Atenção: Afinal gasóleo e gasolina subiram mais que o previsto

106 Comentários

Se até aqui as previsões de uma semana para a outra, no que diz respeito aos combustíveis, confirmavam-se, agora não tem sido bem assim. Além das subidas à segunda-feira, tem havido subida dos preços durante a semana.

As previsões para esta semana apontavam para um aumento, mas o preço do gasóleo e gasolina é superior.

Atenção: Afinal gasóleo e gasolina subiram mais que o previsto


Combustíveis: Atestar agora o depósito custa mais cerca de 11 euros

De acordo com o ECO, o gasóleo simples, o combustível mais utilizado em Portugal, aumentou 9,8 cêntimos e a gasolina 6,1 cêntimos. As fontes do mercado apontavam para uma subida de 6,5 e cinco cêntimos, respetivamente. Recorde-se que na semana anterior, os combustíveis já tinham subido 10,4 cêntimos, no caso do diesel, e 12,4 cêntimos no da gasolina.

Assim, contas feitas, em média, o litro de gasóleo custará esta semana 1,954 euros. O preço da gasolina simples 95 custará, em média, 1,888 euros.

Atenção: Afinal gasóleo e gasolina subiram mais que o previsto

Segundo a CNN, atestar hoje um depósito de 50 litros custa agora mais cerca de 11 euros do que custava há apenas duas semanas. Os aumentos variam consoante o combustível em causa, mas os preços de venda ao público subiram entre 10% e 13% desde o dia 2 de outubro. O gasóleo, por exemplo, está ao preço de venda mais caro dos últimos três meses.

Comentários

106

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O revelador
    O revelador

    Se existe boa altura para sair da Europa do mundo era ontem.

    1. Avatar de Migas
      Migas

      E escreveres em português também seria muito bom.

      1. Avatar de O revelador
        O revelador

        Se não percebes o que escrevi, quem precisa de aulas de português és tu. Sem mencionar que é bastante ofensivo caso eu não seja portuguès.
        Mas é mais facil criticar “no mundo da internet” que ajudar. Continua assim que terás imensos amigos.. ou a”migas”

        1. Avatar de PTO
          PTO

          “sair da Europa do mundo”?

          Realmente devo ser mesmo mau a português porque o que escreveste faz ZERO sentido.

  2. Avatar de windows
    windows

    Novidades e vai continuar a subir no breve a 3€ o litro.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Pois dentro em breve a questão vai ser haver ou não haver, e não o preço.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Os mercados têm uma forma de racionar as coisas quando elas se tornam escassas:
        O preço.

        O preço estado nos €3 significa que não há no mercado combustível.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Mesmo assim, com a chuva, o número de carros multiplicou por 700, esta manhã, na zona de Alcântara. Acho que há mais de 5 anos que nunca tinha estado mais de 1 hora a descer da ponte, sem que tivesse existido qualquer acidente ou inundação. A quantidade de carros era tanta que as 5 faixas e o separar para os 2 lados da saída, era a passo de caracol. Não vi ninguém preocupado com o combustível. Até vi pessoas a estacionarem, no Alvito, irem ao café e ficarem ao telemóvel debaixo do toldo.

      1. Avatar de RC
        RC

        Em cidade só ando de Mota, e com chuva melhor ainda, menos me molho que de fosse de carro.

        1. Avatar de PM
          PM

          Molhas-te menos a andar de mota, do que se fores de carro? Essa para mim é nova.

          1. Avatar de RC
            RC

            Bem menos, porque quem vai de mota vai equipado para não se molhar, enquanto fosse de carro, até chegar a ele e do mesmo até ao trabalho vai uma molhazita.

            Pelo menos é isso que vi hoje e todos os dias que chove com os colegas de trabalho.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            eu vou de bicicleta

            corroboro o que o RC acabou de dizer

          3. Avatar de RicM
            RicM

            Verdade. Quando andava de mota e despia os impermeáveis no local de trabalho estava mais seco que os colegas que vinham de transportes pois há (quase) sempre trajetos no exterior.

