Atenção à velocidade! Operação da GNR está na estrada

16 Comentários

Depois do período da Páscoa que registou um número de vítimas recorde, a GNR vai voltar a ter uma fiscalização ativa. A GNR estará nas estradas entre 17 e 23 de abril, e irá controlar a velocidade em todo o território continental.


Operação da GNR está enquadrada na Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol)

De acordo com as informações da autoridade, o objetivo é controlar a velocidade em todo o território, mas principalmente nas zonas com mais sinistralidade e infrações.

No comunicado, a Guarda Nacional Republicana explica que esta operação está enquadrada na Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), “organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.”

Desde 2021 que GNR faz parte deste grupo internacional, “passando a integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização”. Acima de tudo, com esta operação, a força de segurança procura “sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros por parte dos condutores e passageiros, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas”.

Segundo as informações, em 2022, a GNR registou 3816 acidentes fruto de velocidade excessiva e excesso de velocidade, num total de 78896 acidentes. No mesmo ano 119651 infrações foram registadas.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PM
    PM

    “a Guarda Nacional Republicana explica que esta operação está enquadrada na Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), “organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.” – para as autoridades portuguesas as normas rodoviárias resumem-se à velocidade de circulação. Viva a prevenção rodoviária

  2. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Continua-se a insistir na mesma metodologia e a esperar obter resultados diferentes. Isto só tem um nome.

    1. Avatar de Magistrada
      Magistrada

      Tem o nome do, acelera e coloca a vida dos outros em perigo e vais ver o que te acontece. Depois vem para aqui chorar que te retiraram pontos ou a carta por teres comportamentos de um garoto e 10 anos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O que acontece é que cada vez que vêm em massa para a rua aumentam os acidentes, as mortes e os feridos graves.
        Que raio de prevenção!

        1. Avatar de Magistrada
          Magistrada

          Cada vez que a GNR vem para a rua há mais acidentes? Mostra lá as tuas fontes a comprovar isso. Deviamos banir a fiscalização?

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        O que é que não percebeste do meu comentário ?? Ao que parece tudo.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ainda ontem, estava a voltar do hospital com a minha esposa à 01 da manhã, e dois anormais num picanço na A8 iam-me batendo por trás. Ainda por cima com dois bmw serie 3 horríveis. Atrás deles, ainda sem pirilampos, vinha um C4 da GNR.

    Um pouco mais a frente lá estavam à direita. Pode ser que aprendam, ou não, que as auto-estradas não são autódromos. Se não aprenderem é proibição de voltar a tirar a carta e acaba-se o brinquedo. Querem libertar energias? Reservem o autódromo do estoril. E eu tenho um e-tron com 313 cv disponíveis imediatamente. Só não ando mais rápido porque há leis.

    irra. É assim tão difícil ler os sinais brancos e vermelhos?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      zona de leiria é muito azeite.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Pedro, com um maquinão desses até parece mal deixares que 2 farroncas quase te passassem a ferro!

  4. Avatar de Realista
    Realista

    “De acordo com as informações da autoridade, o objetivo é controlar a velocidade em todo o território, mas principalmente nas zonas com mais sinistralidade e infrações.”

    Solução:
    Colocar um radar fixo e um aviso de radar.
    Garantidamente que se o ponto é crítico deixará de o ser, e a isso chama-se prevenção rodoviária.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Bem visto. Mas esse método rende pouco!

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Não teria dito melhor ! Muito bem observado

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Há uns anos (muitos até) um conhecido meu foi a julgamento, em Beja, por uma multa de excesso de velocidade que resolveu contestar, No julgamento, respondendo ao Juiz, começou por dizer: “Vinha eu, calmamente, a caminho de Lisboa, quando um carro, já de noite, se colou à minha traseira. Nem ultrapassava, nem se afastava. Desconfortável com a situação, acelerei para ver se o deixava para trás. Mas ele continuava colado à minha traseira, depois abrandei e ele continuou… depois acelerei e voltei a acelerar e ele sempre colado à minha traseira!!”
    Perguntou o Juiz: “É capaz de identificar o carro?”, ao que ele respondeu: “Sim, era um Nissan Primera vermelho” vi-o bem quando passámos numa localidade iluminada.”
    Réplica do Juiz: “Oh homem, vá-se lá embora que como você já é o quinto que me aparece aqui hoje!!”
    Sabendo como os portugueses são “bons alunos”, esta coisa da “RoadPol”, até vai dar para fiscalizar a velocidade das cadeiras de rodas!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não sei se estás a contar alguma anedota mas isso já me aconteceu pelo menos 2 x’s (um deles um ibiza cinza com Zés do boné e tudo eheh)
      A diferença é que não fui na cantiga!

  6. Avatar de TypeR
    TypeR

    Deviam era multar os 99% dos “condutores” portugueses, que não conseguem/sabem usar a m)%#@s dos piscas!!!

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      E não só … Mas também os indivíduos de mota que fazem ultrapassagens em locais de faixa continua. Ainda no outro dia, quase me borrei de susto …
      Era melhor mesmo, era tirarem a carta a esses inconscientes.