Atirar lixo pelo vidro do carro dá multa até 300 euros…

29 Comentários

Sabia que atirar objetos pela janela do carro pode dar multa que pode chegar aos 300 euros? É verdade, saiba o que diz o código da estrada relativamente a esta questão.

Atirar lixo pelo vidro do carro dá multa até 300 euros...

Multas para quem atirar objetos para o exterior do carro

De acordo com o Código da Estrada, atirar objetos pela janela para o exterior do carro constitui uma multa. Segundo o artigo 79.º – Poluição do solo e do ar:

  • 1 – É proibido o trânsito de veículos a motor que emitam fumos ou gases em quantidade superior à fixada em regulamento ou que derramem óleo ou quaisquer outras substâncias.
  • 2 – É proibido ao condutor e passageiros atirar quaisquer objetos para o exterior do veículo.
  • 3 – Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
  • 4 – Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

Atirar lixo pelo vidro do carro dá multa até 300 euros...

Uma das situações mais comuns é o facto dos fumadores atirarem pela janela as beatas do cigarro. A GNR alertou tais incumpridores que os carros têm cinzeiros para depositar os cigarros e beatas.

Além do facto de ser proibido, o facto dos condutores atirarem lixo para a via de circulação e bermas pode causar acidentes e no caso dos cigarros pode até dar início a incêndios.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    E se mandar pela janela do carro e acertar no contentor ?

    1. Avatar de JP
      JP

      e se não acertar?

      1. Avatar de João Pinto
        João Pinto

        Jogo-me ao chão na mesma.

  2. Avatar de Castro
    Castro

    creio que o vidro do meu carro não se parte por isso estou safo quanto à multa.

  3. Avatar de Jorge Canelas
    Jorge Canelas

    A GNR está mais preocupada na caça à multa, estando escondidos com um radar a apontar para uma qualquer estrada. Se não patrulham, como é que vão ver as ultrapassagens perigosas, os que não circulam na faixa mais à direita disponível, os que não olham para o retrovisor antes de ultrapassar, os que vão a fazer tiktoks ao volante, os que vão a ver o nº de likes na última publicação, os que vão até a ler o jornal, os que vão a insultar tudo e todos no transito, os que ultrapassam pela direita, os que se colam à traseira dos outros carros para “dizer” que vão com pressa ou até mesmo que atiram o que quer que seja pela janela???? Eles que saltem da toca, e comecem a circular nas estradas conforme a lei, é andarem numa autoestrada a 120, e quem os passar “come”. Só assim é que as pessoas vão sair com tempo, sem andarem armados em Fangio em estradas públicas.

    1. Avatar de Papa
      Papa

      Concordo, mas há mais. Conheço quem tenha feito queixas por furtos e nada fazem, nem um telefonema para esclarecimento.

  4. Avatar de RuiTeles
    RuiTeles

    “A GNR alertou tais incumpridores que os carros têm cinzeiros para depositar os cigarros e beatas.”
    Não desculpando quem faz mas isto não é verdade total, nem todos os carros tem cinzeiro.

    1. Avatar de js
      js

      não tem cinzeiro…. Não fuma! simples

  5. Avatar de Aves
    Aves

    Um jornalista de rádio liga para um dirigente de um clube e ouve-se o seguinte diálogo em direto:
    “O meu amigo quer saber o quê? Agora parti aqui o vidro do meu carro pá. Que ‘ganda’ porra pá. Estava a beber uma água pá … acabei de beber água, estava a falar consigo ao telefone…Ficou cara a garrafa da água e esta chamada … É inacreditável, como é possível eu fazer uma coisa destas … pensei que tinha o vidro aberto…”.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Aves, essa do Sousa Cintra realmente só demonstra o bronco e provinciano que é.
      Mandar uma garrafa de vidro pela janela fora de um carro em andamento, além da multa era espetar-lhe com a garrafa de volta no meio dos cornos.

      Poderia ter causado um acidente grave porque o condutor que viesse atrás poderia assustar-se com a garrafa ou os detritos causados pela mesma se estilhaçar ao bater no chão.

      Gente com dinheiro mas sem educação ou classe alguma…. Infelizmente ou não, classe e saber estar não se compram no supermercado nem aparecem na farinha Amparo.

  6. Avatar de carlinhos silva
    carlinhos silva

    mas quem ver que eu vou ter que parar o carro para por as beatas fora?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Para começar, nem devias atirar beatas…

      1. Avatar de papagaio
        papagaio

        pra começar nem devia fumar 🙂

    2. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Não, claro que não… Continua a contribuir para os fogos florestais…

      Mas não te preocupes, a culpa não é tua… é de quem não te soube dar educação….

    3. Avatar de JP
      JP

      Claro que não. Podes guardar, ou armares-te em b@dalhoco e atira-la pela janela. É que lá em casa deve ser igual.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Beatas atiradas para o chão criam poluição e podem no limite gerar incêndios florestais. Se o caro amigo for minimamente civilizado, vai guardar as beatas no carro e deitá-las no lixo mais tarde. Não penso que lhe custe muito.

    5. Avatar de Tabonitota
      Tabonitota

      Ja se percebeu do nível que és. Mas ao b***rros dá-se palha não conversa.

    6. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      carlinhos, além de não fumar e não atirar beatas, nem devia era ter carro.
      Se é dos que mandam beatas pela janela fora, deixe a barraca que há em si e desenvolva-se um pouco mais.

    7. Avatar de Sapien
      Sapien

      Uiii que nivel de retardadice ahaha E eu que pensava que estas pessoas viviam na gruta. Se assim fosse eu perdoava-os… Mas não… Estas pessoas têm acesso à internet… Meu deus… E gastam a internet a vir mostrar que são completamente retardados quando podiam gastar a internet para crescer intelectualmente e socialmente…
      Oh Carlinhos, arranja lá uma casa na serra e guarda-te lá… Se fizeres o favor de não sair, saem todos a ganhar, podes não achar mas até tu sais a ganhar

  7. Avatar de Nhecos
    Nhecos

    Ora aí está algo em que não me importaria de todo que a GNR e PCP andassem à caça à multa. Basta olhar para as bermas e passeios para perceber a falta de civismo de algumas pessoas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Infelizmente é um problema cultural. Vários fumadores neste país consideram a rua como o seu caixote do lixo. Por mim passavam todos ao vaping; pelo menos acabava-se com o problema do lixo das beatas.

      1. Avatar de Nhecos
        Nhecos

        O problema é que não são só as beatas, mas todo o lixo em geral que é atirado para a berma ou passeio. Tanto por automobilistas como pelos próprios peões.

    2. Avatar de Contador
      Contador

      Para pessoas que não sabem viver em sociedade e se estão a borrifar para os outros, é preciso que haja alguém que os coloque na linha. Trela apertada. Não gostas e choras que é caça à multa. Chora mais.

  8. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    E polícia fardado a atirar a beata do cigarro pela janela do carro? Qual é a multa?
    Já presenciei…

  9. Avatar de js
    js

    e quem vai la multar o infrator em andamento?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Todas as multas podem ser apenas presenciando e anotando a matrícula, nem é preciso mandar parar

  10. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A malta não respeita o STOP, imagine-se atirar lixo para a estrada.

  11. Avatar de JL
    JL

    Então mas dizem que há caça à multa e depois têm multas de 60 e 120 euros ? não entendo….