ASAE: Detetores ilegais de radares de velocidade apreendidos

63 Comentários

A ASAE apreendeu recentemente dispositivos ilegais de deteção de radares de velocidade que estavam à venda na Internet.

De acordo com o Código da Estrada a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de aparelhos destinados à deteção ou registo das infrações, é sancionado nos termos do código da estrada com uma coima de 500 a 2500 euros e com a perda dos objetos.

ASAE apreende equipamentos ilegais de deteção de radares de velocidade


Equipamentos de deteção de radares de velocidade são proibidos…

A ASAE refere que a apreensão foi feita pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, que faz regularmente ações de vigilância e monitorização das ofertas de produtos e serviços através da Internet.

Durante estas ações de cibervigilância, foi detetada a oferta, em plataformas digitais de compra e venda, de dispositivos eletrónicos para colocação nos veículos automóveis, suscetíveis de revelarem a presença de radares de velocidade, fixos ou móveis, utilizados pelas forças de segurança no âmbito do Código da Estrada.

ASAE apreende equipamentos ilegais de deteção de radares de velocidade

A ASAE avança que foram apreendidos dois dispositivos móveis detetores de radares, no valor de 950 euros, tendo sido instaurados os respetivos processos de contraordenação.

A ASAE relembra que, além do que é referido no Código da Estrada é igualmente proibida a comercialização, importação, exportação ou qualquer forma de transação destes dispositivos.

ASAE

Leia também…

Condutor apanhado em Lisboa com detector de radares de velocidade

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Se calhar apreenderam os aparelhos todos para dar aos carros dos Ministros.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      LOL

  2. Avatar de D.A
    D.A

    Agora o que verdadeiramente interessa: onde comprar um desses, que funcione bem, sem que precise de vender um braço e uma perna?

    1. Avatar de scp
      scp

      Não precisas de detetores de radares.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Manter sempre o Waze ligado e contribuir diariamente. Quase de certeza que esse radar móvel vai estar sinalizado.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Fia-te nisso, então daqueles nas pontes de autoestradas que ninguém vê não tens nenhum num Waze.
          Eu tenho um Cobra e um Whistler e têm sido os meus melhores amigos, ambos têm função de se desligarem caso sejam detectados por um detector de detector de radares e estão escondidos no tablier.
          Um comprei numa das minhas viagens US outro mandei vir pelo ebay, não sei o que é para ti barato mas nos dias que correm dificilmente arranjas um bom detector por menos de 400/500€, há 20 anos atrás compravam-se os antigos detectores por 150€ facilmente.

          1. Avatar de nervaise
            nervaise

            O aumento de preço foi por causa da tecnologia que mudou/melhorou ou foi por causa da oferta/procura?

      2. Avatar de Luis
        Luis

        É proibido teres ,mas os senhores guardas já podem por radar sem estar sinalizado ,é ilegal, é obrigatório estar sinalizado. E Alguém diz algo ou faz algo?
        Por isso é que o nosso país cada vez está pior. Abram os olhos ,ISTO TEM DE MUDAR

        1. Avatar de Bruno Santos
          Bruno Santos

          Apenas radares fixos têm de estar sinalizados. Os radares móveis não são obrigados a estar sinalizados.

    2. Avatar de A maníaca
      A maníaca

      A função de um radar é para que se cumpra a velocidade para reduzir o mundo de acidentes. Em Portugal conduz-se como se fossem pilotos de F1 ou Rally, seja na cidade, seja na autoestrada e isso não pode ser. Se fossem mais civilizados então até poderiam não haver limites como na Alemanha onde se conduz com ordem (e há radares mesmo assim dentro das cidades).

      Portanto: se cumprires nem gastas dinheiro em multas nem nestes aparelhos. Há países em que ter estes aparelhos pode dar inclusive prisão…

      Podes sempre argumentar que a polícia só existe para cobrar dinheiro e que a classe política para roubar. Então a pergunta é: os outros 10 milhões de tugas são melhores? Não. Por isso falar mal deles quando tu estás publicamente a querer um aparelho destes (ilegal) estas a demonstrar que quem os critica não é melhor, é igual.

