Barreiras e dificuldades na UE para a instalação de painéis solares. Mas por que razão?

30 Comentários

A Europa tem armazenada a mesma quantidade de painéis solares que instalou, segundo um novo relatório. Esta realidade mostra que existem “estrangulamentos e barreiras significativas” à instalação solar. Não deveria ser ao contrário, facilitar para aumentar a produção de energia solar?

Imagem de instalações de painéis solares na Europa


Painéis solares nos armazéns não geram energia

De acordo com o relatório Freedom from Fossil Fuels da Rystad Energy, 40 gigawatts (GW) de painéis solares estão guardados em armazéns em toda a União Europeia, o equivalente ao que foi instalado em todo o bloco de 27 países em 2022.

Se estes painéis fossem instalados, poderiam substituir sete mil milhões de metros cúbicos (bcm) de gás fóssil, que deverão aumentar para 15 bcm no final do ano, uma vez que a Rystad Energy prevê que o número de painéis armazenados deva aumentar para 100 GW.

Para a empresa de investigação energética, esta é a prova de que existem “estrangulamentos e barreiras significativas” à instalação solar.

Os países europeus precisam de expandir os programas de formação para os instaladores de painéis solares, resolver os estrangulamentos da rede e simplificar os processos burocráticos para que os painéis solares saiam dos armazéns e cheguem aos telhados das casas e das empresas o mais rapidamente possível.

Esta deveria ser a principal prioridade para os governos de toda a Europa que estão a tentar reduzir as emissões e fazer com que a Europa deixe de consumir gás rapidamente.

Afirmou Tara Connolly, ativista da campanha Para Além dos Combustíveis Fósseis, em comunicado.

A UE prometeu tornar-se neutra em termos de carbono até meados do século e está a acelerar a sua diversificação energética, afastando-se dos combustíveis fósseis devido à guerra da Rússia na Ucrânia.

UE está cada vez menos dependente do gás da Rússia, mas poderia estar melhor

Antes da sua agressão à Ucrânia, Moscovo fornecia 40% das importações de gás natural da UE, bem como cerca de um quarto das importações de petróleo e 70% das remessas de carvão. Mas, desde então, a UE decretou um embargo à maior parte do petróleo e do carvão russos e reduziu drasticamente as importações de gás russo, recorrendo a fornecedores alternativos.

Esta dependência energética da Rússia e o facto de Moscovo a ter utilizado como arma – cortou o fornecimento de gás à Europa Ocidental através dos gasodutos Nord Stream – levaram a UE a duplicar o seu objetivo de utilização de energias renováveis até 2030 para 42,5%, tendo os Estados-Membros sido instados a reduzir a burocracia para esses projetos.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mr. X
    Mr. X

    Infelizmente para o estado, não há forma de cobrar IVA ao sol pela luz solar gratuita, para obter receitas.
    Assim é preferivel colocar entraves a quem queira ser auto-suficiente sem ter que pagar a electricidade que é fornecida pelas grandes empresas do ramo.

    1. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      Antigamente, para vender tinha que ter atividade aberta na DGCI e a partir de um certo montante, pagava imposto.
      Agora basta contratar um agregador. Claro que o agregador paga muito pouco.
      Há ainda que perceber que se todos os telhados tiverem 4 painéis solares será necessário enormes investimentos na rede eléctrica para escoar os excedentes (quando há sol)

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Continuas a ter que ter atividade aberta na mesma e declarar o que recebes…

        1. Avatar de Ferreira
          Ferreira

          ? Contratando com um agregador necessito de ter atividade aberta?

