As próximas matrículas dos veículos vão ser digitais! Já há tecnologia…

27 Comentários

Com tanta tecnologia que há por aí, como é que ainda ninguém se tinha lembrado de levar a tecnologia às matrículas dos veículos? É verdade que sendo digital poderá ser alvo de falsificações, mas tal também é possível com as atuais matrículas.

Nos Estados Unidos da América as matrículas digitais já foram aprovadas em Michigan. Quando chegarão aos veículos europeus?


Numa era onde a tecnologia está por todo o lado, ter uma matrícula digital é algo natural. Segundo o The Verge, as placas de matrículas digitais consistem em pequenos monitores, cobertos com vidro, que são montados no veículo.

Estes monitores têm os seus próprios chips para computação e comunicação sem fios que pode ser LTE. A alimentação das matrículas é feita através da bateria do veículo.

Alguns dos benefícios do uso de matrículas digitais, em comparação com as atuais, são a capacidade de exibir alertas se o carro for roubado, mas também podem facilitar ao nível do sistema de renovação.

Atualmente, nos EUA, estas placas custam US $ 499 para uma versão básica e US $ 799 para uma versão premium que possui um add-on de navegação GPS.

Veja um vídeo das matrículas da Reviver

No site da empresa é possível escolher o tipo de matrícula e personalizar a mesma. A informação das matrículas pode ser personalizado através de uma simples app. Saibam tudo aqui.

Tendo em conta esta informação, há várias questões que se levantam como, por exemplo, que tipo de informação poderá aparecer na matrícula, qual o nível de segurança destas placas, tendo em conta o preço e uma vez que podem ser personalizadas, não poderão ser um alvo de roubo?

A Reviver já deu a saber que continua a trabalhar na tecnologia e pretende incorporar mais funcionalidades. Por exemplo, permitir que a matrícula funcione como um modo de pagamento em autoestradas, apresentar a informação de quanto tempo ainda tem de estacionamento num determinado parque, informação sobre o seguro, etc.

Gostava de ter uma matrícula digital no seu veículo?

Leia também…

Novidades: Em 2019 as matrículas passam a ter quatro letras

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Um conceito interessante
    Mas e se o display tiver algum problema do nada?
    Isso irá logo fazer com que haja mais multas por matricula invalida

  2. Avatar de nop90
    nop90

    Logo se seguida, headlines: hacker descobre como modificar matricula.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Isso vai acontecer ainda ANTES de as matrículas serem aprovadas…depois é só esperar! Acaba-se a “trabalheira” de andar a roubar matrículas de outros carros para fazer assaltos…

    2. Avatar de RM
      RM

      E de seguida aparece uma app para isso!

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Há um nome para isto: Overengineering.

    Não é necessária tanta tecnologia para mostrar uma informação que é estática! Acredito que um design mais bonito possa vingar mas o resto é desnecessário.

    1. Avatar de EC
      EC

      +1
      Para além de estático também é imutável. Pelo que sei em quase todo o mundo a matrícula do carro nunca muda, salvo exceção de países em que a matrícula fica associada ao titular do carro, ou seja, cada proprietário tem o seu nº de matricula que instala nas suas viaturas.

    2. Avatar de Luís Silva
      Luís Silva

      A não ser que faça recolha de imagem em andamento, para estacionamento e gravação como prova em acidentes.

    3. Avatar de Andre
      Andre

      +1

      Completamente desncessário e desperdicio de recursos e dinheiro.

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        +1
        algum amigo lembrou-se que assim pode enriquecer rapidamente a vender matriculas

    4. Avatar de Gerson Menezes
      Gerson Menezes

      Você está certo. É assim que o carro vai acabar. Somos obrigados a arcar com esse custo que não gera benefício geral. Tudo se complica e deixaremos de poder ter um carro.

    5. Avatar de Realista
      Realista

      Nos estados unidos a informação não é estática, e podes mudar quanto de apetecer e aliás se venderes o veículo a matricula fica contigo.

      Quanto aos europeus, a matrícula é do veículo e fica com o veículo. Daí não termos necessidade de um aparelho destes.

