3- não é preciso, igual ao ponto 1, que cai num problema de regulação em UK paga-se +/-4£ pela “potência” mas é único e dá até 50kw
      4- sai +/- 1,50€ a 2€ / 100km carregando em casa depende do pé

      ahh e tal não tenho onde estacionar o carro e carregar… é pá aí não dá em casa, andem a GPL

      1. Avatar de Ru
        Ru

        No meu caso é moradia, por isso tomadas não faltam. Estou a pensar no futuro, pois eventualmente vai ter que andar tudo de carro a pilhas.
        Gosto muito de conduzir com caixa manual, e sem grande tecnologia a bordo. Algo que também parece que vai ser difícil de continuar a ter.

  17. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Para a maioria dos tugas não interessa o eletrico pois ganham apenas para comer e pagar as contas. E um povo preguicoso e que so se queixa. Qualquer pessoa com mestrado ganha mais de 3000 e tem carros eletricos novos e casas pagas. Estudem mais e queixem se menos parasitas

    1. Avatar de joão
      joão

      é preciso não esquecer que para o mestrado tem de se pagar BEM, especialmente se tivermos em conta aqueles mestrados à relvas que são tirados sem nunca se ir à universidade (que não são tão poucos quanto isso………)

    2. Avatar de trolha muito instruído
      trolha muito instruído

      quem tem mestrado ganha mais de 3000 euros !!! onde ??? só se for docente em algum politécnico do interior … ou médico 😛 nem um técnico superior (carreira geral do estado) em final de carreira … deixe-se de insultos (há muitos mais portugueses preguiçosos fora deste país do que cá. porque esses foram à procura de subsídios) e propagandas que só os “doutores” podem adquirir v.e.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        3000 brutos assumo eu que seja isso que ele queira dizer.
        logicamente não é no estado que ganhas isso, o dinheiro está nos privados, estado é mal pagador, não seria eu que estudava durante 11 anos para ser medico em fim de carreira com uns miseros 4500€ brutos.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Gostei do teu comentário. Se tivesses passado dificuldades não pensavas dessa maneira. Nem todos como tu nascem numa barriga de ouro. Vai mas é trabalhar porque para estarem sentados atrás duma secretária já muita gente a fazer isso…é ferramenta nas mão para ver o que é bom para tosse e ganhares o salário mínimo e fazer horas extras. Seu espertinho é por isso que este país não vai a lado nenhum como pessoas como tu. Tenho dito.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não percebo essa das dificuldades, eu tive dificuldades, tive de trabalhar de dia para pagar o meu curso à noite, imigrei e sempre ganhei bem lá fora, cheguei a ganhar acima de 250k ano, voltei para a tugolândia em 2016 a ganhar acima de 150k ano, não tive berço de outro, limitei-me a dar o maximo e nunca negar mais trabalho, mesmo que fosse a ganhar o mesmo.
        Pelo que conheço de outras situações maioria das pessoas licenciadas em Lisboa ou Porto ganha cerca de 1500€ liquidos, na minha area ganham entre 2000 e 3000€ liquidos.
        Interior tem valores diferentes mas também tem um custo de vida muito inferior, eu quando trabalhava em NY também ganhava quase o dobro do que ganho em Portugal e mal tinha dinheiro para viver na cidade.

    4. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      eu ganho mais de €3000 por mes e nao tenho mestrado nenhum 😀

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Cunhas e famiglia meu caro cunhas e famiglia…é o que tu tens… Tenho mestres na família, um está desempregado e o outro está com bolsa de investigação…acho que tirara perto de 1k limpos.
        E tu com essa conversa deves de ter muitos amigos…no FB…qual é a côr no cartão do partido mesmo?

        1. Avatar de Rodrigo Da Silva
          Rodrigo Da Silva

          Nada disso!! Tudo que tenho nesta vida foi feito por mim sem ajudas nenhumas! Nunca ninguem me deu nada.

          Mas admito que ajudou ter saido da portugal. Aconselho a esses familiares teus fazerem a mesma coisa. O que nao falta ai ‘e trabalho nos outros paises

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mestre do Forex!

        Normalmente quem diz que ganha muito podemos fazer um desconto de 70% para ir ao valor real

        1. Avatar de Rodrigo Da Silva
          Rodrigo Da Silva

          Se nao acreditares em mim nao ha problema. Nao fico chateado 🙂
          Ja nem vou falar no facto deste mes ser mes do bonus bi-anual na minha empresa..Mes em que vou receber para cima de €5000.
          Vou comprar mais cripto para poder comprar outro apartamento daqui a uns anos 🙂

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      A maioria dos tugas ganha para pagar o carro a combustão. Se tirar a despesa do combustão tem para o elétrico.
      A maioria dos tugas não precisa de carro…

      A dos 3000 só por ter mestrado mostra bem que não vives neste planeta.

