BMW não faz all-in nos elétricos porque abolir os térmicos ignora a vontade dos clientes

91 Comentários

Por decisão da União Europeia, os carros novos com motor de combustão deixarão de poder ser vendidos, em breve. Para a BMW, este corte é demasiado radical, pelo que considera que manter a oferta variada, entre térmicos, híbridos e elétricos, é “uma espécie de seguro”.

BMW

O executivo da BMW, Frank Weber, falou, recentemente, com a imprensa alemã sobre a estratégia da fabricante. Para já, esta tem adotado um posicionamento flexível, não descartando os térmicos e híbridos, em prol de uma estratégia all-in nos elétricos.

 

Frank Weber, membro do Board of Management of BMW AG, Development
Frank Weber, membro do Board of Management of BMW AG, Development

De um lado, fabricantes como a Mercedes-Benz, que já começaram a transição elétrica e já anunciaram ambiciosos planos de eletrificação. Do outro, a BMW, que procura satisfazer os vários mercados com a tecnologia certa, procurada e em conformidade com a lei.

O apelo dos concorrentes por um corte rápido e direto ignora o que os clientes desejam.

Na opinião do executivo da BMW, as empresas pertencem a um sistema económico e político, e integram cadeias de valor, desde as matérias-primas até à distribuição de energia. Por isso, deverão assegurar que é possível tudo isso “ir verde”, antes de assumirem um compromisso 100% elétrico. Caso contrário, acredita que esta enchente de carros a bateria resultará apenas em benefícios de administração de CO2.

BMW

Além disso, mencionou ainda a preocupação dos clientes, relativamente ao problema que já conhecemos: a resposta da rede de carregamento.

A nossa abertura à tecnologia é muitas vezes mal interpretada. Estamos a apelar para que a mudança tecnológica, que leva um certo tempo, seja pensada como um sistema global.

Esclareceu Frank Weber.

Mais ainda, o executivo explicou que, para a BMW, a variedade da oferta é “uma espécie de seguro”, porque as indústrias não mudam de um dia para o outro.

Comentários

91

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho muito bem, nem todos podemos ter VE, como nem todos podemos ter carros de 50,000€, obrigar as pessoas a ter os carros a combustão durante mais anos não é pior que vender novos?
    É precisamente quando os carros têm mais anos que começam a largar mais fumo.
    Não sou de todo contra a mobilidade elétrica, vou passar a ter condições de poder carregar VE em minha casa, mas como não sou egoísta, consigo ver/perceber que os VE não vão servir a todos, pelas mais diversas rasões.
    Acho bem as marcas continuarem a fabricar vamos chegar a 2035 e vão continuar a vender.
    Que logica faz acabar com os “fumarentos” e continuar a permitir viagens de cruzeiro e voos particulares em que se aluga um avião que dá para 10 pessoas e ir um gato pingado?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Diz-me quantos modelos a BMW possui abaixo dos €50.000… lol

      Série 1 – €32.000
      Série 2 – €40.000

      O resto é tudo superior a €50.000

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Essas contas estão mal feitas. Por €5.000 ja se compra um BMW.
        Para ser imparcial é preciso comparar o preço de um BMW usado com um eléctrico novo.

      2. Avatar de australopithecu
        australopithecu

        E mesmo novos abaixo dos 50K existem ainda X1, X2 e alguns série 3

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Exceções à regra confirmam a regra…

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Óbvio.

    Claro que existem clientes que ainda não sabem – ou recusam-se a aceitar – que os EV são superiores, naturalmente a empresa tem de ter soluções para estes.

    É só dar tempo ao tempo.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Superiores?

      So se for no preco e custos de carregamento…no meu caso, comparando o custo de aquisicao do meu hibrido vs EV, o meu hibrido ficou uns 10.000 EUR mais barato. Depois, como nao posso fazer carregamentos em casa, se tivesse optado por um EV, teria de o carregar nos postos publicos, o que ficaria 300 EUR mais caro por ano quando comparado com o hibrido…

      Um EV nao serve todos, deixemos de ter palas nos olhos…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        És daqueles que vai todo contente carregar o híbrido que só aceita no máximo carga a 3.5kWh em postos que pagam ao minuto… e depois queixa-se que carregar fora de casa é caro.