        2. Avatar de windows
          windows

          Tens de explicar malta da NASA, como é que fazes isso, de mota num dia de chuva e não te molhas tanto como os outros. De facto es um caso de estudo. LOL.

          1. Avatar de RC
            RC

            Simples, visto umas calças motard para chuva, casaco igual, luvas goretex, botas nem preciso já que ando de maxi-scooter.

      2. Avatar de Narciso Miranda
        Narciso Miranda

        Demorei 2h de Sintra à Praça de Espanha…a sair de Sintra às 8h

  3. Avatar de Carlos Neto
    Carlos Neto

    Um dia destes, deixo o carro em frente ao Palacete de São Bento. Atestar já vale mais que o carro, então o Costa que fique com ele.

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      A culpa não é do Costa! É de quem votou nele….

      1. Avatar de Helio
        Helio

        Por acaso nem dele nem de quem votou, mas de quem privatizou a GALP/PETROGAL, deixando os combustiveis ao preço que entendem.
        E foram as mesmas cores politicas que criaram o ISP em 1986, e em 2014 tivémos um adicional.
        No reinado de 1985 a 1995, muito se privatizou…

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Areia para os olhos aos camiões cheios! Meu lindo nos últimos 22 anos diz lá quantos é que a direita socialista esteve no poder?

        2. Avatar de Realista
          Realista

          O problema era que o contribuinte com a GALP/PETROGAL nacionalizada estava a custar cerca de 500 Milhões por ano ao estado a mim e a ti… em 1995!!!! Imagina aos preços de hoje.

          1. Avatar de Manuel da Rocha
            Manuel da Rocha

            Sim… que a GALP a dar 11800 milhões de lucro e pagar 13163 milhões em dividendos é dar prejuízos.

          2. Avatar de Freaka
            Freaka

            Realmente..a Galp apresenta Prejuízo atrás de Prejuízo..Semestre atrás de Semestre…LOLADA. Colocassem Administradores responsáveis…! Até em plena crise de recessão o raio da empresa consegue apresnetar Lucro e dividendos aos sócios. Enfim….não vale nada aquilo….

          3. Avatar de windows
            windows

            Não amigo, Portugal, podia estar muito melhor, mas a má gestão, levou-nos aos problemas que temos hoje, não se aprendeu nada, continua-se na mesma, o estado é péssimo nesse ponto, gasta dinheiro em coisas que não interessam e tem pessoal a ganhar só o dinheiro e nem sabe desempenhar o cargo, depois é a vergonha que andamos a ver, há quase 5 décadas.

        3. Avatar de Urtencio
          Urtencio

          É a Galp que está a cobrar 61% do valor em impostos?
          É a Galp que está a cobrar um imposto que dizia o costa mentiroso que ia ser provisório? Foi a Galp que voltou a aumentar o valor do imposto na semana passada?

          1. Avatar de windows
            windows

            Tu deves ser daqueles que anda com as palas nos olhos, é só ler as respostas anteriores, um pouco de História e já não dizias essas asneiras todas…

          2. Avatar de Z-life
            Z-life

            @Miguel

            Mas tu ao menos sabes o que significa o gráfico? Bem me parecia que não…

            Mas diz lá qual q carga fical já que sbes muito….

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            eu sei o que significa o gráfico.
            mas como o gráfico não tem o sabor da Palha FaKebook a que estás habituado achas que o gráfico quer dizer outra coisa qualquer…

          4. Avatar de Z-life
            Z-life

            @Miguel

            Mas qual palha qual quê!
            Diz lá então qual a carga fiscal já que sabes tudo e até tens gráficos e tudo lol

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            como o gráfico não te dá o valor do sabor a que estás habituado não consegues perceber que o gráfico te dá o que estás a pedir…

          6. Avatar de Z-life
            Z-life

            @Miguel

            Eu não sei ler gráficos, mas tu como sabes tudo ajuda lá e diz qual a carga fiscal.
            É só engonhar e responder BOLA..lol

