B-21 Raider: o novo bombardeiro nuclear furtivo da Força Aérea Americana

35 Comentários

A Força Aérea Americana revelou o seu mais recente bombardeiro furtivo nuclear, o B-21 Raider, que irá gradualmente substituir os aviões que voaram pela primeira vez na Guerra Fria.

Esta é uma das mais avançadas aeronaves do mundo e o primeiro bombardeiro norte-americano a ser exibido em mais de 30 anos.

Imagem B21-Raider o bombardeiro nuclear furtivo


B-21 Raider: Bombardeiro é um aviso aos países agressores

A Força Aérea Americana apresentou ontem um bombardeiro nuclear furtivo, como parte da resposta do Pentágono às crescentes preocupações sobre um futuro conflito com a China, país que está a caminho de ter 1.500 armas nucleares até 2035.

O B-21 é o primeiro bombardeiro americano apresentado em 30 anos e que custará cerca de 700 milhões de dólares (665 milhões de euros) cada um. Esta aeronave pode transportar armas nucleares e convencionais.

Como esperado, detalhes específicos da aeronave permanecem envoltos em segredo.

Contudo, o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que era “uma prova das vantagens duradouras da América em engenhosidade e inovação”.

 

Um fantasma nos céus

O B-21 Raider foi revelado durante uma cerimónia na sexta-feira nas instalações do fabricante Northrop Grumman na Califórnia.

O Secretário de Defesa disse que o avião iria oferecer avanços significativos sobre os bombardeiros existentes na frota americana, afirmando que “até os sistemas de defesa aérea mais sofisticados terão dificuldade em detetar o B-21 no céu”.

Cinquenta anos de avanços em tecnologia de baixa observação foram para este avião.

Disse Lloyd Austin.

Acrescentou que o avião também foi construído com uma “arquitetura de sistema aberto”, o que permite a incorporação de “novas armas que ainda nem sequer foram inventadas”.

Embora o potencial para um voo não tripulado não tenha sido mencionado durante a cerimónia, uma porta-voz da Força Aérea dos EUA disse que o avião estava “pensado para a possibilidade, mas não houve decisão de voar sem tripulação”.

Espera-se que o primeiro voo de um B-21 tenha lugar no próximo ano.

Um investimento de mais de 200 mil milhões de dólares

Esta nova aeronave tem como missão também substituir os modelos B-1 e B-2 e estima-se que a frota custará 203 mil milhões de dólares para desenvolver, comprar e operar durante 30 anos, de acordo com a Bloomberg.

Segundo o fabricante, estão em produção seis aviões. Estes bombardeiros são a “próxima geração de furtivos” e que empregam “novas técnicas e materiais de fabrico” não especificados.

A Força Aérea Americana está a planear adquirir pelo menos 100 destes aviões.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TS
    TS

    E depois a China é q é o problema!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Outro adorador de ditaduras comunistas….triste portugal.

    2. Avatar de JL
      JL

      Decerto que a China também evolui os seus equipamentos, além de tentar “copiar” os americanos.

      1. Avatar de freakonaleash
    3. Avatar de Rui
      Rui

      Quando não se sabe o que dizer….. talvez não saiba, mas a China caminha para tornar-se a maior potência militar do mundo. Na Marinha, ninguém constrói mais navios de fragata para cima que os chineses……. certamente estão a pensar na paz:

      https://news.usni.org/2021/11/03/china-has-worlds-largest-navy-with-355-ships-and-counting-says-pentagon

      E já agora, não fossem os americanos, a Ucrãnia já tinha sido engolida totalmente pela Rússia!!!!!

      E já agora, percebe porque é que no mundo, quem manda são os EUA, China e Rússia? E porque é que ninguém quer saber da Alemanha apesar de ser muito mais rica que a Rússia?
      Ora imagine lá porquê?!
      E porque é que quase ninguém respeita o nosso país? Nem Angola, nem Brasil…… porque será?

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Rui se não fosse os EUA a Ucrânia já tinha sido engolida pelos EUA, até pode ter a sua quota de verdade.
        Mas se não fosse os EUA a Ucrânia nunca tinha sido invadida nem em 2014.

        Como em 2014 os EUA, não conseguiram gerar uma grande crise na Europa… vamos tentar mais um bocado.