      Resumo: a situação em Portugal está como está porque o povo é assim. Julga-se melhor que a classe política, polícias, juízes, etc e no entanto são iguais.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Até concordava contigo, se a polícia coloca se os radares em sítios que fossem considerados perigosos, onde hajam muitos acidentes com vítimas. Mas não, os radares são colocados em zonas especificas de caça à multa.

        1. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          Se sabes que lá podem estar pq não passas mais devagar?

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Independentemente do sitio, se estás em excesso de velocidade não estás a cumprir a lei, logo só é multa se tu assim o permitires.
          Eu ando 70% do tempo em excesso de velocidade…
          Mas se levar uma multa não vou dizer que é caça a multa, estava em excesso de velocidade e é lei….
          Se não querem levar multas, respeitem a velocidade.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Quem tem carta sabe muito bem que os limites só se aplicam em zonas de acidentes e com vítimas.

        4. Avatar de Artur
          Artur

          Exatamente!

          O trabalho da polícia é ser os dedos na mão de um batedor de carteiras chamado Governo.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Se existe um problema de velocidade numa determinada zona então coloque-se um radar fixo identificável que garantidamente vai reduzir a velocidade de todos e para sempre naqueles locais.

        Agora o prevaricador que todos os dias passa com excesso de velocidade mesmo que seja apanhado por um policia escondido que ele não vai alterar o seu comportamento até porque se hoje está um fiscal amanhã já não está, e isto sem contar que as multas chegam muitos meses após o facto e não no momento em que ocorre.

        Desta forma vão continuar a prevaricar, a velocidade na zona não vai mudar e o estado vai continuar a obter receitas.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Para além disso tens ainda a questão da legislação actual que deve ser revista. Indicar como “justificação suprema” de que a “lei é essa e esta serve como justificativa para toda a atitude da classe politica” (incluindo roubar os contribuintes à descarada com a caça à multa à em diversas situações) é simplesmente um pensamento idiota e muito tacanho.

          A juntar ao mencionado acima deveria optar-se bem mais pela sensibilização fisica. Presente e no momento em determinadas zonas mais sensíveis. É completamente contraproducente multar com consequencias apenas monetárias e a muito longo prazo, ao invês de se fazer notar a presença da autoridade – que por si só serviria como elemento dissuador de atitudes de velocidade excessiva (outro termo a ter em conta e bem diferente do excesso de velocidade – porque esse todos praticamos numa altura ou noutra – incluindo os ditos agentes da autoridade que autuam nestes casos). E isto seja dentro das localidades seja em autoestrada. O comum mortal e os “Cabritas” da vida” agradecem.

          Deveria formar-se para a cidadania, com disciplinas avaliadas no ensino, desde tenra idade. E também – e obviamente – adaptar/legislar com conta peso e medida, acabando com a pouca vergonha de sinalização que se vê por aí. Existem locais com retas a subir com duas vias no mesmo sentido, sem passadeiras ou casas nas proximidades onde o limite é de 50 kms, o que é completamente ridiculo. E são estes, maioritariamente, os locais onde o roubo à descarada acontece por parte das “autoridades”. Locais onde o indice de acidentes à baixíssimo, mas onde a incidência de excessos de velocidade (onde a grande maioria dos casos em nada compromente a segurança rodoviária ali mesma) acontece, fazendo entrar € para este (e)stado de desgoverno e de ladrões. Basta uma ultrapassagem a um veículo mais lento numa dessas retas/subidas e o conta kilometros passa os 50kms com facilidade.

          Outros casos existem. Passo em alguns destes ppntos com frequência onde temos sinalética com limite de 70 kms onde no máximo o limite deveria ser por volta de 40 kms e onde as características da via deveriam ali sim ser tidas em conta – pelas suas condicionates que tornam a via perigosa para a circulação a velocidades mais altas.doqnue essas – explicitamente.

          Situações simplesmente ridiculas. E que não podem nunca ser desconteztualizadas da problemática em geral.

          Por isso sim. A maior parte destas operações policiais tem como único propósito sacar uns cobres do bolso dos portugueses. Pelo que refiro acima e pelo que ja foi referido mais acima ainda. Desengane-se quem pense que estas intervenções servem outros propósitos que não estes.