  4. Avatar de JS
    JS

    O preço medio é…….
    Aqui em V N Gaia
    Quando vou ao posto vejo gasolina aditivada 2.009€
    Diesel 2.14€
    Ainda gostava de ter os combustíveis ao preço aqui anunciados , porque fala-se e escreve-se e quando vamos aos postos a realidade é outra

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Talvez sejam os preços nas bombas low cost.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      A referencia é sempre em gasolina simples 95 e gasolio simples

    3. Avatar de O revelador
      O revelador

      Tens noção do que estas a pedir?
      O pplware é um site generico, não de vila nova de Gaia. Queres ver os preços da tua localidade vai ao maisgasolina.. a verdade e que subiram mais do que e suposto. E nao localmente, mas nacionalmente, que foi o que a noticia proporcionou.

      1. Avatar de Js
        Js

        Olha este entendido

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Aproveite e aprenda com quem sabe 🙂

          1. Avatar de AP
            AP

            Que comentário tão triste se calhar nem sabe ao que se refere

  5. Avatar de pedro
    pedro

    quem diria….e novidades?

  6. Avatar de JoaoC
    JoaoC

    Se retirarmos os 60% de impostos, até nem fica assim tão cara.
    Estas gasolineiras são mesmo uns ladrões!

    1. Avatar de O revelador
      O revelador

      E mesmo assim com esses 60% de impostos nao serve para o pais sair da crise 🙂 desde que se continue a meter os amigos em cargos de directora na tap (noticia da semana) é o que interessa. Sai mais um bmw para a senhora.. ups peugeot.

    2. Avatar de Helio
      Helio

      os donos dos combustiveis são privados, fazem o preço que entendem, o governo cobra os impostos que foram criados por quem também privatizou a Petrogal.

      “Em 20 de Abril de 1994, a Petrogal constituiu a CLC – Companhia Logística de Combustíveis, S.A., com um capital social de 3.000.000 euros (600 mil contos). Em Outubro de 1996, a Petrogal cedeu 35% do capital da CLC com a seguinte distribuição: 15% à Shell Overseas Holdings, Ltd; 15% à Mobil Oil Portuguesa, S.A.; e 5% à BP Portuguesa, S.A.

      Posteriormente, em 2000 a BP Portugal S.A., tomou a posição da Mobil Oil Portuguesa S.A., passando o capital da CLC a ser detido 65% pela Petrogal S.A., 20% pela BP Portugal S.A. e 15% pela Shell Overseas Holding Limited. No terceiro trimestre de 2004 a Shell Overseas Holding Limited transmitiu a sua posição de 15% do capital da CLC à Shell Portuguesa, S.A. que entretanto foi adquirida pelo grupo Repsol YPF.

      Em Julho de 2014, a RUBiS Energia Portugal, S.A., tomou posição na CLC por via da aquisição do negócio de GPL da BP, passando o capital da CLC a ser detido 65% pela Petrogal S.A., 15% pela BP Portugal S.A., 15% pelo Grupo Repsol YPF e 5% pela RUBiS Energia Portugal, S.A.

      Mais recentemente, em Dezembro de 2020, a RUBIS Energia Portugal, S.A. reforçou a sua posição acionista pela adquisição à BP Portugal S.A. da totalidade das ações que esta empresa detinha, passando o capital da CLC a ser detido 65% pela Petrogal S.A., 15% pelo Grupo Repsol YPF e 20% pela RUBIS Energia Portugal, S.A.

      O montante investido na totalidade do projeto – Oleoduto e Parque de Combustíveis – atingiu os 215.000.000 € (43 milhões de contos), sendo cerca de 65% afetado ao parque e o restante ao Oleoduto.

      O atual capital social da CLC é de 5.000.000 euros, encontrando-se integralmente subscrito e realizado”

      Fonte: https://www.clc.pt/

      1. Avatar de Celso
        Celso

        E em 7 anos não tiveram tempo para reverter essas situações? E ainda se dizem socialistas?
        Se, administrativamente, colocaram um teto máximo para as botijas de gás, porque não fazem o mesmo para os combustíveis? Ahh, pois… mas alguém tem de pagar a TAP, essa grande empresa de interesse e estratégia nacional!

