Avião supersónico X-59 da NASA poderá devolver o “Concorde” aos céus

18 Comentários

O avião comercial supersónico de passageiros Concorde marcou a aviação moderna. Os seus voos começaram a 2 de março de 1969 e terminaram em 24 de outubro de 2003. Nesse período existiu o sonho de voar ao redor do mundo em poucas horas. Agora, a NASA quer voltar a colocar a trazer a aviação sónica comercial ao planeta. Dessa forma, está dado o OK para o avião supersónico X-59 passar à fase de montagem.

Esta aeronave promete trazer uma nova realidade à aviação comercial em poucos anos.

Imagem avião supersónico da NASA


O sonho dos aviões comerciais supersónicos acabou em 2003, depois de um trágico acidente. Este acontecimento com o Concorde da Air France, somado a outros problemas relacionados com a poluição e custos dos voos comerciais, ditaram o fim destas aeronaves nos céus.

 

Avião X-59 na NASA quer trazer voos comerciais supersónicos

O avião supersónico X-59 QueSST (Quiet SuperSonic Technology) da NASA ultrapassou o seu marco final de desenvolvimento e vai agora para a fase de montagem. Segundo a agência espacial, esta aeronave foi projetada para trazer novas tecnologias para a próxima geração de aviões supersónicos comerciais.

Programada para voar em 2021, a aeronave X-59 está a ser construída na fábrica da Lockheed Martin’s Skunk Works em Palmdale, Califórnia. Este contrato tem um custo de 247,5 milhões de dólares. Quando concluída, a aeronave de investigação poderá voar a uma altitude de 55.000 pés (17.000 m) e a uma velocidade de Mach 1,27 (1.512 km/h).

Imagem da aeronave X-59

 

Boom sónico terá “um barulho de uma porta”

Um dos pontos evolutivos é o cuidado com o ruído. Assim, este novo avião produzirá um estrondo sónico de apenas 75 decibéis (PLdB). Em jeito de comparação, os responsáveis dizem que o boom será tão alto quando o bater de uma porta de um carro.

O objetivo do X-59 não é apenas demonstrar novas tecnologias que irão minimizar o infame boom sónico. Na verdade, com o intuito de o tornar num equipamento comercial, o X-59 QueSST irá sobrevoar matrizes de sensores especiais e várias comunidades americanas para recolher dados técnicos e medir as reações do público à aeronave.

Imagem da montagem do X-59

Posteriormente, estes dados serão usados para reescrever os regulamentos ambientais americanos que foram elaborados pela primeira vez na década de 1970 e foram muitas vezes prejudiciais ao voo supersónico comercial.

Assim, estará por poucos anos a volta daquele que já chama como o “filho” do Concorde. Poderemos estar a poucos anos de ir de Lisboa a Nova Iorque em cerca de 3 horas, no “Concorde 2”.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JR
    JR

    De Lisboa, não. Do Samouco a NY.

  2. Avatar de Andre Sá
    Andre Sá

    E as emissões de gases para a atmosfera?

    Que tal um comboio eléctrico!

    1. Avatar de Jorjão
      Jorjão

      Daaaaaa os comboios já são elétricos!!!!

  3. Avatar de eu
    eu

    E agora já não há preocupações ambientais ?
    Aqui a nada temos uma manif de greta.

  4. Avatar de AlexX
    AlexX

    Duvido que seja economicamente viável. E a ser realizado, que Lisboa ou Porto figurem nos trajectos. Já não existe a urgência de outrora em cruzar o Atlântico em cerca de metade do tempo e quem pode (caso não tenha um particular) vai sempre preferir alugar um táxi aéreo em prol do conforto, mesmo tardando sensivelmente o mesmo tempo de voo que um comercial. Além que este poderá ser mais ecológico em todos os sentidos mas a 1500km/h relativamente ao solo não é mais rápido que era o concorde.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mas o Concorde só deixou de voar por não ser comercialmente viável… os combustíveis ficaram de repente mais acessíveis? Vão utilizar alguma fonte de energia diferente e muitíssimo mais barata?
    Para tal ser bem sucedido comercialmente teriam de existir pessoas suficientes para manter os voos cheios ao longo de toda a vida útil dos aparelhos… quão pessimista estarei a ser ao pensar que tal simplesmente não é o caso.
    Se é para chefes de estados ou para bilionários, aí tudo bem, poderá ser comercialmente viável porque ou paga o zé povinho ou paga quem realmente tem dinheiro para tal.

    1. Avatar de Vítor M.

      Haverá um mercado para estas aeronaves. Depois, com os novos “motores”, dizem que é substancialmente mais económico este novo projeto. A par disso, as alterações estruturais, que vão melhorar de forma drástica o impacto ambiental, poderá aumentar o investimento de terceiros neste tipo de aeronaves.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O Concorde utilizava tecnologia dos Anos 60.
      Acredito que atualmente existam tecnologia mais avançada e econômica.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        este avião usa a tecnologia supercruise, que permite o voo supersónico sem usar os pos-combustores, o que faz gastar muito menos combustível, alem de que o concorde só podia voar acima de mach 1 sobre o mar.
        assim ele embora voe a uma velocidade inferior vai poder voar supersónico sobre a terra o que permitira novas rotas rápidas que o concorde nunca pode operar devido ao boom supersónico.
        Mas atenção, não será este avião de estudos da NASA que vai transportar passageiros, ele vai ser construído para provar o conceito. Se for bem sucedido a tecnologia será usada para construir um novo avião comercial de transporte de passageiros, com as tecnologias deste prototipo!
        Ou seja, estamos pelo menos a uma década de poder ver um sucessor do concorde.

  6. Avatar de xoninhas
    xoninhas

    Pois, mas vai ter de voar mais rápido para faze LIS – NY em 3 horas …

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 o concorde fazia pouco mais de 3h e voava muito mais rápido

  7. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    O problema climatico vai continuar a existir, so vai diminuir quando deitarem abaixo todas as estufas aquecidas do planeta, as tais que produzem frutas e legumes todo o ano, mas iria fazer aumentar o desemprego e os politicos nao querem, melhorarem as infraestruturas ferroviarias dizem nao sao rentaveis, e mais sao lentas alem de serem caras, por isso nunca coseguem resolver o problema climatico, estas reunioes servem somente para inglês ver, e também para alguns hoteis e restaurantes, e pouco mais.

  8. Avatar de Rúben
    Rúben

    A resposta é simples e dicotômica para a pergunta que faço.
    O homem esteve na Lua ?!
    Nem imaginam o quanto esta farsa mexe com o mundo e com todas as esferas de influência que o controlam e dominam o ser humano.
    Sejam felizes.

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Pois, tens toda a razão. E a terra é plana.

  9. Avatar de JOAO ANTONIO RORIZ OLIVEIRA
    JOAO ANTONIO RORIZ OLIVEIRA

    Uma pergunta, um dos Grandes fatores para o fim do concorde, como também do A380, foi o consumo de combustível que praticamente inviabiliza a viagem deixando muito cara! Nessa nova era de companhias aéreas de baixo custo, como será o sistema para viabilizar esse voo? Economicamente falando.

  10. Avatar de Michel Braga
    Michel Braga

    Também se poderá ir do Rio até Paris em 3 horas…

  11. Avatar de Leandro Nogueira
    Leandro Nogueira

    Este comboio não pára em arroios