Aposta forte na interligação de hidrogénio na Península Ibérica

44 Comentários

A Comissão Europeia anunciou 1,25 mil milhões de euros para 41 projetos transfronteiriços de infraestruturas energéticas, no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa.

Aposta forte na interligação de hidrogénio na Península Ibérica


Projeto H2MED: interligar as redes de hidrogénio da Península Ibérica

Neste âmbito do hidrogénio, destaque para o H2med, uma iniciativa para interligar as redes de hidrogénio da Península Ibérica com o Norte e Centro da Europa e o European Hydrogen Backbone, que visa a criação de uma rede transeuropeia de hidrogénio com 28.000 quilómetro em 2030.

O projeto H2MED prevê uma ligação terrestre entre Celorico da Beira (Portugal) e Zamora, em Espanha (CelZa, com 248 quilómetros) e outra submarina entre Barcelona e Marselha (BarMar, de 455 quilómetros).

Os investimentos que totalizam 71 milhões de euros, na Península Ibérica, incluem:

  • CelZa (7,2 milhões de euros) – Ligação entre Portugal e Espanha
  • Barcelona-Marselha (28,3 milhões de euros) – Ligação entre Espanha e França
  • Portuguese Hydrogen Backbone Studies (2,8 milhões de euros)
  • Spanish Hydrogen Backbone Studies (32,5 milhões de euros)

Aposta forte na interligação de hidrogénio na Península Ibérica

O hidrogénio verde é produzido a partir de energias renováveis, como a solar ou eólica. 

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    O hidrogénio está morto, futuro é elétrico e hibiridos da BYD, com 30% do mercado mundial. Não se preparem não…

    1. Avatar de JL
      JL

      Para veículos sim, para outros sectores nem por isso.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Preferia eléctricos alimentados a hidrogénio.

      1. Avatar de JL
        JL

        É comprar 1, já por aí andam.

      2. Avatar de Max
        Max

        E há. Tens que bater uma nota preta para comprar um. Depois tens que te entender com a CM de Cascais para ver se consegues encher o depósito.

    3. Avatar de António
      António

      O hidrogénio não seve ser visto apenas na lógica do automovel, mas deverá ter muitas outras aplicações no dominio da energia, ajudando a ultrapassar a dependência em relação à energia fossil, quantoao futuro do automóvel parece claramente que será eletricos e concordo que a BYD é sas marcas melhor colocadas, para ocupar o s ludares da vw e toyota enquanto lideres mundiais de vendas

      1. Avatar de Max
        Max

        Correto. Desde que as empresas que consomem hidrogénio estejam junto dos centros de produção. Só para liquefazer o hidrogénio para transporte consome-se 15% do que representa como fonte de energia.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Ao todo, depois da liquefação, compressão e transporte, o hidrogênio não devolve mais do que 30% da energia aplicada para o produzir. Fora alguns processos industriais muito específicos, como energia é um autêntico embuste.

  2. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Tu sabes!

  3. Avatar de Max
    Max

    “O CelZa”, dos 7,3 milhões de euros, “é o projeto de um gasoduto de transporte de hidrogénio de 248 km que liga Portugal a Espanha, entre Celorico da Beira (Portugal) e Zamora (Espanha). Será uma ponte entre os principais ‘backbone’ [centros de produção] de hidrogénio em desenvolvimento nos dois países.
    Mas o principal centro de produção não era Sines? Como é que o hidrogénio é transportado para Celorico da Beira? O hidrogénio é produzido em Zamora, chega a Celorico da Beira e é distribuído? E os projetos do hidrogénio, mesmo os aprovados não têm sido cancelados uns atrás dos outros? Há hidrogénio para distribuir, ou é só mais dinheiro para as empresas que promovem os projetos?

  4. Avatar de drf
    drf

    Hidrogênio é mais do mesmo, só para fazer favores a galps e amigos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde diz que não são ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Diz aqui
        “Gottesfeld P (2025) Super-sized electric vehicles (EVs) will not solve the climate crisis. PLOS Sustain Transform”

      2. Avatar de Há cada cromo
        Há cada cromo

        Não sabes ler? Já sei, não sabes Inglês! Estudasses!

        1. Avatar de JL
          JL

          Se eu não sei, você não também.

