Até ao final de 2025 vão circular 85 milhões de carros elétricos nas estradas do planeta

90 Comentários

Ainda que com alguns abrandamentos que não eram esperados, os carros elétricos estão a tornar-se a escolha de uma grande parte dos condutores. Estes têm vantagens óbvias e que têm sido exploradas. Uma análise recente da Gartner veio mostrar que em 2025 devem circular nas estradas do planeta 85 milhões de carros elétricos.

carros elétricos Gartner estradas 2025

Haverá cerca de 85 milhões de veículos elétricos nas estradas até ao final do próximo ano, incluindo automóveis, autocarros, carrinhas e camiões pesados, segundo a Gartner, que divulgou uma nova previsão. Divide os carros elétricos em dois grupos: veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV).

Até ao final de 2025, 62 milhões de carros elétricos serão BEV, um aumento de 35% relativamente a este ano, e os PHEV atingirão 23 milhões de unidades em 2025, um aumento de 28% relativamente a este ano.

Base Instalada 2023 Base Instalada 2024 Base Instalada 2025
BEV 32.628.884 45.872.824 61.860.183
PHEV 13.402.907 18.159.560 23.283.006
Total 46.031.791 64.032.383 85.143.189

A China é por vezes apontada como um exemplo de um grande emissor. Embora seja um grande emissor, a propriedade de veículos elétricos também supera a base instalada combinada do resto do mundo, e isto continuará até 2025 e provavelmente na próxima década, espera a Gartner.

Felizmente, a Gartner afirma que a procura de carros elétricos irá crescer de forma constante na Europa e na América do Norte. Em 2024, estes representarão 36% da base instalada global. Até 2025, a Gartner prevê que existam 49 milhões de carros elétricos nas estradas chinesas, 20,6 milhões nas estradas europeias e 10,4 milhões nas estradas da América do Norte.

carros elétricos Gartner estradas 2025

Uma das maiores preocupações sobre os VE é a situação das baterias. As coisas vão melhorar a este respeito até 2030. A Gartner espera que os fabricantes de automóveis permitam a reciclagem de 95% das baterias dos VE para reduzir o risco de escassez de matérias-primas.

Os números publicados têm provavelmente em conta os efeitos que as tarifas sobre os carros chineses terão na aceitação na América do Norte e na Europa. Os defensores acreditam que estas são necessárias para dar aos fabricantes de automóveis uma oportunidade de competir com os fabricantes chineses, que receberam subsídios do governo chinês.

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E todos vão arder dizem os do costume…

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      Talvez. lítio não é a solução, está mais que visto

      1. Avatar de JL
        JL

        Litio é uma das soluções, existem outras a aparecer.

        No entanto os a combustão vão continuar a usar lítio.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Não é grande taça, tendo em conta que temos cerca de 1.5B e que 80M foram produzidos nos últimos 12 meses.. da muito que pensar sobre as escolhas dos consumidores

    Não deixo de achar engraçado considerarem PHEV como eléctricos, tenho um PHEV e nunca anda a bateria, só carrega quando precisa de estacionamento e os restantes estão longe da porta, como eu uma grande maioria com PHEV

    1. Avatar de Seal
      Seal

      Bravo !
      Deves estar muito orgulhoso dessa habilidade.
      Cada cromo…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        capacidade de pensar pela própria cabeça e argumentar? não sabia que era motivo de orgulho, pensei que fosse uma capacidade distribuída por muitos, pelos vistos menos dos que julgava

        1. Avatar de Seal
          Seal

          Não Zezinho.
          “…tenho um PHEV e nunca anda a bateria…”
          A falta das tuas capacidades está bem presente.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tenho frota, porque havia de me preocupar com carregamentos, ou não é esse o motivo pelo que as pessoas querem os baterias?

