Aviso de radares de velocidade: multa por usar apps nos smartphones?

59 Comentários

A tecnologia oferece-nos hoje um conjunto de possibilidades imensas. No que diz respeito à segurança rodoviária, os smartphones podem ter apps que alertam para perigos, para radares de velocidade, etc. No entanto, as autoridades parecem estar de olho em apps e grupos no WhatsApp que disponibilizam este tipo de informação.

Aviso de radares de velocidade! Multa por usar apps nos smartphones?


DGT de olho no WhatsApp e apps que alertam posição de radares de velocidade

A DGT (Dirección General de Tráfico), em Espanha, vai multar a utilização de dispositivos de alerta de radares de velocidade em telemóveis que até agora eram legais, e as redes sociais que os promovem também serão processadas. A informação foi avançada pelo canal mundodeportivo que se baseia nas declarações do diretor da DGT Pere Navarro.

A primeira ação da DGT deverá ser contra grupos de WhatsApp que publicam informação sobre radares de velocidade, impondo sanções a quem administra e aos utilizadores. A segunda etapa desse novo cenário será a proibição de apps em smartphones que alertam sobre a posição dos radares. Na França esses tipos de apps estão proibidos há já muito tempo.

Aviso de radares de velocidade! Multa por usar apps nos smartphones?

Tendo em conta todas as informações, apps como o Waze, MapMetrics, Radares Fixos e Móveis ou SocialDrive, uma app criada por dois galegos da região de Ferrol há quase 15 anos podem ter os dias contados em Espanha.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Ahahahahahahah isso é que era bom agora vão acabar com o waze e com o google maps ahah parecem os bonecos das operadoras a quererem a acabar com a TV pirata acabam com uma e aparecem 30. Era o que faltava era tornarem ilegal um aviso de radares e como vão verificar isto mandam parar e verificam o telemóvel da pessoa ahah isso é que era doce

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Isto é em Espanha, certo?
    Li o artigo e, não ser pela referência à DGT (que fui ver e é espanhola) e à app dos dois galegos, não é muito explícito

  3. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Por esse motivo é que muitos estão a mudar para o Telegram.

  4. Avatar de Play3r31
    Play3r31

    Em Espanha…

    O principal detalhe da “noticia” vem no fim da mesma

  5. Avatar de JR56
    JR56

    App’s no telemóvel ? Será que a GNR/PSP vai ter uma PJ com mandato judicial para verificar os telemóveis em OP AutoStop ? 🙂 🙂

    1. Avatar de Era bom
      Era bom

      No meu caso um mandato internacional porque o meu carro pertence a empresa estrangeira

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim, no teu caso pagas como os outros, sabes porquê? Porque chama-se código da estrada. Não se chama código do país a b ou c.
        Mandato internacional?? Para mandar parar um carro estrangeiro? Lol, muito bom.

        1. Avatar de PAULO PEDROSO
          PAULO PEDROSO

          o Mandato nao é para parar o carro é para te mexer no telemovel

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Mandado e não mandato! Mandato tem o P.R. dos portugueses para os representar.

    2. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Basicamente o que querem fazer é terminar com a fonte, ou seja, terminar com as app e “punir” os seus criadores/moderadores.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Claro que é isso, mas ainda há quem pense que as autoridades vão querer ter acesso ao tlm, isso está fora de questão como é óbvio.

    3. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      podem tirar o cavalinho da chuva, era o que mais faltava mexerem no meu tlm

  6. Avatar de De Espanha
    De Espanha

    Boato, parvoíce, ou uma maneira da treta de o Estado Espanhol arrecadar mais receita…

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Eles só querem que o pessoal caia nas armadilhas que tanto trabalho deram a montar. loooloool
    Por cá os alertas é no Telegram!

