Atenção ao telemóvel! Na próxima semana vai haver fiscalização

20 Comentários

Apesar de todas as ações de sensibilização para o não uso de telemóvel ao volante, a verdade é que cada vez mais se vê condutores agarrados a este “gadget” em plena condução. Com o uso do telemóvel ao volante os níveis de atenção diminuem e esse cenário pode levar a acidentes.

De acordo com informação recente, as autoridades vão lançar uma campanha de fiscalização do uso do telemóvel durante condução.

Atenção ao telemóvel! Na próxima semana vai haver fiscalização

 


Probabilidade de ter um acidente enquanto se usa o telemóvel é 4x maior

A fiscalização do uso do telemóvel durante a condução vai intensificar-se durante a próxima semana com uma campanha promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

Assinalando que a probabilidade de sofrer um acidente enquanto se usa o telemóvel é quatro vezes maior, devido ao aumento do tempo de reação dos condutores, as autoridades deixam ainda um alerta com os números de 2021:

Em 2021 foram detetadas 24.306 infrações relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução, o que representa um aumento de 5,5% relativamente ao ano anterior. É urgente travar este comportamento

 

As autoridades frisam também que “o uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem”, colocando especialmente em risco os peões.

Consequências do uso de telemóvel ao volante

  • Diminuição da capacidade de vigilância e dispersão da atenção;
  • Durante os primeiros cinco minutos de conversação, a probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior;
  • Aumento da dificuldade em descodificar e memorizar sinais, perdendo informação essencial para uma condução segura;
  • Descuido das regras de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos;
  • Perda da noção da distância de segurança em relação ao veículo da frente, sendo difícil de ajustá-la consoante o trânsito;
  • Abandono dos sinais de mudança de direção, o que pode ser perigoso tanto para o condutor como para os outros utentes da via;
  • Má avaliação da velocidade;
  • Redução do campo de visão;
  • Tendência para não parar nas passagens de peões;
  • Aumento do stress por atender ou telefonar;

O telemóvel e a condução

  • 86% das pessoas utilizam o smartphone quando estão sozinhas no carro;
  • O risco de causar um acidente aumenta em 800% se estiver a enviar mensagens escritas no telemóvel;
  • Usar telemóvel a conduzir faz com que a atividade cerebral destinada à condução seja reduzida em 37%;
  • Aumento do tempo de reação em 35%, o que faz com que leve mais tempo a reagir em caso de necessidade urgente;
  • Escrever mensagens enquanto se conduz aumenta em 400% o tempo em que retiramos a atenção da estrada;
  • Escrever mensagens enquanto se está ao volante, aumenta até 23X o risco de acidente, calculando-se que o condutor tira em média 5 segundos os olhos da estrada por cada mensagem;
  • Existe cada vez mais a evidência de que a distração com origem nos dispositivos móveis pode prejudicar a condução, dificultando em 10% a permanência na faixa de rodagem correta;
  • Cerca de 75% dos condutores ao telefone, têm tendência para não parar nas passagens de peões. Estes dados são bastante preocupantes, uma vez que, metade das mortes em acidentes rodoviários devem-se a atropelamentos;

 

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Depois de ter visto a 1ª fotografia, já não vi/li mais nada… 😀 😀 😀 😀 😀

    1. Avatar de anonuser
      anonuser

      De vez em o ppl mete aqui umas fotos bem “bonitas” de grandes “aviões”. (Que mulherão!)

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Que bomba!!

  2. Avatar de LG
    LG

    Atenção na condução… não “ao telemóvel” 😉

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Não deveria ser uma ação num período de tempo, mas sim sempre! Já por diversas vezes no trânsito que tenho automóveis, a chegarem perto do meu e quando vou ver, vejo sempre o condutor a olhar para o telemóvel…. Um flagelo.

  4. Avatar de David
    David

    Atenção, é apenas na próxima semana! depois podem ficar descansados! aproveitem e façam um descanso do telemóvel apenas e só na próxima semana!

    Abraço 😛

  5. Avatar de Tony
    Tony

    A brincar a brincar é mais perigoso usar o telemóvel durante a condução que conduzir com álcool (desde que não seja muito).

  6. Avatar de JMCXL
    JMCXL

    Depois da próxima semana podem voltar ao mesmo, no que diz respeito à utilização de telemóveis durante a condução.

  7. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Tradução: Caça á multa

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Acho bem essa caça a multa. So tem o que merecem.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Só uma pergunta:
      sabes que é proíbido usar o telemóvel enquanto se conduz (excepto se usares um kit mãos livres)?

      Ou vais dizer que pode-se usar à vontade porque não causa distração nenhuma?

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Se todos cumprissem estas campanhas não seriam necessárias.

      Acho de uma extrema estupidez e preguiça de todo o tamanho quem faz esta cagada não gastar um tempo para comprar um kit mãos livres que é infinitamente mais barato que a multa mínima.

      Enfim…

    4. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Só caçam se houver quem faça asneira

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Só da pato , sim.

    Por isso

    Fogo !

    Se não apreendem a bem …

    Pato !

    Fogo !

    😉

  9. Avatar de SPr
    SPr

    Felizmente quem anda de bicicleta pode andar a mexer no telemóvel. Eu cá não levo multa.

    Alias as bicicletas deviam ser permitidas a andar no passeio sempre que possível e sempre que houve espaco, apenas nas estradas em que teria que usar.

    Nao entendo porque a bicicleta normais (nada de eletricas) são proibidas no passeio…

    1. Avatar de iMF
      iMF

      Óbvio que não se pode andar de bicla no passeio, porque é para os piões.
      Ninguém quer ser albaroado..

      Tu és do síndrome dos biclas, só pode, acham que podem passar vermelhos, que podem atravessar a passadeira em cima da gboca etc.
      No outro dia vi uma a ser levada em cima da passadeira, para não falar nas dores que vai passar, ainda vai ter de pagar a conta do carro.
      Só para não ser chica esperta

    2. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Pq é um veiculo, as trotinetes tmb o são

  10. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Devia dar direito a ficar sem carta eultas acima dos 10 mil euros… As vezes que ia ser atropelado e porque iam ao telemóvel

  11. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Por mim é na boa procurem malta com o telemóvel/ smartphone/ tablet, etc. nas mãos durante a condução, desde que deixem passar suave o não cumprimento de STOPs, sentidos proibidos, proibido virar à esquerda e à direita, ir a viagem em auto-estradas quase sempre na via do meio ou da esquerda, etc.

  12. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Se eu usar o telemóvel num suporte especifico e estiver uma app de gps também é motivo de “multa”?