        É o mesmo que carregares um Leaf em type 2, pois ele só aceita 6.6kw óbvio que vais pagar bem mais e vais demorar mais tempo.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Nem todos os hibridos precisam ser carregados como um EV…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            E não podem usar por tantos km a bateria…
            vai dar ao mesmo.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Deve ser por nao ter acentos, etc. (estou no estrangeiro) que nao percebes Portugues…
            Eu fui claro quando falei de custos, mas as tuas palas nos olhos nao te permitem aceitar outras opinioes e realidades…

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Deixa de ser velho do Restelo…

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Aliás, se estas mais preocupado na BMW não ter carros a combustão porque não tens sítio para carregar em casa tens as prioridades trocadas pois devias era estar era à procura de uma casa decente e não de um carro…

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Pqp temos o rei na barriga hein?
          Então agora alguém que more num prédio sem garagem tem que comprar uma casa nova?

          A minha casa é nova e não tenho garagem, portanto agora segundo a tua ideia tenho que trocar por causa de um carro?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Se não dás valor a ter uma garagem é porque nunca deste valor à posse do carro e isso agora muda só porque são elétricos?

            Aquela dualidade de critérios…

          2. Avatar de Fusion
            Fusion

            Confere, não dou valor ao carro, no sentido que nunca comprei carros de 20k para cima, alias na verdade compro em segunda mão.

            1) Tenho outras prioridades no que ao dinheiro diz respeito
            2) O meu único objetivo com o carro é que me leve do ponto A ao ponto B

            Portanto sim, eu não dou valor ao carro como peça decorativa ou para me vangloriar aos amigos.

            Percebo a questão do ambiente e sou a favor que se corte na combustão, mas as coisas têm que ser feitas com pés e cabeça.

            Mas tenho reparado ao longo dos tempos que a malta que tem elétricos acha-se superior aos outros, isso é algum complexo? Para ti como para os outros users deste forum que se acham a ultima bolacha do pacote porque conduzem um EV e que é fácil para todos terem um elétrico.

            Humildade é preciso, não é so olhar para o nosso umbigo.

            Abraço e bom fim de semana 😉

          3. Avatar de JL
            JL

            Acha superior ? Nunca vi isso, afinal são os que não os têm que vêm sempre meter defeitos nos donos de ev, que são maluquinhos, que não vivem no mundo real, que são uns totós.

            E está a ser feito com pés e cabeça, já começaram há mais de 30 anos, e estão a dar ainda mais 30, porquanto é quase uma geração.

            Já agora da minha parte, eu não acho fácil, mas se não fizesse por isso era difícil, e já ando neles há mais de 16 anos.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Se não dás valor ao carro, não precisas dele para te movimentares. Portanto vives em cidade e podes usar os transportes públicos… para ti o carro não é essencial.

            Agora para quem têm essa necessidade ter garagem é fundamental. É o mesmo que não ter casa de banho dentro de casa que hoje consideras ridículo não ter.

            Aliás, basta recuar 80 anos e a maioria não tinha casa de banho dentro de casa ou sequer canalização. Tornou-se uma necessidade tanto de higiene como de conforto.

            Assim, nos dias de hoje ter garagem é fundamental.

        2. Avatar de mpower
          mpower

          Meu amigo… o preço de uma casa não é o mesmo de um carro.
          E a produção de baterias polui imenso, sem falar que são recursos escaços.

          Quando o teu VE avariar e reparação for uns 10.000€ encostas o VE e vais de BUS.

          Isto é tudo politica.. e os cargueiros que andam em alto mar, altos poluidores ?
          Mas queres cenas do aliexpress a 1€

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O preço médio de um BMW dá para comprar uma casa e alguns até dá para comprar duas… Um série 4 começa nos €55.000, o serie 6 começa nos €75.000. Serie 7 começam nos €131.000…

            Um X7 o preço começa nos €178.000

            Prioridades…

          2. Avatar de JL
            JL

            São poluidoras ? Onde ?

            E quanto mais ?

            É fácil falar só para justificar, agora provar é outro assunto.

            A sério ? Foi isso que aconteceu com o seu ?