          Quando o (e)stado português passar a interessar-se verdadeiramente pela problemática, a legislação muda, e a intervenção policial acompanha. Até lá, só não vê quem não quer. Esta ordem das coisas não só não resolve a problemática no imediato, como não se preocupa em resolvê-la no longo prazo, sendo que a única preocupação com estas “emboscadas” é uma e só uma = €

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Discurso que alguém que não conduz..

        P.S.: Trabalho, compras e jantar fora não qualifica como conduzir.

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          Ai nao? Entao conduzir ‘e o que? Ir ‘a pista e dar 200kmh?

    3. Avatar de Elektro
      Elektro

      No AliExpress existem vários, mas melhor do que o detetor é colocar um emissor de infravermelhos atrás da chapa da matricula para ofuscar os radares quando passares

      1. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        E quando fores apanhado está bem fod***.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          500€ + apreensão do detector, fui apanhado uma vez em 2001 numa operação stop, depois comprei um que se desligasse automaticamente em caso de detecção e anda escondido no tablier, em 20 anos nunca mais fui apanhado.

          1. Avatar de PoPeY
            PoPeY

            Boas Ze, o cobra e o wistler garantem uma boa leitura escondidos no tablier? A que distancia detecta o radar? Pergunto isto porque sempre li que os aparelhos so eram fiaveis quando colocados no parabrisas e que apitavam muito em cima do radar, não dando tempo para travar. Verifica-se?

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Apenas a parte energetica está atrás do tablier, a “antena” em si está na grelha frontal. Único senão é se estiver a ser seguido com radar movel não consegue detectar.
            Em linha recta desde que esteja na mesma estrada facilmente apanha 500m antes, depende muito da curvatura da estrada, já se o radar estiver fora da estrada só a alguns metros vai dectar, se ele fosse instalado no para brisas isso não acontecia, é como a malta faz em US.

          3. Avatar de PoPeY
            PoPeY

            Thanks pela Info… 😉

      2. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        É por isso que a maioria dos radares móveis tem 2 unidades: a que está a registar as matrículas e velocidades e uma mais à frente que fotografa o automóvel e o condutor.

  3. Avatar de Knight
    Knight

    Pessoas que usam isso deveria ser presas junto com estupradores e ped0filos.

    1. Avatar de Blox
      Blox

      Agora tenta em Português…

    2. Avatar de Berto
      Berto

      Sentes te sozinho?

    3. Avatar de Cláudio Andrade
      Cláudio Andrade

      Tenho 3 um em cada carro. Qual é o teu problema com isso? Apenas uso quando realmente é necessário. Nem todos somos funcionários públicos.. Há quem tenha que trabalhar

      1. Avatar de Rafilda
        Rafilda

        Usas em caso de vida ou de morte não é? Então estás autorizado!!! Aqui está um tuga que não é corrupto. Os culpados são só os politicos e os polícias!!! Malandros!!!!

      2. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        És um herói. Sabes que a policia tb pode detectar os teus detetores não sabes?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          E sabes que existem modelos com auto-shutdown em caso de dectecção?

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Que trabalho é esse que requer a utilizacao de detetores de radares?

      4. Avatar de eu
        eu

        O único gajo que trabalha em Portugal!

        Se não és funcionário público ás 08:07 da manhã estas a escrever num site na internet das duas, uma. Ou estas a escrever no horário de trabalho, ou então tens horário de funcionário publico.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Só cidadãos exemplares mas quando se vai a ver é tudo farinha do mesmo saco 😀

        2. Avatar de MCakaZim
          MCakaZim

          pode ser horario rotativo. o que nao falta é disso

        3. Avatar de Cláudio Andrade
          Cláudio Andrade

          Quer dizer que as lojas que abrem às 9h são funcionários públicos?

  4. Avatar de Digo eu
    Digo eu

    Com Waze atualizado e apps, tipo radares de Portugal, para quê gastar balúrdios em algo que até é ilegal?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ilegal em PT, legal em muitos países à venda em grandes superficeis comerciais, aliás, podes passar com eles na alfandega que não são apreendidos.
      Acham mesmo que os radares escondidos aparecem nas apps? Existem radares em sitios que nem imaginas, há sempre um na A1 sentido Porto -> Lisboa antes de chegar a Leiria que está fora de estrada ou na mata ou numa ponte area que é impossivel de ver a apartir da AE, como esse já apanhei muitos outros.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Para um radar móvel aparecer na app, é preciso que alguém lá seja multado e o registe.
      Como é normal só lá estarem 4 a 6 horas, 90% dos multados só sabem onde estava, quando recebem a notificação postal e pagam 17000 euros ao advogado para verem a foto deles a conduzir.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tens advogados peritos em contestação de multas dessas, eu já usei os serviços de um top em Braga, enviou duas cartas, em 60 dias estava sem multa, paguei na altura menos 1500€.
        Se forem radares da rede SINCRO podem esquecer, nem o papa vos safa.