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Já não são 60% de impostos. Matematicamente, quanto mais sobe o preço na origem, mais baixa é a percentagem total do imposto, porque a parte do ISP+IVA sobre o ISP é fixa. Além disso, o governo teve que baixar o valor da parte fixa para o preço final não ficar ainda mais incomportável. Actualmente a percentagem do imposto no preço total é 45% na gasolina e 36% no gasóleo, segundo o site da Apetro.

      1. Avatar de JoaoC
        JoaoC

        Eu sei. Mas mesmo quando eram os tais 60% (e mais), os do costume diziam que os ladrões eram as petrolíferas.
        Quem faz prospeção, exploração, transporte, refinação e distribuição, que ficava com 40% do valor, era ladrão. Quem nada faz e fica com 60% é boa gente. Estranho raciocínio…

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      E os 843000 milhões de lucro que as gasolineiras europeias, obtiveram entre Fevereiro e Setembro, cerca de 670% do lucro habitual é tudo boas práticas. Olha, a Total gastou 3700 milhões a comprar 3 aviões e 483 Tesla, para a direcção, agora estão parados que os trabalhadores querem 11% de aumento e a empresa ofereceu 7%, no mesmo dia que anunciou 46300 milhões para pagar em dividendos aos accionistas, numa “distribuição extraordinária de lucros”.

      1. Avatar de Z-life
        Z-life

        O Miguel que sabes tudo, tens de mandar os teus gráficos ao polígrafo.
        A tua palha afinal é bem mais gostosa que a dos outros! É que impostos (carga fiscal) não é só ISP. Mas como sabes tudo já nos vais esclarecer com outro gráfico, Lol

        https ://poligrafo.sapo.pt/fact-check/cerca-de-60-do-preco-de-venda-da-gasolina-em-portugal-corresponde-a-impostos

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          o teu problema não é não saber ler gráficos
          o teu problema é não saberes LER o que quer que seja

          para esse bolígrafo com mais de um ano
          respondo-te com o mesmo gráfico ,)
          https://carburantes.tumblr.com/post/698105644854706176/2022-10-14-isp

          1. Avatar de Z-life
            Z-life

            Então diz lá qual a carga fiscal nos combustivéis atualmente, vá lá.
            Já que sabes tudo diz lá vá, estamos curiosos e olha que não é necessários gráficos.

            Foste apanhado a mentir e agora a resposta é “tomem lá um gráfico que não responde ao que perguntam mas que vou fazer que sim não respondendo, apenas dizendo vejam o gráfico”

            Que Lolada

            Assim muito simplesmente reponde lá a isto “sem gráficos”

            Qual a carga fiscal atualmente sobre os combustíveis e que impostos são esses.

        2. Avatar de RC
          RC

          60% incluindo o iva, que acho que nem devia ser considerado.

          Se não fosse assim quem ia pagar as taxas de carbono, multas por poluição e juros desse dinheiro ? sim, não temos petróleo, tudo o que compramos lá fora, paga juro do dinheiro.

      2. Avatar de JoaoC
        JoaoC

        És membro do governo? Ao que mentes…

        1. Avatar de Z-life
          Z-life

          A enrrolar é que o Miguel sabe tudo é bom.

          Responder ao que perguntam é que está quieto. Foi apanhado a difundir dissimuladas (a pensar que os outros são igorantes) agora tem vergonha de admitir. Enfim….é o que temos.

          1. Avatar de Z-life
            Z-life

            difundir *mentiras

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            vós outros ignorais, até,
            que sois ignorantes

      3. Avatar de JoaoC
        JoaoC

        É que impostos não é apenas ISP. Acrescenta taxa de carbono e imposto de serviços rodoviários. junta tudo isto ao valor do litro de gasolina e multiplica por 1.23 e verás que dezoito só em miragens.
        Mesmo com preço de venda a 2€ e com a baixa do ISP, o valor dos impostos ainda representam 44% do valor final.