          2. Avatar de Seal
            Seal

            Estás cada vez pior.
            Trata isso…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O pessoal que conheço que tem PHEV andam a maioria do tempo somente em eléctrico. Para voltas até 30/40km chega perfeitamente. Em deslocaçoes mais longas funciona em misto

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        devem ser uma minoria, até conheço muitos que só compraram phev para terem facilidade de estacionamento nos centros comerciais

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Ou seja a maioria das pessoas pagam mais para ter um baterias e carregador para não utilizar. Penso ser uma boa opcão.
          Provavelmente só conheco a minoria das pessoas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Andas mal informado @Toni
            “For new plug-in hybrid electric vehicles (PHEVs) first registered in 2021, the real-world CO2 emissions were on average 3.5 times (4 l/100km or 100 g CO2/km) higher than the type-approval values, which confirms that these vehicles are currently not realising their potential, largely because they are not being charged and driven fully electrically as frequently as assumed. ”
            https://climate.ec.europa.eu/news-your-voice/news/first-commission-report-real-world-co2-emissions-cars-and-vans-using-data-board-fuel-consumption-2024-03-18_en

          2. Avatar de JL
            JL

            Bom, para os não plugin já se sabia:

            “The first data from a sample of 600 000 cars indicates that the real-world fuel consumption and CO2 emissions from diesel and petrol vehicles on the road are around 20% higher than indicated by the official values from the standardised WLTP type-approval test used for regulatory purposes. This discrepancy is in line with what the Commission had anticipated. ”

            Quanto ao Toni, é melhor entender a ironia….

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt aos puros combustão, querer colar os +20% destes com os +350% dos PHEV, é completo nosense.
            Claro q como foi dito, hoje em dia tudo é monitorizado e as marcas sabem td de carros conectados até sabem se e quando parou para regar as ervas e se não passarem esses dados obtidos às autoridades, levam com multas capazes de lhes fechar a porta. Daí q a ladainha que os PHEV são elektros seja mais uma falácia da MEque já caiu no ridículo. E não é de agora, há muito que se sabe o real uso de um PHEV que, durante o ciclo de vida, acaba por gastar mais do q um equivalente a combustão.

            Qt aos 20% a mais num combustão, é normal. O uso dado aos carros é maioritariamente em cidade. Não há milagres, claro q o consumo sobe sobretudo no quadro de sobrelotação das vias que é um problema cada vez mais evidente.
            Posto isto, os carros (todos eles) deviam ser banidos das cidades. A Noruega finalmente percebeu e já o está a fazer.

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Yamahia Qt aos 20% a mais num combustão, é normal. O uso dado aos carros é maioritariamente em cidade.

            É normal porque o pessoal não é inteligente, o pior é que o pessoal tem orgulho nisso, como se fosse um concurso a ver quem tem o IQ mais baixo.

            Na cidade é possivel gastar 0 Litros de combustivel com um PHEV, mas é necessario saber utilizar, o que aparentemente pouco sabem.

          5. Avatar de JL
            JL

            Não fui eu que coloquei, foram os rapazes do seu link.

            Em lado nenhum dizem que os phev gastam mais que os puros a combustão, leu mal, o que dizem é que gastam 3.5 vezes que aquilo que anunciam, o que não chega nem perto daquilo que os puros a combustão gastam com + 20%.

            Sim a malta já caiu na realidade, daí as vendas deles estarem a cair, tal como os puros a combustão.

            Então mas agora a maioria já anda em cidade ? Antes era em autoestrada, tanto que o consumo dos eléctricos nunca se faz(segundo você) em cidade. Que curiosamente é onde os phev fazem melhor que qualquer a combustão, os phev só são maus em autoestrada ou em cidade se não os carregarem.

            Decida-se.

            Sim a Noruega já percebeu, daí 95.5 % das vendas serem 100% eléctricas, os phev praticamente nem se vendem.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Na cidade é possivel gastar 0 Litros de combustivel com um PHEV, mas é necessario saber utilizar, o que aparentemente pouco sabem.”
            @Toni, o pessoal sabe. Simplesmente não está para se chatear.

