Anúncio de cortes na produção de petróleo a partir de maio faz disparar o preço

20 Comentários

Iraque, Argélia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos (EAU), Omã e Kuwait anunciaram ontem cortes na produção de petróleo, que começarão a ser feitos em maio, até ao final do ano. Os preços aumentaram 6%.

Anúncio de cortes na produção de petróleo a partir de maio fazem disparar o preço


Foi na sequência do anúncio conjunto de países exportadores de petróleo terem anunciado cortes na produção que, hoje (3 de abril) os preços aumentaram 6%. O corte anunciado pelos países Iraque, Argélia, Arábia Saudita, EAU, Omã e Kuwait será de um milhão de barris por dia a partir já a partir de maio e até ao final do ano. Este será a maior redução anunciada desde outubro.

Um corte como “medida de precaução”

Esta é uma “medida de precaução” com o objetivo de estabilizar o mercado, que será feita “em coordenação com alguns países OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo – e não OPEP”, segundo avançou o Ministério da Energia argelino.

É afirmado por um analista do Middle East Economic Survey Yesar al-Maleki, que a procura de petróleo está ameaçada pela “perspetiva de alta inflação e pressões recessivas”, que culpa também o tumulto pela falência do banco norte-americano SVB e o resgate do Credit Suisse.

O preço de um barril de WTI norte-americano subiu 5,74% para 80,01 dólares (73,45 €) e um barril de Brent do mar do Norte subiu 5,67% para 84,42 dólares (77,50 €), na abertura dos mercados asiáticos.

Riad vai reduzir a produção em 500 mil bpd, o Iraque em 211 mil bpd, os EAU em 144 mil bpd, o Kuwait em 128 mil bpd, a Argélia em 48 mil bpd e o Omã em 40 mil bpd, segundo indicação fornecida pelas respetivas agências de notícias oficiais.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    E pronto…. olá 2e o litro

  2. Avatar de traumatologiaeortopedia
    traumatologiaeortopedia

    Depois do cano da suíça em cima do banco árabe

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Como não podia deixar de ser, se o preço começa a baixar toca a fazer subir artificialmente.
    Por isso é que os preços nunca descem de forma progressiva…

    E a julgar pela coisa, é só uma questão de tempo até as petrolíferas comprarem empresas produtoras de e-fuel e criarem um mercado único de venda para controlarem o seu preço.

    Por um lado ainda bem, porque dá mais alento aos veículos elétricos e agora com veículos como os protótipos da Mercedes capazes de autonomias de 1000km, a coisa está cada vez mais difícil para os a combustão.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Qualquer um pode produzir e-fuel desde que tenha electricidade em barda, equipamento electrolisador e para retirar o CO2 da atmosfera. O problema é que, seja quem for a produzi-lo, não vai sair a menos de 10 euros o litro.

      1. Avatar de JL
        JL

        Fora a “cozedura” disso tudo em temperaturas a roçar os 400 ºC

        https://www.efuel-alliance.eu/efuels/what-are-efuels

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Uma bimby deve fazer isso na boa.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ou mais. Lol

          2. Avatar de JL
            JL

            Faltou dizer que essa bimby tem de suportar pressões de 40 bar. É uma bimby especial. Lol

    2. Avatar de JL
      JL

      Começarem ?

      Já formaram um cartel, ahh desculpem, uma aliança.

      https://www.efuel-alliance.eu/initiative/members

      1. Avatar de Stanley
        Stanley

        Aliança pressupõe parceria/vinculo de ajuda militar mútua. Essa turma é só do ouro negro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Qual a diferença ? quando se juntam numa grupo os vendedores de uma coisa, é um cartel.

          1. Avatar de Stanley
            Stanley

            Tem muita diferença. Se tiver dificuldade, pergunte para uma IA.

          2. Avatar de JL
            JL

            Loooool

    3. Avatar de PML
      PML

      Precisamente. São boas notícias para as alternativas ao fuel e e-fuel. Há pessoas que não percebem que deste que não seja o utilizador final a produzir o elemento combustível, este irá estar sempre controlado por terceiros e sujeito a impostos do estado específicos. Mesmo o hidrogénio precisa de ser transformado e isso irá cair numa cadeia de produção em que qualquer elemento vai onerar a sua parte até ao limite.

  4. Avatar de CB
    CB

    Venham os eléctricos para eles comerem petróleo com areia !!!! Filhos da…

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Vai andar tudo de rabo na boca …

    3,5 o litro fora o resto …

    Uma maravilha !

    Offshore …

    Mesmo assim não vão faltar filas e filas no fim do campeonato …

    Vamos lá ouvir os especialistas e CEO’s da coisa ….

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Agora façam pouco dos portugueses que optaram pela bicicleta. Até a parolice dos portugueses pelos carros já não é o que era.

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A Rússia riu-se!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Sim, mais uma fonte de receita para os Russos…

  8. Avatar de Manuel Cruz
    Manuel Cruz

    Que raio de teoria económica, “É afirmado por um analista do Middle East Economic Survey Yesar al-Maleki, que a procura de petróleo está ameaçada pela “perspetiva de alta inflação”, então bora reduzir a oferta e potenciar ainda mais a inflação…