Segmento automóvel: Europa deixa cair o Wi-Fi e aposta no 5G

6 Comentários

Atualmente existem duas excelentes tecnologias no que diz respeito às comunicações, o Wi-Fi e o 5G. Com as características conhecidas do 5G, é provável que em alguns cenários o Wi-Fi deixe de fazer sentido.

Depois de aprovarem o Wi-Fi como padrão para as comunicações no segmento automóvel, a Comissão Europeia voltou atrás e apoia agora o 5G como tecnologia padrão.

Segmento automóvel: Europa deixa cair o Wi-Fi e aposta pelo 5G


Foi em abril que Comissão Europeia aprovou a tecnologia Wi-Fi como padrão para a comunicação dentro e entre carros. O uso da tecnologia Wi-Fi era apoiado pela Volkswagen, Toyota, Renault, NXP, Autotalks e Kapsch TrafficCom.… no entanto, agora tudo parece ter mudado e a Comissão Europeia passou a apoiar a tecnologia 5G como padrão para este segmento.

Esta tecnologia tem o apoio de marcas como a BMW, Daimler, Ford, PSA Peugeot Citroen, Ericsson, Huawei, Intel, Qualcomm e Samsung.

Segmento automóvel: Europa deixa cair o Wi-Fi e aposta pelo 5G

Não se sabe ainda quais foram as motivações para a mudança de escolha. Tal informação deverá ser apresentada na reunião do próximo dia 8 de julho.

A tecnologia 5G é hoje um tema da nossa sociedade, especialmente de quem está ligado à parte tecnológica, mas também ao segmento automóvel. Portugal só definirá em setembro uma estratégia para a utilização desta tecnologia. Na nossa vizinha Espanha esta nova tecnologia já é uma realidade – ver aqui.

Para além de maiores débitos (20 Gbps) e maior mobilidade (500Km/h), esta tecnologia deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitirá um grande número de dispositivos ligados (1 milhão/Km²).

Leia também…

5 mitos sobre a rede 5G

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel
    Joel

    Viva o cancro :’)

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já ficava contente se assegurassem o 3g na maioria do território Português. Qual 4 qual 5g nem de longe nem de perto as antenas das telecomunicações estão prontas.

    1. Avatar de Eddy Parera
      Eddy Parera

      A rede 5G vai conseguir chegar mais longe com menos antenas… Depois existem repetidores para zonas sombra das antenas principais. Além disso, com o 5g ativo e a “full power”, o 3g e 4g deixam de compensar porque onde estas existem, o 5g tbm vai estar e mais além até… e estas acabam por se tornar obsoletas… Só a rede 2g e 5g basta para uma utilização total sem perda de qualidade.
      Acho que é a oportunidade ideal para as operadoras colocarem iptv em serviços sem fibra e terminar de vez com o satélite e poder servir tão bem quanto a fibra.

  3. Avatar de Renato Farinha
    Renato Farinha

    O siresp vai ser 5g ou 2g:D

  4. Avatar de Mmario
    Mmario

    Existe a necessidade de matar gente como quer a nova ordem mundial a 5G vai tratar disso.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Europa (políticos) não deveria permitir a implementação do dito 5G até que as especificações fossem devidamente analisadas e verificado (por parte de empresas especializadas e universidades técnicas da área) que a segurança e privacidades estavam tanto quanto é possível asseguradas… coisa que pelas notícias vindas a público até ao momento não se verifica.
    Sei que os estados querem vulnerabilidades nas suas redes públicas, mas ao menos que sejam vulnerabilidades que só eles possam explorar e não seja um sirva-se você mesmo para todos os parolos.