Bentley vai fabricar apenas carros elétricos dentro de 10 anos

23 Comentários

Há cada vez mais uma maior consciencialização sobre as questões ambientais e prova disso são as mudanças a que temos assistido, nomeadamente no setor da indústria automóvel. Marcas como a Bentley, por exemplo, já confirmaram que o seu primeiro carro elétrico chegará em meados do ano 2025.

Mas a marca de luxo londrina vai mais longe e afirma agora que se vai dedicar exclusivamente ao fabrico de carros elétricos dentro de 10 anos.




A eficiência e energética e a sustentabilidade ecológica são fatores a que as empresas e fabricantes mais têm dado especial atenção. O nosso planeta precisa de mudanças ao nível da poluição e utilização de recursos, de forma a conseguirmos equilibrar aspetos como as alterações climáticas.

Assim, são de louvar todas as iniciativas, projetos e ideias que possam contribuir para esse objetivo que deveria ser comum a todos nós que cá habitamos.

O mundo automóvel tem dada cartas muito importantes neste sentido, com a produção de veículos elétricos cada vez mais proeminente.

Bentley vai fabricar exclusivamente carros elétricos em 10 anos

A Bentley é uma marca de carros de luxo do Reino Unido, mas que pertence ao grupo alemão da Volkswagen. Alguns líderes da empresa já confirmaram que a marca vai ter o seu primeiro carro elétrico para o ano de 2025, mas parece que os planos são ainda mais ambiciosos.

Segundo foi agora anunciado, a Bentley irá dedicar-se apenas aos carros 100% elétricos a partir de 2030. Ou seja, se o primeiro carro elétrico chegar em 2025, a marca irá nos cinco anos seguintes passar de uma linha composta por motores térmicos para uma linha inteiramente elétrica.

Alguns rumores indicam que o primeiro modelo a energia elétrica da Bentley será ‘parente’ do Audi A9-tron e do próximo Porsche Panamera elétrico.

Já outras fontes indicam que a marca de luxo poderá dar a este carro o nome descontinuado Mulsanne. Então, este possível Bentley Mulsanne elétrico contaria com a plataforma modular PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida em conjunto pela Audi e Porsche.

Caso se concretize, então este modelo ganhará destaque acima de qualquer outro carro da marca, tornando-se assim no novo topo de gama da Bentley, ao nível de tamanho, tecnologia e, claro, preço.

Mas antes de se dedicar totalmente aos carros elétricos, a marca vai continuar a apostar nos modelos híbridos plug-in. E para o próximo ano já estão confirmados dois novos lançamentos. Por sua vez, a rival Rolls Royce está a adotar outra estratégia, ao ‘saltar’ a fase intermédia dos híbridos e dedicar-se logo aos elétricos.

O objetivo da Bentley é conseguir emissões neutras de dióxido de carbono em 2030. Mas até 2025, a empresa pretende diminuir o impacto ambiental em 75% na  sua fábrica em Crewe. Esta missão insere-se na estratégia “Beyond100”, no sentido de transformar a estrutura histórica da marca nos próximos anos.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IonFan
    IonFan

    Mais uma marca com planos para se tornar 100% eléctrica nos próximos anos.

    Aguardo com alguma curiosidade pelos comentários do pessoal que acha que os eléctricos não são o futuro da mobilidade.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Perfeitamente expectável porque a maioria dos países Europeus vai banir a venda de veículos a combustão. Muitos ainda o negam mas a realidade é mesmo essa.
      E o mesmo vai acontecer com outras marcas, basta ver que os fabricantes alemães estão a apostar em grande nos eléctricos.
      Uma das mais antigas fabricas da agora fabrica exclusivamente eléctricos.
      https://www.volkswagen-newsroom.com/en/press-releases/transformation-continuing-apace-zwickau-car-factory-to-produce-only-electric-models-in-future-6154

      E estao a converter mais 3 fabricas para fabricar electricos.
      https://www.volkswagen-newsroom.com/en/press-releases/volkswagen-group-invests-in-automation-for-emden-hanover-and-chattanooga-plants-6499

      O Grupo VW quer ser o maior fabricante de eléctricos do mundo em 2024. E as previsoes é que até 2030 os alemães deixem de produzir carros a combustão.

    2. Avatar de Jorge2
      Jorge2

      Tbh acho que realmente os eletricos são o futuro até aparecer algo melhor a nivel geral
      Como um comentário abaixo os carros a hidrogénio são também um dos futuros que estão para aparecer.
      Isto é tudo na base de se tentar e seguir em frente
      E se a bentley vai fazer este avanço, acho que fazem muito bem!

