Austrália encomenda 60 autocarros 100% elétricos à gigante sueca Scania

10 Comentários

O Governo da Austrália do Sul anunciou que encomendou 60 novos autocarros elétricos a bateria à gigante sueca Scania. Os novos autocarros deverão ser entregues ao longo do segundo semestre de 2025 e início de 2026.

Autocarro no estado de Austrália do Sul

Depois de um teste bem-sucedido, que colocou um autocarro elétrico a circular nas estradas, o Governo do estado da Austrália do Sul decidiu encomendar 60 novos veículos elétricos a bateria à gigante sueca Scania.

Estes modelos, a serem construídos pela australiana Volgren, representam o primeiro lançamento em grande escala de autocarros totalmente elétricos, no estado.

A iniciativa marca, também, o primeiro passo naquele que é um programa de substituição considerável, com a frota de autocarros do sistema Metro de Adelaide a atingir, atualmente, pouco mais de 1000 veículos, movidos por uma mistura de motores diesel, híbridos e gás natural.

A par do único autocarro elétrico a bateria, a frota conta com dois outros autocarros a hidrogénio que estão, atualmente, em fase de teste.

Apesar de estarem ainda em circulação, a Austrália do Sul cessou a compra de novos autocarros exclusivamente a diesel, em setembro de 2022.

A infraestrutura de carregamento para os novos autocarros já está a ser instalada na estação de Morphettville.

Autocarros híbridos no estado de Austrália do Sul

De acordo com o australiano The Driven, o estado lidera o mundo em termos de percentagem de energia eólica e solar na sua rede, com mais de 70% da procura da rede local nos últimos 12 meses.

Além disso, devido às emissões relativamente baixas da sua rede elétrica, resultado da redução da energia a gás à medida que as alternativas eólicas, solares e o armazenamento de baterias ocupam o seu lugar, os transportes são o setor que mais emissões geram, no estado.

As opções de transporte com emissões baixas e nulas não só são mais amigas do ambiente, como proporcionam uma viagem mais suave, mais silenciosa e mais confortável para os clientes, o que encorajará mais pessoas a utilizar a nossa rede de transportes públicos.

Disse Tom Koutsantonis, ministro da Energia do estado, esclarecendo que a compra dos novos autocarros elétricos a bateria baseia-se “num conjunto significativo de trabalho de base para a descarbonização das redes de autocarros e de transporte ferroviário de passageiros”.

Entretanto, o Governo da Austrália do Sul anunciou que tinha selecionado duas empresas globais de serviços profissionais de engenharia, a Mott MacDonald e a WSP, para ajudarem na transição das redes ferroviárias e de autocarros de passageiros para emissões zero, em Adelaide.

O Governo do estado da Austrália do Sul comprometeu-se com um objetivo de redução das emissões de, pelo menos, 6% dos níveis de 2005 até 2030, procurando atingir zero emissões líquidas até 2050.

Uma vez que os transportes são a maior fonte de emissões no estado, a transição da rede de transportes públicos contribuirá para atingir os objetivos mais amplos do governo.

 

Leia também:

“Estamos muito satisfeitos”: cidade na Noruega diz que autocarros elétricos são um sucesso

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    A STCP já possui 96 viaturas 100% elétricas…

  2. Avatar de Lol
    Lol

    Esta notícia foi gerada por AI? Parece me muito aleatório. Só a minha cidade tem 28 autocarros elétricos a circular pelo menos já há 3 anos e o país conta com mais de 500… E é na Europa mas não na escandinava.. have a guess. A Australia vai ter +60? Ok

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Dentro das cidades é uma mais valia, os autocarros VE, eu detesto ir para Lisboa e ficar parado atrás de um autocarro até o capacete fica cheio de fumo.

    1. Avatar de Paulo+g.
      Paulo+g.

      Pior mesmo é para os pulmões, mas há gente que paga para os estragar ainda mais depressa.

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Muitos parabens! clap clap Sempre na frente

  5. Avatar de sapaofendida
    sapaofendida

    Imaginem um autocarro destes feito pela Tesla em doses industriais. Nem er aprecisa as bombas atómicas para destruirem o planeta LOL

    1. Avatar de RICARDO
      RICARDO

      Volta para a escola primária…

    2. Avatar de RD
      RD

      Mas a Tesla não é boa em veículos elétricos? De onde vem essa informação?

  6. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Mais um fail.

    Os Australianos andam sempre ao contrário.

    1. Avatar de JL
      JL

      Claro que andam, o secalharya é que anda certo.