            “rapazes do seu link.”
            @JL, Leia-se comissão europeia.
            Lembro
            “3.5 times (4 l/100km or 100 g CO2/km) ”
            Ou seja 4 litros além do declarado, o que facilmente ultrapassa os 5l/l aos 100.
            Há puros a combustão a fazer muito melhor que isso. basta não serem usados em cidade.

            “Decida-se.”
            Não tenho que me decidir. São factos. A Noruega iniciou o ban de carros das cidades e tomou medidas concretas para conter a praga.

          7. Avatar de JL
            JL

            Tem lá o resto da frase que eu também disse, faz 3.5 x se não os carregarem, o que não se compreende é porque compram esses carros se não os carregam, é vício de gastar dinheiro, ainda nem que tiraram a maior parte dos incentivos.

            O declarado desses cardos é quanto ? Portanto fica bem abaixo dos 100% a combustão.

            Não, não iniciou ban nenhum de eléctricos, iniciou foi o ban de carros a combustão, até porque são a maioria.

          8. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            ” O pessoal sabe. Simplesmente não está para se chatear.” Isso demostra uma inteligencia doida, pagar mais dinheiro para poder gastar mais dinheiro. É como gastar €€€ a tornar uma casa mais eficiente e depois abrir as janelas sempre que se liga o AC.

            Depois ainda falam que são mais inteligentes que o resto do pessoal.
            O dunning kruger está forte por esses lados

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Toni, é o que é e as coisas são como são
            @JL, Não, não é. Facilmente encontra carros puros combustão segmento D a fazer emissões de CO2 104 g/km. Mesmo que que adicione 20% alem do declarado pelo facto de andarem muito em cidade, no limite vai medir vai medir 124,8 g/km
            Já um exemplo de um PHEV segmento D (ex BMW 320e) declara emissões CO2 (WLTP) 29 g/km. Se adicionar as medições + Emissões de CO2 entregues à UE pelo monitoramento dos carros, terá que adicionar 100 g/km o que representa emissões CO2 de 129 g/km.
            Logo um PHEV anda a poluir mais que o equivalente a um puro a combustão mesmo que este tenha uso em cidade (Audi a4 2.0TDI B9)

            Quanto à Noruega, o conceito já data de 2020. Entretenha-se.
            https://www.itf-oecd.org/reallocation-road-and-street-space-oslo-0
            Na Noruega, especialmente em Oslo, há várias cenas para cortar o nr de carros, até mesmo os elektros nas cidades. A capital tem removido lugares de estacionamento e fechado umas quantas ruas ao tráfego de viaturas, trocando esses espaços por ciclovias, zonas verdes e calçadas. Isto tudo faz parte de um plano para melhorar a qualidade de vida urbana. Mesmo que Oslo tenha bué de elektros, a cidade está agora a dar prioridade ao transporte sustentável, tipo bicicletas, transportes públicos e espaço para peões​
            Qq dia carros só mesmo para ir aos Fiordes e já sabemos que elektros não servem para isso. Triste sina a do condutor norueguês eheh

          10. Avatar de JL
            JL

            Claro que encontra, + 20 % .

            Pois encontra, mas não são carros idênticos e depois lá está, nem sequer têm a mesma potência.

            Não fala aí de eléctricos, não entendo porque voltou a culpar os eléctricos pelo mal dos a combustão.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já tardava a conversa da potência. Já lhe demonstrei que potência declarada em carros com componente propulsora elektra não serve para nada.
            Entretanto vários departamentos da policia na Califórnia já andam super arrependidos por terem optado pelos model y. Quer ver?

          12. Avatar de JL
            JL

            Demonstrou onde ?

            Mostre, mostre.

          13. Avatar de JL
            JL

            Depois mostre aí também qual foi o feedback com os a diesel .