      4. Avatar de Joao
        Joao

        Então só o IVA são 23%… o ISP, taxa carbono, outras taxas e taxinhas são negativas?

        1. Avatar de RC
          RC

          Iva não conta, tudo tem iva, até os impostos levam iva em cima.

          1. Avatar de Z-life
            Z-life

            Ganha tato, IVA é carga fiscal. FIM.

  7. Avatar de Jose
    Jose

    Eu ca no meu model 3 carrego de borla todos os dias no emprego. Esta gente que usa gasolina devia pagar ate mais so poluem o ar

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      Como se o processo da produção da bateria do teu model 3 não tivesse produzido qualquer poluição

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A produção de electricidade tb não é isenta de poluição.

        1. Avatar de RC
          RC

          Nem das solas dos sapatos.

    2. Avatar de Tretas
      Tretas

      Compraste carro eléctrico e ficaste sem dinheiro para pagar electricidade em casa não é? Percebo…
      Já agora, antes de ter eléctrico andavas a pé?

    3. Avatar de manuiel
      manuiel

      Um VW UP não é um model 3 José

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se todos andássemos de elétrico, ia ver o que acontecia ao preço da eletricidade!

      1. Avatar de RC
        RC

        Ficava igual, já que aquilo que contribuem para consumo total de energia é insignificante, além disso a produção particular está a aumentar cada vez mais, eu ando de eléctrico e 90% da energia que gasto em casa e nos veículos.

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          Mas sabes que nem todos tem moradias e o predios antigos nao tem capacidade para colocar carregadores.

          1. Avatar de RC
            RC

            Eu tenho 3 veículos e não tenho carregador nenhum. Ligo apenas á tomada.

            Por não terem todos não quer dizer que não seja a melhor solução para os que podem, quem não tem e quer, que crie soluções, foi isso que fiz.

          2. Avatar de FAR
            FAR

            Não vale a pena, já estão tão habituado a ver o mundo de cima do cavalo que deixaram de se lembrar que há quem ande a pé.

          3. Avatar de RC
            RC

            Que quer que faça ? Que lhes em dê uma bicicleta ?

          4. Avatar de Infinity
            Infinity

            @RC, para ligar a tomada tinha que mandar uma extensão do 3º andar

          5. Avatar de RC
            RC

            Eu pertenço aos 70% que têm garagem ou local próprio de estacionamento, isto segundo o INE é o ACP.

            Já agora, se houver condomínio, eles são obrigados ou a aprovar a instalação de uma tomada ou evse para carga, ou a aprovar a sua instalação, não há cá “o condómino não aprova”

          6. Avatar de Infinity
            Infinity

            @RC isso se eu tiver local de estacionamento / garagem

          7. Avatar de RC
            RC

            Por isso eu ter usado o “se”

            Mas se não tem porque não quer ou não pode, isso não é razão para arranjar desculpas que o mundo não pode adaptar a estes veículos, pelo menos quando a maioria pode, nem que fosse uma minoria

          8. Avatar de Infinity
            Infinity

            @RC eu não tenho lugar de estacionamento ou seja, tenho que ter o carro na via publica. o carregador mais perto está a quase 1km (acho que não dá muito jeito ter que andar com as crianças ao colo) entao que raio faria sentido para mim um carro 100% electrico? se calhar aplica-se à maioria da população pois nem todos tem lugares de garagem ou carregadores à porta de casa

          9. Avatar de RC
            RC

            Como disse antes, se não dá para si, dá para outros, é para a maioria, espere pelos a pilhas, esses pode abastecer em postos pagando 10x mais caro e nao tem esse problema.

            Ou então compre um a combustão uns antes antes de acabar a sua venda e tem carro para o uso e para o resto dos seus dias, a questão que fica é se nessa altura você ainda quer andar com um carro a combustão….

          10. Avatar de Infinity
            Infinity

            @RC para a maioria? e essa dita maioria tem capacidade para comprar carro electrico com os ordenados fantasticos? os carros a combustão ainda vai levar muitos anos até deixarem de ser vendidos. Porque não haveria de queres andar num carro a combustão? Leva-me do ponto A ao ponto B.

