Atenção ao telemóvel ao volante! Saiba onde vai estar a polícia

6 Comentários

As ações de fiscalização nas estradas portuguesas visam principalmente a segurança de quem nelas circula. “Ao volante, o telemóvel pode esperar” é uma campanha que envolve a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP e está inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2025.

Atenção ao telemóvel ao volante! Saiba onde vai estar a polícia


“Ao volante, o telemóvel pode esperar”: Conheça os locais onde vai estar a PSP e GNR

“Ao volante, o telemóvel pode esperar” é o nome de uma campanha que tem como objetivo de alertar os condutores para as consequências negativas do uso indevido do telemóvel durante a condução.

A campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” vai acontecer novamente 14 e 20 de maio.

Sabia que a 50 km/h, olhar para o telemóvel durante 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros.

A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente, causando um aumento no tempo de reação a situações imprevistas.

Atenção ao telemóvel ao volante! Saiba onde vai estar a polícia

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Itinerário Complementar (IC) 5 em Vila Flor (Bragança)
  • Avenida das Cantarias, em Bragança
  • Estrada Nacional (EN) 377
  • Rotunda de Alfarim, em Sesimbra
  • Rua São Martinho e na Avenida do Cávado, em Braga.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que o uso do telemóvel ao volante é um risco para a segurança do próprio e dos outros: Os condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos a reconhecer e a reagir a perigos.

A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação; O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge
    jorge

    Não tenho pena nenhuma de quem fala ao telemóvel a conduzir e leva multa. Ainda mais quando os automóveis têm sistema mãos livres. Cambada de gnus…

    1. Avatar de MegaÓbvioSoçe
      MegaÓbvioSoçe

      MESMO!!!
      Já não tenho dedos para contar a quantidade de vezes que vejo malta com carros recentes e mesmo assim conseguem estar a conduzir e levar o telemóvel junto à orelha…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A maior praga, qt a mim, é o envio de mensagens escritas com o carro em andamento.
        É só para avisar que a assistente faz isso na boa.

        1. Avatar de Aziado
          Aziado

          E os que vão a jogar e a conduzir. Principalmente jogos de realidade aumentada.

  2. Avatar de O flecha negra
    O flecha negra

    O proble é o telemovel com as televisões que carro agora têm não se passa nada.

  3. Avatar de Hugo Pombo
    Hugo Pombo

    Estamos em 2025. O problema nem é falar ao telemovel porque aí apesar de tudo está se a olhar em frente. O problema é o Whatsapp e o Messenger