          14. Avatar de JL
            JL

            Já agora, não sabe para que serve a potência ? Muito simples,.até numa nacional a cumprir radares se faz media de 95, ao invés de 87. Loool

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            495 cv elektros na flor da idade não conseguem acompanhar 115 cv a gasóleo do início da década passada
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbgjiyVkZHQQlxUKWQ

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tome lá a cena da desilusão dos polícias para com a Tesla.
            Tal como disse de inicio qd o Pplware fez eco da compra, são bons para levar as velhotas ao centro de saúde lá do sitio e outros serviços semelhantes à comunidade mais fragilizada. Ais que isso já é pedir muito a estas amostras de carros:
            https://www.sfgate.com/bayarea/article/california-switch-electric-cars-cops-19816671.php

          17. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, afinal o problema são a falta de luzes e do mata bois.

            Looooooooooollll

          18. Avatar de JL
            JL

            Se arrancarem os 2 ao mesmo tempo conseguem.

            Esse quantos tem a mais modificados ?

            Metem carros com muita potencia mas cortados.

        2. Avatar de JL
          JL

          A minoria ? Como assim ? Faz algum sentido ter um phev que não é carregado ? Mais vale ter um a gasolina meter umas sacas de areia para fazer o mesmo, e assim quando der problema da baterias, como vocês tanto alegam que acontece, não ficam com o carro parado, e não venham com a conversa que um híbrido anda com bateria ou motores eléctricos avariados ,porque nenhum anda.

    3. Avatar de Fernando Almeida
      Fernando Almeida

      Tudo o que seja para dourar os números é bem vindo.

    4. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Nabo foste tu em comprar um PHEV se sabias que nunca ias carregar o carro. Porque andas a transportar uma bateria que nunca vais usar?
      É considerado eléctrico porque um veículo PHEV permite ser recarregado por electricidade. Por isso é que os HEV não entram neste pacote porque, apesar de também ter um motor eléctrico, não é possivel carregá-lo autonomamente por electricidade.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Pode ser carro de empresa.
        Na minha empresa vão passar a dar carros hibridos, no meu caso quando o tiver tambem vou andar com ele sempre a combustão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, quanto mais se lesar a empresa melhor, assim ela pode pagar piores salários.

        2. Avatar de JL
          JL

          Se for se empresa, a empresa é dele, já o disse aqui várias vezes.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Se a empresa for dele, pode ser pelo facto de conseguir obter benefícios fiscais pelo facto de ter carros elétricos. Se for o caso acho que faz ele muito bem, sendo híbrido pode obter essas benesses fiscais e pode andar com o carro como se fosse normal sem estas coisas dos elétricos.

            Se for carro pessoal, então acho que aí foi uma má opção, porque se é para andar sempre a combustível comprava logo 100% a combustão.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Faz todo o sentido andar a passear uma bateria e um motor eléctrico só porque sim.
            Ainda têm a lata de usar o argumento, de quem não tem nada contra os veículos eléctricos, de usar palas e não usar essa vantagem que é uso de electricidade no lugar do combustivel.

            É rídiculo esse pensamento anti-VE (assim como os extremistas do outro lado)

          3. Avatar de JL
            JL

            Que interessa obter benefícios para gastar mais ? Um carro a combustão sem ser plugin fica mais barato mesmo depois dos benefícios.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Para andar a passear as baterias, Sai mais barato comprar um carro a combustão e meter umas sacas com areia na mala

    5. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Um bem haja pela sua sinceridade!

      1. Avatar de JL
        JL

        Nem mais, assim se prova o que sempre tenho dito, híbridos não resolvem nada.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          PHEV híbridos e SUVs sejam BEV ou ICE não resolvem nada, sem dúvida. Segmentos B e C com alguma eletrificação podem ajudar alguma coisa, não sei. Ainda não há grandes provas contra ou a favor

          1. Avatar de JL
            JL

            E é nesses que estão a apostar mais, tem aqui muito artigo novo no pplware com eles.

          2. Avatar de JL
            JL

            O que não faltam são provas a favor, se não as lê, isso é outra questão.

    6. Avatar de JL
      JL

      Quando se trata de números que não lhes convém, até aumentam a outra parte.