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Há sempre uns “espertinhos” que querem fugir a tudo e depois lixam-se.Ainda bem.Mas porque é que não andam na estrada normalmente,tal como os outros,sem precisar destas artimanhas ?? 😐

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Eu concordo com os radares!! na minha zona tem uma reta de uns 70 metros! passam a uma velocidade louca! seja carro ou moto! de moto até fazem cavalos! para varem como isto anda!
    Se as pessoas respeitassem a velocidade não existiria radares nem lombas!!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Se as pessoas não andassem de carro também se podia tirar os limites de velocidade e os acidentes de viação também deixavam de existir…

      Aparece cada cromo.

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Se quem for apanhado acima de 30kmh da velocidade limite da estrada, perdessem 4 pontos na carta e ficasse com 6 meses de pena suspensa de inibição de conduzir, rapidamente 99% dos super condutores de 260kmh nas auto-estradas, deixavam de existir.
        Perdem 2 pontos, que vão a 30 quer vão a 300, levam 3 anos de pena suspensa que é terminada no momento em que o queixoso pague os 1800 euros de multa. Por isso é que alguém perdem todos os pontos na carta de condução, em menos de 12 meses… e nunca tenham sido apanhados com álcool ou terem tido um acidente.

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        estas a fazer comparacoes sem sentido..mas td bem

  7. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    São ilegais mais pagam iva

  8. Avatar de Artur
    Artur

    Que ousadia dessas pessoas. Se proteger contra a máfia das multas e acabar com as tetas do governo, assim, sem cerimónia.
    Realmente, um crime contra a aquisição de BMW’s, Mercedes, Casas de praia, Chandon’s, e Maltes envelhecidos

  9. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Posso perguntar desde quando é que a velocidade por si só é causa de sinistralidade rodoviária?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O problema não é a velocidade mas sim o que acarreta. A discussão é velha mas a conclusão é sempre a mesma: na grande maioria dos acidentes, se a velocidade fosse inferior os danos também o seriam.

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        Ou seja, a velocidade é somente uma causa indireta na sinistralidade. Por isso, os radares deveriam ser colocados em locais onde a velocidade se cruza com manobras perigosas (e ambas deviam ser fiscalizadas). No entanto, todos sabemos que os radares são colocados em locais de limite de velocidade duvidosos. Por exemplo, 3 faixas a descer com limite de 50kmh, troços de 100m com limites de 30kmh e fora das localidades, mas antes do sinal de fim das mesmas. Isto não é prevenção, são ratoeiras.

        Atualmente qualquer 1 levar com uma CO grave ou muito grave sem passar dos 100/120kmh…

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Alguém com bom senso .

          Mas não vale a pena. Aplica-se aqui a muitas pessoas a velha máxima “mais cego é aquele que não quer ver.”

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            São regras. Aqui não há diferentes pontos de vista. Se transgrides sujeitas-te. Percebo a ideia mas sejamos realistas, em qualquer troço de estrada, seja ele qual for, podemos ter um acidente pelas mais diversas situações e a velocidade é SEMPRE uma inimiga das paragens em segurança.

          2. Avatar de PoPeY
            PoPeY

            Hugo Ok que sejam regras… Mas as regras têm que estar bem explicitas. E onde eu vejo muitos radares as regras (sinalização) não estão bem explicitas. Mas adiante… O que previne eu ser multado hoje por ir a 300kmh e a multa só chegar passados 3 ou 4 meses? Entretanto eu já posso ter morrido ou matado alguém num acidente entretanto…

            Na minha opinião só se aponta o dedo à velocidade porque é o mais fácil e barato de fiscalizar.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se as regras não estão explícitas basta recorrer e não pagas multa nenhuma.
            Não há como fazer prevenção a quem anda a 300 a não ser “dar vermelho directo”.
            A velocidade é o mais fácil de fiscalizar e na verdade a maior responsável por vítimas mortais em acidentes. Podem haver mil e uma razões para um despiste mas a velocidade vai ser determinante na integridade física dos passageiros.