  8. Avatar de darth
    darth

    boa sorte em conseguir aceder aos telemóveis e provar que usarem uma app

  9. Avatar de PM
    PM

    Claro que sim, para além de terem que pedir o tlm da pessoa para verificarem se tem a app, os donos dos tlm ainda têm que desbloquear o mesmo para a policia conseguir ter acesso ao mesmo. Claro que ninguém vai dar acesso ao tlm, era o que faltava.

    1. Avatar de JCarlos
      JCarlos

      A policia pode pedir mas primeiro pede a protecção de dados !!

      1. Avatar de PAULO PEDROSO
        PAULO PEDROSO

        A policia pode pedir o que quiser eu dar o desbloqueio do tlm é que é outra historia, alias até me podem apreender o tlm faço uma limpeza remota do mesmo e acabou a historia

  10. Avatar de Renato
    Renato

    Proibido, proibir.

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Em França sim é proibido, mas waze assim como outras aplicações simples mudaram o sinal de radar pour um ícone de polícia, ou que no fundo bem dar ao mesmo, nestas zonas a gente abranda e depois volta a velocidade normal. E nunca tive problemas com a polícia por causada aplicações, é simples quando se aproxima desligo telemóvel.

  12. Avatar de JCarlos
    JCarlos

    O importante é ser multado !é higiénico !

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Exatamente. Fazem de tudo para tramar o povo. No lugar de parabenizar essas APP, que até ajudam a população a ter mais controlo da velocidade e assim evita muitos problemas no trânsito, acham que devem penalizar essas apps, pq o estado já não arrecada tantas multas como queria. Não tem nada a ver com a segurança mas estradas, tem a ver em arranjar mais formas de tirar dinheiro da população

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        ISTO!

      2. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Já viu algum polícia a multar um condutor por estar dentro dos limites da velocidade do local onde circula e cumprindo as restantes regras da estrada? Quem se “voluntaria para pagar” são os infratores; a polícia certamente preferia que as pessoas fossem respeitosas e cumpridoras do que terem que andar a autuar. E bem se podia implementar a “constelação” de 1000 milhões em radares de que falei no outro comentário e continuaria a pensar exatamente da mesma forma.

        Evitar problemas no trânsito? Quase todas as semanas há acidentes na zona onde moro e não se poupa nada no trânsito, só se prejudica o mesmo.

        1. Avatar de PeFerreira
          PeFerreira

          Mas isso é mera incompetencia das forças policiais (ou as responsaveis pela localização de radares). Preferem meter os ditos cujos em retas de grande velocidade ou zonas de alteração da velocidade maxima (para apanhar distraidos) do que meter em pontos negros e perigosos como o senhor indicou.

  13. Avatar de Hugo Pombo
    Hugo Pombo

    Radares tudo o que sirva para avisar é bemvindo, porque a maioria dos radares moveis são montados de forma ardilosa onde a sinalização de velocidade não justifica o real perigo do local.

    Já operações STOP de rotina, tenho sentimentos mistos, se por um lado temos o agente que embirra com o amortecedor koni, por outro lado apanha-se muita gente sem carta, carros sem seguro, etc.

  14. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
    BurroFuiEuQueEstudei!

    Eu estava a construir uma aplicação para o cumprimento do Código da Estrada, mas tive de cancelar o projeto por falta de interesse por parte dos tugas 🙁

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Se por cada teste concluído com sucesso ganhem-se 1 dia de SportTV, ias ver que não tinhas servidores que aguentassem tanto load xD

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Olha eu seria muito a favor. Estou farto de ver condutores a fazerem tantas infrações, falta de uso do pisca e tudo mais. Para mim seria uma ferramenta bastante útil para todos

  15. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Vê-se mesmo que a procupação deles é a $€GURANÇA dos condutores!!!!!!!!!!

  16. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Prevenção rodoviária ao máximo!

