Apreendido detetor de radar em veículo que circulava na A23

54 Comentários

A GNR apreendeu na A23, em Torres novas, um aparelho detetor de radar que se encontrava instalado num veículo e cujo uso é sancionado com uma coima. A utilização deste tipo de equipamentos é proibida e vai dos 500 aos 2500 euros.


Uso de detetor de radar pode dar multa de 2500 euros

No seguimento da ação foi efetuada uma abordagem à viatura que ali circulava e que tinha instalado um aparelho detetor de radar, procedendo-se à identificação do seu condutor e à elaboração do respetivo auto de contra-ordenação. O aparelho foi apreendido por militares do Destacamento de Trânsito de Santarém.

“No âmbito de uma ação de patrulhamento e fiscalização rodoviária direcionada para o controlo de velocidade na Autoestrada n.º 23 (A23), os militares da Guarda detetaram um veículo em circulação que tinha instalado um aparelho detetor de radar. No seguimento da ação foi efetuada uma abordagem à viatura, procedendo-se à identificação do seu condutor, à elaboração do respetivo auto de contraordenação e à apreensão do aparelho”, explica a GNR em comunicado.

A GNR alerta que “a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de aparelhos destinados à deteção ou registo de infrações, é sancionado nos termos do Código da Estrada, com uma coima de 500 a 2 500 euros e com a perda dos objetos”.

 

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Mais vale pagar €500 de multa de ter um radar no carro do que pagar €500 de multa por excesso de velocidade e ficar sem a carta 2 meses…

    Andar de UBER ficaria mais caro.

    1. Avatar de Anastacio Vitorino
      Anastacio Vitorino

      Se não andares armado em Pietro Fittipaldi, não estás sujeito a nada disso

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Se não andar de carro também não.

        1. Avatar de Bock
          Bock

          Onde se compram estes radares?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Nos sites dos fabricantes

    2. Avatar de Azul
      Azul

      Mais vale cumprir o código!

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Significa que quem tem dinheiro pode continuar a conduzir à velocidade que quiser…

        Sem dúvida, um sistema justo.

        1. Avatar de Azul
          Azul

          Claro que sim (ironia)!
          Até a alguns anos atrás, só as famílias mais endinheiradas tinham (apenas) 1 carro… O povo é que ficou mal habituado, e toda gente tem carro…
          Mais…
          No seu entender se não tem dinheiro não pode acelerar, mas se não tem dinheiro de certeza que não tem um carro em condições de andar acima dos limites em segurança (principalmente a dos outros)…fora o aumento do consumo de combustível (+$)…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            No meu entender a lei deveria ser aplicável a todos e não uma questão de trocas para ver o que compensa mais prevaricar.

            Se te apetece arriscar num fiat punto turbo ie ou num bugatti veyron a lei não deveria fazer distinção entre a capacidade financeira do prevaricador caso contrário caímos num sistema de regras para quem tem dinheiro e regras para quem não tem.

            Já no seu entender é sempre bom quando alguém apoia um sistema de castas mas depois admira-se das injustiças…

          2. Avatar de Aiaiai
            Aiaiai

            Realista… Deveria sim fazer distinção da capacidade financeira.
            Deveria ser proporcional ao rendimento do infractor.
            O facto de ser igual fará com que o dono turbo ie aprenda com a primeira/segunda. Mas esse mesmo valor é insignificante para o dono do Bugatti.
            O exemplo mais flagrante é com as infracções nos estacionamentos (mas aplica-se a qualquer situação)
            O comum do cidadão não se dará ao luxo de arriscar pagar muitas vezes por deixar o carro mal parado. Mas… O dono do Bugatti pára onde quer o numero de vezes que quer pois 50 multas nada significam no ‘orçamento’ mensal dele.
            Conhecia um ‘artista’ que dizia algo como: “o quê? procurar lugar, normalmente longe, pagar parque, arriscar a que me risquem o carro… Não! Paro sempre à porta seja onde for. Se tiver de pagar, que raramente tive de fazer, não me faz diferença.”
            Se fosse directamente proporcional aos rendimentos dele com certeza que seria diferente.

          3. Avatar de King Banido
            King Banido

            É exatamente por isso que existe um sistema de pontos, para que os mais endinheirados fiquem sem conduzir, tenham consequencias que o dinheiro não “safa”.

            Questões monetárias nem deveriam ser chamadas para aqui, isso é simplesmente o Tuga a ser anti-rico como sempre… Preocupem-se com a vossa vida e com a vossa carteira.

