Atenção: Afinal os combustíveis hoje sobem! Saiba quanto…

43 Comentários

Se no final da passada semana se começaram a publicar notícias que partilhavam que o preço ia baixar, em poucas horas tudo mudou! A “culpa” é da carga fiscal, mais concretamente do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

Saiba já quanto vai aumentar, afinal, a gasolina e o gasóleo.

Atenção: Afinal os combustíveis hoje sobem! Saiba quanto...


Combustíveis: gasóleo sobe 1,8 cêntimos e gasolina 1,4 cêntimos

Quando chegar à bomba para abastecer deverá pagar 1,662 euros por litro de gasóleo simples ou por litro de gasolina simples 95. A subida dos combustíveis é ditada por revisão da carga fiscal, revela a CNN.

Os números foram divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras. Mas recorde-se que os preços ao consumidor final podem diferir de um posto de abastecimento para outro.

A mudança de valores face aos previstos na semana passada deveu-se ao corte do Governo no desconto que estava a ser aplicado no ISP. O imposto vai ser reduzido em 3,9 cêntimos por litro no gasóleo e 2,4 cêntimos por litro na gasolina. 

O Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) é um dos impostos especiais de consumo previstos na lei. É aplicado à gasolina e ao gasóleo, mas também a outros produtos petrolíferos e energéticos, hidrocarbonetos e eletricidade.

Atenção: Afinal os combustíveis hoje sobem! Saiba quanto...

 

Segundo refere a CNN, em dezembro, o Governo replica novamente o mecanismo aplicável no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA de 23% para 13% e o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis.

A fórmula permitiu uma diminuição da carga fiscal de 27,3 cêntimos por litro de gasóleo e 24,7 cêntimos por litro de gasolina, no último mês do ano. Mas o efeito de mecanismo de compensação aplicado em dezembro leva, na prática, a um agravamento da carga fiscal, que sobe 4,8 cêntimos no litro de gasóleo e 2,9 cêntimos no de gasolina face a novembro.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mamba
    mamba

    ainda bem que já enchi até à rolha, então.

  2. Avatar de António Cândido Moreira
    António Cândido Moreira

    Já se viu que este governo não gosta dos portugueses e governa contra eles. Num período em que cobra impostos acima do normal, numa altura em que os preços dos bens alimentares sobem desenfreadamente , sem controlo, o governo decide aplicar o imposto sobre os combustíveis no máximo, para nos dificultar a vida ainda mais. Meus amigos, deram a maioria a estes trambolhos, agora aguentem. Em face do que já se tinha visto, era isto que racionalmente se podia esperar.

    1. Avatar de Angustiado
      Angustiado

      +1
      Votei PS e arrependo-me seriamente! Peço imensa desculpa aos restantes portugueses! Redimir-me-ei nas próximas eleições… Não faz sentido nenhum. Começo a perceber que o discurso deste governo é simplesmente distorcer os dados. Irão dizer que Portugal cresceu imenso quando não foram estratégias politicas mas sim os portugueses que perderam qualidade de vida com impostos sobre impostos para eles levarem os trunfos de uma governação mal feita…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        E mesmo assim as estradas estão cheias de carros só com uma pessoa em fila ao lado da linha do comboio.
        Os governos de direita não cobram impostos?
        É que da última vez diziam que havia uma linha vermelha que era sagrada “pensões e subsídios” e depois foi o que se viu, mas talvez seja eu que ande distraído.

        1. Avatar de Joao M
          Joao M

          Vai rever quem cortou nas pensões e depois falamos ^_^.

          Subsidios foi um ano. Hoje perdes esse subsidio em impostos + inflação.. mas naõ notas porque recebes na carteira na mesma uns euros. Pelo menos uns disseram que estavamos com problemas financeiros e existia austeridade. Estes dizem que está tudo bem mas a austeridade está até pior do que há 10 anos.

        2. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          “Os governos de direita não cobram impostos?”
          Cobram e de que maneira, e nunca disfarçaram isso, até porque para o bem e para o mal gerem o pais “como se fosse” uma empresa.
          O problema é que, se for um partido de direita a faze-lo são uns monstros, o belzebu em forma de partido, se for a esquerda ” a malta do bem” está tudo bem não se passa nada porque depois dão umas migalhas ao povo e a malta fica contente, no final dos mandatos faz-se as contas e afinal acabam por ser ela por ela em comer a malta, mas os maus são sempre os mesmos.