  17. Avatar de Vitor
    Vitor

    O fascismo democrático

  18. Avatar de Mike
    Mike

    Na Alemanha também é proibido, mas… se for o condutor a usar, se for o “pendura” já pode! hahahaha
    Na Alemanha usam esta app, que apenas dá o aviso quando se aproxima de um radar (na versão Pro), senão está o resto do tempo escondida. A app também arranca automaticamente assim que detecta a ligação Bluetooth com o carro (assim não se esquecem de activar a app sempre que estão a conduzir). A app deverá funcionar também em Portugal, já que os radares fixos da Europa estão disponíveis, os móveis depende da comunidade (quantidade de utilizadores): https://www.blitzer.de/en/

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Convém é teres o BT ligado no telemóvel.

  19. Avatar de caetano
    caetano

    Em França e mentira

  20. Avatar de JPman
    JPman

    Eu diria que é para conseguirem pagar as indeminizações resultantes dos processos que os 34 milhões de condutores deveriam instaurar pela DGT ter “protegido” convenientemente os seus dados.

  21. Avatar de Mario
    Mario

    A Europa só sabe é regular e punir. Mais nada. Irá chegar a altura que por uma causa nobre já nem de carro se pode andar.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Já vi isso mais longe de acontecer

  22. Avatar de Teslarita
    Teslarita

    Hmm e os Teslas que tem embutido no mapa o simbolo radar com a nova V12 Gui

    1. Avatar de yamahia
      yamahia

      É igual ao gmaps. Avisa com som imperceptível qd já estás em cima do radar ou visualmente no mapa. A opção é conduzir a olhar para o mapa e estampar-se ou não olhar para o mapa e ser multado. Não serve.

  23. Avatar de Democracia
    Democracia

    Cada vez mais o povo é impedido de fazer seja o que for em prol de encher os cofres do estado seja em que país for, chama se a isto DEMOCRACIA , dizem eles!

  24. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Nesse caso teremos de pedir ao Elon Musk chips para nosso cérebro ter um super mapa de estradas.

  25. Avatar de Jose Lopes
    Jose Lopes

    Estamos entregues a uma cambada de intrujas e vigaristas que só pensam em arrecadar dinheiro para eles o derreterem para proveito deles, e criarem armadilhas para mais nos depenar, qual preocupação da parte deles qual carapuça, só pensam onde ir buscar dinheiro para fazerem e viverem bem às custas do Zé povinho, temos que pensar seriamente numa revolução novamente para tirar de lá estes gameleiros todos, que nos roubam à força toda e ninguém faz nada, um dia destes querem meter-nos também o dedo no cu para saberem quando é que vamos cagar.
    Temos que começar a pensar em escorraçar esta corja do poleiro.

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      Ignorância não lhe falta…

      1. Avatar de Camões
        Camões

        Falou o inteligente Mor…

  26. Avatar de Luiz
    Luiz

    Vou comprar um citroen ami e um Nokia 3310, nem velocidade nem apps dessas. Ah e já agora vou-me recolher á minha caverna e fazer uma fogueira para afugentar os lobos. 25 de abril? Liberdade? Onde?

  27. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Não compreendo. Porquê tantos aplausos a estas apps? Era bem mais fácil se fôssemos condutores mais prudentes e cumpríssemos sempre os limites máximos de velocidade (que, a propósito, não são os valores recomendados de velocidade, como me parece que é a interpretação de muitos).

    Uma estratégia possível para nos forçarmos a cumprir uma condução defensiva:

    Assumir que todos os acidentes em que nós nos possamos envolver são da nossa responsabilidade moral (ou culpa moral nossa, se preferirem). Mesmo que nós nos apresentemos pela direita, os outros tenham um stop ou cedência de prioridade, ou que estejamos atrasados para algum evento importante (e há quem ultrapasse os limites de velocidade para estar 1 hora antes do início de eventos pouco importantes!!!).

    Preferiam que Portugal inteiro estivesse 100% coberto de radares? Olhem que o ChatGPT fez as contas e com 1000 milhões isso talvez se pudesse fazer e o retorno para a sociedade em saúde e anos de vida poupados era concretizado logo no primeiro ano.