      Se não anda a bateria porque o comprou ? Para gastar mais dinheiro em combustível ?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ser anti EV é assim mesmo. Comprar hibrido e recusar-se a utilizar o motor electrico

        1. Avatar de JL
          JL

          Looooooooooooooool

          Toni, essa foi forte.

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Dizer a mesma coisa muitas vezes, mesmo que pareça, não faz dela verdade.

    Gostava que o pplware tivesse um remind me tipo o reddit para vir aqui em 2025 e ver o quão longe desses números vão estar as vendas de veículos elétricos.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      A BMW baixou 30% das vendas a nível mundial… só teve subida nas vendas de carros elétricos.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Ok, bom para eles.. I guess…

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        A toyota foi outra. Vendas a cair a pique, os 2 modelos electricos que possuem tiveram subida das vendas acima dos 100%. Resultado, vão reduzir a producão de electricos e adiaram a abertura de novas fabricas 😀

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Subia face ao ano anterior?
          Sabes quantos carros venderam no ano homólogo?
          Pergunto porque se só venderam 4 e depois no ano a seguir venderam 8, tiveram um aumento de venda de 100%, mas foram só mais 4 carros.

          Portanto as % tem muito que se lhe diga, funciona bem como marketing, mas na realidade é uma mão cheia de nada.

  4. Avatar de mesmo
    mesmo

    fala-se de número e nunca se fala de preço, mas é em tudo, então não vinha por parte da LG a próxima geração de baterias que não só é melhor em todos os aspectos como mais barata de produzir o que reduz o preço total e final? mas então…nunca vem noticia de “a partir de 202X vai haver diminuição significativa do preço de X”…enfim…

    1. Avatar de JL
      JL

      Todos os anos há baixas de preços, isso já não faz sentido ser notícia.

  5. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Entretanto na Alemanha:

    – Os proprietários alemães de carros eléctricos estão cada vez mais a regressar aos veículos de combustão
    https://rmx.news/article/german-e-car-owners-are-increasingly-switching-back-to-combustion-vehicles/

    1. Avatar de JL
      JL

      Portanto 66% trocou de carros a combustão para eléctricos.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Errado.

        Os números não suportam essa afirmação de que 66% das pessoas trocaram de carros a combustão para elétricos. Na realidade, é exatamente o oposto. Vamos aos dados concretos, com base na notícia da Huk-Coburg.

        Este ano, apenas 3,6% dos proprietários de veículos a combustão fizeram a mudança para elétricos. Este é o valor mais baixo já registado desde que começaram a acompanhar estas estatísticas. Portanto, a ideia de que uma grande maioria está a fazer a transição para elétricos simplesmente não tem fundamento nos factos.

        Agora, olha para o outro lado da questão. O número de pessoas que, depois de experimentar um carro elétrico, voltaram para os motores a combustão está a crescer significativamente. Em 2024, foram 34%. Isto representa um aumento face aos 28% que voltaram no ano anterior, 17,5% em 2022, e 14,2% em 2021. Estes números mostram que, ano após ano, há uma crescente insatisfação com os veículos elétricos, ao ponto de um terço dos utilizadores já ter voltado aos motores tradicionais.

        Portanto, se os números mostram alguma coisa, é que não há uma transição massiva para veículos elétricos, e sim um movimento considerável na direção contrária, com cada vez mais pessoas a abandonar os elétricos e a voltar para os carros a combustão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Os mesmos que dizem que 34 % estão a voltar, quer dizer que os restantes estão lá. Não entendi qual a dúvida, é difícil fazer a conta ?

          3.6 % é o Share total na Alemanha, ou seja, 3.6% dos veículos na Alemanha são eléctricos.

          Foram 34% dos 3.6%, curioso como você tenta lavar números.

          Ah bom, afinal os eléctricos a aumentar.

          Nem é para haver transição massiva, ela nunca foi massiva para os a combustão, levamos 100 anos a chegar a estes números com os a combustão.

