Até a Volkswagen? Marca estará a mudar para um sistema de assinatura

44 Comentários

Não são somente os automóveis elétricos que mudam o mercado automóvel. Há novas práticas que as marcas usam e que alteram os conceitos que estão em prática há muitos anos. A mais recente a seguir este caminho é a Volkswagen que estará a mudar para um sistema de assinatura.

Volkswagen assinatura suscrição mensal

Acompanhando o mundo da tecnologia, a indústria automóvel está também a migrar para os sistemas de assinatura. No entanto, isso está a preocupar os proprietários dos automóveis. Recentemente, a Volkswagen recebeu críticas dos utilizadores com uma nova aplicação. A empresa exige uma subscrição mensal para atingir a potência máxima de 228 cavalos dos seus modelos ID.3 Pro e Pro S.

A Volkswagen limita os veículos a 201 cavalos de potência para quem não subscreve o serviço de subscrição VW Flex. Os utilizadores devem pagar 19 euros mensais para remover esta restrição. Quem desejar pode também adquirir uma subscrição mensal por 190 euros ou uma vitalícia por 752 euros.

Como este pacote de subscrição é atribuído ao veículo, é transferido para o novo proprietário em caso de venda. A empresa afirma que a atualização de desempenho não afeta a autonomia e que, como o veículo é certificado de fábrica com 228 cavalos, não é necessária qualquer notificação adicional à seguradora.

Volkswagen assinatura suscrição mensal

Comentários em fóruns automóveis e redes sociais indicam a frustração dos utilizadores com esta prática. Alguns utilizadores exploram formas de contornar esta limitação do software, mas tais intervenções não são recomendadas, uma vez que podem anular a garantia do veículo.

A Volkswagen, no entanto, defende a sua prática, afirmando que uma lógica semelhante já existe no mundo automóvel. A empresa sublinha que os veículos com a mesma cilindrada são vendidos com potências diferentes via modificações no software. Isto permite que os utilizadores comprem a versão topo de gama por um preço inicial mais baixo e aumentem o desempenho conforme necessário.

Esta discussão recorda o sistema de assinatura que a BMW introduziu há alguns anos para características como os bancos aquecidos. Foi forçada a recuar após uma intensa reação negativa. Ainda não é claro se a Volkswagen irá reverter esta prática. As atualizações automóveis baseadas em software parecem estar prestes a tornar-se ainda mais difundidas nos próximos anos.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Lol
    Quando compras um carro com um motor de 228 cavalos mas a marca no final diz que afinal tens que pagar uma mensalidade para ter esses cavalos que já estão disponíveis no “motor” que compraste.

    O que é a seguir pagar mais 20€ por mês para poder ligar o AC, mais 20€ para poder ligar o rádio?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      É pouco bom!!! mas existe malta que compra e vai gostar.

    2. Avatar de nuno a
      nuno a

      sim basicamente é isso, esta aqui a tabela de preços dos serviços de subscriçao , preços na alemanha : https://x.com/stekkerauto/status/1913509333670781348/photo/1

      resumindo :
      navegaçao 23€
      asistente de luzes 4,5€
      cruise control 9,5€
      ar condicionado climatronic 7€
      luz ambiente multicolor 1,5€
      performance upgrade 18,9€
      pacote conforto 44,9€

      total mensal 109,€

      viva os eletricos, mas nem tudo é mau parece que as açoes da vw ja começaram a descer

      1. Avatar de JL
        JL

        O que isso tem a ver com eléctricos ?

        1. Avatar de Hhrocha
          Hhrocha

          Nada de nada ele é que é ignorante e mais um contra os elétricos, não sabe que isto já é prática pela BMW e outras marcas em carros a combustão já faz alguns anos, até mesmo antes dos elétricos andarem aí…

          1. Avatar de nuno a
            nuno a

            os veiculos abrangidos sao os ID, os ID sao eletricos, sou ignorante mas sei ler, devias experimentar faz bem á mente

        2. Avatar de nuno a
          nuno a

          os veiculos abrangidos sao os ID, os ID sao eletricos

          1. Avatar de JL
            JL

            A maioria desses serviços existem para os outros também.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já não bastava ser uma das marcas com menos fiabilidade. Enfim

    1. Avatar de Paulo Gomes
      Paulo Gomes

      Menos fiabilidade?… Precisamente o contrário…

  3. Avatar de nuno a
    nuno a

    Politicas deste tipo so prejudicam a marca e a confiança dos consumidores na mesma, nao tenho intenções de coprar um eletrico vw mas no futuro se andar no mercado este tipo de ação da vw so me faz olhar para outro lado e nem me preocupar a ver que tipo de ofertas a vw tem disponivel.

  4. Avatar de RicM
    RicM

    Isto é o mesmo que comprar uma cama de casal mas só poder usar um dos lados da mesma.
    Não falta muito só se poderão abrir as portas ou usar o porta-bagangens se a subscrição estiver válida.
    E não existe algo como subscrição vitalícia; basta a empresa desligar o servidor e acabou-se.

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Se o consumidor não aderir a estes sistemas de assinaturas mensais/anuais nos carros, o assunto fica resolvido! O problema é que vai haver sempre os palermas que pagam e nem sabem bem o porquê de estarem a pagar.

  6. Avatar de Zé

    Pagar 19€ por mês para ter mais 27 cavalos num carro que já tem acima de 200? Estes gajos são estúpidos? Quem é que vai pagar isso? Se a pessoa tem o luxo de poder pagar isso para uns miseráveis cavalos extras certamente vai para um carro melhor. Face Palm.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Actualmente o que sustenta muitos mercados e negócios, são os burros mesmo e ficam contentes por isso. Nada questionam e comem tudo com batatinhas, seja nos carros, nos operadores de televisão, internet, casas, telemoveis, tudo tudo…. é uma coisa de loucos mesmo.