        3. Avatar de Joao
          Joao

          De realista nao tens nada…
          Ate parece que todos podem comprar uma casa com jardim ou garagem para instalar um carregador…e nao, nao estou preocupado por a BMW nao ter carros a combustao, estou e preocupado com falsos moralistas que so veem EV’s a frente e nao querem saber de outras realidades, mas por aqui me fico…

        4. Avatar de Step
          Step

          O que para si é uma casa decente?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Uma em que não tenha de deixar o carro na rua…

          2. Avatar de Fusion
            Fusion

            O meu T2 novo é considerado barraca porque não tem garagem 😀 😀 😀

            Ainda não sei como a camara não deitou o prédio abaixo :s

          3. Avatar de JL
            JL

            Você é que tem de lhes dizer isso, já que é o considera.

          4. Avatar de PJA
            PJA

            Este realista é uma anedota. LOL.

    2. Avatar de Step
      Step

      Superior em que aspecto?

      1. Avatar de JL
        JL

        Em tudo, por isso serem mais caros.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Todos.

        São mais silenciosos, são mais económicos, são mais práticos, são mais suaves…

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Silencioso nem sempre é vantagem, já vi com os meus próprios olhos quase acidentes com idosos porque não ouviram o carro.

          Económicos enquanto os combustíveis fosseis dominarem o mercado, quando a tendência dos EV aumentar os preços vão subir.

          Práticos? Talvez, para quem tenha um lugar para carregar (mas neste ponto já falamos, toda a malta que não tiver casas com garagens é tudo barracas, e nem se percebe né, porque Portugal tem abundancia de casas e temos dos melhores ordenados da Europa).

          1. Avatar de JL
            JL

            A maior parte tem garagem, segundo o acp cerca de 70 % das famílias.

            Quase acidentes ? Lol

            Cada vez vão ser mais económicos, até andam a dizer que a energia de 2030 a 2050 vai baixar para menos de um terço do custo atual, não sou eu que digo, é a Repsol, porsche, entre outras.

          2. Avatar de LR
            LR

            “A maior parte tem garagem, segundo o acp cerca de 70 % das famílias.” Não sei o que tu e os do ACP fumam, mas é bem potente…

          3. Avatar de JL
            JL

            Então já as contou ?

            Os números são deles, não meus, é verdade que há zonas que não devem ter muitas, mas há outras que todos têm, na minha aldeia o difícil é encontrar uma casa sem garagem ou lugar de estacionamento.

            Aqui tem:

            https://observatorio.acp.pt/estudos/condutor_portugues/14/index.html

          4. Avatar de Mike
            Mike

            Os idosos não são de todo o melhor exemplo…carros silenciosos ou uma betoneira com rodas a passar e eles ouvem zero! Para não falar que atravessam a estrada de qq maneira menos na passadeira e muitas vezes caiem enquanto o fazem…de certo acho que estão a marimbar e já não têm nada a perder!

          5. Avatar de JL
            JL

            Isso quer dizer que a malta compra mais casas com garagem, certo. Se é das que estao menos há venda, já que não é permitido construir casas sem garagem ou lugar de estacionamento, ou não sabia isto ?

          6. Avatar de yamahia
            yamahia

            Claro, mas os imóveis existentes após imposição de garagem são uma percentagem irrisória face ao parque habitacional existente até então.

          7. Avatar de JL
            JL

            Entao e antes nao havia garagem quer ver ?

            Essa imposição existe há décadas, isso é de 1980 e troca o passo.

          8. Avatar de yamahia
            yamahia

            E nao se esqueça de outro problema. Só prédios a partir de 2011 estão parados para suportar carregamento em rede de carros eléctricos.

          9. Avatar de yamahia
            yamahia

            *preparados

          10. Avatar de JL
            JL

            Também não,’uma coisa não tem nada a ver com a outra.

            E se não estiver preparem.

          11. Avatar de yamahia
            yamahia

            Sim preparem a 5000€ por cabeça, só para levar a potência ao prédio.

          12. Avatar de JL
            JL

            Elevar a potência para quê ?

            Casos são casos não refletem a generalidade.

            Apanhou um, pronto, tá tudo perdido.

          13. Avatar de yamahia
            yamahia

            Um não. São todos os contruidos ate 2910:

            “Um caso prático
            O problema surge quando há mais condóminos a querer instalar um carregador na garagem ou se a maioria dos proprietários, através da administração do condomínio, considera que há risco efetivo da segurança de todos ou prejuízo para a linha arquitetónica do edifício.