          Errado, isso só demonstra que há cada vez mais pessoas a aderir, que é a direção certa, pelo menos na minha opinião e na maioria dos números ai relatados.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            @JL, há algumas confusões nos números que apresentas, por isso vamos lá clarificar, factualmente e com base na notícia e nos dados disponíveis.

            “34% estão a voltar, logo os restantes 66% mantêm-se nos elétricos” – Correto. Os 66% que mencionas são, de facto, aqueles que não voltaram para carros a combustão. Mas este número não reflete uma adesão massiva aos veículos elétricos por parte de quem conduz carros a combustão, como parece ser a tua interpretação. Só quer dizer que, dos que compraram elétricos, dois terços mantêm-se com eles. É uma métrica de retenção, não de adesão nova.

            “3,6% é o share total na Alemanha” – Errado. O 3,6% não se refere ao “share total” de carros elétricos na Alemanha. De acordo com a notícia essa percentagem representa os proprietários de carros a combustão que, este ano, mudaram para veículos elétricos. Ou seja, apenas 3,6% dos que conduziam carros a combustão fizeram a transição para elétricos em 2024. Isto é um dado relevante porque mostra que o interesse em mudar para elétricos, por parte de quem conduz carros a combustão, está historicamente baixo.

            “Foram 34% dos 3,6%” – Esta afirmação é completamente errada. Os 34% referem-se à percentagem de proprietários de carros elétricos que voltaram para veículos a combustão em 2024, e não têm nada a ver com os 3,6% dos proprietários de carros a combustão que mudaram para elétricos. Estás a misturar alhos com bugalhos.

            “Ah bom, afinal os elétricos a aumentar” – Esta leitura não está correta com base nos números da notícia. O que os dados mostram é que, embora 66% dos atuais proprietários de elétricos se mantenham fiéis, o número de pessoas que abandonam os elétricos para voltar a combustão está a crescer, de 14,2% em 2021 para 34% em 2024. Ou seja, há uma insatisfação crescente, com mais de um terço dos proprietários a optar por regressar a carros a combustão.

            “Nem é para haver transição massiva” – Concordo que a transição nunca foi instantânea para os carros a combustão, e não seria para os elétricos. Mas o que é relevante aqui é o facto de a transição não estar a acontecer ao ritmo esperado, mesmo com grandes incentivos do governo e políticas pró-elétricos. Isto indica que a transição está longe de atingir as metas pretendidas.

            “Há cada vez mais pessoas a aderir” – Aqui também não estás correto. Se formos pelos números da notícia, o mercado de carros elétricos na Alemanha está a diminuir, e atingiu um recorde negativo depois da remoção de incentivos do gfovenro. A quota de mercado dos elétricos caiu para 2,9%. Se houver mais adesão, então é muito pouco significativa face ao esperado, e está longe de ser uma tendência positiva.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nem ninguém disse que havia adesão massiva, nem sequer é para haver, só daqui a 11 anos.

            Mantêm-se na Alemanha, não em outros países, há mais exemplos de que se mantêm, dos que não.

            Exato, é o Share total de carros eléctricos na Alemanha.

            Esses números revelam que apesar de ter havido alguns que retrocederam, os que mudaram para eléctricos são muito mais.

            Aliás, esses números nem fazem qualquer sentido, até porque continua a haver crescimento.

            https://www.transportenvironment.org/articles/germany-held-back-eu-electric-car-market-in-first-half-of-2024-t-e-analysis

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Cada país tem o seu contexto.
          No caso da Alemanha, uma das causas terá sido o facto de ter deixado cair o apoio à aquisição de VE. Todos nós sabemos que a principal causa é o preço elevado e de ainda não ser perceptivel que, no longo prazo, até pode compensar comprar VE, dependendo do uso.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Com os incentivos/punição fiscais que dão, pudera que os carros a combustão estejam a desaparecer!

        1. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          Não sabia que existiam punições mas ainda bem que fez referência a isso no seu comentário.