          4. Avatar de Aiaiai
            Aiaiai

            King Banido… alguém não anda informado então parte para o ‘ataque’.
            Normal nesta ‘nova maneira de viver’. Mas eu ajudo…
            O exemplo que dei foi de estacionamento.
            “- Multa de estacionamento no passeio, impedindo passagem de peões Coima: 60€ a 300€.
            Sem perda de pontos.
            – Multa de estacionamento que condicione acessos
            Coima: 60€ a 300€.
            Sem perda de pontos.
            É proibido estacionar em locais por onde se faça o acesso de pessoas ou veículo a propriedades, a parques, garagens ou a lugares de estacionamento.
            – Multa de estacionamento fora das localidades
            Coima 60€ a 300€.
            Sem perda de pontos.
            É proibido parar ou estacionar na faixa de rodagem (exceto em condições previstas) assim como parar ou estacionar o seu veículo a menos de 50 metros para um e outro lado de cruzamentos, curvas, rotundas, entroncamentos, ou lombas de visibilidade reduzida. A multa a pagar pode ser superior, entre os 250€ a 1250€, quando se tratar de um estacionamento noturno numa faixa de rodagem.
            – Multa de estacionamento em lugares reservados a determinado tipo de veículos
            Coima 60€ a 300€.
            Sem perda de pontos.
            É proibido o estacionamento nos locais reservados a determinados tipos de veículos, mediante sinalização.
            – Outras multas de estacionamento
            Coima 30€ a 150€.
            Sem perda de pontos.
            O Código da Estrada identifica outros locais onde o estacionamento é proibido.”
            E mesmo nos casos em que são tirados pontos, quem ganha menos sai sempre a perder. O dono do bugatti quando se ‘vir à rasca’ com os pontos contrata um motorista ou anda de uber. O do fiat andará a pé.
            Não é ser anti-rico como escreve. É uma questão de justiça e equidade. Mas talvez não saiba o significado de equidade.

          5. Avatar de MLopes
            MLopes

            exatamente o problema é mesmo a equidade.
            é que a igualdade que prevalece é, em muitos casos, uma enorme falta de justiça que sempre prejudica quem menos recursos tem

    3. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Acho que ele fica sem o radar…. e 500€….. Prefiro cumprir o código.

    4. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Esta infração tambem vai dar direito a uns bons meses sem conduzir.

  2. Avatar de Nheks
    Nheks

    Venham os 500€ para andar à vontade…
    Será que se preocupam tanto quando se trata de caça à multa?

    Tuga being tuga.

  3. Avatar de King Banido
    King Banido

    Com os radares fixos e bem posicionados, porque raio estão estes moços com estas coisas?
    A caça a multa… há quem diga que é mito e mesmo que não seja, previne acidentes e mortes, LOOOL

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Assumam os vossos erros, sejam civilizados e homenzinhos de uma vez por todas.

  4. Avatar de Moralista
    Moralista

    E porque não cumprir os limites de velocidade?

    1. Avatar de DV
      DV

      Como vai o chico esperto do tuga terrorista da estrada encher o ego de modo a ter aquela confiança labrega? tem que acelerar e por a vida dos outros em risco, é a liberdade individual da criatura não ter que pensar nos outros.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não é a velocidade que coloca a vida de outros em risco ou que provoca acidentes, é a condução perigosa, é possível andas “depressa” e mesmo assim levar uma condução defensiva sem risco para ninguém. Façam cursos de condução defensiva e aprendam, achar que a velocidade é o problema é típico de pessoal que conduz micro carros aos fim-de-semanas porque durante a semana anda de transportes

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas é a velocidade é que mata.

          Pura física.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Lamento mas está errado, a velocidade nunca matou ninguém 🙂

            O que mata é parar subitamente.

        2. Avatar de King Banido
          King Banido

          @Zé Fonseca,

          Ainda digo mais! Nem sequer é a velocidade ou condução perigosa, é sim os outros Homo Sapiens que simplesmente não tem respeito por ninguem na estrada e não fazem piscas, metem-se pior que os cães, querem ultrapassar a 80km/h e por ai vai…

          Em 10 anos de carta, sempre tive uma condução rápida e defensiva, por minha culpa nunca houve stresses, mas já tive demasiados sustos devido aos outros Homo Sapiens(Sim, essa gente não pode ser considerada Homo Sapiens Sapiens, simplesmente ficaram atrás na evolução)…

          Culpar apenas a velocidade é uma falacia de tão mau gosto e que só engorda os bolsos dos corruptos, nada mais… Sejam respeitosos com o próximo e não haverá acidentes, é demasiado simples e ninguem o faz, é cada um por si na estrada…

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Claro, a culpa é sempre dos outros…

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOOOL claro que sim. Velocidade não faz mal a ninguém agora virar sem fazer pisca isso é morte certa. Vejo todos os dias. MORRERAM TODOS.

