Banco de Espanha confirma que os incentivos para adoção de elétricos foram um fracasso

29 Comentários

A Europa tem incentivado os seus membros a implementar medidas de incentivo à adoção de carros elétricos. Se países como a Noruega têm colhido os frutos desta ação que levam a cabo há vários anos, outros, como é o caso da nossa vizinha, não estão no mesmo caminho. Aliás, o Banco de Espanha confirmou o fracasso do programa de subsídios para elétricos.

Um relatório divulgado pelo banco revelou que o impacto do programa tem sido quase nulo.

Banco de Espanha

Espanha tem vindo a implementar um programa de ajuda para a compra de carros elétricos. No entanto, de acordo com um relatório do Banco de Espanha, o impacto das vendas de automóveis elétricos aprovadas em 2020 foi nulo em 10 comunidades, onde as vendas quase não aumentaram. Aliás, apenas três registaram um crescimento mínimo, com as Astúrias a liderar, com 2%, enquanto nas Ilhas Baleares, Madrid e Navarra os registos aumentaram apenas 1%.

O relatório adiantou que, nas restantes regiões, os 100 milhões de euros destinados a ajudar a adquirir um carro elétrico não permitiram o crescimento nem de 0,5% no total das vendas. Ou seja, o impacto do programa tem sido praticamente nulo.

Elétricos

Um dos principais problemas poderá ser o preço dos veículos, bem como o próprio programa que Espanha implementou. Isto, porque o último implica que o cliente pague 100% do valor e aguarde pelo reembolso no valor da ajuda, e porque o primeiro não permite que as classes com rendimentos médios/baixos paguem a totalidade de um carro elétrico, ainda que tenham a garantia de que vão receber, eventualmente, o valor do subsídio.

A par desta ajuda que, conforme revelou o relatório do Banco de Espanha, não tem tido sucesso, existe também o problema da rede de carregamento que, por falta de legislação, não vê a sua expansão acelerada e não dá resposta à necessidade que se quer crescente.

 

Leia também:

Combustíveis: Precisa de atestar o depósito? Espere por segunda-feira

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de secalharya
    secalharya

    Os EV não são o futuro.

    E com esta crise, boa sorte. Muito poucos têm 40-50k para derreter num EV.

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Precisamente…

    2. Avatar de Guia
      Guia

      Há 100 anos atrás: “os automóveis não são o futuro. Ninguém tem dinheiro para comprar automóveis, não há onde abastecer gasolina, esta é mais cara do que manter um cavalo, da mais despesa e é complicado de reparar que uma carroça e nunca vai durar tanto como uma boa carroça. “

      1. Avatar de secalharya
        secalharya

        E também há 100 anos atrás: o primeiro EV…que foi um fracasso.

        Hoje estamos em 2022 e ainda não é 100% viável.

        1. Avatar de RC
          RC

          Qual é que foi um fracasso ?

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ahah nem mais 😀

    3. Avatar de jota
      jota

      Exatamente, o preços dos EVs são completamente proibitivo, para não dizer impossíveis, para os portugueses, a menos que uma pessoa não se importe de se endividar até ao pescoço!

  2. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Foi apenas um subsidiários aos ricos pois ao preço que os eletricos têm pois a tecnologia ainda não está pronta para as massas é proibitivo para todas a limitações que tem. Em vez de dar descontos na compra dos carros devia ter investido em infraestrutura. É aí onde os paises podem fazer diferença e convencer o pessoal a “investir” num eletrico.

  3. Avatar de Hali
    Hali

    Os EV NUNCA foram o futuro.
    São apenas protótipos para outra tecnologia mais avançada e barata.

    Os EV so são futuro para quem os promove, para fabricantes e vendedores. E tb para aqueles que já compraram um e não querem dar o braço a torcer

    1. Avatar de RC
      RC

      Que tecnologia é essa ?

  4. Avatar de jota
    jota

    Em Portugal, o valor do incentivo repercutiu-se exatamente no aumento que os automóveis tiveram, ou seja, se um carro estava à venda por €25 mil, esse mesmo carro passou a custar €29 mil, ou seja, quem teve o beneficio do incentivo foram as concessionárias de automóveis e não o público!

