App da Mercedes-Benz divulga indevidamente informações dos clientes a terceiros

7 Comentários

A Mercedes-Benz lançou há uns anos um serviço para conectar os seus veículos, denominado Mercedes Me. Recentemente, a app do serviço teve uma falha grave em que divulgou indevidamente informações dos clientes a terceiros.

A app é usada, diariamente, por milhares de utilizadores em todo o mundo. A Mercedes não comentou o caso, mas aparentemente a falha já foi resolvida.

App da Mercedes-Benz divulga indevidamente informações dos clientes a terceiros


No sentido de se modernar, a Daimler criou o Mercedes Me, um serviço de conectividade para os seus veículos. De forma nativa, ou através de um dispositivo que se liga à ficha OBD II, os carros da fabricante alemã ficam assim mais tecnológicos.

Dependendo do veículo em questão, é possível localizar, abrir ou até ligar o motor. Associado a este serviço, há naturalmente um perfil de utilizador.

Recentemente, segundo a imprensa internacional, a aplicação deste serviço da Mercedes-Benz teve uma falha grave. De forma inesperada, os utilizadores eram surpreendidos com a apresentação de informações de outros clientes ao invés das suas, ao usar o Mercedes Me.

mercedes benz

As informações eram naturalmente bastante pessoais. Identificação do condutor, toda a atividade do veículo (localização, entre outros) e informações pessoais são só um exemplo dos dados que estiveram ao dispor de terceiros.

Segundo os utilizadores, esta situação anormal aconteceu sexta-feira à noite. Logo de seguida, a Mercedes-Benz procedeu à inatividade do serviço, justificando que estava em manutenção.

Quando a fabricante alemã foi contactada sobre o sucedido, as primeiras indicações que deu foi para os utilizadores apagarem o serviço e a app dos seus dispositivos. Segundo as informações prestadas, tal devia ser feito até o problema ser resolvido.

A falha de segurança no Mercedes Me aparenta ter sido geral, afetando assim milhares de proprietários. A Mercedes-Benz, quando confrontada com o sucedido, não comentou. Contudo, o problema aparenta estar resolvido e a app está agora perfeitamente funcional.

Estas situações comprometem severamente a privacidade e integridade dos dados dos utilizadores. É importante que a histórica fabricante de veículos alemã passe a ter mais precaução nesse sentido, correndo o risco de perder a confiança dos seus clientes.

Para além da Mercedes-Benz, a Tesla teve igualmente problemas na app que fornece aos seus clientes

Problemas na aplicação deixa donos de Tesla trancados fora do veículo

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nop90
    nop90

    Apps feitas à pressa para acompanhar modas dá nisto. Tudo tem que ter app funcionar com a blockchain e usar AI para estar na moda.

    1. Avatar de Caramelo de morango seco
      Caramelo de morango seco

      e ter drones e ser quantum-proof!!!

  2. Avatar de Batatas
    Batatas

    A EA SPORTS FIFA por acaso já fez o mesmo divulgando informações dos seus jogadores profissionais , pena é que não tenham apanhado uns quantos processos juridicos

  3. Avatar de bill
    bill

    O unico comentario que me apras fazer é “the best or nothing” lol

  4. Avatar de roberto
    roberto

    A Mercedes durante várias décadas foi uma marca que primava pela qualidade fazia diferente e como alguém dizia um carro pra vida.
    Mas depois de 2000 começou a ter a preocupação de ser igual aos outros em vez de subir o patamar passou a estar ao mesmo nível da porcaria.
    Conheço quem teve 5 modelos em épocas diferentes, actualmente Mercedes não quer mais nenhum.
    Eu tenho um, mas dos novos quero distancia.
    Mais uma marca que vive do nome.

    1. Avatar de david
      david

      A maior parte delas, vive do Nome! infelizmente!
      Antigamente a Toyota tb tinha carros que duravam uma vida! mas há alguns anos para cá… até muitos já foram chamados para substituir peças com defeitos, e situações graves!
      BMW com os problemas nos motores 2.0L que acabava por partir a correia de distribuição… situação que não sei se já se encontra resolvida… mas penso que sim…
      Renault e parceiros que usam os mesmos motores que tinham problemas nos injectores…
      Peugeot que teve alguns problemas no HDI… que depois passou a motores PSA…
      A Nissan com os motores “triangulares” que tb foi um fiasco e cheios de problemas e poucos conhecimentos das oficinas para a reparações… etc etc…

  5. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Resumindo, as vossas noticias resumem-se a isto agora, falhas no Android ( Já todos sabemos que têm ), falhas no IOS ( Já todos sabemos que têm ) , agora na Mercedes, Tesla, etc. etc. ou seja, é óbvio que tudo tem falhas, nunca vai haver um sistema perfeito e muito mais quando se liga à internet, segurança e privacidade é a mesma coisa que acreditar em deus ou no pai natal.