          O facto de serem dados incentivos ou punições para forçar uma mudança, prova que a mesma não tem fundamento, não é viável, nem credível.

        2. Avatar de JL
          JL

          Punições ? Não entendi…

          Então quando davam, e ainda dão, incentivos aos a combustão, já não é punição. Boa..

      2. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        É normal, o Reino da Noruega é ocupa o 12º lugar na tabela dos Países produtores de petróleo, os carros eléctricos dependem dos combustíveis fósseis caso contrário não andam nem funcionam.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, não dependem de combustíveis fósseis. E sim, andam sem eles.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Entao os maiores produtores de petroleo deveriam ter mais eléctricos que a Noruega que nem no Top 10 está

          1. Avatar de JL
            JL

            Exato, devem estar a dormir.

        3. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Indirectamente tens razão. Eles estão a usar o dinheiro ganho com a venda do petróleo para financiar a transição para o VE.

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Hehe olhando alguns comentários faz lembrar quando os criadores de cavalos viram os automóveis pela primeira vez…

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Com a diferença de que os cavalos nunca deixaram de existir.

      O que mencionas é o típico exemplo de uma nova tecnologia que veio extinguir uma profissão, tal como aconteceu com os polícias sinaleiros após a invenção dos semáforos.

      Ainda assim, a transição de cavalo e carroça para o automóvel foi, sem dúvida, um salto enorme na qualidade de vida e na engenharia.

      É verdade que não estava lá, mas também não me lembro de haver relatos de governos a tentar proibir as carroças ou a forçar a troca por automóveis através de políticas públicas.

      A mudança do cavalo para o carro foi uma questão de mercado. Começou pelos mais ricos e, ao longo do tempo, foi-se disseminando pelas restantes classes sociais, acompanhada da evolução necessária para que isso acontecesse. E claro, houve uma ótima adesão por parte das pessoas, porque o automóvel era algo mais simples, cómodo e rápido.

      No caso dos carros elétricos, estamos a pôr a carroça à frente dos bois. Primeiro, deveria ser criada toda a infraestrutura (ou pelo menos uma pré-infraestrutura) para suportar os veículos que já existem em circulação.

      No entanto, as políticas atuais dizem o contrário. Há esta espécie de ideia, principalmente na Europa, de que todos devíamos andar de carros elétricos desde ontem.

      Isso coloca pressão em todos os setores, o que não é, de todo, o melhor caminho se o objetivo é disseminar uma tecnologia em detrimento de outra.

      Deixem o mercado funcionar sem imposições. Se o produto for realmente bom e prático, as massas irão aderir naturalmente. Caso contrário, será apenas uma boa ideia para ir para a gaveta, porque quem deve ditar o mercado e as tendências são os consumidores, não os governos.

      Antes desta obsessão pela transição para carros elétricos, a ideia nunca ganhou popularidade entre a maioria das pessoas. E mesmo agora, com todas estas políticas, a adesão continua a ser limitada. Portanto, algo está a falhar aqui, e não é certamente o consumidor final.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Mas está a acontecer o mesmo agora. Só os que têm mais alguma folga na carteira é que começaram a transição. Ainda não há oferta (diga-se preços) para haver uma transição massiva todos. Isso só irá acontecer quando os fabricantes conseguir produzir em grande escala e as baterias (provavelemente o componente mais caro) baixar de preço e ficar ainda mais eficiente.

        Concordo contigo que não bastam os carros e é necessário toda uma infra-estrutura que suporte os carregamentos para quem não possa fazer em casas. Mas isso vai-se fazendo com o tempo conforme aconteceu com os postos de gasolina.

        Quanto ao incentivo por parte dos governos isso era inevitável. Achas mesmo que os fabricantes de ICE teriam interesse em mudar o mercado estando confortáveis como estavam? Ainda bem que a Tesla (não há como negar) abalou o mercado e surgiu mais uma opção de mobilidade para o grande público.

        Irá ser um fiasco? Acho que não e ainda é muito cedo para afirmar isso.