    6. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Mais um troll que não sabe do que fala!! Qualquer pessoa com mestrado vai trabalhar para o Hipermercado a ganhar 800 euros pois não encontra emprego cá!! 80% dos trabalhadores ganham menos de 800 euros que mal dá para as contas numa cidade. Explica-me como é que se compra um carro elétrico quando no final do mês só sobra 10 cêntimos?

    7. Avatar de Jon
      Jon

      O meu pai trabalha dia e noite e ainda não ganhou dinheiro pra comprar um carro a pilhas

  18. Avatar de Nick
    Nick

    Já ando a dizer há muito que definir uma meta a 10-15 anos é uma treta, para alguém ouvir. Aí está a resposta era para a UE ouvir.

  19. Avatar de joão
    joão

    o problema não é o acessível ou não.

    O acessível é relativo!
    Não serve de muito um carro “acessivel” a 10.000€ que leve 48H a carregar e só tenha 10 Km de autonomia…

    Acessível seria por exemplo 10/15.000€ com 500Km+ de autonomia e – ESPECIALMENTE – tempo de carregamento até 80% de 15/20min

    ai… já seria aceitável….

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      A autonomia média de um BEV já deve rondar perto dos 300km.
      O tempo de carregamento médio, sem carregamento rápido, deve rondar de 0% a 80% de bateria cerca de 4h, com carregamento rápido menos de 1h.
      Pesquisa mais, fica aqui um site bem informado na matéria e de um português que escreve para o mundo.
      https://pushevs.com/

      1. Avatar de João
        João

        Perto de 1h não é viável… 20min, para mim, é esticar ao máximo!!!
        as baterias de estado sólido supostamente resolvem isso… O problema é que ainda não chegaram e tem outros problemas…

        Não conhecia o site!

        Obrigado! 🙂

  20. Avatar de andre
    andre

    é facil, imprimem 50 000 euros por cada europeu, dão a cada europeu um vale automovel de 50 000 euros para gastar.
    Se imprimem dinheiro para dar aos ricos porque nao imprimem tambem para os pobres?

    1. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      Porque o objetivo é dificultar ao máximo a vida aos mais pobres para estes não serem felizes, não viverem muitos anos, e procriarem pouco.

  21. Avatar de Night1991
    Night1991

    Nem dado queria esse lixo. A agua ja falta em muitos sitios e a Europa so tem interesse em faturar mais nada se tivessem mesmo preocupados com o planeta nao aceitavam um alternativa mais poluente que os carros tradicionais. Ou esquecem se que nao existe litio para todos oa veículos do mundo, e a quantidade de agua que é usada para a exploração e o desastre natural que provoca a mesma exploração.

    1. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      Nós sabemos, eles sabem-no mas não o admitem, para daqui por uns anos mostrarem surpresa e promoverem outra solução.

  22. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    O problema em geral são os mais de 60% em impostos sobre os combustíveis… Quando acabarem com os ICE quero ver onde vão sacar os biliões que sugam à malta por ano.

    1. Avatar de GM
      GM

      É só pensar mais um poucochinho. Irão carregar sobre a electricidade, evidentemente. Vai ser IVA sobre outras taxas / impostos entretanto inventados, sobre este ou aquele pressuposto. E quem carrega em casa, vai pagar bem mais, seja no carregamento do VE seja na utilização quotidiana da electricidade, pois não haverá possibilidade de separar os usos da energia.

    2. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      Na resposta do GM, está lá tudo dito. Irão cobrar ainda mais impostos através do IVA da electricidade.

    3. Avatar de Antonio Geraldes
      Antonio Geraldes

      Já há soluções. Todos os eletricos já têm gps, pagasse uma taxa por km percorrido.

  23. Avatar de António Martins
    António Martins

    Calma Pessoal que a Europa só vai até Espanha

  24. Avatar de TslaBull
    TslaBull

    Pode ser que sej um insentivo para se andar mais de transportes

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Aonde é que eles estão…e já agora com qualidade, frequência e permitam o distanciamento social!?