  28. Avatar de Jose
    Jose

    Afinal eu que vivi no tempo da ditadura, verifico com enorme espanto que agora estamos mais vigiados, censurados e perseguidos do que nunca! Antes não se podia agir contra os “interesses do Estado” ou ser comunista, hoje não podemos ser cidadãos livres e maiores de idade pois estão-nos a construir um Estado autoritário, onde os seus cidadãos apenas existem para alimentar toda uma série de políticas em prol de ideias de certos políticos que defendem tudo e um par de botas, menos no bem-estar e o interesse dos cidadãos deste país! Paulatinamente somos vigiados nas redes sociais – é para isso que elas servem, nas nossas comunicações pessoais, nas nossas actividades diárias e até na nossa vida privada onde o Estado e os seus “agentes” entendem impor-nos um certo e determinado comportamento, nem que seja pela força! Nos anos 80/90 ainda acreditei que vivia numa sociedade civilizada e livre, de gente madura e crescidinha. Mas quando vejo que até a até a liberdade de poder evitar problemas e multas nos é negada com o olho no nosso bolso, a não ser que voltemos à idade da carroça e do burro, e mesmo assim! Hoje, estamos muito longe disso, cada vez mais as sociedades que os países Ocidentais tanto defendiam, desapareceram em prol de políticas suicidas e destrutivas. Estamos todos a caminhar em direcção ao obscurantismo! Se isto são Democracia e Liberdade, não admira que tantos procurem resposta aos seus anseios noutros lados. Ainda falam afinal do Salazar, ao pé disto, era afinal um menino de coro de há 90 anos!

  29. Avatar de João Santos
    João Santos

    Mas são estas que para gente boa que gosta de cumprir na estrada que indicam quando há veículos parados á noite com avarias nas vias sem iluminação, que indicam objectos caídos na estrada e auto estradas e nos avisam de perigos vários , têm os seus efeitos benéficos, não se pode juntar a floresta com a árvore.
    Árvore é uma coisa, floresta é outra.
    Que há bandidos na estrada, há.
    Que há criminosos na estrada há.
    Mas não metam tudo no mesmo saco.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      E, igualmente, não se meta todas as funcionalidades no mesmo saco. Uma coisa é dar essas informações, outra bem diferente é indicar as localizações dos radares, que é a mesma coisa que dar licença para transgredir os limites de velocidade quando longe deles.

  30. Avatar de João Santos
    João Santos

    Porque é que em lugares de perigo, não metem câmaras para filmar os bandidos da estrada e os criminosos.
    Na Espanha já há muitos locais que existem e que criminosos portugueses quando são detectados até de admiram quando as autoridades os mandam encostar e lhes retiram a carta e algumas vezes carros apreendidos.
    Quando há exemplos que também vêem de cima com governantes a andar a 200 kilometros por hora, não há melhores exemplos para se não cumprir as leis do País.

  31. Avatar de Paulo
    Paulo

    Já não existe liberdade, é só fachismo. Só nos querem manipular e roubar.

  32. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Preocupem se com o tráfico de droga…

  33. Avatar de jaquim
    jaquim

    Tanto Lamento!!
    E que tal cumprir as REGRAS e os LIMITES de VELOCIDADE, não são precisas appppps!!!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A gente sabe. Mas alguns radares estão em locais que não lembram ao diabo e os sinais de limite de velocidade tapados pelas ramagens das árvores ou pelas folhas dos caniços. As app aqui desempenham um serviço público de informação apenas e de como nos devemos comportar perante a sinalização muitas x’s propositadamente omissa ou meio escondida!

  34. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    Quero ver qual é o polícia que vai pedir para mostrar o telemóvel

    Tenho o telemóvel encriptado !!!
    Só se pedirem ajuda a Google para o fazer .

  35. Avatar de Carlos
    Carlos

    A democracia é só para aquilo que dá jeito. Parece que estamos a voltar a ditadura.