        2. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          mas quem disse que os radares serviam exclusivamente como prevencao? Servem para apanhar aqueles que ultrapassam o limite de velocidade..seja ele qual for. Simples.
          Se ninguem ultrapassar os limites, ninguem apanhava multa e os radares deixavam de fazer sentido. Simples.

  10. Avatar de Victor Martins
    Victor Martins

    Em França, existe um sistema parecido, chamado COYOTE, que dá todas estas informações, e mais algumas, e é legal e considerado como uma ajuda á condução…
    Na Holanda / Bégica /Alemanha há uma aplicação que se chama FLITZMEISTER que dá igualmente todas estas informações, e muitas outras como por ex. avisa quando uma ambulância se aproxima em marcha de urgência para os condutores abrandarem ou até pararem se necessário, para deixar a ambulância passar. Tudo legal!
    Em Portugal, como temos uma cultura instalada da caça á multa, é ilegal…
    Isto não quer dizer que as autoridades policiais nestes países sejam condescendentes. Em muitas coisas, bastante mais rigorosas que as nossas forças policiais

  11. Avatar de Andre Silva
    Andre Silva

    Daquilo que vejo na estrada, não há tolerância nem educação. Moro numa zona de acesso a uma autoestrada, limite de 50kmh e alguns até se ouve os pneus a chiar. Depois quando batem, ah coitadinho ele era tão trabalhador.
    O mal deste país é a foto da fronha da pessoa não ir acompanhada da multa para casa. na Alemanha em 2006 já era assim.

  12. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Isto é um tanto ou quanto engraçado, mentalidades diferentes opiniões divergentes! Eu estive no Canadá em trabalho e trouxe um aparelho destes porque lá fazia parte da prevenção rodoviária,o governo e as autoridades canadianas encentivavam a compra dos detetores de radares porque quando os utilizas e dão sinal tu reduzes a velocidade, a isto chama-se prevenção rodoviária. Se abrandado a velocidade logo conduzes em maior segurança! Digam lá o que quiserem isto em Portugal é caça a multa! Dinheiro fácil para os cofres! Prender bandidos é muito difícil e perigoso! Estou farto de conduzir Europa fora e o comportamento das autoridades nos países mais a norte é muito diferente,ali há simpatia e encentivo a prevenção rodoviária, aqui só há mas é a revolta, basta ver educação e comportamento como as autoridades se dirigem aos condutores ,a falta de simpatia a quem lhes paga os salários, há a obrigação de informar mas é mais fácil multar! Tenho dito!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Alguém com bom senso .

      Mas não vale a pena. Aplica-se aqui a muitas pessoas a velha máxima “mais cego é aquele que não quer ver.”

  13. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Isto é um tanto ou quanto engraçado, mentalidades diferentes opiniões divergentes! Eu estive no Canadá em trabalho e trouxe um aparelho destes porque lá fazia parte da prevenção rodoviária,o governo e as autoridades canadianas encentivavam a compra dos detetores de radares porque quando os utilizas e dão sinal tu reduzes a velocidade, a isto chama-se prevenção rodoviária. Se abrandado a velocidade logo conduzes em maior segurança! Digam lá o que quiserem isto em Portugal é caça a multa! Dinheiro fácil para os cofres! Prender bandidos é muito difícil e perigoso! Estou farto de conduzir Europa fora e o comportamento das autoridades nos países mais a norte é muito diferente,ali há simpatia e encentivo a prevenção rodoviária, aqui só há mas é a revolta, basta ver educação e comportamento como as autoridades se dirigem aos condutores ,a falta de simpatia a quem lhes paga os salários, há a obrigação de informar mas é mais fácil multar! Tenho dito!

  14. Avatar de Pensador
    Pensador

    O problema até nem é os radares mas sim o ciclo vicioso em que esta sociedade continua a viver So pensam em si… jogo do rato e gato ,uma sociedade de mau carácter…