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        Claro! Isso é como tudo. O futuro é só até aparecer um futuro melhor. Só não acho que seja o hidrogénio.

        O problema da tecnologia das células de combustível de hidrogénio nos carros, é que não passam de um carro eléctrico com uma “bateria” que perde 2/3 da energia lá “carregada”. Tudo bem que é um pouco mais rápida a “carregar” (não é 5min como se pensa e a diferença já foi maior), mas tem as desvantagens de não se poder “carregar” em casa e nos manter dependentes dos monopólios das cadeias de distribuição.

        Além do mais, é um “futuro” que está para ser o futuro já há mais de 40 anos…

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Ainda bem que é apenas essa mó ilha eléctrica não presta.

  3. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Há espera dos comentários: é muito caro para o mercado português, podiam fazer algo mais acessível.

  4. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Daqui a 10 anos: Os veiculos a HIDRÓGENIO são o futuro.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      É isso mesmo. A industria precisa da ajuda de gente esclarecida como tu…

      Podes começar par ajudar a Bentley a tomar melhores decisões: https://www.bentleycareers.com/en/your-bentley-career/current-opportunities/careers-search.html

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Eu não sei nada… Só sei que marcas a anunciar que vão mudar para 100% eléctricos vão se acumulando, enquanto no hidrogénio há duas marcas grandes a apostar, a Toyota e a BMW, mas ambas mantêm os planos para os eléctricos a bateria. Se calhar vocês os 3 é que estão certos e o resto do mundo errado 😉

          E da próxima tenta colocar links que refutem o que eu escrevi. Eu não escrevi sobre a Comissão Europeia ou os “Green-Energy Advocates” (seja lá o que isso for). Eu escrevi sobre a industria.

          1. Avatar de Cicrano
            Cicrano

            Tu escreves o que te convém para dares aquela que és “muita intalijente”…

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            @Cicrano, aconselho te a começares a fazer o mesmo. É que até agora, o que escreveste aqui, dá aquela que és “muita pouco intalijente”.

          3. Avatar de IonFan
            IonFan

            @Cicrano, aconselho te a começares a fazer o mesmo. É que até agora, o que escreveste aqui, dá aquela que és “muita pouco intalijente”.

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          E espera lá! Tu é que escreves “Os veiculos a HIDRÓGENIO são o futuro.” e tens a lata de dizer ““jente” como tu, que já sabe o que será o futuro”?

    2. Avatar de João carvalho
      João carvalho

      Sim é verdade!… as células de combustível são vistas há longos anos como o futuro da mobilidade, ainda antes de se falar nesta recente tecnologia de baterias… os primeiros esboços datam de 1838 por William Grove… as primeiras aplicações práticas datam de 1960… O paradigma mundial e não só, no caso europeu é que até 2025 haja capacidade intalada para a produção he hidrogénios em larga escala… e a implementação de uma rede de abastecimento… (que obviamente serão os tradicionais revendedores de cobustíveis), para que a produção massiva de vehiculos equipados com células de combustível seja viável…

  5. Avatar de João carvalho
    João carvalho

    Não é novidade nenhuma…
    https: //www.hypeness.com.br/2016/10/alemanha-decide-proibir-carros-a-combustao-entenda/

  6. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Eu comprometo-me, daqui a 10 anos deixo de fumar!

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Deixar de fumar? Parece que os teus objectivos são mais ou menos os mesmos da Bentley 😀

      1. Avatar de AbreuBanido
        AbreuBanido

        Ionfan eles querem e puxar por ti. Claro que o futuro e a mobilidade elétrica. E já agora estou a gostar muito do Zoe.

        Abraço

      2. Avatar de TS
        TS

        mesmos objectivos e prazos iguais 😀

  7. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    O futuro é Hidrogénio…

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Para quem ali em cima me acusou de saber o futuro “Só que não!”, estás cheio de confiança…

  8. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    O futuro entre baterias e hidrogenio é….. os dois, e mais alguma solucao que possa aparecer.
    Basta olhar para os projectos que existe e para solucaos que ja sao praticadas. Autocarros a hidrogenio ja é muito usado, camioes a hidrogenio sao um futuro mais próximo do que camioes com baterias lithium. É sabido que o hidrogenio tem o problema de eficiência, mas é um elemento abundante e completamente renovavel (o mesmo nao se fala do lithium). Até os drones a hidrogenio tem mais autonomia que a bateria. E navios eletricos? Lithium ou hidrogenio? A verdade é que para maquinas grandes o hidrogenio poderá ser uma excelente solucao para descarbonizar a economia? Ter maquinas industriais eletricas com recurso a lithium é de doidos… Mas pronto…
    É só sabichões….