Brisa: o que fazer em caso de fogo se circular em autoestrada?

14 Comentários

A Brisa apresentou recentemente um novo Plano de Ação e Resposta aos Grandes Incêndios Florestais (PARGIR), criado em parceria com várias entidades de segurança e emergência. O objetivo é garantir uma resposta rápida, eficaz e coordenada, protegendo os utilizadores e facilitando o trabalho das equipas de emergência.


O plano inclui uma aplicação móvel que fornece alertas rápidos e monitoriza em tempo real o avanço das chamas, bem como um conjunto de recomendações práticas para quem circula na estrada em cenários de fogo próximo.

Fogo em autoestrada: Recomendações principais para condutores

  • Cumprir ordens das autoridades e respeitar toda a sinalização.
  • Se fumo ou calor se aproximarem, parar em local seguro, permanecer no veículo, manter o motor ligado, luzes acesas e buzina ativada.
  • Fechar janelas e ligar a recirculação do ar condicionado.
  • Circular devagar, com luzes e piscas ligados, mantendo distância de segurança e guiando-se pelas linhas brancas da via.
  • Nunca inverter o sentido de marcha.
  • Se for necessário parar, fazê-lo na berma direita, preferencialmente sob pontes ou em viadutos, sem sair do carro e com o motor ligado.
  • Só abandonar o veículo após a passagem do fogo, certificando-se de que não há chamas na proximidade, protegendo as vias respiratórias com um pano molhado, se possível.

A Brisa recomenda instalar a app SOS Autoestradas, acompanhar as informações pela rádio e consultar apps de navegação como o Waze para verificar alertas ativos. Em casos graves, deve-se contactar o 112 ou a linha Brisa (210 730 300).

Atualmente, Portugal está em situação de alerta devido ao aumento das temperaturas e ao risco elevado de incêndio, especialmente até dia 13, quando se prevê uma descida dos valores. Durante este período:

  • É proibido o acesso, circulação e permanência em espaços florestais.
  • Ficam suspensas queimas, queimadas e autorizações previamente emitidas.
  • É proibido realizar trabalhos com maquinaria em zonas rurais ou florestais, bem como o uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    ainda ontem a vir para Lisboa havia corte de estrada na A2, felizmente só cortaram uma via e deu para passar, o incendio era mesmo ao lado da A2, até passou para a vegetação do separador central, hoje volto para o Algarve mas só vou de noite para evitar o trânsito que para não variar tem estado caótico depois da marateca

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Nunca sigas as ordens das Autoridades, se tmandarem para estradas secundárias, no meio do mato.
      Os ultimos que o fizeram, pagara-no com a vida em 2017.
      300 ou mais..

      E ainda hoje não ha jusgamento para quem deu a ordem de mandar as pessoas para o meio do mato.
      É obvio que no meio do mato, as pessoas morrem de certeza, certo?
      Há aqui qualquer coisa que não bate certo..

      1. Avatar de Max
        Max

        Não baralhes, não aconteceu o que dizes e ninguém foi ou está a julgado por isso. Nos incêndios de Pedrógão, de 2017, não houve qualquer ordem das autoridades a desviar condutores para a EN 236-1, onde as pessoas morreram. As pessoas que fugiram dos incêndios por essa estrada fizeram-no por sua iniciativa.
        A questão é outra – é se a estrada podia ter sido fechada antes das mortes, ou seja, ter sido emitida uma ordem operacional para a GNR.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Sigo o minha própria cabeça, sei bem que não me devo meter em zonas de mato, e devo ficar sempre de um ponto de água

        1. Avatar de JL
          JL

          Uauu, dá-se ao trabalho de responder a algo tão óbvio ?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Chama-se educação 🙂

  2. Avatar de sarafim
    sarafim

    e eu a pensar que eles poderiam restituir parte ou o total de um serviço que não seja cumprido na totalidade

  3. Avatar de Max
    Max

    O que fazer? Abrandar ou parar para ver o fogo, o mesmo que quando há um desastre na faixa contrária.

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      E ver se dá para passar, se não dá, aproveitar para verter águas e fumar um cigarro!

  4. Avatar de Moisés Carvalho
    Moisés Carvalho

    e se a brisa limpasse as “bermas” das AE ? isso é que era

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Eles limpam com herbicidas. Uma carrinha, dois homens e um ibc de mil litros. Mangueirada para cima.

  5. Avatar de X
    X

    Ter calma e seguir o plano de contingencia, fomos ensinados desde miudos sobre o que fazer:
    https://www.youtube.com/watch?v=PEA61mRf0pY&t=148s

  6. Avatar de LA
    LA

    A da “buzia ativa” é engraçada. É fazer como se fazia com as campainhas e colocar um palito no botão?

    1. Avatar de LA
      LA

      *”buzina ativada”