        3. Avatar de Test User
          Test User

          B@rão Vermelho andas claramente distraído e vives numa bolha.
          Se isto agora não é corte nas Pensões, deve ser um corte especial.
          Impostos mais altos dos 27 anos. Segundo polígrafo : a carga fiscal está em nível superior ao do período de intervenção da troika e em 2021 atingiu mesmo o ponto mais elevado dos últimos 27 anos.
          Sai dessa bolha. Os teus familiares emigraram por Portugal ser um país maravilhoso.
          Isso já é masoquismo defender estes aldrabões. Tens alternativas a esquerda e direita. Já sabemos que és tendencioso.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Há que manter os RSI e aqueles da raça que não será mencionada no café durante o dia e disponíveis à noite para atormentar os demais cidadãos contribuintes.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Posso então assumir, que os 7 milhões 624 mil 978 euros e 3 cêntimos (7.624.978,3 €) gastos no total em RSI desde 1996 a 2020, é que é o responsável pelos preços altos do combustível, e pelos impostos altos no geral?

          Se sim, porque é que o Estado ainda este ano (2022) em Outubro andou a distribuir cerca de 725 milhões de euros (725.000.000 €) por cerca de 5,8 milhões de pessoas (125 euros a cada uma).

          O país está tão mal por ter gasto menos de 10 milhões de euros (7.624.978,3 € no TOTAL) em RSI durante 24 anos (dados de 1996 a 2020) que em 2022 o Estado distribuiu 725 milhões de euros (725.000.000 €)!!!

          O RSI gasto pelo Estado em 24 anos foi apenas o equivalente a mais ou menos 1,05% do dinheiro distribuído em Outubro de 2022 com os tais 125 € pelas 5,8 milhões de pessoas.

          Se calhar é melhor apontar a responsabilidade da situação dos combustíveis aos 5,8 milhões de pessoas que receberam os 125€, já que isso sim, foi um belo de um rombo nas finanças do país… comparado ao dinheiro gasto no RSI este tempo todo, claro. Boa sorte com esse discurso.

          Este discurso do RSI já cansa! Porque foram menos de 10 milhões de Euros gasto nisso desde 1996, e andam constantemente com esse discurso para BURROS. Deixe de ser burro, e deixe de fazer passar os outros por burros! O país não tem uma dívida de mais de 309 mil milhões de euros (309,171,390,797 €) por causa de menos de 10 milhões de euros gastos em RSI durante os últimos 24 anos (dados de 1996 a 2020)

          Fonte dos dados: PORDATA ( https://www.pordata.pt/portugal/despesa+da+seguranca+social+total+e+por+tipo-100-377 )

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            É muito simples!
            O maior rombo é o da TAP, mas este impostos são todos para manter a assistência social a quem não merece. Se o estado prescindisse da TAP em vez de enterrar lá dinheiro e ainda ter distribuir impostos a a gente que nada produz, produziu ou vai produzir com culpa própria, não era necessário tamanho saque fiscal.
            Escolham ou a TAP ou o assistencialismo podre a quem ainda por cima vive a atormentar inocentes!
            Por mim nem uma nem outra!

    2. Avatar de Tiriri
      Tiriri

      Era o teu PSD ou Chega! que não ia subir impostos?

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Segundo polígrafo : a carga fiscal está em nível superior ao do período de intervenção da troika e em 2021 atingiu mesmo o ponto mais elevado dos últimos 27 anos.

    3. Avatar de Hugo L
      Hugo L

      Não sabe do que fala.
      Só no Gasoleo o governo baixou cerca de 27 cêntimos, no entanto as gasolineiras absorveram a diferença. Agora que os combustíveis estão a baixar, os impostos vão gradualmente voltar, sendo que apenas subiu cerca de 4 cêntimos.
      Comece a usar a calculadora, pois diz que o governo aumentou ao máximo os impostos do combustível quando retirou 27 e só subiu 4 ainda tem uma redução de 23 cêntimos.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Hugo L já que sabes do que falas.
        Explica como socialistas de Espanha tem os preços mais baratos e carga fiscal mais baixa que Portugal.
        Explica como Galp em espanha vende mais barato que em Portugal.

    4. Avatar de Masoquista
      Masoquista

      Para a proxima voto PSD para termos a extrema direita no governo e os preços ficarem ainda mais caros e com menos carga de impostos, para ficar tudo mais caro e haver menos dinheiro para o bem comum cá estarei! privatizem tudo tambem para ajudar o povo!

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Tem sido sucesso com estes aldrabões.
        Impostos sempre a subir.
        Segundo polígrafo : a carga fiscal está em nível superior ao do período de intervenção da troika e em 2021 atingiu mesmo o ponto mais elevado dos últimos 27 anos.

        Já queres sofrer a ser masoquista. Ao menos não faças sofrer outros, vota em qualquer partido menos estes aldrabões.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        PSD é um partido socialista…quase tão socialista como o PS. Equiparar o Chega a extrema direita é no mínimo infantil, nem a IL o é!

  3. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    obrigado Kostinha lindo.
    Não te preocupes que vão continuar a votar nos mesmos.
    E se isso não acontecer, a culpa será dos próximos que vierem… mas já tu e os amigos terão os bolsinhos cheios!