    1. Avatar de aiaiai
      aiaiai

      Em portugal, na America e provavelmente em muito mais locais.
      Exactamente o mesmo que aconteceu com os combustíveis.
      A moda é as ‘ajudas’ serem absorvidas por outras entidades que não o comum do cidadão para quem elas foram feitas.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Desde quando devemos “incentivar” as pessoas com € a tomar escolhas? (a mim soa a corrupção)
      É óbvio que estão a financiar mercados, tal como fizeram com o imobiliario, com juros negativos tanto tempo….
      Ainda por cima estes incentivos à compra são um financiamento a ricos, porque conheço muito pouca gente com capacidade financeira de comprar um carro novo, muito mais a estes valores.

      1. Avatar de RC
        RC

        Então porque incentivam os diesel ? E até iva do combustível e viaturas.

        Desde sempre, existem incentivos para muita coisa, até para o que disse anteriormente.

        Só para ricos como, se para carros acima de um certo valor não existe.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Acho injusto da mesma forma o incentivo ao diesel. Era apenas para financiar os maiores produtores, que eram construtores europeus.
          Os eléctricos não será assim, mas nisso já entramos noutro tópico

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Talvez o próprio estado comprar os veículos a empresas que os produzam em Espanha, e depois oferecer a contribuintes aleatórios que tenham os impostos em dia e que não recusem participar no concurso, para aumentar as chances de que as pessoas realmente fiquem com eles e os usem.
    Se quiserem aliciar ainda mais os contribuintes podem isentar esses veículos de contar para o pagamento de impostos (em termos de património da pessoa) por um período de tempo de por exemplo 5 anos enquanto for utilizado e mantido pelo contribuinte vencedor.
    Seriam talvez uns 2000 novos veículos para distribuir à malta contribuinte.
    E assim faziam de conta que estavam a promover os eléctricos.

  6. Avatar de MegaMan
    MegaMan

    Toda a tecnologia nova é dispendiosa nas suas primeiras versões.
    Foi assim com o rádio, depois com a televisão, telemóvel, smartphone, etc. Penso que já perceberam onde quero chegar.
    Tudo tem os early adopters e os céticos.
    O que vai prevalecer? Só o futuro o dirá.
    Há que ter humildade para perceber que sem revolução não há evolução e que a estagnação nunca é a melhor solução.

  7. Avatar de O revoltado
    O revoltado

    Foi com os electricos como foi com os incentivos aos melhoramentos de eficiencia das casas. Se os paineis custavam antes um preço, durante o tempo da campanha de apoio subiram o preco no valor do apoio. A mesma coisa com as janelas e portas mais eficientes. Em Portugal é asim, os incentivos não ajudam as pessoas a terem melhores condições, são engolidos directamente pela industria visada pelo apoio. E reparem que não devia ser assim, porque a industria tambem beneficiaria, naturalmente, com o aumento das vendas, ao haver mais pessoas a adquirir os produtos/bens/serviços…..

    depois admiram-se de não sairmos da cepa torta….

    1. Avatar de RC
      RC

      Não, por acaso diminuíram de preço.

  8. Avatar de Tony
    Tony

    É facil, a maioria dos Espanhois e Portugueses tem uma mentalidade muitoooo pequena e pouco positiva do futuro (esta mais do que visto pela situacao do pais (e nao estou a falar do governo).
    Os EV sao mais caros pq tambem trazem mais coisas que os fumarentos…

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Andar de mota elétrica não te faz bem…

      1. Avatar de RC
        RC

        E o fumo não lhe tem feito bem. Mas isso passa no final do ano.

    2. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      E será que é mesmo preciso? Não preciso de minhoquices como bancos aquecidos, tv cabo e demais parafernália que só dá problemas.
      Depois pedem-me 15 000€ por uma bateria… Tenho um familiar que tem um parado na garagem á 4 anos porque não esteve para dar esse valor pela bateria de um leaf.

      1. Avatar de RC
        RC

        Onde é que pedem 15 mil por uma bateria ?

      2. Avatar de RC
        RC

        Isso é mentira, a bateria do leaf custa 7 mil + mão de obra + iva.

  9. Avatar de João Corvo
    João Corvo

    E que tal ler a notícia toda em vez de mandar bitaites?

    “…Um dos principais problemas poderá ser o preço dos veículos, bem como o próprio programa que Espanha implementou. Isto, porque o último implica que o cliente pague 100% do valor e aguarde pelo reembolso no valor da ajuda…”

    As ajudas só eram válidas para quem comprasse o carro a pronto.
    Certo ou fui eu que compreendi mal?

  10. Avatar de RICO
    RICO

    Subsídios para ricos portanto

    1. Avatar de RC
      RC

      Nao, para pobres, já que carros de valor alto não têm direito a incentivos, ao contrário do que acontece com carros a gasóleo.