        É assim que os status vivem… ou pensas quem é que vai pagar estes brinquedos novos?? O povo dos EUA a maior dívida do mundo? A Europa. Que já está a pagar

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          É um bocado inocente acreditar que as invasões por parte da Rússia em 2014 e 2022 se devem aos EUA… A NATO já tem fronteiras com a Rússia desde que países da ex-URSS (ou pacto de Varsóvia) aderiram à NATO, portanto dar a desculpa da invasão por causa disso… Além do mais a NATO é uma aliança de defesa, não é uma força de ataque como a Federação Russa.
          Desde 2014 que a Ucrânia tem conflito com a Rússia por causa da Crimeia e das outras regiões separatistas, e mesmo que a Ucrânia quisesse aderir à NATO nunca na vida iriam aceitar um membro que tem parte do seu território tomado por outra nação.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            aliança de defesa que já fez ataques… Pesquisa por sérvia e Kosovo..
            Não passa é na mídia pois não convêm relembrar que a Nato também andou a matar crianças e inocentes assim como a Rússia está a fazer agora 🙂

    4. Avatar de Castro
      Castro

      essa não percebi!
      Será que na tua óptica nenhum país deve desenvolver aviões militares? Ficar à mercê dos outros?

    5. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Acredite que no dia em que o poder militar dos EUA mudasse, os russos e os chineses iam dominar o resto do mundo. Com todos os defeitos que os EUA possam ter, prefiro 1000x viver sob alçada dos EUA do que da Rússia ou da China. O garante da nossa liberdade e democracia deve-se muito ao poder dissuasor dos EUA. Este B-21 é sobretudo um aviso à China, de que se vier com ideias de tentar tomar Taiwan, pode ter um destes passarocos a despejar bombas em cima.

      1. Avatar de freakonaleash
    6. Avatar de Vicente
      Vicente

      Não, o problema vão ser os sérvios, quando o abaterem. ‘Desculpem não sabíamos que era furtivo’, lembram-se?

    7. Avatar de ElConquistador
      ElConquistador

      Alerta comuna, a malta que tem inveja de quem trabalha e vive bem, Então quer um regime onde possamos viver todos igual, todos pobres. As cigarras desta vida.

      1. Avatar de Vicente
        Vicente

        Não devias estar a trabalhar? O que fazes aqui a comentar?

  2. Avatar de Sed
    Sed

    os países agressores rs…..tinhamos de ter uns 100 para impedir esses americanozinhos.

    mas podem ter ate 10000 desses, porque bin laden provou que com 3 avioes e 16 amigos se conseguem derrobar o golias kkkk

    e jogar fora o mito rambo, chuck rs…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Ainda bem que temos os santos russos para defender a Europa, não é cara?

      E a terra é plana, certo?

      1. Avatar de Akiruim
        Akiruim

        boa resposta
        :D:D:D:D

    2. Avatar de Akiruim
      Akiruim

      Claro viva o Bin Laden e o ISIS, não estás no lado errado??? as cruzadas já acabaram há uns séculos, talvez ainda falta limpar alguns….

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Derrubar prédios com civis não é propriamente derrubar um país… O Bin Laden os amigalhaços dele agora estão todos a fazer tijolo

    4. Avatar de Andre
      Andre

      Continua a acreditar que foi o Bin Laden!!! Tudo feito pelos USA para deitar abaixo as torres gemeas, precisam de uma desculpa para atacar!

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É mais uma ferramenta.

    Toda a gente sabe (nos meios militares mais avançados) que em caso de guerra a sério as bases aéreas, navais e estações de radar são as primeiras a levar com os mísseis nucleares dos inimigos, logo ou estes aviões já estão no ar na altura dos acontecimentos ou poderão ser só um gasto dispendioso.

    Não deixa de ser triste que os EUA com tantas dificuldades tanto a nível de emprego, como de segurança, infra-estruturas, redes de comunicações móveis ainda muito deficitárias… e continuem a gastar centenas de milhares de milhões de dólares neste e em muitos outros projectos que por vezes nem veem a luz do dia.

    Quando um estado rouba muito nem sempre o dinheiro é aplicado em tornar a vida mais confortável aos cidadãos que contribuem para esse roubo bilionário… como este e outros projectos o provam.

    Por outro lado se os EUA não se mantiverem actualizados na área militar, e tendo em conta que outros países como a China e Rússia não se encostaram à sombra da bananeira, arriscam-se a ser riscados do mapa… por tanto meio que isto é fazer pela sua sobrevivência.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Emprego? A taxa de desemprego nos EUA é bastante baixa e há muito emprego. As infra-estruturas, redes de comunicação, isso sim estão em muitos casos obsoletas e a precisar de modernização.
      O problema não é só os EUA serem riscados do mapa, mas sim, a nossa sociedade ocidental ser riscada do mapa. No final da 2ª guerra mundial, a única coisa que impediu o avanço das tropas soviéticas pela Europa adentro foram precisamente os EUA. Se não fosse isso tínhamos URSS até Lisboa. E agora com a China e a Rússia é idêntico, têm grandes desejos imperialistas, até porque é um garante da manutenção do poder. Mais do que mostrar poder é parecer ter poder.
      Devemos estar gratos aos EUA termos democracia e liberdade, e será desejável que os EUA se mantenham assim a garantir que o mundo ocidental se mantenha um farol da liberdade e democracia.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Têm imensos desempregados sim. Eles lá devem ter o mesmo tipo de esquemas que em Portugal, só conta como desempregado quem está inscrito como tal, mas se tiver desempregado sem dizer explicitamente que está para as estatísticas é como se tivesse a trabalhar. Tanto que os jornais & canais de Tv de lá por vezes referem isso, que tentam ver os números de empregados e de desempregados, que é informação solta em alturas diferentes do ano, para tentar perceber qual será o número real no terreno.