      3. Avatar de JL
        JL

        Mas só falam dos super sized.

        Mas volto a perguntar, onde diz que não são ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Exacto quanto maior autonomia num elektro mais kms tem que fazer para atingir a neutralidade.
          É o que sempre se falou por aqui.
          Um carro com bateria de 100 já deve 200.000 kms a um semelhante a combustão, mesmo antes de pôr as sapatas no asfalto e para não aumentar a divida ainda mais tem que fazer esses 200mil com electricidade 100% renovável.

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, são 28 a 47 mil KMS, esse valor inventado já passou de moda.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é inventado é a realidade.
            São 200kgs de CO2 por cada kWh de capacidade na bateria.
            O que este estudo pretende é demonstrar que seria benéfico que voltassem os elektros pequenos com baterias a rondar os 20kWh de capacidade
            Desta forma os elektros pagariam a sua dívida de carbono em sensivelmente 40000 kms, caso usassem exclusivamente electricidade obtida de fontes renováveis. O que já seria razoável.

          3. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
            BurroFuiEuQueEstudei

            “Gottesfeld P (2025) Super-sized electric vehicles (EVs) will not solve the climate crisis.”

            Diz que não vão resolver a crise climática, mas também não diz que a vão agravar.

            Afinal há mais gente que não sabe ler inglês…. “face palm!”

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O objectivo que nos é vendido não é trocar 6 por meia dúzia. O objectivo é NET ZERO e ZERO EMISSIONS.

          5. Avatar de JL
            JL

            Não é realidade, é inventado por si.

            Não dão 200, são 80 kg/kwh.

            Não é nenhum estudo, é uma opinião, é como a sua.

          6. Avatar de JL
            JL

            Tem aqui, mesmo os maiores nem aos 30 mil KMS precisam de chegar

            https://www.transportenvironment.org/articles/how-clean-are-electric-cars

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá vem vc com os mentirosos da T&E. Mania pá!!!

            Tungas:
            “…cada kWh de capacidade da bateria (medida da energia elétrica consumida por um aparelho durante um determinado período de funcionamento) gera entre 150 a 200 quilogramas de CO2 apenas na fábrica…”
            https:// ionline.sapo.pt/2023/08/23/poluicao-em-termos-de-construcao-os-carros-eletricos-sao-sempre-mais-poluentes/

          8. Avatar de JL
            JL

            São mentirosos porquê?

            Essa informação está desatualizada, até aquela que você andava sempre a usar já atualizaram.

          9. Avatar de JL
            JL

            Então mas o seu link refere a T&E ? Não entendi, uma um artigo para vir com tantas e chama mentirosos aos que estão citados no seu artigo ? Não tem vergonha de ser tão desonesto ?

            “Um outro estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, publicado em abril de 2020, demonstra que uma bateria elétrica “paga a sua dívida de CO2”, ou seja, os gases emitidos durante a produção, no período de um ano ou menos. O mesmo estudo sublinha que, em média, os automóveis elétricos em circulação na União Europeia emitem quase três vezes menos dióxido de carbono (CO2) do que os carros a gasolina e gasóleo, ou seja, emitem menos 66% de CO2 comparativamente aos carros a gasóleo, e menos 68% no que diz respeito às versões a gasolina.”

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como é que está desactualizada se é posterior ( 2023) à palhaçada da T&E q vc postou (2022)?

            Até a Volvo que ambicionava ser a 1ª marca a converter-se em 100% elektra e fazia disso gala, anunciou que o seu xc40 recharge, com bateria de 69 kWh e consumo estimado de 18 aos 100, pagaria a sua dívida de carbono ao fim de 111 mil kms.

          11. Avatar de JL
            JL

            Sabe muito bem que esses dados pertenciam a um estudo sueco de 2011, ou vai fazer se esquecido?

            Onde diz que os dados são de 2023 ?