            E mesmo quando se consegue avançar por meio de um processo que pode ser desgastante e envolver longas reuniões de condóminos, há depois a questão importante dos custos, que fazem curto-circuito à maior parte dos projetos deste tipo. Passemos a um exemplo prático: num prédio de 30 frações na zona ocidental de Lisboa a questão foi colocada por alguns dos moradores, que queriam carregar os respectivos carros numa garagem. Após vistoria por um técnico especializado, chegou-se à conclusão de que o atual sistema elétrico da garagem não permitia tal intenção.

            Passou-se então à fase seguinte, a da análise do projeto de nova instalação elétrica que permitisse carregar viaturas elétricas na garagem. Em primeiro há a questão da rede de energia. Vários locais da cidade podem não ter energia suficiente para alimentar várias garagens com carregadores de elétricos, sendo necessário os prédios estarem próximos de um posto de transformação, que transforma energia de alta e média tensão em baixa tensão. Se pensarmos que cada uma dessas 30 frações vai ter uma potência de 7 kw, ao todo são 200 kw de energia necessária, a que se soma ainda a energia para os elevadores e iluminação geral, ou seja, mais cerca de 200 kw. Depois é preciso fazer obras para a nova rede de energia da garagem, instalando cabos para os pontos de carregamento, adaptando quadros de coluna, instalando novos contadores.

            Conta final: cerca de 5 mil euros de despesa (já com wallbox incluída) para cada uma das frações.

            É por isso que deve planear bem a compra de um carro eletrificado, para que depois não lhe aconteça ter de andar às voltas na sua zona de residência à procura de um posto público de carregamento e deixar o seu lugar de garagem vago.”

          14. Avatar de yamahia
            yamahia

            *2010

          15. Avatar de JL
            JL

            Todos? E mostra um caso prático ?

            Lool, la vem o sensacionalismo barato.

          16. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @JL, Mostra lá essa lei que diz que é obrigatório na nova construção ter garagem?
            Estou a construir casa agora eu por acaso tenho índice de construção para poder ter garagem, mas tenho um colega que também está a construir e não tem garagem, ambos estamos a construir dentro do mesmo concelho mas em freguesias diferentes.
            Não estas a confundir com parqueamento dentro do teu lote?
            Nem sei se é obrigatório para construção na vertical fracionada “prédios”

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Eu acho que tens que ir para manager de uma equipa de F1. Chegas lá com um FE e limpam aquilo tudo loooloooloool

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Eu ainda não vi outro aspecto ser debatido.
    Para além de quem nem todos podem ter um eléctrico (deve ser por esse motivo que o parque automóvel tuga tem a proveta idade de 15 anos!), no caso de colisão/atropelamento, como é que fica um peão ao ser atropelado por um carro umas centenas de kg mais pesado? (baterias)

    E volto ao problema de sempre, temos energia para electrificar tudo? Ou só contamos com a importação de energia e os outros que se preocupem com a poluição da energia produzida?

    E os veículos pesados podem circular com motores de combustão até quando? Só os ligeiros é que poluem?

    E os aviões? E os navios?

    O fundamentalismo ambiental leva a becos sem saída, como agora já temos entre nós a estupidez da prática de esvaziar pneus aos carros que consumam mais……… caímos no extremismo ditatorial, em que uma parte quer impor o seu ponto de vista aos outros!!!!!

    1. Avatar de mamba
      mamba

      Para ser sincero, ser atropelado por um veículo de 1500 kg ou por um de 2500 kg, não há grande diferença para o peão..

      1. Avatar de Several Definitions
        Several Definitions

        Segunda lei de Newton?

      2. Avatar de Vagueante
        Vagueante

        Há muita diferença, se passar por cima, continua a ser mais leve, mas além de um carro mais leve parar em num espaço mais curto, o embate de algo com uma massa superior nota-se e bem. Pode testar facilmente..
        O teste do alce também é diferente. Existem vantagens dos dois lados, cada um escolherá o que for mais vantajoso, agora fundamentalismos e chamar ignorantes ou pior a quem não concorda é que não faz sentido e é completamente anti – democrático, como os idiotas que andam para aí a esvaziar pneus. Imaginem se vos fazem isso quando precisam de levar alguem com urgencia ao Hospital, por minutos morre-se e nem sempre existe um taxi ou uber por perto.
        Como alguém disse : “Faz falta um adulto na sala”

        1. Avatar de mamba
          mamba

          Tem calma, que ela volta. Não fiques assim..

    2. Avatar de JL
      JL

      Então e para hidrogénio e combustíveis sintéticos já vai haver muita energia não é?