      2. Avatar de Bogas
        Bogas

        Não se lembra ? então fica aqui uma razão para isso, já agora, ninguém está a forçar para nada.

        A infra-estrutura já existe, e já está pré-instalada, é exatamente a mesma que foi criada ao longo dos anos.

        Sim, a malta petrolhead tem essa ideia errada de que devem todos andar em carros elétricos, e ainda teimam em desmotivar os outros dessa ideia que não existe.

        Sim, o mercado está a funcionar sem qualquer tipo de imposição, nunca houve tanta liberdade como agora na escolha de tecnologias, já que antes, só havia 1 escolha, agora existem 7, fora os transportes públicos.

        Claro que não ganhou, todos os que apareceram foram mortos à nascença.

        A única coisa que está a falhar é o dinheiro, foi como nos cavalos, só 70 anos depois chegou à classe média, felizmente agora está a ser muito, mas muito mais rápido.

      3. Avatar de Bogas
        Bogas

        https ://super.abril.com.br/coluna/contaoutra/antes-do-carro-o-caos-das-grandes-cidades-era-o-cavalo#google_vignette

      4. Avatar de Bogas
        Bogas

        https ://super.abril.com.br/coluna/contaoutra/antes-do-carro-o-caos-das-grandes-cidades-era-o-cavalo

          1. Avatar de JL
            JL

            E os combustão também, ainda o são em muitos parques tugas.

            Daqui a pouco até proibem o transporte de combustível em zonas residenciais.

            https://www.jn.pt/5987918630/explosao-de-camiao-de-combustivel-faz-147-mortos-na-nigeria/

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Essa notícia não explica nada de jeito.
            O camião não explodiu.
            Houve um derrame de combustível na sequência de um acidente rodoviário que tombou a cisterna. O combustível corria por uma vala de escoamento enquanto populares das aldeias vizinhas corriam para o recuperar. Com a fuçanguice algo provocou a ignição.

            Pelo que consta são recorrentes os despistes e o “assalto” ao combustível uma constante.
            Desta vez correu mal.

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu também não falei do camião, eu falei do transporte.

            Portanto transporte de combustão dentro das cidades e localidades tem de ser proibido.

            Sim, este tipo de acidente é comum, portanto têm de acabar com isso.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Preocupe-se mas é com as baterias que não param de dar barraca
            Agora nem os bombeiros escapam (4,2 milhões para o galheiro e um ar mais puro) fdx…
            https://www.euronews.com/2024/10/18/blaze-ravages-a-brand-new-fire-station-in-germany-that-had-no-fire-alarms

            Em relação à cisterna, no mundo civilizado ng anda deliberadamente a provar despistes em camiões de combustível para depois apanhar o que pode do q verte.

          5. Avatar de JL
            JL

            Então e os bombeiros aqui também não tiveram prejuízo ? Brasil não é civilizado.lol

            https://www.hojeemdia.com.br/minas/caminh-o-tanque-com-30-mil-litros-de-combustivel-explode-e-deixa-um-morto-no-norte-de-minas-1.1035068

            O que tem a ver esse acidente com o assunto ?

  7. Avatar de PTO
    PTO

    85 milhões é um grão de areia numa praia. Nada de extraordinário.

    E além disso um HEV ou um PHEV não são carros elétricos, são carros de combustão com apoio de uma bateria elétrica recarregável. Ah, espera… acho que é por isso que se chamam carros híbridos e não carros elétricos

    1. Avatar de JL
      JL

      O hev não está ali incluído. O phev é um carro eléctrico desde que usado como tal.

  8. Avatar de VaPoC
    VaPoC

    Não eram em 2020? As vendas de elétricos estão a cair a pique. XD

    1. Avatar de JL
      JL

      Não, nunca foi, e não estão a cair a pique, só nos seus sonhos.

  9. Avatar de PJA
    PJA

    Actualmente há 40 milhões de eléctricos em circulação, um aumento de mais de 100 % em 2 anos é extraordinário. Cá estaremos para verl.