          12. Avatar de JL
            JL

            Voltou a errar , a volvo diz que pagaria a dívida de 45 a 77 mil KMS.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não seja mentiroso e aprenda a ser humilde e aproveite as oportunidades que lhe são entregues de mão beijada para que possa aprender .
            Eu volto a repetir o link com o testemunho da Volvo que tinha colocado 2posts acima e que vc ignorou e por isso permanece ignorante e a fazer figuras tristes: https ://ionline.sapo.pt/2023/08/23/poluicao-em-termos-de-construcao-os-carros-eletricos-sao-sempre-mais-poluentes/
            “…A Volvo – considerada uma das marcas mais … seu modelo C40 Recharge gera mais 70% de emissões de gases de efeito de estufa do que a produção de um equivalente XC40, a gasolina. …o estudo mostra que esse modelo elétrico fica com as emissões abaixo do XC40, no máximo ao fim de 110 mil quilómetros,…”

          14. Avatar de JL
            JL

            Não estou a mentir, até lhe deixei os dados.

            Que são mais poluentes eu confirmo, poluição essa que é compensada em pouco tempo.

            Isso era a Volvo que se meteu a produzir um eléctrico numa fábrica para carros a combustão , tanto que numa fábrica para carros eléctricos até já diz o contrário, o Ex30 é o carro de produção da volvo com menores emissões produzido até hoje.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se a Volvo alterou o discurso devia ser com base em estar a supor comprar baterias à Northvolt da Suécia. e mesmo assim estaria longe de imaginar q esta já estava a importar baterias da China às escondidas para tentar cumprir com as encomendas.
            Infelizmente esta fechou.
            Hoje só nos restam fábricas de baterias para autos seja Europa seja China, ou mesmo nos USA, cuja base é a energia obtida pelo carvão, lenhite ou fuelóleo. Portanto os 200kgs de CO2 por kWh mantêm-se.
            A partir do Ex30 a Volvo fala,aquilo que os patrões da Geely mandarem falar.
            A 1ª mentira q era produzirem mínimo 50% de elektros em 2025 já caiu, a 2ª mentira q era apenas iriam fabricar elektros em 2030 tb já caiu.
            Portanto…Para bom entendedor…meia palavra basta!

          16. Avatar de JL
            JL

            Errado, o ex30 é produzido na China, nunca foi produzido em mais lado nenhum, está previsto vir para a Europa, mas ainda não.

            Portanto são os 80 kgs, tanto que é o que se provou nos últimos relatórios.

            Esses 200 kg foi em 2007 naquele estudo sueco, já se passaram 18 anos.

        2. Avatar de Há cada cromo
          Há cada cromo

          Além de não saber ler ainda é fraco de cabeça (para não dizer outra palavra).

          1. Avatar de JL
            JL

            Então, onde diz que são ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá vem vc com os mentirosos da T&E.

          3. Avatar de JL
            JL

            São mentirosos porquê? Porque não dizem o que você quer ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A T&E é um dos maiores tempos do KKluxKlanElektro.

          5. Avatar de JL
            JL

            Então e vem com um artigo que tem por base a t&e ? Será que estava a fazer ironia ?

  5. Avatar de Duarte Dias Barracas
    Duarte Dias Barracas

    Tudo treta de pseudo engenhocas a fazerem eng financeira a favor doutros que precisam de aquecimento na E Central e do negocio do gas dos gringos! Entretanto é ruído ensurdecedor em coisas simples q n avançam, só para enganar o pagode…Ele é Linha Beira Alta, AVE, destruição das linhas CF q diminuem a interioridade e q hoje nem dá pra ir a Paris e Madrid como no Sec XIX. Nao ligam ao crude a 20km da costa de VR SA, mas nuestros hermanos tratam bem dele com a REPSOL. Mania das grandezas nacional qd nem MO têm para as obras programadas de Aero e Trav do Tejo, inclusivamente para os nossos clusters na vindima, azeite etc. Entretanto os putos divertem se com os carrinhos a pilhas e até o ex CEO da STELLANTIS abriu a boca pro trombone! Só ainda não falaram q o n/ cluster aeronautico nos vai levar a Marte, mas não faltará muito meus amigos. Camões tinha bem razão “fracos líderes tornam fraca a forte gente lusa”

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Camões morreu de fome, não se poderia esperar mais. Pouco foi feito para celebrar os 500 anos do seu nascimento. Apesar de até existir um layout de teclado com o seu nome: https://keyman.com/keyboards/camoes

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Áhhhh ganda @Barracas. É assim mesmo!

    3. Avatar de JL
      JL

      Cá não existem carros a pilhas, e cada um depois de mandado para canto diz o que quer, no entanto continua a apoiar a transição.