      Sobre os camiões, já viu algum camião usado para transportar 1/20 do seu peso /tara ?

      Navios ? Só são 60x mais eficientes que os camiões, quando os camiões já são algumas 8 a 10x mais eficientes que os carros, neste sentido temos sim de nos preocupar com os carros, já que os navios são uma pequenina fração, não esquecendo do que eles transportam, como combustível por exemplo.

      Se fosse extremismo não estavam a dar mais de meio século para uma transição energética.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Agora o argumento é comparar TIR’s com viaturas ligeiras? lool
        Não se esqueça que o ligeiro tb pode rebocar, logo não é apto para apenas 1/20 da sua tara. Puxa bastante mais até que a própria tara!
        Compreendo que este seja mais um tema delicado para si que é defensor cego da ME. Na realidade este tema é mais um calcanhar de Aquiles da ME, os EVs nunca serão capazes de rebocar sem perder muito alcance do já pouco e miserável que têm.
        Enfim resigne-se loolooolool

        1. Avatar de JL
          JL

          Primeiro, eu não sou defender da me, senão era defender da tecnologia de hidrogénio.

          Segundo, são iguais a todos os outros, qual um perde alcance já que o requerimento de energia é muito maior.

          Terceiro, ninguém comparou, eu falei em eficiência porque o homem disse que se estão preocupados com os carros, porque não se preocupam com os camiões. Eu desmonstrei porque não estão preocupados, já que os camiões são 5 a 6 x mais eficientes que os carros.

          Quarto-volto a repetir, a minha luta é a eficiência.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sexto-os ligeiros raramente podem puxar mais de 50% da sua tara, curiosamente os ev’s são dos ligeiros que mais podem puxar. Não camião chega a puxar mais de 5x o seu peso ou tara, e apesar de puxar mais de 30 toneladas,‘conhece ter uma economia de combustível de pouco mais do dobro do que consome um ligeiro para puxar 50% do seu peso. Sim, isto é eficiência.

            Sétimo-olhe os hidrogénio nem sequer puxam nada, já que a eficiência é tão baixa que nem conseguem, ontem vi o teste de um, quando se aumenta dos 90 kmh para 120 kmh, o consumo dispara em 66 %, o dobro daquilo que se verifica num eléctrico a baterias. E quando se passa dos 90% para os 160-170 kmh o consumo quadruplica. Enfim…

          2. Avatar de JL
            JL

            Agora sim;

            Sexto- os ligeiros raramente podem puxar mais de 50% da sua tara, curiosamente os ev’s são dos ligeiros que mais podem puxar. Um camião chega a puxar mais de 5x o seu peso ou tara, e apesar de puxar mais de 30 toneladas, consegue ter um consumo de combustível de pouco mais do dobro do que consome um ligeiro para puxar 50% do seu peso. Sim, isto é eficiência.

            Sétimo- olhe os a hidrogénio nem sequer puxam nada, já que a eficiência é tão baixa que nem conseguem, ontem vi o teste de um em AE, quando se aumenta dos 90 kmh para 120 kmh, o consumo dispara em 66 %, o dobro daquilo que se verifica num eléctrico a baterias. E quando se passa dos 90kmh para os 160 kmh o consumo quadruplica. Enfim…

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            Autocarros e camiões vazios vejo-os eu a pontapé. Grd eficiência sem duvida.
            Em certos horarios a RL e a CARRIS deviam encostar os autocarros e subtituir por carros mais pequenos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Claro que sim, quando é para satisfazer a sua conversa vê de tudo.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ya, qt ao ponto 6 tenha juízo… Um simples A4 2.0 TDI puxa entre 1800 e 2500 kgs. Dependendo do país.
            Pela sua ideia, 50% da tara, nenhum puxava caravanas.

          6. Avatar de JL
            JL

            Eu disse raramente e sim, depende do país.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O que não falta por aí são SUV tão mais ou pesados que veículos eléctricos como é que fica um peão em caso de atropelamento?

  4. Avatar de mpower
    mpower

    O fundamentalismo ambiental leva a becos sem saída, como agora já temos entre nós a estupidez da prática de esvaziar pneus aos carros que consumam mais……… caímos no extremismo ditatorial, em que uma parte quer impor o seu ponto de vista aos outros!!!!!

    100% de acordo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Stanley
      Stanley

      Fundamentalismo ambiental é andar de bicicleta.