      1. Avatar de Pé Descalço
        Pé Descalço

        @Nuno só nesta frase “o que sustenta muitos mercados e negócios, são os burros” disseste tudo.
        O pior é, por causa desses BURROS os outros têm que levar com estas burrices.

        Atrevo-me a dizer que Portugal deve estar no Top 5 de burros, nesses extras a pagar.

        1. Avatar de JL
          JL

          E vocês são os espertos ? Credenciados por quem ?

  7. Avatar de 1 palmo na testa
    1 palmo na testa

    Se as marcas estão a ir por esse cá.inho é pq há muito nabo por aí a querer, ou seja os consumidores tão a estupidificar

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Estamos a caminhar no sentido da indústria do software. Tudo será por subscrição. Pagamos o valor do carro mas as funcionalidades serão serviços pagos. Assim deixará de existir is extras. No final somos sempre lixados.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      e num futuro não muito distante pagarás ao km para ser conduzido pelo teu próprio carro

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    E se quiser virar o volante para a esquerda são 20 euros mês e outro tanto para poder virar o mesmo para a direita.
    Não quer pagar? Só pode andar em linha recta.
    Ridículo.
    Alguma vez na vida eu ia dar o meu dinheiro a uma marca que trata os clientes como atrasados mentais.
    Na volta até são…

    1. Avatar de Lucas o caminhante das estrelas
      Lucas o caminhante das estrelas

      O Dieselgate foi com que marca ?
      E a forma como tratou os consumidores portugueses foi o motivo pelo qual eu pus uma cruz vermelha neles.

  10. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Há muito dinheiro a circular! As pessoas ficaram dispostas a pagar por tudo! A abundância é muito má! Os novos burgueses aumentaram exponencialmente! Falta humildade, simplicidade e poder crítico!

  11. Avatar de Eu
    Eu

    “Não terás nada e serás feliz”

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Num elektro um gajo é controladinho até ao tutano.

    1. Avatar de JL
      JL

      Qual é a diferença ? O lobby também o convenceu a dizer isso ?

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        @JL
        Mas estás a zurrar o quê???
        Achas mesmo que isto faz sentido???
        Tira as palas, fdx…

        1. Avatar de JL
          JL

          Quem veio zurrar foi você, eu fiz uma questão simples.

          Por não fazer sentido é que fiz pergunta.

          Mas pode continuar a zurrar com as palas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não estou a entender, qualquer carro tem esse sistemas, porque só embirram com os eléctricos ?

          Já agora, eléctricos são todos, senão experimente a tirar-lhes a bateria de 12v e ver o que funciona.

    2. Avatar de Hhrocha
      Hhrocha

      Estas práticas de subscrição já existiam ainda não andavam por cá os elétricos. Mas vocês andam a dormir ou quê?! Tudo serve agora para dizer mal dos elétricos?!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Obviamente que não são apenas os elektros os veículos conectados no momento, o q tb pode ajudar a explicar esta pressa toda da UE querer eliminar carros com mais de 10 anos. Sob o ponto de vista ambiental, que é a desculpa deles, não faz qq sentido.

        No entanto nos elektros é pior:
        https://www.theguardian.com/environment/2025/apr/29/source-of-data-are-electric-cars-vulnerable-to-cyber-spies-and-hackers

        1. Avatar de JL
          JL

          Não foi isto que você disse ?

          “Yamahia 18 de Agosto de 2025 às 14:19
          Num elektro um gajo é controladinho até ao tutano.,”

          Onde diz que é pior ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E não é?
            Leia lá bem a notícia LOL

          2. Avatar de JL
            JL

            Diz que é pior onde ?

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Até poderia fazer sentido se o carro também fosse por subscrição. 300€ mês e andas com o carro, queres mais potência? pagas mais 20€ ou 50€. Agora, comprar o carro e no final ainda ter de pagar uma subscrição? isso só faz sentido quando é algo que dá trabalho, não por algo que já lá está e que é meu, porque comprei!
    Usas o piscas e pagas 1€.

    1. Avatar de PRETOguês
      PRETOguês

      E como teres a tua casa e pagares IMI, é tua, mas pagas uma renda á câmara.

    2. Avatar de JL
      JL

      Não tem um telefone ? Também paga para usar os recursos dele.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O q é q se paga? Eu só pago pelo Onedrive e é por causa dos PC. Para telefone é grátis.

        1. Avatar de JL
          JL

          Pala todos os meses uma conta.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        JL, pois, só que no telefone se não pagar a uma operadora para ter um tarifário o estado não lho vem tirar das mãos, ou será que vem?
        Tenho aqui uns dois ou três parados há anos e ninguém mos penhorou, penso eu de que…

  14. Avatar de Um farto
    Um farto

    E depois ficam surpreendidos com um carro chinês mais barato, com mais merdices e sem cobrar extra por elas que lhes “rouba” os clientes.
    Muito bem, afinquem pé nessa colina que o próximo piratebay dá a solução, e vir com a balela de outros fazem nos podemos… Olhem a ponte é ali e há gente a saltar força.

  15. Avatar de Mapril
    Mapril

    Ainda por cima têm a desfaçatez de dizer que o incremento na potência não afeta a autonomia – o que até é verdade, desde que o incremento nunca seja utilizado…
    Devem achar que os clientes deles são estúpidos, e muitos serão…

  16. Avatar de LA
    LA

    Boa sorte com isso.