          11. Avatar de RC
            RC

            E quem disse que tem de ser para a semana ?

            Também gosta de usar agora um Nokia 3310 ? Também faz chamadas como os outros.

        2. Avatar de Jakim DÁlem
          Jakim DÁlem

          Porra pá, mas afinal andas de mota ou de electrico? Ah já percebi, andas é no electrico…

          1. Avatar de RC
            RC

            Tenho carro e Mota eléctricos.

          2. Avatar de Z-life
            Z-life

            E nem sempre. Aqui todos têm teslas, ainda não sabias disso? kkkkk

          3. Avatar de RC
            RC

            Eu não tenho nenhum tesla, nao me importava nada.

  8. Avatar de Celso
    Celso

    Oh José e como é que esse Model 3 chegou à tua empresa? Veio sempre no auto-pilot e carregava-se sozinho através de painéis solares ou de eólicas colocadas no teto do carro? nonsense

    1. Avatar de RC
      RC

      Foi transportado uma vez como todos os outros, a energia vem de várias fontes, mas do gasoleo nao vem de certeza, se é isso que quer afirmar.

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bem feito aos portugueses, merecem.
    Votam nos mesmos e esperam diferenças. Só levantam o rabo para ir a festivais e bola.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Explica lá se tivéssemos votado de maneira diferente como é que tínhamos agora combustíveis mais baratos, estou curioso.
      Não sei se reparaste mas Portugal não faz extração de petróleo e compramos aos outro que ditam o preço e também deves de saber que os carros não andam a pretório e temos que o refinar.

      1. Avatar de Z-life
        Z-life

        Pergunta á Polónia e á Hungria

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Acho piada estes comentários “ votem sempre nos mesmo” vão para para lá da esquerda do centro da direita fazem tudo bem quando não estão a mamar quando la estão são como os outro é tudo areia do mesmo saco não existe partidos com tomates em Portugal. Mudem de discurso

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Não aprendeste com os 730000 milhões que a Inglaterra perdeu em 17 dias de governação das coisas iguais ao Chega-IL-PSD nacionais? Fizeram o que a direita portuguesa anda a prometer há 20 anos… olha, os mercados disseram-lhes que pagar 287000 milhões e pedir 653000 milhões emprestados, não é viável.

      1. Avatar de Z-life
        Z-life

        Lol, e com bancarrotas e dividas de 130% do PIB? Não se consegue aprender nada?

    4. Avatar de RC
      RC

      E o senhor, ao menos votou ?

  10. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Só dá entendidos e mestrados …

    Mas parece que afinal com tanta toxicidade nem os ditos apresentam soluções dignas mas antes dedos uns aos outros, o passa a culpa … e existe sempre quem vá na onda … mexe, remexe, vira e toca o mesmo …

    e o povinho …

    Não come

    Não mexe…

    Energia … em falta.

  11. Avatar de o Abreu
    o Abreu

    Meu querido Zoe!!!!!

    1. Avatar de RC
      RC

      Meu querido nissan e vectrix, cada vez valem mais o dinheiro que dei por eles.

      1. Avatar de Z-life
        Z-life

        Então mas não era um tesla?

        1. Avatar de RC
          RC

          Tesla ? Nunca disse que era um tesla.

      2. Avatar de o Abreu
        o Abreu

        Já vem com o arrefecimento da bateria de tração?

        1. Avatar de RC
          RC

          O nissan não, também não me faz falta, já que não tem uso intensivo.

          A vectrix sim, já traz.

  12. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Com a quantidade de carros a circular, há muita margem ainda para subir.
    Pelos vistos anda tudo de bolsos cheios…

  13. Avatar de paulo
    paulo

    A galp já começou assustar as pessoas com mais um pretexto para subir novamente o gas, devido as cheias que tem feito na Nigéria blá blá nao recebemos 4 carregamentos que estavam previstos, o gas vai escassear, blá blá

  14. Avatar de Três Aerios
    Três Aerios

    Já estou farto de trânsito. 3€ já!