        3. Avatar de João Câmara
          João Câmara

          O problema é que é muito frequente a condução perigosa ter o agravante do excesso de velocidade.

  5. Avatar de jqao
    jqao

    sera que não existe nada que não seja detetável pelos Srs. agentes?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Existem modelos que se desligam automaticamente e emitem um alerta ao detectar um detector, usei um durante muitos anos e nunca tive problemas, está ali numa gaveta porque já não vejo a necessidade do seu uso

  6. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Ainda gostava de saber porque é que isto é proibido

    1. Avatar de Azul
      Azul

      Porque (pode) interfere com um equipamento de fiscalização…

      1. Avatar de Nêsperas
        Nêsperas

        Porque reduz as comissões que eles ganham com a caça à multa (ironia)

          1. Avatar de JL
            JL

            Isso não tem nada a ver com este assunto, são 15 % para contraordenações aduaneiras, e 10% para fiscais, portanto nada a ver com o transito.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não interfere com nada, se assim fosse não seria legal em muitos países do primeiro mundo, aqui na tuga consideram batota

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Porque aparentemente a única maneira da malta conduzir respeitando o limite de velocidade é sabendo que lhe podem ir ao bolso.

      E antes que digam que existem outros problemas, pouco ou nada é relevante o limite é para cumprir independentemente de outras condições.

    3. Avatar de MLopes
      MLopes

      porque o seu uso generalizado penalizaria de forma significativa as receitas do orçamento de estado, no que às contra-ordenações diz respeito.
      e como em portugal apenas interessam as receitas e não a prevenção (ou então todos os radares estariam totalmente visíveis)…é proibido

  7. Avatar de Mendes
    Mendes

    Vá lá, o PXuxas precisa de dinheirinho. Por acaso não viram o orçamento do estado (deviam andar destraidos), lá indica um aumento “brutal” de receitas provenientes de multas rodoviária! Agora paguem, porque os meninos precisam do dinheiro para gastar!

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “…os militares da Guarda detetaram um veículo em circulação que tinha instalado um aparelho detetor de radar.” Mas porque razão este tipo se dava a este trabalho ?? Qual era o propósito dele ?? Eu não entendo,palavra de honra. 😐

  9. Avatar de JRA
    JRA

    Idem. Detectar uma onda é proibido…como se fosse isso que impedia a multa, no momento em que estamos a levar com a onda é porque já está a ser medida a velocidade! Se interferir com a medição eu percebo, agora detectar…Mas enfim, leis antigas e desactualizadas…

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Não é bem assim.
      A “onda” pode ser detetada a 200 metros e o radar estar programado para tirar a foto a 100 metros.

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas porque isto é noticia?
    A GNR cumpriu a lei. Qual o alarido por encontrarem 1 equipamento destes, que devia ir bem a vista e tudo.

  11. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    É um atropelo à liberdade individual que estes dispositivos sejam proibidos.

    Não faz qualquer sentido proibir um aparelho que mede ondas electromagnéticas.

  12. Avatar de Clairvoyant
    Clairvoyant

    Basta andar com o waze ligado, alerta para 99% dos radares e operações stop!

  13. Avatar de jorge
    jorge

    É tão questionável o uso de um detetor de radar no contexto da prevenção rodoviária como um radar escondido para apanhar os mais distraídos.

    Se é proibido o uso do detetor deveria ser proibido o radar não estar muito bem identificado tanto no local como nos km que antecedem a sua posição.

      1. Avatar de Nelson Simões
        Nelson Simões

        E os da GNR? Os caçadores de multas, esses não aparecem. Às vezes estão tão escondidos que nem eles sabem onde estão…

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto que sabem que têm planos para o fazer, você é que pode não saber se não ler as informações.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            * (planeamento indicativo; sujeito a alterações pontuais)

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      O radar é para identificar quem não cumpre a lei, o detector é para auxiliar a quebrar a lei com impunidade.

      Não confundas as coisas…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Ter de explicar uma coisa dessas em pleno ano 2023 mostra a dimensão da ignorância de algumas pessoas, não só a nível pessoal como cívico.

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        ter um detetor tem o mesmo impacto que tem um país ter todos os radares bem visíveis, faz com que os condutores andem bem mais devagar.
        vários países nórdicos já demonstraram isto à saciedade com os seus índices de sinistralidade, feridos e mortos (claro que há outros fatores que também contribuem para isso)

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          “ter um detetor… faz com que os condutores andem bem mais devagar”?

          Não o detector só serve para andar acima do limite até ao momento que o mesmo apita…