  25. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    O que me preocupa mais é que este tipo de veículos se for usado é mais complicado por causa da bateria já ser usada, e isso vai fazer com que muita gente opte por comprar novo o que nem sempre é bom para a carteira.
    Outra coisa, é muito bom sim, substituir combustão por eléctricos, mas os eléctricos tem o problema de ao fim de x anos ou troca-se bateria que deve sair barato deve…… ou compra-se carro novo……não sei como o futuro irá resolver isso.

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Boa bem pensado chegamos então a mesma conclusão que é isso que a UE quer que aconteça

      Paga że povinho

  26. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Observação pertinente.
    Esse tipo de problema começa a ver a luz ao fundo do túnel…mas é óbvio os construtores de BEV não estão interessados em que o usado que compraste esteja em boas condições e ainda menos em providenciarem-te manutenção ou peças a bom preço, tanto que lutam contra o aparecimento de mecânicos de esquina especializados em BEV…mais uns anitos e já não será tão caro comprar um bateria melhor para o usado que adquiriste.
    Usados BEV com garantia, manutenção e peças acessíveis seria o início da verdadeira democratização dos BEV para as massas!

  27. Avatar de PB
    PB

    Isso em Portugal significa mais impostos sobre veículos de combustão até que seja mais barato comprar um eléctrico

  28. Avatar de toze
    toze

    Tudo bem que os carros a combustão poluem mas que tal analisarem seriamente outro transportes como os navios que tem uma taxa de poluição altíssima e ninguém de Bruxelas fala nisso…talvez porque tem muito interesse….agora mexer nos bolsos do povinho é mais facil!!!!

    1. Avatar de Jon
      Jon

      N e que fabricantes de aviões enriquecem rápido assim como de navios
      Agora de carros são muitos fabricantes e há muitas opções de escolha tem de dar a enriquecer a todos

    2. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      Os automoveis mundialmente poluem muito mais do que os navios e os avioes.
      E ao contrario destes ultimos, n’os o consumidor, conseguimos mais facilmente mudar o nosso habito e conduzir um carro electrico ja que existe essa possibilidade.
      Ainda nao existe uma solucao viavel para utilizarmos navios electricos e/ou avioes electricos

      1. Avatar de Catarina
        Catarina

        O problema com os navios é o combustível que eles usam, que são restos da indústria, porque é mais barato…se eles usassem combustíveis normais, não havia tantas emissões de elementos perigosos…
        Mas isso só acontece nos transatlânticos de mercadorias, nos paquetes de luxo já sabem pôr sistemas de filtragem, para não incomodar os clientes…

  29. Avatar de JPP
    JPP

    Normalmente este tipo de textos dizem “Publireportagem” mas depois pensei que não havia reportagem.

    1. Avatar de jpp
      jpp

      Obviamente não referia a este artigo

  30. Avatar de Antonio Geraldes
    Antonio Geraldes

    Uma coisa é o que “Bruxelas quer” a outra é o que as economias de cada pais podem.

  31. Avatar de Catarina Martins
    Catarina Martins

    E fábricas que poluem 24h por dia, com gases extremamente nocivos para o ambiente e para quem os respira, não fazem nada? Tipo as fábricas da corticeira Amorim que facturam milhares de milhões mas não têm umas centenas de milhares para colocar uns filtros na porcaria das chaminés???

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Plenamente de acordo

    2. Avatar de Jon
      Jon

      N convém que se saiba ou faça algo

    3. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      Isso ja ‘e culpa do governo que autoriza essas fabricas a operarem sem o minimo de consciencia ambiental.

    4. Avatar de Jon
      Jon

      Mas não se preocupe que N é só esses aí

      1. Avatar de Catarina
        Catarina

        Sim, infelizmente há muitas mais, eu dei esse exemplo porque tenho uma a pouca distância de onde habito e quando está vento de lá pra cá, é impossível respirar, tenho de fechar a casa toda, recolher a roupa e por a bomba da asma. Inadmissível! uma vez que já existem soluções técnicas disponíveis para mitigar aquela situação, apenas a ganância não o permite…

  32. Avatar de contacto
    contacto

    so se custarem barato. Agora, se forem para ser a mesma roubalheira do costume das marcas de automovies .passo

  33. Avatar de Jon
    Jon

    Se a Europa pensa que vai mandar na minha casa esta muito enganadinha

  34. Avatar de Maria Teresa Pinto Martins
    Maria Teresa Pinto Martins

    100% de acordo. A Europa unida, as com preços acessíveis por um Ambiente muito melhor. E mais, que outras medidas