    1. Avatar de Manuel Rodrigues
      Manuel Rodrigues

      É tao verdade que até doi.

  4. Avatar de Paulo Cruz
    Paulo Cruz

    Está na hora de se fazer também em “impostos extraordinários”…

  5. Avatar de Pl4y
    Pl4y

    Enquanto nós não percebermos que o dinheiro não é do governo.. eles vão continuar a fazer-nos de parvos

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Tecnicamente o dinheiro é do Estado, é o Estado que o emite e força os cidadãos a utilizá-lo, e pode mudá-lo (e já mudou) a seu prazer, já dizia Jesus “Dai a César o que é de César”.

      O que você talvez queira dizer, é que o governo/ assembleia da república tem de ter noção que é um empregado/ servidor do povo, e não o dono do povo, como muita desta gente se vê, que põem e dispõem a seu belo prazer.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Continuem a votar no PS. Eles adoram!

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      São todos iguais rapaz 😉

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Muda o odor, mas no fundo vai tudo dar ao mesmo.

      E com a dívida em mais de 309 mil milhões de Euros, mesmo que encontrassem minas de petróleo, diamantes, gás, ouro, prata, cobre, aço… ainda ia demorar anos a pagar a dívida… e isto se os governantes não dessem numa de malucos a fazer mais 30 pontes sobre o rio Tejo, e 20 túneis debaixo do Rio Tejo, e um palácio de 20 km de diâmetro no Alentejo, construir naves espaciais para ir a Plutão, e coisas do género que esta gente se lembra para estourar o dinheiro todo.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    PS! PS! PS! PS! PS! PS! PS! PS! PS! PS! PS! PS!

  8. Avatar de BS
    BS

    Parabéns a quem votou nos mesmos de sempre. Têm aquilo que pediram, ou querem mais!!

  9. Avatar de R
    R

    Entendem agora o motivo dos nossos governos não darem poderes e independência às entidades reguladoras?
    Assim fazem o que querem…

  10. Avatar de Cesar II
    Cesar II

    Os trafulhas do governo e dos partidos têm um medo enorme de que o povo enriqueça.

  11. Avatar de jorge
    jorge

    PS, PSD, Chega, CDU é tudo igual. Quem manda na tugalandia é a UE e mais nada.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Está calado que esta gente pensa que é tudo culpa da esquerda, não sei que idade é que têm, mas ainda não viram que a única coisa que muda é as moscas a volta do balde.

      1. Avatar de PovoManso
        PovoManso

        O problema é que com o PS a governar as moscas são cada vez mais, e o balde está cada vez mais vazio!
        Alguém tem que pagar o ordenado dos 3 novos Secretários de Estado (Saí um, entram 3).
        Alguém tem que pagar o ordenado do maior Governo constitucional da República portuguesa.

        Portugal deverá ser ultrapassado no PIB “per capita” pela Roménia em 2024

        Porreiro Pá!

      2. Avatar de Test User
        Test User

        Estas defender ditadura anterior ou ditadura da CDU ou PZP .
        Para termos outra ditadura mais vale entregar soberania.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      O Chega nunca governou e já tem tantas culpas no cartório como os outros!?

      1. Avatar de JP
        JP

        E oxalá que nunca governe.
        Não têm competência nem postura para isso.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Nem o PS atual a tem e continua no poleiro já viste!?
          É casos atrás de casos que passam na espuma dos dias da Comunicação Social comprada e rapidamente são votados ao esquecimento!!!

      2. Avatar de Hugo L
        Hugo L

        O Chega foi criado com os desertores do PSD e do CDS e como tal, governaram a meias com o PS desde o 25 de Abril. É claro que têm tanta culpa como os restantes.
        E nem vou falar no Ventura e no seu caderno eleitoral

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          O que tem o caderno eleitoral do Ventura que seja mais chocante que o do Costa!?

    3. Avatar de Test User
      Test User

      CDU ou PZP não é partido democrático, para termos outra ditadura mais vale entregar soberania.
      Se não estávamos na UE , estas desvalorizar moeda. Se pessoal queixa-se agora da inflação, o que diriam com inflação em 28,5 como aconteceu em 1984.

  12. Avatar de Hali
    Hali

    O governo com um excesso de 8 mil milhões ano faz uma coisa destas… Pouca sensibilidade social.
    Para agravar um dos impostos das petrolíferas que era de 15cen. està a 43cen. sem nenhuma razão … Tudo bem ,portugueses são ricos.

    Nós outros países europeus o povo tem descontos diretos de 20 a 30 cent.

  13. Avatar de Paulo Cruz
    Paulo Cruz

    Toquem o “Zeca” na rádio e marquem o dia, que estou “online” para marchar sobre Lisboa…

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Aproveitar o Mundial…

  15. Avatar de secalharya
    secalharya

    E novidades?