      No caso é conflito geopolítico acelerando o processo de adoção de veículos que não precisam de combustível a base de petróleo.

      A BMW sente pois seus veículos tem características esportiva, tração traseira, etc. que possui um público fiel a marca.

      1. Avatar de iFernando
        iFernando

        Andar a pé.
        Porque a bicicleta gasta pneus de borracha e oleo para a lubrificação da corrente.

    2. Avatar de JL
      JL

      Malucos sempre houve em toda a história, não será agora que vão desaparecer.

    3. Avatar de Rambo
      Rambo

      Concordo tambem. Carros a combustao sempre vao ter seu glamour e charme igual a sensacao de liberdade de dirigir com a direcao manual. Lembro dos motores V8 que foram proibidos na formula 1 que adorava o barulho. Outro barulho agradavel que gosto sao carros e motos esportivos com motores cross, és um charme. A historia precisa ser mantida, nao podes proibir e passar por cima, é ate uma falta de respeito

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Em AE metes a 6º e depois não mudas mais e até ligas o cruise control.

        No transito basicamente estás a colocar 1º e 2º mudança… o que é cansativo.

        Prazer de condução com mudanças manuais é algo fictício. Ainda para mais agora que a maior parte das caixas manuais começaram a introduzir a intervenção eletrónica para reduzir emissões e consumos.

        Até pode dar prazer, mas é so durante 5 minutos, depois cansa.

        1. Avatar de vivendoeviajando
          vivendoeviajando

          A sua realidade não é a mesma de todos pelo que algo que não lhe dá qualquer prazer pode dar a outra pessoa. Eu não tenho o mínimo interesse em ter um carro com mudanças automáticas pois gosto de conduzir. Para si é muito importante ter um elétrico e uma casa com garagem enquanto que para mim é muito mais importante viajar e conhecer o mundo independentemente do que me leva lá.. Eu tenho um carro modesto e nos últimos 10 anos gastei em média 2500€ por ano para fazer uma média de 20000km anuais e tenho uma casa sem garagem que para mim está ótima mas todos os anos visito meia dúzia de países novos e tiro mais de um mês de férias. Quem é que está correto e quem é que está errado? Ninguém, são opções de vida e só dizem respeito a cada um.

          1. Avatar de Mike
            Mike

            É o melhor que se leva desta vida…viajar!
            Bens materiais são apenas…coisas!! Não meço a felicidade pela quantidade da tralha que se acumula em vida.
            Mas respeito totalmente as pessoas que nutrem amor por objectos!

          2. Avatar de Rambo
            Rambo

            Parabens vivendoeviajando, falou tudo. Esse daí nao conhece Motores Cross de carros esportivos. Barulho é muito agradavel. Nem sempre evolucao és evolucao

        2. Avatar de AlexS
          AlexS

          Depdne da ppessoa não é ?

          Não somos todos iguais, não queremos todos a. mesma. coisas.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Muito bem Mr Frank. Ainda á quem goste da comida bem temperada!

    1. Avatar de JL
      JL

      Será que leu o texto ?

      Loool

        1. Avatar de JL
          JL

          Parece que não.

          1. Avatar de JL
            JL

            Gostam de quê de eléctricos ? Pois isso é certo.lol

  6. Avatar de João do olival
    João do olival

    Tanta hipocrisia com a poluição automóvel por parte dos governos, incluindo o de Portugal. Porque não proíbem a circulação às viaturas, por exemplo, anteriores à norma Euro 4? A resposta é: se algum partido o fizesse não ganhava eleições ou teria contestação a sério na rua.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ė fácil, ofecerecem e/ou subsidiam fortemente os EUR6 em troca dos EUR4 e ganham as eleiçoes na mesma.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é isso que andaram e andam a fazer ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Nop. Andaram a esbajar milhares de milhões em eleKtros loool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            esbajar*

          2. Avatar de JL
            JL

            Outra mentira.

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            Só para a electricidade foram 3,3 mil milhões de €. Fora a pouca vergonha q se sabe.

          4. Avatar de JL
            JL

            Onde 98% dos donos de carros a combustão usufruíam, já que ve’s são apenas pouco mais de 2%

            Ainda crítica ?

            Críticar de barriga cheia, essa é boa.

      2. Avatar de João do olival
        João do olival

        Ah, ah, ah, pago para ver.

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Xiça*esbanjar