      1. Avatar de Rui RM
        Rui RM

        “Quanto aos europeus, a matrícula é do veículo e fica com o veículo.” – em alguns países a matricula é associada à pessoa.. e não ao carro. Seja como for, matricula digital, a meu ver, é uma idiotice total

      2. Avatar de Louro
        Louro

        No uk podes trocar a matricula do carro sempre que te apetecer, só tens de ter uma matricula privada ou transferir a matricula para outro carro.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Os anglo-saxões estão mais para a america do que para a europa… lol

      3. Avatar de Vitor
        Vitor

        A Bélgica é um dos países Europeus em que a matrícula pertence ao proprietário e não ao carro!

    6. Avatar de Rui RM
      Rui RM

      esta ideia é quase tão idiota como beber coca-cola com pastilhas de tide..

  4. Avatar de User Pplware
    User Pplware

    Como se portam com luz forte direta?
    Se o carro for roubado não é preciso escrever na matricula, imobiliza-se.
    Lá porque se pode por tecnologia em todo o lado não significa que seja melhor do que a solução mais simples sem tecnologia.

  5. Avatar de GM
    GM

    Mais uma fonte de consumo energético no automóvel, nomeadamente nos eléctricos. As actuais também consmem, nomeadamente à noite por causa da luz de matrícula. Estas, serão de dia e noite. Ainda que admita que o consumo possa ser residual, será sempre a somar. Nos de combustão interna, ainda vá que não vá, nos eléctricos será sempre a deduzir à autonomia do veículo.

    1. Avatar de rui
      rui

      é muito residual mesmo para os eléctricos, ao fim de 1 semana nem chega a 1km de autonomia perdida e provavelmente estes circuitos são alimentados pela bateria de 12v e não pela do powertrain, não influenciando a autonomia.

  6. Avatar de LA
    LA

    Muito sinceramente não vejo qualquer vantagem nisto. Sendo a matricula um elemento estático e associado ao veiculo. Isto, no meu entender, deve ser óptimo para os infractores que vão poder ter várias matriculas armazenadas e vão trocando conforme lhes der jeito, sem necessidade de substituir a mesma.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Não esqueças que “isto” está a ser testado nos USA…vão “inventar” uma forma de as matriculas serem um meio de publicitar produtos a quem pagar mais!!

  7. Avatar de coelho
    coelho

    Estão acabando com as coisas simples e baratas para tirar mais dinheiro do consumidor, tal como acontecem nos carros com farolins LED por exemplo, em que na maioria dos casos, a queima de um pisca ou minimo obriga a trocar o conjunto completo ao invés de um simples modulos/LED.

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      E nos faróis ? dantes um farol em vidro era a vida de um carro e tinha sempre luz em condições se parti-se eram meia dúzia de trocos.
      Mudaram o que era barato e funcionava bem para os faróis de plástico que ao fim de algum tempo ficam opacos e a luz é zero ( e falam eles na segurança )e quando se têm de mudar por não darem luz são uma pequena fortuna.
      Mas é tudo a pensar no condutor.

      1. Avatar de Luke
        Luke

        Para tirar a opacidade dos faróis basta, de vez em quando, passar um pano de flanela com um pouco de massa de polir ou com WD40 e ficam como novos .

        Experimente e vai ver como resulta.

  8. Avatar de Woot!
    Woot!

    Isto não tem sentido nenhum. O que tem sentido é não existir sequer qualquer matricula associada e cada carro ter um chip que identifica o veiculo. Caso haja um acidente com outro veiculo, o veiculo acidentado consegue descodificar a matricula e mostrar no painel de controlo.

    Caso haja um acidente com peões, os peões automaticamente sabem a matrícula porque os olhos estão automaticamente ligados ao sistema e transmitem logo ao hospital o acidente e à policia a matricula do veiculo.

    É bem mais simples que esta idiotice.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Não esqueças que “isto” está a ser testado nos USA…vão “inventar” uma forma de as matriculas serem um meio de publicitar produtos a quem pagar mais!!

  9. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Apesar de achar caro, para mim tinha utilidade enorme, eu quero trocar a matrícula do meu carro A para o B e está a chover a potes, com este sistema era óptimo e rápido.