Ataque à Gigafactory de Berlim da Tesla vai custar centenas de milhões de euros

22 Comentários

A produção da Tesla na Europa não está a ser pacífica: o ataque de que foi alvo, há uns dias, vai paralisar a sua Gigafactory em Berlim e custar-lhe centenas de milhões de euros.

Tesla

Conforme noticiámos, no passado dia 5 de março, a Tesla teve de interromper a produção na sua Gigafactory em Berlim e evacuar a fábrica, como resultado de uma potencial sabotagem ao seu fornecimento de energia.

Nesse dia, o grupo de “eco-terroristas”, como apelidou Elon Musk, protagonizou um ataque às instalações elétricas que, entre muitas outras infraestruturas e instalações, como hospitais, afetou a fábrica da Tesla, na Alemanha.

Segundo as últimas informações, o incêndio numa torre de alta tensão perto da fábrica da Tesla provocará a paralisação da produção durante quase duas semanas, pelo menos até ao dia 17 de março.

Frota de carros elétricos da Tesla

A fabricante revelou que o ataque terá consequências na produção, uma vez que atrasará quase 13 mil unidades este mês. Relativamente aos custos, embora estejam por determinar, a Tesla estima serem de “várias centenas de milhões de euros”.

Além das consequências para a fabricante, o ataque deixou mais de 60 mil residentes sem eletricidade e levantou preocupações sobre danos em infraestruturas críticas.

O Volcano Group, grupo de alegados ambientalistas responsável pelo ataque, não é estreante neste tipo de ação. Em 2021, atacou as instalações da Gigafactory em Berlim durante a fase de construção.

Para Musk, este tipo de ataque resulta na redução da produção de carros elétricos, em comparação com os carros a combustão, contrariando o objetivo dos ativistas.

Agora, resta perceber as decisões que a Tesla irá tomar e se este ataque, a par de outros, terá repercussões a médio e longo prazo. Isto, porque a fabricante pode decidir reduzir os investimentos na Alemanha e expandi-los noutros mercados.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Está na hora de repelir estes deliuientes da mesma maneira que os alentejanos e ribatejanos fizeram com os grupinhos anti touradas.

  2. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Centenas de milhões de euros de prejuízo, 13 mil unidades que não sairão da fábrica este mês, 60 mil residentes sem eletricidade, e tudo causado por um grupo de vândalos ?? Era partir-lhes os ossos todos a esses malandros e metê-los na cadeia. Se fosse em certos países do mundo até lhes cortavam as cabeças.

  3. Avatar de RSx
    RSx

    Tivessem-na construido no alentejo…

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Exatamente. Como os franceses na década de 70 chamavam-nos?….”Mansos”.

  4. Avatar de Zé

    Vejam lá se não terá sido o próprio Musk a engendrar este ataque…. O Ponzi das tecnológicas.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Olha o alumínio!!!! Bota na cabeça…..

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Tens as maos e financiamento da CiA

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Afinal as fabricas da Tesla precisam de energia da rede. E eu a pensar que eram autossuficientes à conta de painéis made in Tesla e estacionárias made in Tesla.

    1. Avatar de JL
      JL

      Alguém disse que a Tesla Berlim era alimentada só por painéis ? Ainda mais no inverno ?

      Ah espere, os painéis e eólicas só produzem energia para combustíveis alternativos.. lol

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Disse. E com isto se desmonta mais um falácia dos fãs elektros.
        Ou seja, nem energia têm para meia dúzia de horas.
        Precisam que se queime carvão e outros fósseis à razão de 700 grms CO2 o kWh mesmo que seja apenas para manter os mínimos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Qual falácia ?

          Precisam onde ?

          E as fabricas dos carros a combustão são a energia solar ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como sabe, a produção de um carro a combustão tem um impacto significativamente menor q um carro elektro.
            Se mantiver em boas condições os combustão existentes, esse impacto será ainda menor.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não é muito menor, mas afinal tem impacto.

            Também não têm, até porque precisam de muito mais manutenção, e eles não duram para sempre, só se for como o seu, que está na garagem que não dá para electricos.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A garagem dá para elektros. Onde disse q mao dava?. Os acessos é q duvido se dêm passagem a elektros mastodontes. A instalação elektra tb teria q ser mexida pois ao fim poucos minutos vai-se abaixo com uma simples rainbow. Tb ja ouvi relatos de pessoal q chega aos carros e estes não carregaram exactamente por causa disso.
            É uma chatisse (mais uma)

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, sempre disse que não tinha onde carregar e até escolhia o posto mais caro próximo de si.

            Ui, afinal também é electricista, ahh já sei, e vai custar 800 mil euros para passar uns fios !!!! LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Claro que ouviu, há alguma coisa que você não ouça….

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pq o i-pace, o meu elektro virtual, não iria conseguir acessar ao -3 sem dar uma quincada aqui ou ali.

            Qt à questão da electricidade, veja por si.
            https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=9&t=8787
            Não deixa de ser mais um gasto e sobretudo mais um risco. Ainda se fosse só o elektro a arder td bem.

          6. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, só dá esse. Loooool

            Então mas que tem a trovoada a ver com o assunto ?

            então que mais ardeu com esse trovão ?

            Ah já entendi, você deve ter medo dos trovões e ficou a pensar que os eléctricos atraem os trovões. Looooooooooooll

            Tenha calma, esses medos de infância um dia desaparecerem.

          7. Avatar de JL
            JL

            Não seria melhor tirar umas lições de condução, já veio aqui uma vez dizer que bate muito com o carro, que em 3 anos bateu mais de 5 vezes, agora vem dizer que não consegue meter um carro, que nem é dos maiores, na garagem sem raspar com ele.

            Portanto, isso parece ser um problema seu e não dos acessos…

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A trovoada nada. A instalação sim. Já viu? O melhor é contratar um profissional e perder o amor a uma quinhentola q dava pá meio ano de zagoil *_*

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt aos acessos, dificilmente um l_Pace passa ali. O mesmo para algumas artérias públicas q foram projectadas para carros de menores dimensões.
            Mais ou menos isto:
            https://bordalo.observador.pt/v2/q:84/c:1200:765:nowe:0:0/rs:fill:1880/f:webp/plain/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2021/08/08122156/ferrari-roma-driver-discovers-not-all-roads-go-to-rome-gets-stuck-166850-1.jpg
            Os carros crescem, as ruas e os acessos de garagem, não.
            Tem pouco a ver com saber conduzir ou não. É mais uma questão de régua e esquadro.
            Há aqui um caramelo que tem um Land enorme, mas a box dele fica no piso 0 em linha reta com o portão principal. Entra de frente e sai de marcha atrás.
            Já andaram aqui a arredondar as esquinas nas curvas de acesso aos pisos inferiores, mas não resolveu grande coisa. Carros grandes que tenham que aceder a esses pisos é melhor ficarem na rua. Daí um o virtual I-Pace ter que carregar na rua no carregador mais próximo a 900 metros de distância, apesar da BOX do proprietário.

          10. Avatar de JL
            JL

            Segundo o que dizem ali foi a trovoada, nada tem a ver com a instalação, ou então foi algum maçarico a instalar o disjuntor.

            Dava para meio ano de gasoil ? e depois andava a pé ?

            Crescem ? agora foi buscar uma imagem de um que tentou passar com um carro numa rua onde não passam carros ?

            Porque não admite que levar um carro que mede mais 30 cm já é muito parra si ?

  7. Avatar de Eco
    Eco

    Tenho um Tesla, sou eco-friendly mas fosgas-se se apanho um destes eco bulshit juro por tudo que é sagrado leva com um nabo nos cornos