          1. Avatar de Pedro Morais
            Pedro Morais

            Boa tarde
            Sim e tens que enviar o SAF T todos os meses este ano fica isento de pagamento de impostos até 1500€

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Austrália e NZ tem zonas onde cobram para escoar o excedente, precisamente por ser muito

      3. Avatar de andre
        andre

        para escoar o excedente basta minerar bitcoin.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Podem cobrar não ao sol como é evidente, mas a quem capta.
      Já há exemplos nalguns países

    3. Avatar de Miguel Presunto
      Miguel Presunto

      Um aplauso a antonio costa que foi o primeiro a acabar com carvao na europa e somos totalmente independentes em producao eletrica e 100% de forma renovavel. O hidrogenio verde de sines veio transformar a economia portuguesa na futura holanda, o partido socialista metece um aplauso pelo esforco para modernizar portugal e melhorar os salarios que ja sao dos mais altos da europa a rondar os 2700 euros de media. Muito bom, orgulho no meu Portugal

      1. Avatar de Ferreira
        Ferreira

        Ainda somos dependentes do gás natural

      2. Avatar de JP
        JP

        ui, temos aqui militante.

  2. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Imagino que haja limitações na mão de obra e, mais importante, capacidade limitada de investimento. Se me vierem ibstakar 20 painéis solares no telhado do condomínio à borla, acho que não haveria oposição dos condóminos.
    Desconfio é que se ocorresse essa duplicação amanhã, às 12h00 haveria imensas restrições na rede eléctrica para gerir tanto excedente…

    1. Avatar de Miguel Presunto
      Miguel Presunto

      Excedente? Basta vender na corrente eletrica ou acumuladores para guardar

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Basta vender o excedente? Tu percebes é de presuntos isso sim.. Portugal até paga para escoar o excedente

  3. Avatar de pipoca
    pipoca

    Tentei colocar na varanda do meu apartamento, na vertical, a Câmara Municipal considerou que é alteração de fachada e não autorizou a instalação. Bem-vindos a Portugal.

    1. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      Primeiro há que explorar os telhados.

    2. Avatar de O casebre feudal
      O casebre feudal

      Se está DENTRO da varanda, pode fazer o que quiser, a câmara não pode proibir; se está pendurado NA OU FORA da varanda não pode.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não podes fazer o que te der na gana à fachada de um prédio. Nem que a vaca tussa.

      2. Avatar de JP
        JP

        “Isso é que era doce…”

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Têm razão como é lógico

  4. Avatar de O meu nome?
    O meu nome?

    Quase 7k para meter painéis e bateria? E ainda ter que lidar com os mesmos gatunos como a EDP?

  5. Avatar de Santos
    Santos

    Claro que é preferível dar cabo do meio ambiente para ir buscar uns milhões em IVA e impostos.

  6. Avatar de Zé

    Os painéis estão caros… muito caros para o seu real custo. Além disso, não vale a pena o custo porque qualquer dia não se paga “energia” a energia é de graça e só pagamos taxas, taxinhas, tarifas e o raio que o parta. Além das licenças, dos processos ERSE, dos contadores “inteligentes”. Não dá. Sinceramente não dá mesmo. País de bur(r)ocratas.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      Os paneis nao sao caros, a instlacao pode ficar cara, mas nao e no preco dos paineis. Arranjas paneis LG por 150 euros com 320W que sao o ideal. Nao e preciso andar a meter 500W como andam a EDP a aconselhar a fazer em Portugal.

  7. Avatar de andre
    andre

    O clima é apenas uma das desculpas que os estados utilizam para atingir o seu verdadeiro objetivo que é mais controlo sobre a liberdade da população e sobre o seu dinheiro.

    Assim sendo, o problema do clima nao pode ser resolvido, o objetivo nunca será resolver o mesmo, mas mantê-lo add eternum para justificar as medidas draconianas

  8. Avatar de Maria
    Maria

    Provavelmente, será mais vantajoso estarem guardados.
    Não podemos dizer que não há painéis solares em Portugal.

  9. Avatar de Maria
    Maria

    A meta da nulidade carbónica não pode ser feita a custa da desflorestacao

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Não crescem árvores nos telhados.
      Há muitos telhados de edifícios públicos sem painéis solares (por exemplo escolas).

  10. Avatar de Maria
    Maria

    A meta da nulidade carbónica não pode ser feita a custa da desflorestacao