        Mesmo 3.7% de desemprego, que é um número claramente inferior à realidade, significam: 12.280.300 de pessoas no desemprego, é mais que toda a população de Portugal! Não me parece nada pouco.

        E claro, as estatísticas não referem o emprego super precário e mal pago que existe em larga escala, e que é um problema ignorado pelos políticos tanto quanto possível, embora já existam valores mínimos de preço por hora na maior parte dos Estados se não para tudo, pelo menos para algumas áreas.

        Diria que os EUA tem estado a desfrutar bastante dos frutos das suas intervenções militares pelo planeta, tanto para o melhor como para o pior.

        Temos de agradecer a todos os que se esforçaram, tanto dos EUA como de outros países, e também à intervenção divina, que tanta coisa poderia ter corrido mal para o lado ocidental durante a (vulgarmente denominada) 2.ª guerra mundial que poderíamos estar todos a falar Alemão ou Russo. Basta ver os canais de história, para uma pessoa ficar preocupada, que até mesmo a história sendo contada do lado vencedor, tantas vezes as batalhas foram ganhas por palpites e sorte e em alguns casos em coisas fundamentais e decisivas.

  4. Avatar de Art
    Art

    Os chinas também vão ter , no caso deles é só copiar……agora o que me interessa : é engraçado ver que tudo isto é simplesmente a evolução das ideias alemãs durante a segunda guerra…só que na altura não tinham a tecnologia nem os materiais que hoje tornam estes aviões possíveis.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isto são projetos altamente secretos, todos os componentes são fabricados nos EUA e não há espiões chineses ali metidos a copiar. Os chineses podem copiar o design, mas isso é apenas um detalhe, um avião destes é muito mais do que o design. Sim, esse design de asa delta foi uma criação alemã, mas propriamente dos irmãos Horten.

    2. Avatar de João Melo
      João Melo

      Por acaso quem desenvolveu os Aviões de Asa em delta, foi a união Soviética, e desenvolveu-os para aviação comercial…mas acho que nunca os produziu em massa, na década de 20 ou 30.
      Na altura foram projectados com motores a hélice..

  5. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Só não percebo qual é a ideia em estar a divulgar este tipo de informação, olhem temos um novo bombardeiro nuclear, venham ver!… IMHO, não era suposto isto ser “segredo”?

    1. Avatar de Turboman
      Turboman

      Segredo são os materiais de fabrico, o alcance, o teto máximo, a capacidade de armamento, o nível de furtivo, etc. De resto este projeto já é conhecido à alguns anos pois todos (ou quase todos) os projetos de grande envergadura económica têm de passar pelo senado / congresso. Aliás quando a Northrop Grumman foi escolhida em deterimento do concorrente à uns anos atrás a decisão foi publica. Os verdadeiros projetos secretos são pequenos, feitos geralmente pela CIA e esses garantidamente não se ouvem falar

  6. Avatar de Miqueias
    Miqueias

    Jesus Cristo está voltando.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Já voltou, e foi embora. A sua presença foi ignorada pela maioria. Não se mantiveram interiormente abertos a reconhecer a sua presença. Não se abriram à Palavra de Deus. A única boa notícia é que desta vez um enviado parte do próprio Criador deixou escrita a Sua Palavra, pelo seu próprio punho… não houve cá terceiros a interpretar as coisas à sua maneira e a escrever o que achavam que queria ter sido dito, que foi o problema dos textos em que as bíblias em parte se baseiam. A má notícia é que só encontram a palavra se forem realmente sinceros na busca, sinceros de corpo, alma & espírito. Do contrário mesmo que se cruzem com ela não serão capazes de reconhecer a informação como preciosa, serão como o burro que olha para o palácio.

  7. Avatar de Ricardo Malvado
    Ricardo Malvado

    Os russos não tem hipótese america ftw! Vamos conquistar a russia e a china e a India ate 2030 e depois voltarmos a ser a europa gloriosa com produtos barstos pagos com trabalho gratuito dos asiaticos e africanos. E para isto que me fiz europeu

  8. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    E mesmo este não vai substituir o ancião B-52 Stratofortress!

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      São ferramentas para coisas diferentes.

      Os EUA e a maior parte dos outros países que têm essa capacidade gostam de ter ferramentas diferentes para propósitos e objectivos diferentes, mesmo que superficialmente pareçam similares.